quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Definição de Intuição

Intuição é uma consciência ativa oculta da bem aventurança do Self imortal interior. É o olho da sabedoria através do qual o sábio claramente vê em tudo a Presença  invisível da Realidade. Na terminologia sânscrita, é chamada Divya Chakshus, Prajn Chakshus, Jnana Sakshus, por meio do qual o Yogi ou o Sábio experiencia a visão suprema do onipresente Brahman. Ela corresponde o Brahmakara Vritti do Vedantins. É o terceiro olho espiritual dos Yogins.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 76)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O Discernimento Intuitivo e os Esforços às Cegas

Intuição, discernimento intuitivo, de fato é somente a pedra de toque da filosofia. O método da intuição é apenas o método de discernimento da Verdade em última análise.   Sem o desenvolvimento da intuição o homem intelectual permanece imperfeito e cego para a Verdade por trás das aparências. Na luz do desenvolvimento da intuição todas as outras filosofias parecem ser conversas interessantes, ensaios engraçados, tentativas humoradas do jogo chamado "Blefe do Cego". 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 76)

terça-feira, 12 de maio de 2015

O Intelecto e a Natureza da Intuição

O intelecto dá o conhecimento dos objetos externos. O intelecto é luta. O intelecto supõe, acredita. O intelecto é finito. O intelecto é um produto de Prakriti. A intuição é o olho da sabedoria. A intuição é infalível. A intuição é um lampejo e uma iluminação. Na intuição o tempo torna-se Eternidade. Portanto, desenvolva a intuição.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 76)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sabedoria Advaitica e Razão Humana

A sabedoria é a percepção da não-diferença; a ignorância é o contrário disso. O conhecimento se ascende em passos no sentido, razão e intuição. A sensação é o falso conhecimento fragmentário, e razão é o meio caminho entre o certo e o errado e pode ser utilizado para servir a qualquer fim. O conhecimento humano termina com a razão, e a razão é sempre usada para servir a inteligência-conhecimento. A lógica que se volta contra a intuição é duvidosa. A razão é um obstáculo à realização do Self somente quando sua lógica torna-se pervertida pelo interesse egoísta.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 75)

domingo, 10 de maio de 2015

O Grande Super Homem do Oriente

O Bhagavad Gita é o Evangelho da vida, a escritura da humanidade, e a vida do Senhor Krishna é o grande comentário nele. O Senhor Krishna viveu a vida de um chefe de familia principesca, ensinando a humanidade que o Conhecimento do Absoluto não é incompatível com a principal atividade da vida. Ele é a forma, como se fosse, tomada pela grande Verdade que o universo é a manifestação de Brahman. Não existia fim para os problemas domésticos que Krishna tinha que enfrentar, não existia limites para as perturbações sociais e políticas e situações ameaçadoras  nas quais Krishna estivesse envolvido e relacionados as suas responsabilidades, e ainda assim não existia paralelo para o seu sucesso, não existia igualmente o brilhante exemplo da Vida Perfeita. O Senhor Krishna era uma filósofo, um sábio, um Yogi, um estadista por excelência, que ensinou através do exemplo e preceitos a arte de governar, o modo de manter a paz na terra.
Eis algumas valiosas instruções do Senhor Krishna a Uddhava. O Senhor Krishna diz, " Não dê atenção as pessoas que riem em zombaria,  esqueça o corpo, vá além de todo sentido de vergonha; proste-se caindo no chão e reverencie todos os seres mesmo a um cão, o Chandala ou ao pária, a vaca e ao asno.. Veja tudo em Mim e Eu em tudo. Corte todo tipo de apegos. Tenha perfeita e inabalável devoção a Mim."
"Veja todo o universo como uma ilusão, um jogo da mente, veja agora e depois destrua, como um sonho, e extremamente inconsistente como o círculo que se desenha com uma lenha acesa (Alat Chakra). A tripla distinção de vigilia, sonho e sono profundo que é causado pela transformação das Gunas, das qualidades da Natureza, é Maya."
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 74/75)

sábado, 9 de maio de 2015

O Sal da Terra

Grandes homens não são aqueles que falam muito ou correm rápido, mas pensam profundamente e vivem corretamente. O correto pensar consiste numa atitude sem pecado da mente, e pecado é acreditar nas coisas perecíveis. Eles são grandes heróis que foram ao outro lado da margem do oceano da morte e sofreram e quanto maiores ainda são os salvadores que oferecem a mão redentora ao espírito que contorce a ter um vislumbre da Luz que nunca pisca, que nunca deve apagar. A companhia de santos exerce um tremendo efeito nas vidas dos verdadeiros buscadores. Ela eleva-os às alturas da sublimidade, pureza e espiritualidade. Ela afeta mesmo o ferrenho materialista. Estude as vidas dos santos; você será logo inspirado. Lembre-se de seus ditos; você será elevado imediatamente. Siga seus passos, você ficará livre da dor e da tristeza.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 74)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

As Comunidades Permanentes de Indivíduos Espirituais

A Graça de Deus é tal que embora o universo seja influenciado pelo agnosticismo, ainda assim permanece sempre uma classe de pessoas que se recusam a sucumbir à fascinação das coisas terrenas e vive empenhada em atingir o Ideal divino superior. Esses são os buscadores, os monges e seus monastérios, os mendigos andarilhos, e pregadores, os reclusos em seu isolamento meditativo e os ascéticos absortos em suas penitências. Eles são encontrados ainda hoje em dia não apenas no oriente mas também nos países ocidentais. Não existe verdadeira diferença entre um místico Cristão e um santo Hindu. Seus ensinamentos nunca são antagônicos; suas mensagens são essencialmente as mesmas. Eles têm sido um chamado para os homens descobrirem a Sabedoria do Self.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 73/74)