terça-feira, 8 de setembro de 2015

128º Aniversário - Swami Sivananda

Artigo recebido hoje da Índia via e-mail em comemoração ao 128º aniversário do Venerável Gurudev Sri Swami Sivanandaji Maharaji. 

              
          Características Notáveis da Personalidade de Siva

                                                                                                                                               por
                                                         Sri C. H. Divanji, Bombay


Aconteceu de eu encontrar um velho Sannyasi que tinha um profundo amor e respeito por Swami Sivanandaji. Indaguei-lhe, sendo mais velho do que Swamiji e tendo si próprio tomado Sannyas antes mesmo de Swamiji, por que ele tinha tanto amor e respeito por ele.  O velho Sannyasi contou-me que ele tomou Sannyas porque há quarenta e nove anos atrás ele perdera sua esposa e três crianças num período de duas semanas. Então, ele disse, que seu Sannyas era um Sannyas Karana. Enquanto Swami Sivanandaji, como Dr. Kuppuswami, poderia ter levado uma vida mundana mais confortável tendo uma profissão lucrativa com popularidade que poucas pessoas poderiam ter. Ao renunciar a todos esses confortos mundanos e fama, ele abraçou Sannyas por meio de verdadeira Vairagya. Aquela, do ponto de vista dos velhos Sannyasis, era uma das notáveis características da vida de Swamiji que conquistou para ele o amor e respeito dos Sannyasins em geral.
 
Minha experiência própria sobre Swamiji foi apenas através de seus livros e os vinte minutos de contato pessoal que tive durante os quatro dias que ele permaneceu em Bombay em outubro de 1950. Não é exagero mencionar que este curto período foi o mais feliz de minha vida. Em todos os quatro dias que estive em serviço no acampamento de Swamiji.

O aspecto mais notável que observei então era que o que fosse dado a Swamiji, ele recebia com uma mão e distribuía com a outra. Mais do que se esperava, ele dava seus livros como presentes aos visitantes. Eu então senti que nossos líderes religiosos Hindus deveriam ser trazidos perante Swamiji de modo a fazê-los compreender que, ao invés da via de “mão única” de apenas receber, eles pudessem aprender a outra forma de doação também!
 
Eu tinha lido comentários sobre o Gita de diferentes escritores, mas de alguma forma o comentário de Swamiji foi o que mais me cativou. Por isso, perguntei a um erudito em sânscrito e profundo conhecedor do Gita a razão porque o Gita de Swamiji é mais cativante do que dos outros escritores. Após folhear o livro, ele observou que o Gita de Swamiji naturalmente cativa qualquer pessoa porque não foi escrito com objetivo de demonstrar conhecimento, mas para fazer o estudante compreender. Isto pode ser dito de todos os livros que Swamiji escreveu. Seu, “Mente, Seus Mistérios e Controle” foi escrito em linguagem simples, facilmente inteligível, embora seja um assunto difícil.

Uma das grandes características dos ensinamentos de Swamiji tem sido aquela em que ele desce ao nível do Sadhaka e então gradualmente eleva-o ao nível mais elevado. Os outros Mestres insistem que o Sadhaka deve por si mesmo atingir um certo nível antes que direcioná-lo mais adiante. Deste modo, encontramos entre os seguidores de Swamiji pessoas de todas as castas, credos, religiões, e em diferentes estágios de evolução.

Swamiji está treinando um número de Sadhakas que serão capazes de espalhar os ensinamentos do sábio em todo o país no decorrer do tempo. Um proeminente líder indiano acertadamente disse que, após Swami Vivekananda, Swami Sivanandaji é a pessoa mais indicada para realizar um tour pelo mundo para derramar a luz da Filosofia Hindu. O grande tour realizado por Swamiji por toda a Índia (1950) o fez conhecido em todo o país e o Tour Continental agendado não só o fará conhecido em todo o mundo mas será de imenso valor para o próximo Congresso das Religiões. 

Apesar de seu engajamento em todas as atividades do Ashram e estar em contato com os menores detalhes do mesmo, Swamiji é facilmente acessível e dá pronta resposta a todas as cartas que lhe são endereçadas. Existe um magnetismo em Swamiji que faz com que ele atraia milhões de pessoas.  Quem quer que o encontre, se convence de que ele é o verdadeiro Satchidananda Swarupa.
 
 


Deva Deva Sivananda 
   Deva Deva Shivananda dheenabhandho pahi maam (2x)
Chandra vadana manda hasa prem swaroopa raksha maam (2x)
Deva Deva Shivananda dheenabhandho pahi maam (2x)
 Pausa (instrumental)
 Madhura Geetha gana lola Jnana roopa pahi maam (2x)
Samashtha loka poojaneeya mohananga raksha maam. (2x)
Deva Deva Shivananda dheenabhandho pahi maam, (2x)
  Pausa (instrumental)
 Diwa ganga theera vasa dhana sheela pahi maam, (2x)
Papa haran punya sheela parama purusha raksha maam, (2x)
Deva Deva Shivananda dheenabhandho pahi maam, (2x)
 Pausa (instrumental)
 Bhaktha loka hrudhaya vasa swaminadha pahi maam, (2x)
Chithswaroopa chidananda Shivananda raksha maam., (2x)
Deva Deva Shivananda dheenabhandho pahi maam, (2x)
Chandra vadana manda hasa prem swaroopa raksha maam, (2x)
Deva Deva Shivananda dheenabhandho pahi maam, (4x) 
 Final 
  Satguru Jay Sivananda Satguru Jay pahi maam
Satguru Jay Sivananda Satguru Jay raksha maam
 

Tradução 
Deixe que o bom aconteça a Shivananda, 
Que vive às margens do Ganges,
Deixe que todo o bem aconteça ao grande Yogi
Que é grande e um tesouro de boas qualidades
Cuide de mim, Deus dos deuses, Shivananda, que é amigo do oprimido,
Cuide de mim, aquele com a face da Lua e Voz Suave, que é movido pela música e é a personificação da sabedoria,
Cuide de mim, aquele que é adorado por todo mundo e aquele que é belo
Cuide de mim aquele que vive à margem do Ganges e que é caridoso por natureza,
Cuide de mim aquele que remove pecados e que é de boa natureza e é um homem divino
Cuide de mim aquele que vive no coração dos devotos e é Senhor de Deus,
Cuide de mim aquele que possui a forma divina e alegria divina e é Shivananda
Tradução do Sãnscrito para o Inglês: P.R. Ramachander (www.hindupedia.com)
Tradução livre do Inglês para o Português: administrador do blog

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Significado do Absoluto na Vida Real

O invisível, absoluta e natureza consciente da Realidade significa que a vida na terra deve ser vivida de acordo com as rígidas leis do desapego em torno da existência externa e ativa consciência do Self como ser ilimitado. Ela também mostra que todas as formas físicas e mesmo indulgências intelectuais são desvios da verdade eterna e que todo desejo por objetivação da consciência é suicídio em sentido real. A boa vida que está em conformidade com a natureza da Verdade deve ser, portanto, livre de opressões de ódio e falsidade e todas as formas de manifestação. A vida correta deve ser vivida com paz mental, autocontrole, ausência de atividade agitada, fortitude, fé na Verdade e concentração da consciência mental.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 111)

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A Vida é Má?

A vida como é não é um mal. Mas o mal consiste nos apegos ilusórios e cegos no qual a vida está envolvida, e o perigo para o qual a vida conduz o homem, por exemplo, entrando em piores estados através da ignorância onde ele se encontra. A vida livre de paixões e desejos de todos os tipos não é má. Não é fuga do mundo, mas liberdade da mundanidade que é necessário.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 110/111)