sábado, 15 de novembro de 2014

As Limitações da Ciência

Os cientistas não compreendem todo o código das leis da Natureza. Eles não possuem conhecimento do lado oculto das coisas do astral, e dos altos planos como Brahmaloka. O mundo invisível é de muito maior importância do que o universo dos sentidos que é visível a olho nú. Um Yogi plenamente desenvolvido pode atuar em todos os plano de modo a ter pleno conhecimento da Natureza manifestada. Os cientistas não desconhecem os rudimentos sutis da matéria. A vida tornar-se-á mais plena e rica, quando o indivíduo desenvolver seu olhar interior através da prática do Yoga. O conhecimento dos cientistas é apenas fragmentário ou parcial, enquanto o conhecimento do Yogi é completo e perfeito.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 156)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ciência e Percepção Yogica

A ciência percebe as coisas da forma como elas se apresentam à percepção humana normal, i.e., assim como elas aparentam ser, enquanto o Yogi as percebe como elas realmente são. O Yogi percebe as coisas intuitivamente e as conhece em sua essência. Enquanto cada teoria, cada descoberta da ciência, apresentada um dia é contraditada por outra recente no próximo dia, as realizações alcançadas através da Yoga são infalíveis, pois são percepções diretas com o maior instrumento, ou seja, a mente purificada sintonizada com o Infinito.
(Daily Readings -  Swami Sivananda - p. 156)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Conhecimento Científico e Experiência Yógica

A ciência é o conhecimento parcialmente unificado.Um cientista observa as leis da Natureza, experimenta em laboratório, investiga, infere e tira conclusões exatas de suas observações. Ele entende a superfície exterior e os aspectos físicos da Natureza e nada sabe sobre a origem, intenções ocultas e destino da Natureza. O cientista não sabe de que foram feitas e concedeu às partículas da matéria seus maravilhosos poderes e interações variadas. Ao contrário, através da realização divina interior, o Yogi observa através de sua visão Yógica os rudimentos sutis da matéria, tem uma íntima experiência do Ser e da Força Suprema por detrás da Natureza. Ele possui controle sobre os cinco elementos e claramente compreende todo o mistério da criação através do conhecimento intuitivo direto.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 155/156)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014


Ciência, Filosofia, Religião e a Voz da Experiência Espiritual

O papel da ciência é a generalização do fenômeno; é função da filosofia e da Yoga explicá-lo. A religião é o aspecto prático da filosofia; filosofia é o aspecto racional da religião. Os cientistas tentam responder o "X" do problema; a filosofia e o Yogi, o "Porquê" dele. É um erro dizer que tais e tais eventos ocorrem por causa de certas leis da Natureza. As leis da Natureza não dão uma explicação verdadeira sobre o fenômeno. É apenas a afirmação do cientista em termos mais gerais quanto possível o que ocorre sobre certas circunstâncias e sua expressão de observador de uma determinada ordem ou fenômeno natural. A ciência difere radicalmente em sua visão das reflexões filosóficas. A ciência mostra uma maravilhosa harmonia na Natureza, mas é problema da filosofia e da Yoga resolver o "Porquê" da harmonia da Natureza.
Somente ao homem cego espiritual, o mundo parece ser diferente de Deus e também de si mesmo, e a ele parece que ser ele próprio diferente de Deus. No momento em que a tela de seus olhos é levantada, ele verá o que realmente é, um oceano de pura consciência, o ilimitado Absoluto onde o mundo e o indivíduo não são seres separados, mas unidos em sua glória indivisível, o objetivo da existência de todos, o propósito de todas as aspírações e esforços. Só Brahman é real e tudo além não existe independente de Brahman.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 154/155)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Objetivo da Busca Espiritual

Conheça aquilo que procuras, e então busque. O que buscas  aqui falha em lhe dar o que você realmente procura, e recua feito  uma miragem. Nada neste mundo poderá lhe dar felicidade eterna. A juventude termina como uma flor da noite, a força decai qual uma nuvem fendida; a beleza do corpo rapidamente dá lugar à feia morte. Seus centros de prazer zombam de você, pois você confunde dor com felicidade, uma miragem com água! O verdadeiro objeto que buscas, o único tesouro sem o qual você fica desassossegado é a realização da imperecível bem aventurança de Deus em seu interior.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 154)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Algumas Reflexões Filosóficas

Amigos! Não existe uma missão mais importante na vida além de comer, dormir e conversar? Não existe alguma forma de (Eterna) Bem Aventurança além desses prazeres transitórios e ilusórios? Não existe uma vida mais digna do que a vida sensual? Como é incerta a vida aqui! Como é insegura nossa existência neste plano terrestre com vários tipos de medos! Como é dolorosa essa vida mundana! Não deveríamos tentar diligentemente agora alcançar um lugar onde exista felicidade eterna, segurança absoluta, paz perfeita? Não deveríamos amar ao Senhor, buscar a Verdade e viver a Vida Divina? 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 154)