terça-feira, 12 de junho de 2018

A Grande Sadhana


Homenagem de Adoração!
A eterna, Suprema Realidade onipresente
Sem começo e sem fim
No interior e no exterior
Acima e abaixo e ao redor.

Àquela Divina Consciência
Adormecida na pedra e no mineral,
Respirando, quase consciente, em plantas e inanimados,
Dinâmica, ativa, móvel em animais,
Mas gloriosamente consciente em você, a mais elevada manifestação, como intenção, inteligência racional. 
Prostrações àquela Divina Perfeição.

Que Sua graça possa transformá-lo,
Sua pura divindade brilhe através de você
Como tudo que é sublime, auspicioso, belo e verdadeiro.
E então realize o plano de Deus.
Este é o desejo de Gurudev para cada um de vocês.






quarta-feira, 6 de junho de 2018

Você é Divino


Você é uma criança de Deus. Você é Divino. Você é essencialmente um espírito divino eterno e imperecível. Você é o Atman imortal (o espírito divino interior.)

Você não é esta gaiola perecível de carne e ossos. Você não é meramente esta mente inquieta e impura preenchida com egoísmo, raiva, ódio, paixão, ganância, desejos, etc. Nem é este intelecto limitado e finito o qual muitas vezes propenso a erros e falhas nas soluções de nossos problemas. Todavia além do corpo, sentidos, mente, e intelecto, você brilha resplandente como um espírito eterno e imortal. 

Satchidananda (Existência-Consciência-Bem-Aventurança Absoluta) é a sua natureza real. Você é uma parte eterna do Supremo Espírito Universal ao qual nos referimos como Deus. Ele é um Ser Cósmico, a fonte e origem eterna de sua verdadeira existência. Você está inseparavelmente conectado a Ele na dimensão mais íntima de sua natureza real, sua natureza espiritual que é de fato sua verdadeira identidade. 

Você é na verdade uma Criança de Deus. Você não pertence à terra. Você veio de uma dimensão que está além desta existência fenomênica. De alguma forma ou outra você foi pego neste estado temporário de corporificação e encapsulamento e limitação da mente repleta de egoísmo, opiniões, medos, e ansiedades. Mas isto não é natural. Você deve colocar um fim a isso. 

Você é uma Criança de Deus. Você é Divino. 


(Extraído de sivanandaonline.org)




quarta-feira, 23 de maio de 2018

Unidade

Existe algo no interior de cada um de nós, no interior de cada ser, de cada criatura, que é o mesmo em todos. Esta essência mais profunda une toda existência numa unidade mística na qual todas diferenças são transcendidas e dissolvidas. É quando você é ativado na profundidade de seu ser que você obtém a benção desta unidade.

Esta unidade vai além das barreiras de credo ou dogma ou teologia de qualquer seita ou culto. Ela é a mais profunda essência de cada espírito individual. É esse movimento profundo no interior do coração do indivíduo que é a religião eterna, que é o grande poder que permeia todo o mundo, que imediatamente torna o indivíduo unido a tudo o que existe.

Faz um ser humano parente, não somente de outro ser humano, mas até mesmo de uma lâmina de grama, ou uma flor, ou a um pequeno besouro, ou a uma abelha, ou mesmo a toda a natureza através desse poder. É o poder do amor de Deus.


E o poder do amor de Deus agita, não no cérebro ou no intelecto humano, mas no coração humano. É este poder que faz com que alguém desista da própria vida pela vida de outro, faz alguma coisa para o benefício do outro. Nenhum sacrifício é tão grande. Um sacrifício não é tido sequer como um sacrifício. "Não perco nada. Ganho se meu irmão ganhar, porque meu irmão é meu próprio self. Todo mundo é o meu próprio self, meu próprio reflexo." Pois este é o supremo de todos os comandos: amar um ao outro.


Neste momento no tempo, no final do século 20, vamos todos decidir que quem quer que esteja conosco, está em nossa frente, é meu vizinho, meu irmão, minha irmã. Vamos nos relacionar um com o outro expressando Seu amor e desta forma esforçar para superar discordância e conflito, ódio e violência tão reinante nos dias de hoje. Que a irmandade e a harmonia de todos os seres possa prevalecer. 

(Extraído de sivanandaonline.org)

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Essência de Todas Religiões


O plano de Deus para nós não é apenas nos dotar de uma vida material confortável. Então poderíamos estar apenas bem nutridos, bem vestidos, bem abrigados, animais academicamente graduados capazes de funcionar apenas no nível animal. 

O que é isso que nos distingue como seres humanos? A habilidade de ser compassivo, a habilidade de sentirmos as felicidades e sofrimentos dos outros, a habilidade de remediar as dores e problemas dos outros. Os animais, ligados ao instinto, são capazes de viver por eles mesmos. Seres humanos são as únicas criaturas, o único animal na criação de Deus, capaz de pensar nos outros, capaz de tentar viver para os outros. Viver para si mesmo qualquer pássaro ou besta é capaz. 

Se, enquanto você vive para si mesmo, você é capaz de começar a viver para os outros, querendo tornar os outros felizes, então você se torna humano, porque essa é a essência da humanidade. Compreendendo que o que é desagradável e doloroso para você é desagradável e doloroso para os outros também, viva de tal maneira que você não proporcione tal experiência aos outros.  

Sabendo também que as coisas que lhe proporcionam alegria e felicidade, deve igualmente dar felicidade e alegria aos outros, envolver-se em fazer tais coisas que tragam experiências similares aos outros. 

O que é religião do que cumprir a vontade de Deus em nossas vidas diárias como tem sido expressado nos ensinamentos sábios de todas as grandes escrituras do mundo, como tem sido expresso nas vidas de todos os santos, sábios, videntes, messias, profetas e mensageiros que Ele tem enviado de tempo em tempo para nos lembrar de Sua vontade. Cumprir a vontade de Deus em nossas vidas diárias é o espírito da religião. Caso contrário, se religião é uma coisa a ser confinada apenas a algum momento da semana em algum lugar de nossa cidade e não mais do que isso, então nosso mundo não existe qualquer esperança de melhora. É somente quanto a verdadeira religião nos enche do topo de nossas cabeças até a ponta das unhas dos pés e torna-se parte integrante da vida de nossas vidas, então sozinho este mundo pode ser um lugar onde viver seria uma alegria, viver seria amar. 


(Extraído de sivanandaonline.org)

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Grande Espírito


Por 
Chefe Yellow Lark of the Sioux*


Oh, Grande Espírito que estás no céu,
Conduza-nos ao caminho da paz e da compreensão.
Deixe-nos viver em união como irmãos e irmãs.
Nossa vida é tão curta aqui,
Caminhando sobre a superfície da Mãe Terra.
Deixe nossos olhos abertos a todas as bençãos 
que  Tu nos concede.
Por favor, escute minhas preces, Oh Grande Espírito.


Oh, Grande Espírito
Cuja voz escuto nos ventos,
E cujo sopro dá vida a todo o mundo,
Escuta-me! Sou tão pequeno e fraco,
Preciso de Sua força e sabedoria.


Deixe-me caminhar sobre a beleza
E deixe meus olhos sempre enxergarem o rubro e
o lilás  do por-do-sol.
Deixe minhas mãos respeitar as coisas feitas por Ti
E meus ouvidos aguçados a escutar sua voz.
Faça-me sábio de forma que eu possa compreendê-Lo
As coisas que Tu ensinastes ao meu povo.
Deixe-me aprender as lições que escondestes em cada folha e pedra.

Busco força, não para ser maior que meu irmão,
Mas para lutar contra meu maior inimigo - Eu mesmo.
Faça-me sempre pronto a encontrá-Lo
Com mãos e olhos limpos,
Então quando a vida desvanecer, como 
um sol desaparecendo,
Meu Espírito possa estar diante de Ti sem qualquer vergonha.

*Poesia de autoria de um chefe da Tribo Sioux de Lakota
(Extraído de sivanandaonline.org)

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Por que Temos que Ir em Busca de  
Nossas Próprias Almas?


Por Swami Krishnananda

Na questão: "Por que temos que ir em busca de nossas próprias almas." O Venerável Swami Krishnanandaji Maharaji responde como se segue: "Existe lógica contradição naqueles coisas que estão em nosso exterior. Pela lógica, claramente pode ser visto que o universo é um todo no qual somos partes. Por exemplo, a mão em nosso corpo se apresenta fora de nosso corpo. Mas realmente não é assim, e se não existe conflito entre a mão que está no exterior do corpo, por que surgiria um conflito ao percebermos o mundo fora de nós? No entanto, o conflito surge. O mundo contra o homem. O maior conflito entretanto é a relação entre o homem e Deus. Existem quatro tipos de conflitos que assaltam o homem: 

1. Conflito do homem na sociedade;
2. Conflito do homem em sua própria personalidade individual;
3. Conflito do homem, entre o individual e o Universal, ou seja, o cosmos;
4. Conflito de relação entre o homem e Deus ou o conflito entre o espírito e o Supremo.

Deus criou o mundo e portanto ele está fora de Deus. Esta é a ideia que temos. Esta é uma noção errada e é com esta noção errada que reclamamos contra Deus. O mundo não foi criado no sentido de relacionamento espaço-tempo no que diz respeito a Deus. Esse relacionamento espaço-tempo sendo imposto a Deus é também uma noção errada. Agora o sono prova a você que você pode existir independente do corpo físico. Os paralelos podem ser vistos na existência de Deus no mundo e além dele. O que existe continuamente em ambos os estados de sonho e consciência desperta? Não tínhamos consciência no sono e ainda assim sabemos que dormimos. Esta é a contradição. Esta é a recordação que é também um fato. Como a contradição e esta recordação surge - do sono de ontem e a consciência desperta hoje? Dizemos que é a memória do sonho que é recordado hoje. Agora, o que é memória? Memória é uma lembrança da experiência prévia que não é possível a menos que exista consciência da experiência prévia. Por exemplo, a pedra não tem nenhuma lembrança ou memória do complexo tempo-espaço, embora um nível de consciência exista nela. Portanto a consciência é independente da mente e do corpo.
A Consciência sozinha está presente no sono profundo. Portanto, é uma prova que você pode ir além do corpo e da mente, mas não além da consciência. Se não existe consciência, quem saberá que você dormiu, teve um sonho, etc. Isto somente pode ser se a consciência estiver continuamente presente. Você não pode acreditar que exista algo além e fora da consciência, portanto a consciência está em todo lugar. Dessa modo sua natureza essencial é de alguma forma  existência em todos os lugares.  A busca por seu espírito foi sua pergunta. Como você pode buscar seu próprio espírito fora desta existência que está em todo lugar, o Absoluto? Esta alma é Deus dentro de quem está o mundo inteiro. Deus não criou o mundo para você como um objeto e você como o sujeito oposto e exterior a você. O Yoga visa reconciliar todos os conflitos que mencionamos agora. (1) Social (2) Individual (3) O indivíduo no Cosmos (4) Espiritual e o Absoluto.

Estes são os estágios mencionados pelo sábio Patanjali e são baseados em intensa investigação científica. Yoga é destinada a todos porque todos possuem estes quatro conflitos que tem que ser resolvidos reconciliando as contradições. Portanto Yoga é para todos. Yoga é a arte da ciência aplicada a qualquer pessoa, em qualquer lugar a qualquer tempo, para monges hindus ou outros tipos de monges em outras " 
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A estória de Swami Krishnanandaji Maharaji, após 1948, é apenas de um Jivanmukta desfrutando o Sahaja-Samadhi-Avastha. E a estória de Jada Bharata recontada. Radiante paz e felicidade, ele vive no Sivanandashram num estado de contínua Autoconsciência. Todo serviço é bem vindo a ele; embora ele não deseje fazer isso ou aquilo. Quando a flor desabrocha, as abelhas correm para ela; elas não precisam de convite. Da mesma maneira, Krishnanandaji, sem a menor ostentação, tem atraído para si muitos aspirantes  e buscadores da Verdade de todas as partes do mundo; para todos eles, ele tornou-se um Guru. Ele orienta Sadhakas não somente em Jnana-yoga e Sadhana Vedântica, mas também em outras áreas do Yoga. Ele mesmo é um adepto em Hatha Yoga, um mestre em Raja-Yoga e um grande Bhakta do Senhor Krishna. Ele é um mestre na Yoga de Síntese proposta por Sua Santidade Sri Swami Sivanandaji Maharaji; e é hoje uma réplica maravilhosa do Mestre. " Swami Chidananda.
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Hoje, 25 de abril de 2018, marca o auspicioso 96º Aniversário do Reverenciado Sri Swami Krishnanandaji Maharaji.