sábado, 6 de setembro de 2014

Princípio e sua Perversão - I

Existe uma obviedade, qual seja,  "Vairagya é na verdade um estado mental, desapego mental." A mente no entanto utiliza tal definição para justificar uma vida sensual negligente sem auto-controle, ou princípio. O argumento sempre será, "Oh! Não me apego a isto. Posso superar isso a qualquer momento. Posso desfrutar disso como um mestre. Mentalmente sou desapegado." Contato com Vishayas tem derrubado mesmo Tapasvins como Visvamitra. Portanto, não tome Vairagya superficialmente. Cultive Vairagya diligentemente. Mantenha Vairagya cuidadosamente. Seja vigilante. Vigie a mente! 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 125)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Reação dos Samskaras na Sadhana

Quando o aspirante faz intensa Sadhana para extinguir os antigos Samskaras, em represália eles tentam se vingar com força redobrada. Eles tomam formas e aparecem perante ele como obstáculos. Os velhos Samskaras de ódio, inimizade, inveja, sentimentos de vergonha, respeito, honra, medo, etc, assumem formas sombrias. Os Samskaras não são entidades imaginárias; eles se transformam em realidades quando surge a oportunidade. O aspirante não deve se sentir desencorajado, pois eles perderão seus ímpetos e força a partir de seu pontapé de despedida e após algum tempo morrerão por si próprios. Ao invés de se alarmar com a presença deles, o aspirante deve se aprofundar nas práticas espirituais.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 124)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A Necessidade de um Passo Decisivo

Não continue pensando no "se" e "mas". Seu ambiente, histórico familiar e tendências mentais antigas, tudo, na verdade, contribuem para um rápido progresso espiritual. Se você realmente deseja se envolver com a espiritualidade, você deve de uma vez começar e seguir com a Sadhana de forma firme e regular. Não se preocupe demais com obstruções físicas e mentais ou com fatores impeditivos. Eles existem para testar nossa sinceridade e fortalecer nosso interior e para lhe dar estímulo de tempos em tempos.
( Daily Readings - Swami Sivananda - p. 124)

quarta-feira, 3 de setembro de 2014


O Núcleo do Esforço Consciente Espiritual

Tão veemente, auto-assertivo e rebelde é o self egoísta do homem que se recusa a mudar de uma condição viciosa para um estado de virtude, bondade e santidade. É um grande engano pensar que um mero ato de renúncia é uma conquista suficiente no mundo espiritual. A erradicação do egoísmo em todas as suas formas agressivas compreende o âmago da espiritualidade e toda Sadhana espiritual.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 123/124)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Vários Estágios Sucessivos do Processo Purificatório

A consciência individual é feita para passar por vários estratos de estados mental e emocional, puro, neutro como também impuro, como a água barrenta é feita para passar por uma peneira de areia, carvão e algum meio germicida, para a tarefa de filtragem das impurezas grosseiras, os grãos de areia das experiências mundanas são admiravelmente adequados e suficientes. Mas para as impurezas mais sutis como as gasosas na água o carvão vegetal é necessário. Isto é o aumento de pensamentos não espirituais perturbadores e tendências que desanimam e preocupam os Sadhakas no curso adiante de seu desenvolvimento espiritual. O processo acontece quase totalmente nos planos mental e emocional. O trabalho interior é muito curioso e interessante.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 123)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O Hábito da Procrastinação

Alguns aspirantes possuem o hábito de vagar sem rumo. Não consegue permanecer num lugar nem por uma semana. O hábito de ficar passeando deve ser revisto.  Eles querem visitar vários lugares,  ver novos rostos e querem conversar com novas pessoas. Pedra que rola não cria limo. Um Sadhaka deve permanecer em um lugar por um período de pelo menos doze anos (período de um Tapas). A Sadhana fica prejudicada se o indivíduo perambula constantemente. Os que desejam fazer rigoroso Tapas ou Sadhana e estudar deve permanecer num lugar. Muita caminhada produz fadiga e fraqueza.
(Daily Readings - Swami Sivananda -  p. 123)