segunda-feira, 25 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO YOGA

Swami Chidananda*

Para um Sadhaka a mente é arqui-inimiga no desenvolvimento da consciência espiritual. É a mente que representa o maior obstáculo em seus diversos aspectos, como desejo, Vikshepa ou instabilidade, etc. Se a mente estiver absolutamente estável, obtém-se a luz do Atman plenamente refletida. Ahamkara (ego), nossa pequena personalidade que se auto-arroga não nos permite perceber nossa natureza essencial. O processo da memória (Smriti) também é um grande obstáculo. Avichara-Buddhi juntamente com os vários aspectos da mente acima descritos, são como um grande assassino do Atman. A consciência do Atman é impedida de se manifestar. Há uma irresistível tendência do pensamento transformar-se em ação e toda ação se tornar um hábito na natureza do homem, e quando os hábitos são constantemente satisfeitos eles tornam parte integrante da sua natureza.

Todo o comportamento do homem está baseado em seu caráter. Toda a ação se torna semente fecunda que reagirá mais tarde. A medida que ele vive, ele constrói a superestrutura de toda a ação que se tornará seu destino. Assim, descobrimos como o pensamento do homem governa o seu destino e também a importância de se selecionar o pensamento, o correto pensar e evitar o pensamento errado. Na ciência do Yoga, o princípio da técnica visa paralisar todas as funções que estão na raíz das atividades da mente, no entano, já estamos presos às suas amplas ramificações na forma de gostos, desgostos, imaginação, fantasias e pensamentos. Portanto, antes de irmos para a raiz, precisamos destruir essas ramificações. Suponha que você queira caçar um leão. Antes de qualquer coisa a gente tem que passar pela selva para finalmente chegar ao seu esconderijo. Chitta-vritti é a toca do leão da mente, e primeiro você deve cortar todas as suas manifestações na forma de ódio, inveja, etc, e toda sorte de ações erradas, causadas ​​por pensamentos errados, devem ser corrigidos. É uma forma de estreitar o raio de ação de nosso ataque afim de que possamos atingir o alvo.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alho - Tóxico e Destruidor da
Sincronização Cerebral*
Há anos tenho falado para as pessoas, tudo que você precisa é de um eletrocardiograma do cérebro para ver a verdade... ele desincroniza totalmente o cérebro e faz com que percamos nossa mente psíquica ... sim nossa mente psíquica, somos humanos, não escravos de uma raça de seres que nos controlam .... isso não significa muito para a maioria.

O alho não apenas torna a pessoa repulsiva por horas após comê-lo ... como também nos torna estúpido e apatetado ... é difícil para a maioria das pessoas perceber, faça o ECG e faça os mesmos experimentos ... leia este artigo sobre isso e você vai se surpreender que ele faz limpar o sangue, mas também destrói totalmente a sincronização dos dois hemisférios da mente .. Fiquei desolado ao ao ouvir isso porque eu amo o cheiro do alho e da cebola ... mas tudo bem ... uma vez que você descobre que eles são um neuro veneno então faz todo o sentido do mundo quando você come ... o que acontece com você! ... sente um cheiro horrível e se sente totalmente repelido pelos outros. Para a maioria seria bom até não falar ... VOCE FEDE ... fique longe! Ele é também o melhor inseticida orgânico, também, existe uma razão porque nenhum inseto come alho ou qualquer coisa do gênero ... porque mata.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Princípios do Yoga

Swami Chidananda*

Yoga não está apenas no Samadhi Nirvikalpa. Esta em cada momento. Se um pensamento surge e se você não for capaz de observá-lo e suprimi-lo, você falhou no Yoga, você falhou no teste. Para cada pensamento, cada ação você deve fazer com que prevaleça seu domínio sobre seus Vrittis. Então a Yoga se realiza, e vive-se a vida divina; e qual o tempo que se toma para este processo? É um momento. Numa fração de segundo muitos fotogramas (películas de filmes) passam numa tela de cinema. Semelhante é o que ocorre com a mente. Todo o processo ocorre numa fração de segundo, começando a partir dos Samskaras e terminando com Cheshta ou a satisfação dos desejos. Através da experiência você adquire Samskara, com o Samskara você obtem Vasana, e a partir de Vasana você adquire Vritti. A imaginação torna Vritti num desejo. Então o ego se apega ao desejo e ele se torna uma pulsão, um Trishna. Agora você é forçado a fazer Cheshta - ação - para satisfazer o desejo. Este é o processo que ocorre na mente.

sábado, 16 de junho de 2012

 


Comemoração do Guru Purnima 2012
Tradição do Guru Swami Sivananda

Dias 01 e 03 de Julho

Dia 03/07/12 – A Lua Cheia de Julho é considerada pelos Gurus da Índia a data mais importante do ano para práticas intensivas de yoga, conexão com o guru espiritual e expansão da consciência, além de benefícios em todas as áreas da vida.

Este é um dia de energia especial para se conectar com toda linhagem milenar dos Brahma Vidya Gurus (Gurus Iluminados com o conhecimento de Brahman).

Conheça tudo sobre o papel e importância do Guru na tradição da Yoga milenar do Himalaia.

Programação:
Dias 01 e 03 de Julho 2012 
Domingo e Terça-Feira

Dia 01/07/12
09:30h - Mantras de abertura e Meditação
10:30h - Palestra
11:30h - Aula de Yoga
13:00h - Almoço Indiano
15:00h - Video cultura indiana e a Vida do Guru
16:30h - Satsanga e Puja
Reunião com canto de Mantras, Meditação, palestra, arati e prasad.
Incluindo: projeção de DVD sobre os ensinamentos de Swami Sivananda, e Puja, ritual tradicional para saúde, paz e prosperidade.
Orientações: recomenda-se chegar com antecedência e trazer flores e frutas.

Data: 01 de Julho 2012
Programação Completa
Investimento:
R$ 100,00 - (p/ alunos do Inst. Sivananda)
R$ 130,00 - (interessados em geral)
Inscrições até o dia 28 de junho de 2012

Data: 03 de Julho 2012
Recebimento de Mantra Diksha, e meditação com o Prof. Sivaswarupa.
Gratuito e aberto somente aos alunos e iniciados.

Local do Evento:

Instituto Sivananda – Divine Life Society Brasil
R. Dom Valverde, 108. Ipiranga – São Paulo-SP
F: (11) 9392.2956 / 2272.1098 / 3399.6012
Visite o nosso site: www.sivanandayoga.com
e-mail: sivaswarupa@yahoo.com
Evento aberto a iniciantes. Inscrições abertas!
É uma data importante. Não perca! 

terça-feira, 15 de maio de 2012

A PERSONALIDADE DE GURUDEV (Discurso da Dra. Devaki Kuti - 2ª Parte)

  Falei dessas passagens apenas para mostrar como Ele era, que amor supremo Ele tinha pela humanidade. Ele nunca condenava ninguém por ter se desviado do caminho. Ele nunca condenava ninguém por ter feito algo errado. Para ele, isto eram pequenos erros, como Ele dizia com Seu amor avassalador. E este amor avassalador os trazia de volta. E às vezes quando ele tentava transformar as pessoas - claro alguns deles foram transformados - mas outros ... depois de explorar todo o amor e cuidado, costumavam fugir. E isso, naturalmente incomodava pessoas como nós. Não podíamos entendê-los; tanto amor lhes tinha sido dado. Sabe o que Gurudev costumava dizer? Ele dizia: "Deixe-os ir. Pelo menos a semente foi plantada. Em alguma vida irá brotar. Se não nesta vida, depois de algumas vidas, ela irá brotar. Ninguém pode ser condenado pelo resto da vida.“ Este era o Seu supremo otimismo. Isso é o que Ele nos ensinou. Isto deve ser o nosso ideal. E o nosso ideal deve estar sempre além do nosso alcance. Ninguém é mau, ninguém é condenável, e as pessoas que cometem erros são obrigadas a melhorar. Isto é o que temos a aprender se quisermos seguir Swami Sivananda. Ele era como um pastor. Diz a Bíblia "O Senhor é meu pastor e nada me faltará." O pastor, quando uma ovelha se perde, sai de seu caminho para trazê-la de volta ao rebanho. Isso é o que Ele fazia conosco. O que quer que fizéssemos, sempre que fazíamos algo de errado, ele não se importava. Era sempre gentil, sempre nos amava. Ele nos trazia de volta e, de fato, quanto mais erros cometíamos, mais amor tínhamos por Ele!

  A grandeza consiste de um idealismo muito sublime além de um excelente caráter que é medido pelo sólido trabalho feito pelo bem da humanidade. E o que você encontra nas vidas de grandes seres são na verdades luzes no caminho do progresso humano. Então se você quiser compreender esses grandes seres, você precisa observá-los com a mente e o coração abertos.

   Gurudev era a personificação da síntese. Existia intensa renúncia de um lado e um super dinamismo de outro. Essas duas forças opostas encontravam confluência nEle. Também existia uma absoluta consciência do Deus interior protegida por um ativo interesse exterior acerca de todos os problemas da humanidade. Mas se alguém O observasse profundamente, não encontraria nada de contraditório Nele. Porque Seu extremo altruísmo dinâmico estava fundado em verdadeira renúncia. Para Ele renúncia e atividade exterior são complementos e não opostos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Discurso da Dra. Devaki Kutty - 1ª Parte

Namastê!

Para conhecermos um pouco mais sobre a personalidade de Swami Sivananda, nada melhor do que obter as impressões de seus discípulos diretos, aqueles que conviveram com Ele.
Porisso, estamos postando em duas partes este discurso proferido por sua discípula Dra. Devaki, que serve para acrescentar um pouco mais ao que conhecemos sobre a vida de Swami Sivananda.
Como se trata de um texto longo, postarei em duas partes.


DISCURSO DA DRA. DEVAKI KUTTY*


Sivanandaya Gurave Satchidananda Murtaye
Nishprapanchaya Shantaya Niralambaya Tejase.
Nityam Shuddham Nirabhasam Nirakaram Niranjanam
Nitya Bodham Chidanandam Guru Brahmam Namamyaham.


A PERSONALIDADE DE GURUDEV,
VIDA E ENSINAMENTOS



Palestra proferida no Yoga Vedanta Forest Academy em 1996

Falar sobre Gurudev ou qualquer grande santo é muito difícil. É como se várias pessoas cegas estivessem tentando descrever um elefante - cada uma poderá falar apenas um pouco. E logo poderei falar somente um pouco sobre minha experiência quando estive com Gurudev. O que quer que eu diga será apenas uma ínfima parte Dele, mas é o que pude compreender.

Deixe-me contar um pouco sobre Sua personalidade. Swami Sivananda tinha uma grande imponência, uma tremenda personalidade. Qualquer noção ou idéia que você possa ter sobre uma pessoa, ele vai além dessa idéia que você possa ter.

Se você pensar sobre Seu aspecto físico, eu posso lhe dizer que Ele tinha uma aparência muito impressionante. Ele tinha mais do que 1,80m de altura, grande, e não alto e magro, mas muito gordo.

Ele tinha ombros muito largos e braços muito longos. Todos os clássicos indianos dizem que grandes pessoas são Aajaanabahu (seus braços vinham abaixo dos joelhos). Isto é considerado um sinal de coragem, e Gurudev tinha longos braços. Ele tinha um jeito muito majestoso de caminhar. Ele caminhava com tal magnificência, que aquela aparência impressionava as pessoas assim que elas O avistavam. Ele era muito aprumado, mas ao mesmo tempo muito simples e muito charmoso.

Se você pensar sobre a Sua capacidade intelectual - Ele possuia um intelecto muito brilhante e inspirador.

Se você tomá-lo por um ser humano, Ele tinha grandes virtudes de coração e mente, e Seu amor pela humanidade não tem paralelo. Se você pegar grandes personalidades como Buda, Cristo e Krishna, de quem todos nós lemos, juntos, encontraremos todas as qualidades que eles apresentam em suas vidas em Swami Sivananda. Você pode pegar as qualidades predominantes dessas pessoas e compará-las com Swami Sivananda e você poderá encontrá-las Nele. Esta é a razão porque muitas pessoas encontraram Nele seu ideal. Seu apelo as pessoas era universal e ia além de qualquer conceito de casta, credo, sexo, idade ou barreiras geográficas ou culturais. Ele jamais nos desapontou. Nós sempre O encontrávamos da forma que imaginávamos que Ele poderia estar. E se tentávamos entendê-Lo, o que nós sempre fazíamos, era muito desconcertante; toda tentativa de nossa parte para compreendê-Lo, nos deixava mais confusos. No segundo capítulo do Gita tem um verso que nos lembra desse fato, acho que é o verso 29:

Aascaryavat pasyati kascid enam,
aascaryavad vadati tathai ‘va caa ‘nyah
Aascaryavac cai nam’ anyah srnoti
srutvaa ’py enam veda na cai ‘va kascit

que significa “Alguém O vê como algo incomum, e outros O dizem incomum. Outros ouvem ser Ele assim, mas mesmo ouvindo ninguém O conhece." Quanto estudo este verso, eu sempre lembro de Gurudev. Ele era tão maravilhoso, ninguém o compreendia. Ele estava além de nossas percepções sensoriais e além de nossas palavras para descrevê-lo. Sentar frente a frente com Ele, era como estar frente a frente de uma tremenda força moral, que nós nunca podíamos entender. Ele era uma extraordinária obra de arte do Artista Divino. Deus O fez daquela forma. E a coisa fundamental de Sua filosofia era, fazer o máximo de bem para o máximo de pessoas num máximo período de tempo. Se pudéssemos ter todo esse máximo junto, a filosofia por detrás seria o que é chamado "Loka Sangraha". "Loka Sangraha" significa manutenção e bem de todo o mundo. Isso é o que Ele representava.