quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


 Natureza de Deus

Swami Sivavanda

Existe uma vida imutável, consciência eterna, que sustenta todos os nomes e formas, e que abarca tudo, que é Deus. Deus é o Vidente não percebido, o Ouvinte não escutado, o Pensador impensável, o Conhecedor desconhecido. Sem ser visto, Ele auxilia com mãos fieis. Inaudível, Ele ouve sua fala. Desconhecido, Ele conhece seus pensamentos. Ele é Poder Absoluto e Consciência Infinita. Ele é o eterno por trás de todas instabilidades,  Sustentáculo de todas funções e fenômenos.


Deus se expressa em todo lugar como Lei. As Leis da gravitação, coesão, relatividade, causa e efeito, as leis da eletricidade, química, física, todas as leis psíquicas são expressões da vontade de Deus. O que quer que na realidade exista pelo qual todo este universo de terrível dimensão subsiste em Deus. Beleza, Sabedoria, Amor, Bondade,Paz e Bem-Aventurança, são os atributos de Deus. Ele é Luz e Verdade, a fonte de recursos para toda Energia. A Meditação no Senhor Onipotente é um método dinâmico para aumento da energia, força e poder do indivíduo.

Independente do indivíduo aceitar o não a existência de Deus, Ele existe. Ele é a mesmo tempo imanente e transcendente, manifesto e imanifesto. Ele está mais próximo de você do que sua respiração e mais perto de você do que suas mãos e pés. Devemos perceber o fato supremo da Onipresença do Senhor no som, cor, forma, gosto, cheiro e em cada polegada de sua criação.

Deus está além de cada um dos sentidos, você pode percebê-Lo, conhecê-Lo e senti-Lo, aqui e agora.  Como o sabor de uma maçã nunca pode ser conhecido se não experimentado pelo próprio indivíduo; da mesma forma, a natureza de Deus não pode ser conhecida sem intuição direta ou realização. O conhecimento de Deus é a causa definitiva para todos os males e sofrimentos da vida. Deus é a suprema panacéa para todas as fraquezas, limitações e infelicidades do homem. Ele é graça infinita e oceano ilimitado de Misericórdia, a pedra fundamental e objetivo de todos os seres. Busque-O. Realize-O. Somente então você será perfeito e livre.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sobre a Meditação

 
 
Vigie sempre sua mente muito atentamente. Esteja sempre vigilante. Fique alerta. Não siga as oscilações de irritabilidade, inveja, raiva, ódio, luxúria que se elevam na mente. Essas ondas negras são inimigas da meditação, paz e sabedoria. Elimine-as imediatamente com pensamentos sublimes. Maus pensamentos que surgem podem ser destruídos com a criação de bons pensamentos e podem ser mantidos com a  repetição de algum Mantra ou Nome do Senhor, pensando-se em qualquer forma do Senhor, pela prática de Pranyama, cantando os nomes do Senhor, fazendo-se boa ação, enfatizando sobre a miséria que surge dos maus pensamentos, inquirindo-se " Quem sou eu?" ou por meio da força de vontade que decide suprimir o mau pensamento. Quando você atingir o estado de pureza, os maus pensamentos não mais surgirão em sua mente, pois fácil será evitar o intruso ou inimigo logo no início, então também será fácil superar um mau pensamento logo que ele surja.  Corte o mal pela raiz. Não permita que sua raiz se aprofunde.
Não inflinja qualquer dor ou sofrimento a nenhuma forma de vida com cobiça, egoísmo, irritabilidade ou perturbação. Deixe de lado a raiva e a má-vontade. Deixe de lado a animosidade, e as discussões acaloradas. Não discuta. Se você discutir com alguém ou se tiver uma discussão acalorada com qualquer pessoa, você não poderá meditar por três ou quatro dias. Sem equilíbrio mental ficará perturbado. Muita energia será desperdiçada em direções inúteis. Seu sangue esquentará. Os nervos ficarão destruídos. Você deve tentar o máximo que puder manter a mente sempre serena.
A meditação somente ocorre em uma mente serena. Uma mente serena é o bem espiritual mais valioso para você.
Você deve praticar austeridade da fala se realmente deseja fazer rápido progresso na meditação. Deve sempre falar palavras doces e suaves. Você deve falar a verdade a qualquer custo. Não deve proferir qualquer palavra grosseira ou indecente com o propósito de ofender o sentimento dos outros. Você deve medir bem suas palavras antes de pronunciá-las. Você deve falar pouco. Isto é austeridade da fala ou Vak Tapas que irá conservar energia e lhe dará paz mental e força interior.
Existem diferentes formas de meditação. Um determinado tipo é mais adequado para uma determinada mente. A mente da meditação varia de acordo com o gosto, temperamento, capacidade e tipo de mente do indivíduo. Um devoto medita sobre sua deidade preferida ou Ishta-Devata. Um Raja Yogi medita sobre o Purusha especial ou Ishwara que não é tocado por aflições, desejos e Karmas. Um Hatha Yogi medita nos Chakras e nas deidades que os presidem. Um Jnani medita no seu próprio Self ou Atma. Você terá que descobrir por você mesmo o tipo de meditação adequada para você. Se você não for capaz de fazer isto, terá que consultar um professor ou preceptor que atingiu a Auto-realização. Você será capaz de conhecer a natureza de sua mente e o método correto de meditação para você.
Quando você entra em meditação profunda, você não terá consciência do seu corpo ou do ambiente. Você terá equanimidade, da mente. Não ouvirá qualquer som. Haverá uma cessação das sensações de altos e baixos. A consciência de egoísmo também desaparecerá gradualmente. Você experimentará inexplicável alegria e indescritível felicidade. Gradualmente a razão e reflexão também cessarão.
Existem muitos treinamentos valiosos da mente que são essenciais para educá-la, por exemplo, treino da memória, o cultivo da reflexão, discriminação, Vichara ou inquirição como "Quem sou eu?". A prática da meditação em si é uma potente clarificadora da memória. A prática do cultivo da memória pode ser poderosamente alcançada através da meditação.
Um Yogi que medita regularmente possui uma personalidade magnética e encantadora. Aqueles que entram em contato com ele são influenciados pela sua voz doce, oratória poderosa, olhos brilhantes, aspecto saudável, bom comportamento, qualidades virtuosas e natureza divina. Como um grão de sal mergulhado numa vasilha com água se dissolve totalmente, como uma doce fragrância de jasmim permeia o ar, assim também a aura espiritual torna-se infiltrada nas mentes dos outros. Pessoas absorvem felicidade, paz e força dele. Elas são inspiradas pelo seu discurso e elevam a mente pelo mero contato com ele.
Você terá que passar pelos seis estágios da meditação e finalmente entrará no perfeito Nirvikalpa Samadhi, o estado de superconsciência. A percepção da forma desaparecerá totalmente. Não existe nem meditação nem meditador agora. O meditador e o objeto de meditação tornaram-se um. Você agora alcançará o mais elevado conhecimento, e a eterna paz suprema. Este é o objetivo da vida. Este é o objetivo da  existência. Esta é a final beatitude da vida. Agora você é um sábio iluminado ou um Jivanmukta iluminado. Você está libertado mesmo enquanto vive. Eis porque você é chamado um Jivanmukta. Você está totalmente livre da dor, tristeza, medo, dúvida e ilusão. Você se tornou idêntico com Brahman. A bolha se fundiu no oceano. O rio encontrou o oceano e tornou-se o oceano. Todas as diferenças e distinções desapareceram. Você agora experienciará: "Sou o Sel Imortal. Tudo é realmente Brahman. Não há mais nada, somente Brahman."
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Toda falha é um degrau para o sucesso. Cada dificuldade ou desapontamento é uma trilha de sua verdadeira fé. Cada doença é uma purgação cármica. Todo incidente desagradável é um teste para sua confiança em Deus. Toda tentação é um teste de sua força espiritual. Contudo, Nil Desesperandum. Seja sempre ousado e alegre. Marche corajosamente. Seja sincero e zeloso em todos os seus empreendimentos. Marche para frente como um herói.
Swami Sivananda

domingo, 6 de outubro de 2013

YOGA DA SABEDORIA


O corpo é composto pelos cinco elementos e é ignorante. É feito de pele, carne, sangue e ossos. É criado pelo tempo, ação e atributos de Sattwa, Rajas e Tamas.
O Atma é não nascido, não morre, nem pára ou vai a lugar algum. Não é masculino nem feminino ou neutro. É todo penetrante e de duração eterna. É um sem um segundo, sem mácula como o éter, eterno, puro e perfeito conhecimento em si mesmo.
Tristeza tem sua raiz no corpo. O corpo possui Karmas por sua própria causa. A ação ou Karma origina no homem com a noção de “Eu” que é ignorante, é eterno, tendo por Avidya sua principal causa. O egoísmo está sempre associado com a reflexão de Chit como um pedaço de ferro aquecido pelo fogo. Então o corpo torna-se independente com Ahamkara e torna-se possuidor de inteligência.
“Eu sou o corpo” – esta noção surge devido à conexão entre o Self e Ahamkara. A vida mundana que é fonte de prazer e de dor tem a sua raiz na ideia do “Eu” no corpo, em razão dessa identificação do Atma que não se modifica com Ahamkara com a noção de “Eu sou o corpo, eu sou o autor da ação”, a alma individual sempre atua e é forçadamente presa aos resultados. Possuidor de virtude e vício ele vagueia para cima e para baixo. “Certamente tenho feito muito bom trabalho através de sacrifício, doações e outras coisas, e deverei  ir para o céu e desfrutar de felicidade lá – assim ele pensa. Com a mesma falsa ideia de desfrutar no céu de felicidade celestial por algum tempo, ele cai após esgotado seus feitos meritórios.
Enquanto existir conexão entre Ahamkara ou o princípio do egoísmo e o resto com o corpo e os órgãos sensoriais, existirão prazeres e dores e existência transmigratória para o self do Conhecedor. Ahamkara é a ideia de “Eu” e “Meu” nos corpos sutil e grosseiro. O ignorante fica preso ao corpo. Eles não podem se elevar acima do sentido de “eu” e “Meu” no corpo grosseiro. A discriminação eleva-se um pouco acima por meio do conhecimento.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Seguindo os passos do Cristo

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade, exceto o amor a Deus e servir apenas a Ele.
Feliz é aquele a quem a própria verdade ensina, não por aparências e palavras que passam, mas ela mesma.
Aquele para quem todas as coisas são uma só, ele que reduz todas as coisas para uma e vê todas as coisas como uma, pode desfrutar de uma mente calma e permanecer pacificamente em Deus.
Toda perfeição nesta vida possui alguma imperfeição misturada a ela, e nenhum conhecimento nosso é desprovido de obscuridade. Um modesto conhecimento de ti mesmo é um caminho mais seguro para Deus do que uma profunda busca após o aprendizado.
Não estime a si mesmo melhor do que os outros, menos talvez na vista de Deus, que conhece o que está no interior do homem, tu estará em pior condição do que eles. Se não existir nenhum bem em ti, acredite que exista muito mais nos outros, dessa forma você possa conservar humildade em ti.
Meu filho, você não pode gozar de perfeita liberdade a menos que você renuncie totalmente a si mesmo.
Devemos ser caridoso para com todos, mas familiaridade com todos não é conveniente.
Enquanto vivermos neste mundo não podemos estar livres de tribulação e tentação. Todos, entretanto, devem ser cuidadosos sobre suas tentações, e vigie-as em oração, para que o mal encontre uma vantagem para desapontá-lo.
AULAS DE YOGA, MEDITAÇÃO E CURSOS DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR SIVANANDA YOGA
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