quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Ponto Essencial de Toda a Yoga

A reflexão cuidadosa mostrará que todo o universo é na realidade a projeção da mente humana Manomatram Jagat. A Purificacão e controle da mente é o objetivo central de toda a Yoga. A mente é por si mesma apenas o registro das impressões que mantem incessantemente as próprias impressões como impulsos e pensamentos. A mente é o que ela cria. O pensamento te impele a agir; a atividade cria impressões recentes no estofo da mente. O Yoga atua na raiz do círculo vicioso pelo método de efetivamente inibir as funções da mente. O Yoga restringe, controla e cessa as funções da mente desde a raiz, i. e., o pensamento. Quando o pensamento é transcendido, a intuição funciona e o Auto-Conhecimento sobrevem.
( Daily Readings - Swami Sivananda - p. 158)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Componentes da Prática do Yoga

Através da prática de Yama e Nyama, o aluno do Yoga purifica sua mente. Com a prática de Asana, ele adquire firmeza e estabilidade do corpo. Praticando Pranayama, ele remove as oscilações da mente e destrói Rajas e Tamas. Praticando Pratyahara ele adquire força mental, paz mental e na vida interior. Com a prática de Dharana, ele obtem Ekagrata da mente. Pela prática de Dhyana, ele preenche a mente com pensamentos divinos. Com a prática de Samadhi, ele destrói as sementes dos nascimentos e mortes, e atinge a imortalidade e Kaivalya, a beatitude final, o mais alto objetivo da vida humana.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 158)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Base da Prática do Yoga

Todos os métodos de Yoga têm como base o treinamento ético e moral. A erradicação dos vícios e o desenvolvimento de certas virtudes formam o primeiro degrau na escada da Yoga. A disciplinação de sua natureza e a formação de um dirme e puro caráter através de um série de hábitos corretos, regulares e diariamente é o próximo passo. Sobre a firme fundação de um caráter bem formado e virtude moral é construída a estrutura da Yoga.
Sobre esta base de pureza moral, desperta-se para a realização consciente de sua própria unidade com o Self Supremo. Pense no Self continuamente. Como dizia Tennyson: "Deixe que tua voz elevar-se como uma fonte para Mim noite e dia." este é a verdadeira prática espiritual de Brahma-Abhyasa. Ela o conduzirá a Auto-Realização.
(Daily Readings - Swami Sivananda P. 157)

domingo, 16 de novembro de 2014

Não Uma Mágica Oriental, Mas Um Sistema de Auto-Aperfeiçoamento

O fenômeno suprafísico que ocorre com a prática do Yoga e a experiência do praticante nos planos mais sutis são vistas com suspeitas e tidas como meras mágicas do Oriente. O Yoga não é algo estranho nem trás em si nada de anormal. Ele objetiva o desenvolvimento integral de todas as faculdades do homem. Ele tem sido testado ao longo do tempo, é uma forma racional para uma mais completa e abençoada vida naturalmente a ser seguida pelo indivíduo e todos no mundo do amanhã. A natureza do Yoga eminentemente serve como ponte racional entre o idealismo da pura filosofia e a dura realidade da vida terrestre. Ele se preocupa com a Vida Transcendental, embora lhe peça para nada pressupor. Você deverá seguir métodos definidos, atingir resultados tangíveis e experienciá-los na sua própria vida.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 157)

sábado, 15 de novembro de 2014

As Limitações da Ciência

Os cientistas não compreendem todo o código das leis da Natureza. Eles não possuem conhecimento do lado oculto das coisas do astral, e dos altos planos como Brahmaloka. O mundo invisível é de muito maior importância do que o universo dos sentidos que é visível a olho nú. Um Yogi plenamente desenvolvido pode atuar em todos os plano de modo a ter pleno conhecimento da Natureza manifestada. Os cientistas não desconhecem os rudimentos sutis da matéria. A vida tornar-se-á mais plena e rica, quando o indivíduo desenvolver seu olhar interior através da prática do Yoga. O conhecimento dos cientistas é apenas fragmentário ou parcial, enquanto o conhecimento do Yogi é completo e perfeito.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 156)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ciência e Percepção Yogica

A ciência percebe as coisas da forma como elas se apresentam à percepção humana normal, i.e., assim como elas aparentam ser, enquanto o Yogi as percebe como elas realmente são. O Yogi percebe as coisas intuitivamente e as conhece em sua essência. Enquanto cada teoria, cada descoberta da ciência, apresentada um dia é contraditada por outra recente no próximo dia, as realizações alcançadas através da Yoga são infalíveis, pois são percepções diretas com o maior instrumento, ou seja, a mente purificada sintonizada com o Infinito.
(Daily Readings -  Swami Sivananda - p. 156)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Conhecimento Científico e Experiência Yógica

A ciência é o conhecimento parcialmente unificado.Um cientista observa as leis da Natureza, experimenta em laboratório, investiga, infere e tira conclusões exatas de suas observações. Ele entende a superfície exterior e os aspectos físicos da Natureza e nada sabe sobre a origem, intenções ocultas e destino da Natureza. O cientista não sabe de que foram feitas e concedeu às partículas da matéria seus maravilhosos poderes e interações variadas. Ao contrário, através da realização divina interior, o Yogi observa através de sua visão Yógica os rudimentos sutis da matéria, tem uma íntima experiência do Ser e da Força Suprema por detrás da Natureza. Ele possui controle sobre os cinco elementos e claramente compreende todo o mistério da criação através do conhecimento intuitivo direto.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 155/156)