terça-feira, 31 de março de 2015

Os Primeiros Frutos da Prece

A prece gera boas correntes espirituais e produz uma rara tranquilidade na mente; ela eleva toda natureza emocional e é acompanhada pelo aumento da graça interior, força interior, e um sentimento de sintonia com o Ser Supremo. A puruficação de intensos sentimentos surgem nos atos de prece, traz a mais benéfica mudança no íntimo do coração; a atitude receptiva da mente em prece silenciosa coloca o espírito do homem em sintonia com o Infinito, conecta-o ao poderoso gerador de inexaustiva energia e recarrega-o com força, graça, energia, luz. Quando as preces nascem da absoluta devoção, pureza de motivo, desapego dos problemas mundanos, e fé firme no Divino, elas colocam o ser interior do homem em contato com a espiritual Experiência.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 57)

segunda-feira, 30 de março de 2015

Poderes Psíquicos e a Verdadeira Yoga

Não pense muito nos Siddhis psíquicos. Clarividência e clariaudiência não valem a pena ter quando muito maior iluminação e paz são possíveis sem os Siddhis. Desejo por poderes atuarão como baforadas de ar capazes de apagar o brilho da lâmpadas do Yoga que estão sendo cuidadosamente acesas. Qualquer desejo egoísta por Siddhis apagará a pequena luz espiritual que o Yogi acendeu após tão grande luta e lançará  o estudante para baixo nas profundezas do abismo da ignorância. Ele não será capaz de elevar-se novamente no estágio inicial que ascendeu na colina do  Yoga.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 56)

domingo, 29 de março de 2015

Poderes Sobrenaturais e Experiência Espiritual

Durante o curso de sua Sadhana, o aspirante adquire algumas experiências, passa a ter maravilhosa visão dos Rishis, Mahatmas, entidades astrais de vários gêneros, escuta sons melodiosos, sente o odor de Divya Gandha, adquire o poder de ler pensamento, previsões, etc. Agora, o tolo aspirante imagina que atingiu o mais alto objetivo e para de seguir na Sadhana. Ele escorrega no falso Tushti ou falso contentamento. Isto é um sério erro. Essas visões, essas experiências e esses poderes não são em si mesmos o ponte culminante da Sadhana. Abandone a ideia dessas experiências e poderes. Apenas a experiência final, intuitiva e direta do Supremo é a verdadeira.
(Dail Readings - Swami Sivananda - p. 56) 

sábado, 28 de março de 2015

Realização Espiritual e Armadilhas Psíquicas

Vários Siddhis psíquicos e outros poderes surgem na vida do Yogi que controlou os sentidos, o Prana e a mente. Mas todos eles são obstáculos à realização espiritual. Eles são obstáculos; eles seduzem os estudantes Yogis. As tentações  dos mundos astral, mental e Gandharva são mais poderosas do que as tentações terrenas. Estudantes incautos são completamente dominados por elas. O indivíduo fica preso a alguns poderes psíquicos, com o resultado da prática regular da meditação e concentração; mas utilizar tais poderes para propósitos inferiores e egoístas, de obter algum benefício material será desastroso.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 55/56)

sexta-feira, 27 de março de 2015

As Perigosas Armadilhas do Caminho - III

O hábito de divagar da mente é um dos grandes obstáculos no caminho. Ele se auto manifesta de várias maneiras. A mente de um chefe de familia divaga sobre cinema, teatro, circo, etc. A mente de um Sadhu ou de um monge divaga sobre Varanasi, Brindavan, e outros lugares de perigrinação. Muitos Sadhus não permanecem em um lugar durante a Sadhana. O hábito divagatório da mente deve ser controlado  tornando-a casta e constante por Vichara. A mente deve ser treinada a permanecer em um lugar por cinco anos durante sua vida meditativa, a um método de Sadhana, a um caminho do Yoga, a um objetivo espiritual, e a um guia.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 55) 

quinta-feira, 26 de março de 2015

As Perigosas Armadilhas do Caminho - II

O pecado e a maldade é um hábito tão forte no homem que ele nunca sente que está cometendo-os embora noite e dia ele os pratique tão constantemente. E o maior mal deve-se ao fato de que mesmo num estado degenerado, o aspirante é iludido por Maya ao pensar que ele alcançou um considerável progresso na espiritualidade. Ele se decepciona com a ideia de que quanto mais ele se preocupa avança ainda mais na Sadhana. Ele pensa que já atingiu aquele estado de Nirlipta (desapego), que ele pode fazer qualquer coisa que não será afetado.
Sob tal grave ilusão ele permite a si mesmo desregrar-se e degenerar-se, intolerante à crítica, ressentido diante da menor oposição, profundamente desatencioso ao sentimento dos outros e absolutamente refratário ao conselho e a correção.Todo sentimento de discriminação, julgamento sensato e introspecção desaparecem dele. Mesmo a comum cortesia e cultura comumente possuída por um homem mundano saem do aspirante devido a sua presunção de avanço e crescimento espiritual em sabedoria. Ele torna-se disposto a atacar mesmo as pessoas mais velhas e veneráveis  e as almas espiritualmente superiores. Perceba totalmente a importância de tornar-se um homem transformado ética e moralmente, antes que possa pretender se tornar um Sadhaka. O aspirante deve cuidadosamente evitar os perigos da auto decepção mediante constante vigilância e introspecção. Quando sua natureza estiver mudada, purificada e preparada, a Divina Graça espontaneamente inundará seu Coração e o iluminará.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 54/55)

quarta-feira, 25 de março de 2015

As Armadilhas Perigosas do Caminho - I

Desde o início na vida espiritual do indivíduo, ele deve entender claramente o significado da verdadeira "humanidade" - o desejo sincero de erradicar gradualmente o orgulho, egoísmo e a inveja, sincera e incessante introspecção a fim de encontrar os próprios defeitos e aprimorar a si mesmo - reside na esperança do indivíduo por progresso. Sem esta base, qualquer forma de Sadhana torna-se uma ilusão e um desperdício. Ela torna o aspirante mais soberbo, orgulhoso e egoísta. Quando isto acontece, todos bons conselhos e instruções não surtem efeito. Influências de ordem superior deixam de ter qualquer efeito assim que o aspirante torna-se deliberado e obstinadamente não receptivo a elas. Deve-se exercer  eterna vigilância para evitar que ele caia neste perigoso estado. A vida espiritual não é uma questão de luz.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 54)