terça-feira, 30 de setembro de 2014

Devoção: Um Ritual, Uma Disciplina, Uma Meditação

Jejuando e observando vigília durante noite e dia em eventos religiosos como Sivaratri, o aspirante, o devoto, se doa à Graça do Senhor e tem seu corpo, palavra e mente oferecidos a Ele. Nada do homem permanece nele: ele entregou sua personalidade a Siva na forma de serviço devocional. Esta adoração divina é um ritual para o corpo, uma disciplina para a fala e uma meditação para a mente.
Com este infalível auxílio,  o espírito atravessa além de si mesmo e busca ingressar no refúgio da paz e da bem-aventurança.
A criança pensa na mãe e apenas na mãe. O esposo apaixonado pensa apenas na sua esposa. O homem ganancioso pensa em seu dinheiro e apenas em dinheiro. Da mesma forma, o devoto deve entreter em seu coração apenas a figura de seu Ishtam. Então facilmente ele terá Darshan de Deus.
A devoção transforma o homem na Divindade. Ela intoxica o devoto com amor divino. Ela concede a ele eterna satisfação. Ela o torna perfeito. Ela afasta a mente dos objetos sensuais. Ela faz com que ele regozije-se com Deus.                                                                         
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 134/135)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dependências Gêmeas da Devoção

A força e intensidade da devoção depende da perfeita auto-entrega e do sacrifício. Como a maioria das pessoas mantém sutis desejos secretos de gratificação, elas não avançam na devoção. Os dois obstáculos para a auto-entrega são o desejo e o egoísmo.
A devoção pode ser praticada sob qualquer condição e por todos da mesma forma. Aprendizado, austeridade, estudo dos Vedas, e brilhante intelecto não são necessários para se alcançar a devoção. O que se deseja é lembrança viva e constante de Deus, juntamente com a fé. Esta é a razão porque o caminho da Devoção está disponível a todos.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 134)

domingo, 28 de setembro de 2014

Representações Figuradas das Excelências Espirituais

No jardim de seu coração plante os lírios do amor, a rosa da pureza, a Champaka da coragem, a Mandara da humildade e a senhora-da-noite da compaixão. Cultive um  coração terno,  uma mão doadora, um falar gentil, uma vida de serviço, visão equânime e atitude imparcial.
Acenda amor divino no seu coração, pois isto é o caminho imediato para o Reino de Deus. Ore ao Senhor. Cante Suas glórias. Recite Seus nomes. Torne-se um Canal de Sua Graça. Busque Sua vontade. Cumpra Sua Vontade. Renda-se ao Senhor. Ele se tornará seu cocheiro no campo da vida. Você alcançará o destino, a Morada da Bem-Aventurança Imortal.
(Daily Readings - Swami Sivananda- p. 133/134)

sábado, 27 de setembro de 2014

O Devoto e o Amor Cultivado


O amor cresce de forma selvagem no coração do homem ignorante. Há o fruto adocicado do amor no canto do coração; mas como este está tomado pelos espinhos do ódio, da inveja e de muitas outras qualidades viciosas, o charme do amor é arruinado. Existem os arbustos da luxúria, da raiva e da ganância, nos quais se escondem os mais selvagens animais. O amor jaz oculto muito distante e longe do alcance. É tão bom que é como se não existisse. Mas no caso de verdadeira devoção ao Senhor, com o cultivo desse amor, o jardim de seu coração estará limpo de espinhos de qualidades viciosas, dos arbustos da luxúria, da raiva e da ganância. O Amor do Senhor, que é da mais doce fragrância, exala do coração.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 133)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

As Latências Contidas no Amor

O amor gera amor. O amor não se safisfaz apenas em amar,  mas flui em atos de serviço. O amor é bem-aventurança apenas quando livremente se doa. O amor deve ser revelado em serviço; caso contrário não possui valor ou o amor é não amor. O amor sacrifica-se alegremente, o amor sofre voluntariamente. Tal tipo de amor ilumina e abençoa a vida. 
Amor por Deus ou devoção não é mero sentimentalismo, é sintonizar a vontade assim como o intelecto com o Divino. Isto é amor supremo a Deus. Ele se transformará em Jnana ou Sabedoria Divina. Ele leva a imortalidade ou a realização em Deus. Ele é Bhakti que é a direta abordagem ao ideal através do coração.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 131)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A Proposta do Serviço Devocional

Devoção é condição essencial de Brahma Vidya. Ela é a doçura da vida que enternece o coração, e remove inveja, ódio, luxúria, raiva, egoismo, orgulho e arrogância. Quando o indivíduo desenvolve amor irrestrito e incondicional, a insignificância de uma vida de correria, preocupação, excitação e competição lhe parece um nada, quando comparada com a duradoura vida de eterna radiância e felicidade do espírito interior.
O caminho da devoção é o caminho mais fácil que qualquer outro para se aproximar de Deus. Na Vedanta e na Yoga, existe o risco de queda. No caminho da devoção não existe tal risco, pois o devoto recebe total ajuda de Deus.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 132)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Devoção: Fruição do Desapego e Experiência Emocional Exaltada

Devoção a Deus nã é uma simples emoção. É o resultado de intensa Vairagya e Bhava Sátvica. Você deve possuir as boas qualidades exaltadas no Ramayana. Caso contrário, a emoção poderá elevá-lo temporariamente a um tipo de êxtase, mas desse modo você não experienciará a Consciência Divina.  A devoção é um fruto que se colhe gradualmente através do  processo de autocontrole e virtude. Não existe Sadhana para Bhagavat-Sakshatkara sem intensa Vairagya. Somente após o desapego do mundo de coisas,  que será possível alcançar Deus. Não permita a mente pensar em prazeres. 
(Daily Readings -  Swami Sivananda - p. 132)

terça-feira, 23 de setembro de 2014

A Insensatez do Julgamento Humano

Um espelho sujo reflete uma imagem suja. Um espelho limpo reflete uma imagem limpa. As pessoas de mente suja julgam as outras de acordo com seus próprios padrões de julgamento e porisso cometem sérios erros. Se eles virem mesmo um homem digno andando pela rua com uma mulher, logo surgirão suspeitas a escandalizá-lo aqui e acolá. Eles não possuem outra tarefa além de imaginar escândalos. Infelizmente existe muita gente assim! Uma vez um filho de um lavrador estava bebendo água gelada com sua mãe num lugar solitário durante sua viagem para um vilarejo vizinho. Outro viajante suspeitou que fossem pessoas imorais bebendo bebida alcoólica. Mais tarde, ao descobrir a verdade, ele ficou muito arrependido. Portanto, seja cuidadoso no julgamento dos outros.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 131).

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O Coração Infantil

Seu coração deve ser tão puro quanto a neve e claro como o cristal. Da mesma forma que você não é capaz de ver claramente o reflexo num espelho ondulado, empoeirado, do mesmo modo, se seu coração estiver emaranhado por desejos egoístas e corrugado por hipocrisia e contradições, você dificilmente conhecerá a natureza de Deus. O aspirante espiritual deve portanto cultivar o coração como o de uma criança.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 131)

domingo, 21 de setembro de 2014

A Tragédia de uma Vida Desperdiçada

Seja cauteloso, vigilante e circunspecto. Reflita e medite. As pessoas estão imersas em mundanidade. Elas não têm tempo para pensar em coisas espirituais ou no Poder superior existente em seu interior. As pessoas tidas por cultas e educadas desenvolvem seus intelectos para ganhar dinheiro, conquistar alguma classe e posição, obter alguns títulos e honras vazias e morrem. Isto não é realmente triste? Isto não é altamente lamentável?
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 130/131)

sábado, 20 de setembro de 2014

Sabedoria Psicológica e Motivos para Coragem

Remoer pensamentos impuros aumenta sua força malígna. Não torne-se presa desses pensamentos assombrosos e perigosos. Contra ataque com pensamentos bons e sulimes de Deus e Sua Divina Glória. Através de Japa, jejum, caridade e serviço altruísta, você pode facilmente destruir as impurezas do complexo mental. Os pensamentos maus, devido à falta de atenção, com a pressão de bons pensamentos, morrerão naturalmente. Qual era o estado mental de Valmiki, Jagai, Madhai e Ajamila no início? Não eram eles trapaceiros da mais alta qualidade? Por que se desesperar? Seja sincero em seus esforços.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 130)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Nil Desperandum

Para tudo existe uma lição. Existe uma lição em cada experiência. Apreenda-a e torne-se sábio. Toda falha é um degrau para o sucesso. Toda dificuldade ou desapontamento é uma provação de sua fé. Cada incidente desagradável é um teste de sua confiança em Deus. Cada doença é uma purgação Cármica. Cada tentação é um teste para sua força espiritual. Portanto, nil desperandum. Marche adiante,  herói! Esqueça as faltas. Não fique desanimado se os desejos persistem. Dê um propósito elevado às suas energias mentais em direção superior. Tenha um ideal superior vida. Não dê atenção aos pensamentos negativos considere-os insignificantes, indignos de sua atenção.
(Daily Readings - Swami Sivananda - . 129/130)  

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Indispensabilidade da Orientação do Guru

Casos de pessoas, que atingiram a perfeição sem a orientação de nenhum Guru, não devem ser citados como autoridades contra a necessidade por um Guru; pois esses grandes homens são "exceções" na vida espiritual não sendo normalmente comum. Eles vêm à existência como mestres espirituais como resultado de intenso serviço, estudo e meditação praticada em suas vidas anteriores. Eles já estudaram sob a orientação de seus Gurus. Suas vidas no presente é apenas seu continuado esforço espiritual. Portanto, a importância do Guru não deve ser diminuída.
(Daily Readings -  Swami Sivananda - p.  129)

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A Grandeza do Guru

Como a consciência humana está entrelaçada com energias e instintos animais, como o homem é suscetível de se confundir e iludir com as experiências superficiais da consciência impulsionado pela impetuosa vontade mundana e emoções desenfreadas, o auxílio de um ser com maior poder de conhecimento se faz necessário. Este poder de conhecimento é encorporado nos Mestres, nos Gurus, de quem o Sadhaka  se aproxima para obter ajuda. Um olhar, um toque, uma palavra vinda deles é o bastante para elevar o espírito do aspirante; e sua compaixão em direção aos discípulos é conhecida; é ilimitada, uma verdadeira magnitude de amor e sabedoria.

(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 129)

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O Guia: Uma Necessidade Constitucional

O desejo de procurar ajuda para buscar a luz, admirar dons superiores, é inerente  a todos os seres. A incapacidade para se adquirir ideais de aspirações que surgem no coração, a aflição que acompanha tal incapacidade e o conhecimento da existência  de forças superiores, obriga o individuo a se refugiar naqueles dotados com a habilidade de elevá-los a um nível mais elevado. O mundo é um cenário dramático de seres dependentes uns dos outros de forma a ser preencher o que falta.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 128/129)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014


O Sisifiano Caráter da Sadhana

Como o pescador paciente e cautelosamente observa a isca para pescar um simples peixe! Quanto o estudante árdua e energeticamente trabalha para passar em seu exame de Mestre em Ciências! Quanto é inteligente e cuidadoso o cirurgião no centro cirúrgico diante de um paciente que se encontra na mesa! Como é alerta o advogado nas argumentações sobre o caso  na audiência! Como é vigilante o capitão do barco a vapor diante de um ciclone ou iceberg! Assim, terá aspirante que trabalhar árduo na prática da Yoga, se quiser realizar plenamente os frutos da Yoga e Assamprajnata Samadhi.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 128)

domingo, 14 de setembro de 2014

Sadhana Espiritual e Seus Resultados

Com o exercício consciente do poder da vontade, a luz do conhecimento adquirido após um profundo estudo do Prasthanatraya e a experiência, o indivíduo irá descartar pensamentos secretos, eliminar desejos ardentes, superar desejos sutis, abandonar interesses egoístas e elevar o espírito acima das paixões e preconceitos humanos, predilecões e desentendimentos: esta Sadhana produz no aspirante um "esvaziamento" do coração, quietude mental, equilibrio  e visão espiritual.
A Sadhana remove os obstáculos e purifica o coração. Ela também remove a agitação da mente ou Vikshepa. Ela rasga o véu da ignorância, e então a auto luminosa Realidade em você brilha por si mesma.
(DailyReadings - Swami Sivananda - p. 127/128)

sábado, 13 de setembro de 2014

As Recompensas do Esforço Espiritual

A Sadhana lhe concede uma vida interior, uma visão introspectiva interior e um estado mental sereno em quaisquer condições da vida. Você se tornará um ser transformado. Terá um novo coração e também uma nova visão. Uma nova corrente de excitação espiritual percorrerá seu ser por inteiro. Uma onde de felicidade espiritual lhe varrerá. Não existem palavras para expressar a eperiência interior. Mesmo quando você obtiver um breve clarão da Verdade de Ser Supremo, toda sua vida será transformada.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 127)

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Fatores que Impedem o Progresso

Você deve rir de maneira suave, delicada e decente. Risadinhas bobas, gargalhadas tempestuosas ou rudes, indecentes, risadas deselegantes de uma forma grosseira devem ser abandonadas, porque elas impedem o progresso espiritual e destrói a serenidade da mente e a atitude séria e magnânima. Os sábios sorriam com os olhos. É uma grande e vibrante visão. Somente aspirantes  inteligentes podem compreender isso. Evite criancices e bobagens.
(Daily Readings - Swami Sivananda - P. 127)

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O Inimigo Oculto dos Aspirantes

Uma colméia está toda quieta; mas quando você a perturba com uma vara, bah! enxames de abelhas começam a caçá-lo. Nosso interior também é assim, todos os males estão lá; mas enquanto eles não são atacados pela vareta da Sadhana eles parece não nos incomodar. Mas uma vez que eles sintam o perigo iminente, eles começam a perturbá-lo com todo seu poder. Seja corajoso e encare todos os obstáculos.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 126/127)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aspirante: Um Indivíduo à Parte

Cauteloso entre os negligentes,  desperto entre os que cochilam,  comedido entre os indulgentes, reflexivo entre os irrefletidos, o sábio aspirante corajosamente marcha adiante, alcança o objetivo  aqui e agora e atinge a Imortalidade e a Bem-Aventurança Eterna.
Anote os três processos que ocorrem na mente durante a meditação: Eles são: CONTEMPLAÇÃO, PREENCHIMENTO, IDENTIFICAÇÃO. Lembre-se dessas três palavras mentalmente. Repita-as mentalmente durante a Sadhana. Contemple o Atman. Preencha a mente com o Atman. Silencie. Conheça-O.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 126)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Âncora de Emergência na Luta do Aspirante

Vichara, a reflexão sempre presente do porquê e da razão da vida e das coisas; Viveka, é a discriminação constante entre o perecível e o Imperecível, o irreal e o Real: e Vairagya, a apaixonada revolta com o egoísmo e a sensualidade - esses três constituem o salva-vidas, as asas e os olhos de cada buscador sincero da Verdade. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 126)

A Verdadeira Importâcia do Autocontrole

O autocontrole é uma regra universal, que se aplica a todos os homens e mulheres de todos os lugares em todos os tempos. É a chave principal para a beatitude. Indulgência com os objetos é o resultado da falha do indivíduo em discriminar a Verdade da mentira. O desejo para se ter contato e desfrute das coisas externas é o resultado da ignorância da Verdade que é Deus. Autocontrole é refrear a tendência extrovertida da mente e dos sentidos e a centralização da mesma na Verdade que é a Unidade Universal. Isto é Dharma, que mantém a vida no universo. Adharma é a individualidade e egoísmo da natureza que leva ao  aprisionamento,  sofrimento e fracasso na vida.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 125/126)

Princípios e sua Perversão - II

O cuidado para não se ir ao extremo com a Tapasya também tem um resultado similar. A natureza normal do homem é sensual. A mente busca por conforto e odeia austeridades. O aspirante de forma indiscriminada e convenientemente ignora o adjetivo qualificador "extremo" como no citado acima e enxerga toda Tapasya com desagrado. O resultado é degenerar-se para a luxúria, relaxando até mesmo no mínimo de Titiksha e tornar-se escravo de centenas de desejos.O alerta é contra extremos tolos mas para um Sadhaka nos estágios iniciais é essencial um certo nível de austeridade para o desenvolvimento.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 125)

sábado, 6 de setembro de 2014

Princípio e sua Perversão - I

Existe uma obviedade, qual seja,  "Vairagya é na verdade um estado mental, desapego mental." A mente no entanto utiliza tal definição para justificar uma vida sensual negligente sem auto-controle, ou princípio. O argumento sempre será, "Oh! Não me apego a isto. Posso superar isso a qualquer momento. Posso desfrutar disso como um mestre. Mentalmente sou desapegado." Contato com Vishayas tem derrubado mesmo Tapasvins como Visvamitra. Portanto, não tome Vairagya superficialmente. Cultive Vairagya diligentemente. Mantenha Vairagya cuidadosamente. Seja vigilante. Vigie a mente! 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 125)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Reação dos Samskaras na Sadhana

Quando o aspirante faz intensa Sadhana para extinguir os antigos Samskaras, em represália eles tentam se vingar com força redobrada. Eles tomam formas e aparecem perante ele como obstáculos. Os velhos Samskaras de ódio, inimizade, inveja, sentimentos de vergonha, respeito, honra, medo, etc, assumem formas sombrias. Os Samskaras não são entidades imaginárias; eles se transformam em realidades quando surge a oportunidade. O aspirante não deve se sentir desencorajado, pois eles perderão seus ímpetos e força a partir de seu pontapé de despedida e após algum tempo morrerão por si próprios. Ao invés de se alarmar com a presença deles, o aspirante deve se aprofundar nas práticas espirituais.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 124)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A Necessidade de um Passo Decisivo

Não continue pensando no "se" e "mas". Seu ambiente, histórico familiar e tendências mentais antigas, tudo, na verdade, contribuem para um rápido progresso espiritual. Se você realmente deseja se envolver com a espiritualidade, você deve de uma vez começar e seguir com a Sadhana de forma firme e regular. Não se preocupe demais com obstruções físicas e mentais ou com fatores impeditivos. Eles existem para testar nossa sinceridade e fortalecer nosso interior e para lhe dar estímulo de tempos em tempos.
( Daily Readings - Swami Sivananda - p. 124)

quarta-feira, 3 de setembro de 2014


O Núcleo do Esforço Consciente Espiritual

Tão veemente, auto-assertivo e rebelde é o self egoísta do homem que se recusa a mudar de uma condição viciosa para um estado de virtude, bondade e santidade. É um grande engano pensar que um mero ato de renúncia é uma conquista suficiente no mundo espiritual. A erradicação do egoísmo em todas as suas formas agressivas compreende o âmago da espiritualidade e toda Sadhana espiritual.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 123/124)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Vários Estágios Sucessivos do Processo Purificatório

A consciência individual é feita para passar por vários estratos de estados mental e emocional, puro, neutro como também impuro, como a água barrenta é feita para passar por uma peneira de areia, carvão e algum meio germicida, para a tarefa de filtragem das impurezas grosseiras, os grãos de areia das experiências mundanas são admiravelmente adequados e suficientes. Mas para as impurezas mais sutis como as gasosas na água o carvão vegetal é necessário. Isto é o aumento de pensamentos não espirituais perturbadores e tendências que desanimam e preocupam os Sadhakas no curso adiante de seu desenvolvimento espiritual. O processo acontece quase totalmente nos planos mental e emocional. O trabalho interior é muito curioso e interessante.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 123)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O Hábito da Procrastinação

Alguns aspirantes possuem o hábito de vagar sem rumo. Não consegue permanecer num lugar nem por uma semana. O hábito de ficar passeando deve ser revisto.  Eles querem visitar vários lugares,  ver novos rostos e querem conversar com novas pessoas. Pedra que rola não cria limo. Um Sadhaka deve permanecer em um lugar por um período de pelo menos doze anos (período de um Tapas). A Sadhana fica prejudicada se o indivíduo perambula constantemente. Os que desejam fazer rigoroso Tapas ou Sadhana e estudar deve permanecer num lugar. Muita caminhada produz fadiga e fraqueza.
(Daily Readings - Swami Sivananda -  p. 123)