quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O Inimigo Oculto dos Aspirantes

Uma colméia está toda quieta; mas quando você a perturba com uma vara, bah! enxames de abelhas começam a caçá-lo. Nosso interior também é assim, todos os males estão lá; mas enquanto eles não são atacados pela vareta da Sadhana eles parece não nos incomodar. Mas uma vez que eles sintam o perigo iminente, eles começam a perturbá-lo com todo seu poder. Seja corajoso e encare todos os obstáculos.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 126/127)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aspirante: Um Indivíduo à Parte

Cauteloso entre os negligentes,  desperto entre os que cochilam,  comedido entre os indulgentes, reflexivo entre os irrefletidos, o sábio aspirante corajosamente marcha adiante, alcança o objetivo  aqui e agora e atinge a Imortalidade e a Bem-Aventurança Eterna.
Anote os três processos que ocorrem na mente durante a meditação: Eles são: CONTEMPLAÇÃO, PREENCHIMENTO, IDENTIFICAÇÃO. Lembre-se dessas três palavras mentalmente. Repita-as mentalmente durante a Sadhana. Contemple o Atman. Preencha a mente com o Atman. Silencie. Conheça-O.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 126)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Âncora de Emergência na Luta do Aspirante

Vichara, a reflexão sempre presente do porquê e da razão da vida e das coisas; Viveka, é a discriminação constante entre o perecível e o Imperecível, o irreal e o Real: e Vairagya, a apaixonada revolta com o egoísmo e a sensualidade - esses três constituem o salva-vidas, as asas e os olhos de cada buscador sincero da Verdade. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 126)

A Verdadeira Importâcia do Autocontrole

O autocontrole é uma regra universal, que se aplica a todos os homens e mulheres de todos os lugares em todos os tempos. É a chave principal para a beatitude. Indulgência com os objetos é o resultado da falha do indivíduo em discriminar a Verdade da mentira. O desejo para se ter contato e desfrute das coisas externas é o resultado da ignorância da Verdade que é Deus. Autocontrole é refrear a tendência extrovertida da mente e dos sentidos e a centralização da mesma na Verdade que é a Unidade Universal. Isto é Dharma, que mantém a vida no universo. Adharma é a individualidade e egoísmo da natureza que leva ao  aprisionamento,  sofrimento e fracasso na vida.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 125/126)

Princípios e sua Perversão - II

O cuidado para não se ir ao extremo com a Tapasya também tem um resultado similar. A natureza normal do homem é sensual. A mente busca por conforto e odeia austeridades. O aspirante de forma indiscriminada e convenientemente ignora o adjetivo qualificador "extremo" como no citado acima e enxerga toda Tapasya com desagrado. O resultado é degenerar-se para a luxúria, relaxando até mesmo no mínimo de Titiksha e tornar-se escravo de centenas de desejos.O alerta é contra extremos tolos mas para um Sadhaka nos estágios iniciais é essencial um certo nível de austeridade para o desenvolvimento.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 125)

sábado, 6 de setembro de 2014

Princípio e sua Perversão - I

Existe uma obviedade, qual seja,  "Vairagya é na verdade um estado mental, desapego mental." A mente no entanto utiliza tal definição para justificar uma vida sensual negligente sem auto-controle, ou princípio. O argumento sempre será, "Oh! Não me apego a isto. Posso superar isso a qualquer momento. Posso desfrutar disso como um mestre. Mentalmente sou desapegado." Contato com Vishayas tem derrubado mesmo Tapasvins como Visvamitra. Portanto, não tome Vairagya superficialmente. Cultive Vairagya diligentemente. Mantenha Vairagya cuidadosamente. Seja vigilante. Vigie a mente! 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 125)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Reação dos Samskaras na Sadhana

Quando o aspirante faz intensa Sadhana para extinguir os antigos Samskaras, em represália eles tentam se vingar com força redobrada. Eles tomam formas e aparecem perante ele como obstáculos. Os velhos Samskaras de ódio, inimizade, inveja, sentimentos de vergonha, respeito, honra, medo, etc, assumem formas sombrias. Os Samskaras não são entidades imaginárias; eles se transformam em realidades quando surge a oportunidade. O aspirante não deve se sentir desencorajado, pois eles perderão seus ímpetos e força a partir de seu pontapé de despedida e após algum tempo morrerão por si próprios. Ao invés de se alarmar com a presença deles, o aspirante deve se aprofundar nas práticas espirituais.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 124)