Sobre o Deepavali, ou Diwali, recebemos o seguinte texto do Sivananda Ashram, que traduzimos para poder compartilhar com todos.
DEEPAVALI
Por Sri Swami Sivananda
Deepavali ou Diwali significa "uma fileira de luzes". Ele cai nos últimos dois dias da lua de quarto minguante do mês Kartik, do calendário indiano (Outubro-Novembro). Para alguns, é um festival de três dias. Ele começa com o Dhan Teras (primeiro dia do Festival de Diwali)*, no 13 º dia da lua minguante do mês Kartik, seguido por Chaudas Narak, no dia 14, e por Deepavali propriamente no 15º dia.
Existem várias hipóteses relacionadas a este festival. Alguns sustentam que é quando se celebra o casamento de Lakshmi com Vishnu. Em Bengala, o festival é dedicado à adoração de Kali. Ele também é comemorado como o dia abençoado em que o vitorioso Rama retornou a Ayodhya, após ter derrotado o demonio Ravana. Neste dia também, Sri Krishna matou o demonio Narakasura.
No sul da Índia, as pessoas tomam um banho de óleo pela manhã e colocam roupa nova. Eles distribuem doces. Os fogos de artifício de são considerados como efígies de Narakasura que foi morto neste dia. Eles se cumprimentam uns aos outros, perguntando: "Ja tomou seu banho no Ganges?" que na verdade se refere ao banho de óleo da manhã que é considerado purificador como um banho no Ganges sagrado.
Todos esquecem a perdoam os erros cometidos pelos outros. Há um ar de liberdade, festividade e amizade em todos os lugares. E um festival de união. Ele instila caridade no coração das pessoas. Todos compram roupas novas para a família. Patrões, também, compram roupas novas para seus empregados.
Acordar durante o Brahmamuhurta (às 04:00), é uma grande bênção do ponto de vista da saúde, disciplina ética, eficiência no trabalho e progresso espiritual. É no Deepavali que todos acordam cedo. Os sábios que instituiram este costume devem ter acalentado a esperança de que seus descendentes pudessem perceber benefícios e tomarem como um hábito regular em suas vidas.
Felizes e cheios de satisfação o povo se movimenta livremente, se misturando mutuamente, sem qualquer reserva, toda a inimizade sendo esquecida As pessoas se abraçam umas as outras com amor. Diwali é uma grande força unificadora. Aqueles com afiado ouvido espiritual claramente ouvirão as vozes dos sábios, "Oh Crianças de Deus! Se unam, e se amem". Estas vibrações produzidas pelas saudações de amor que preenchem a atmosfera são poderosas o suficiente para fazerem uma mudança no coração de cada homem e mulher no mundo. Que o corações endurecidos, com uma continua celebração de Deepavali em seus lares possam reacender a urgente necessidade de nos desviar do ruinoso caminho do ódio.
Neste dia os comerciantes hindus no norte da Índia abrem seus livros contábeis e pedem por sucesso e prosperidade no próximo ano. As casas são limpas e decoradas durante o dia e iluminada à noite com lâmpadas de óleo. As mais bonitas iluminações podem ser vistas em Bombaim e Amritsar. O famoso Templo Dourado de Amritsar é iluminado à noite com milhares de lâmpadas colocadas sobre todos os degraus de uma grande tanque. Vaishnavas comemoram o Puja Govardhan e alimentam os pobres em grande escala.
O Ram! A luz das luzes, que a luz interior do self auto-iluminado esteja sempre brilhando firmemente na câmara do seu coração. Sente-se quietamente. Feche os olhos. Acalme os sentidos. Fixe a mente nesta luz suprema e desfrute do real Deepavali, atingindo a iluminação da alma.
Aquele que por Si próprio vê todos mas a quem ninguém contempla, Aqueles que ilumina o intelecto, o sol, a lua e as estrelas e todo o universo, mas a quem não se pode iluminar, Ele realmente é Brahman, Ele é o Self interior. Celebre o verdadeiro Deepavali vivendo em Brahman, e desfrute a eterna felicidade do espírito.
O sol não brilha lá, nem a lua e as estrelas, nem as luzes brilham e muito menos o fogo. Todas as luzes do mundo não podem ser comparadas sequer com um raio da luz interior do Self. Funda-se nesta luz das luzes e aproveite o supremo Deepavali.
Muitos festivais Deepavali vêm e vão. Mesmo assim o coração da vasta maioria está escuro como o noite de lua nova. A casa está acesa com as lâmpadas, mas o coração está cheio de escuridão e ignorância. Oh homem! Acorde do sono da ignorância. Perceba a constante e eterna luz do Espírito que nunca surge ou se apaga, através da meditação e reflexão profunda.
Que todos vocês possam atingir completa iluminação interior! Possa a suprema luz das luzes iluminar sua inteligencia! Possam todos vocês atingirem a inestinguível riqueza espiritual do Self! Possam todos prosperar sobre a matéria assim como sobre os planos espirituais!.
*N.T.