domingo, 23 de novembro de 2014

Facetas do Desenvolvimento

Ação, emoção e inteligência são os três cavalos que estão conectados a este corpo/carruagem. Eles devem trabalhar em perfeita harmonia ou união. Somente assim a carruagem irá se mover harmoniosamente. Vedanta sem devoção é muito estéril. Bhakti sem Jnana não é perfeita. Deve haver um desenvolvimento por inteiro. Você deve possuir a mente de um Sankara, o coração do Buda e a mão de Janaka.
Somente a Yoga de Síntese irá desenvolver a cabeça, coração e mão, e conduzir o indivíduo à perfeição. Ver o único Self em todos os seres é Jnana, sabedoria; para amar o Self é Bhakti, devoção; para servir ao Self é Karma, ação. Quando o Jnana Yogi adquire sabedoria, ele é dotado de devoção e atividade altruísta.
( Daily Readings - Swami Sivananda - p. 160)

sábado, 22 de novembro de 2014

A Verdadeira Síntese do Yoga

Nossa religião deve educar e desenvolver o homem por inteiro, seu coração, cabeça e mão. Desenvolver apenas um aspecto nunca é recomendável. Karma Yoga purifica e desenvolve a mão. Bhakti Yoga destrói Vikshepa e desenvolve o coração. Raja Yoga estabiliza a mente e deixa-a centrada. Jnana Yoga remove o véu da ignorância e desenvolve a vontade e a razão. Portanto, o indivíduo deve praticar as quatro Yogas. Tomando Jnana Yoga como base central, o Sadhaka pode raticar as outras Yogas como auxiliares para obter rápido progresso no caminho espiritual.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 160)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A Integração das Yogas

Você já viu o quadro da familia do Senhor Shiva? A Mãe Parvati está no centro. Ganesha e Subrahmania estão ao lado Dela. Ganesha é o Senhor da Sabedoria, Subrahmania é o Senhor da Ação. A Mãe Parvati é a personificação do Amor. Você deveria tirar uma lição espiritual dessa pintura. Este quadro ensina que você pode alcançar a Perfeição apenas através da prática da Yoga de Síntese.
A mente humana possui três defeitos - Mala ou impureza, Vikshepa ou agitação, Avarana ou ocultação. Karma Yoga remove a impureza; Upasana ou adoração remove a agitação;  Jnana Yoga retira o véu do que está oculto. Somente então a Auto-Realização é possível.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 159)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Uma Afirmação de Positivismo Espiritual

Oscilações lógicas, argumentos minuciosos e inteligentes, ginástica intelectual e malabarismos com palavras não irão ajudá-lo a atingir a Auto-Realização. Você deve desenvolver harmoniosamente sua cabeça, o coração e a mão através da prática da Yoga de Síntese. Somente então você alcançará a perfeição e o desenvolvimento integral.
As quatro Yogas são interdependentes e inseparáveis. O serviço purifica e expande o coração. O amor purifica. Sem serviço e amor você não poderá sonhar em atingir a realização Advaitica da Unidade. O amor está envolvido no serviço, o serviço é a expressão do amor. Conhecimento é  a difusão  do amor e amor é Conhecimento concentrado.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 158/159)

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Ponto Essencial de Toda a Yoga

A reflexão cuidadosa mostrará que todo o universo é na realidade a projeção da mente humana Manomatram Jagat. A Purificacão e controle da mente é o objetivo central de toda a Yoga. A mente é por si mesma apenas o registro das impressões que mantem incessantemente as próprias impressões como impulsos e pensamentos. A mente é o que ela cria. O pensamento te impele a agir; a atividade cria impressões recentes no estofo da mente. O Yoga atua na raiz do círculo vicioso pelo método de efetivamente inibir as funções da mente. O Yoga restringe, controla e cessa as funções da mente desde a raiz, i. e., o pensamento. Quando o pensamento é transcendido, a intuição funciona e o Auto-Conhecimento sobrevem.
( Daily Readings - Swami Sivananda - p. 158)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Componentes da Prática do Yoga

Através da prática de Yama e Nyama, o aluno do Yoga purifica sua mente. Com a prática de Asana, ele adquire firmeza e estabilidade do corpo. Praticando Pranayama, ele remove as oscilações da mente e destrói Rajas e Tamas. Praticando Pratyahara ele adquire força mental, paz mental e na vida interior. Com a prática de Dharana, ele obtem Ekagrata da mente. Pela prática de Dhyana, ele preenche a mente com pensamentos divinos. Com a prática de Samadhi, ele destrói as sementes dos nascimentos e mortes, e atinge a imortalidade e Kaivalya, a beatitude final, o mais alto objetivo da vida humana.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 158)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Base da Prática do Yoga

Todos os métodos de Yoga têm como base o treinamento ético e moral. A erradicação dos vícios e o desenvolvimento de certas virtudes formam o primeiro degrau na escada da Yoga. A disciplinação de sua natureza e a formação de um dirme e puro caráter através de um série de hábitos corretos, regulares e diariamente é o próximo passo. Sobre a firme fundação de um caráter bem formado e virtude moral é construída a estrutura da Yoga.
Sobre esta base de pureza moral, desperta-se para a realização consciente de sua própria unidade com o Self Supremo. Pense no Self continuamente. Como dizia Tennyson: "Deixe que tua voz elevar-se como uma fonte para Mim noite e dia." este é a verdadeira prática espiritual de Brahma-Abhyasa. Ela o conduzirá a Auto-Realização.
(Daily Readings - Swami Sivananda P. 157)