sábado, 16 de agosto de 2014

O Aspirante Melhor Qualificado

O Uttama Adhikari, aquele que está sempre entusiasmado, silencioso e sereno devido ao conhecimento do apropriado, sempre o mesmo entre os diversos homens do mundo, imperturbável pelas distrações das atividades diárias, calmo e tranquilo, retirado em si mesmo do tumulto da vida, esquecido do que está acontecendo na terra, desinteressado por isto ou aquilo, indiferente aos prazeres do tão falado sucesso na vida, - que está realmente talhado portanto para receber a definitiva Sabedoria e Verdade do Senhor. Ainda que exista o menor desejo à espreita diferente da realização do Divino, a pessoa não será capaz de compreender a verdadeira importância dos ensinamentos upanishádicos ou a instrução do mestre espiritual. Ele terá milhões de dúvidas e distrações na mente que tornarão impossível a atividade espiritual.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 116) 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Divino Descontentamento

Avidez espiritual significa sede pelo Darshan de Deus. Avidez espiritual é o derradeiro significado de cada atividade na vida. A insatisfação e as necessidades da vida mostra que cada um, inconscientemente, sofre de sede espiritual que não se aplaca até que o Espírito interior se realize. Sem esse divino descontentamento não existe verdadeiro progresso.
Fome espiritual é o derradeiro significado de cada atividade na vida. A insatisfação e o desassossego que permanece ainda depois de obtidas todas as necessidades da vida mostra que cada um, consciente ou inconscientemente, sofre de fome espiritual, que não se aplaca até que o Espírito interior seja realizado. Sem este divino descontentamento não existe verdadeiro progresso.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p.114)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sintomas da Adolescência Espiritual

O homem busca na realização de ambiciosos projetos a felicidade que ele sente que necessita. Mas descobre que aquela grandeza humana quando assegurada, é uma mera ilusão e uma cilada; sem dúvida ele não encontra nenhuma paz ou felicidade nisso. Ele escala degraus, diploma, títulos, honras, poder, nome, fama; ele casa; ele cria filhos; em resumo, ele obtém tudo aquilo que supõe poderia trazê-lo felicidade. Mas ele não encontra descanso. Homens piedosos, santos e sábios declaram que este desassossego de todo homem - este estado de descontentamento, insatisfação e desconforto, de estar pouco à vontade consigo próprio e seu entorno é devido unicamente à perda de companhia com a Realidade infinita e ao desejo oculto nele.
(Daily Readings, Swami Sivananda, p. 114)

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A Incansável Pergunta

A alma humana, sendo de fato parte integrante da Existência Infinita, é em sua essência natural e idêntica com ele. Enredado neste ciclo de processo mundano, ocultado do conhecimento de sua Divindade essencial e sua Consciência severamente limitada pelo aprisionamento da matéria, o Jiva sempre procura por um fim nessa separação, limitação e nas sensações de incompletude por ele sentidas. Através de sucessivas encarnações, sua vida constitui um constante impulso para frente na direção de sua Morada Essencial do Infinito, Existência e Bem-Aventurança Imortal e até que esse estado seja alcançado, cada centro do Ego-consciência individualizado nos colocará numa busca incansável no caminho para o alto da evolução. Através de cada momento a Humanidade como um todo está sendo inevitavelmente puxada na direção do Estado Ideal de Perfeita Existência.
(Daily Readings  - Swami Sivananda  - p. 113)

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Objetivos e Ideais

Levantar o caído, conduzir o cego, compartilhar o que tenho com os outros, trazer consolo ao aflito, alentar o que sofre, são meus ideiais. Possuir perfeita fé em Deus, amar meu vizinho como o meu próprio Self, amar a Deus com todo meu coração e espírito, proteger as vacas, animais, mulheres e crianças são meus objetivos. Minha palavra de ordem é Amor. Meu alvo é sahaja samadhi avastha ou Natural, contínuo, estado de superconsciência.
(Daily Readings, Swami Sivananda, p. )

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Visão Integral da Existência Fenomenal

A vida na terra não é autossuficient e, portanto, existe um prrpétuo fluxo de estados a serem alcançados outros estados de conhecimento superior e felicidade. A vida neste mundo e neste corpo é apenas uma preparação, um passo para uma vida superior. Aquilo que vemos e ouvimos não é tudo;  o Real está além disso. Para alcançar o Real a vida presente serve como uma escada, um campo de atividade que dirige o indivíduo a realizar a elevada Vida Divina. O sentido dos valores na vida é julgado por uma norma de lei incorruptível do Ser interior que é o Self de tudo e não pelo objetivo valor das coisas. As relações com o outro são justificadas apenas o bastante para que eles não se desviem da lei eterna da Natureza espiritual. Nem o bem estar social nem o melhoramento de uma nação é possível esquecendo a Substância essencial. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 113)