BHAKTI EM YOGA
1.
QUEM É ISVARA
Deus
é um espírito especial não efetado por aflições, trabalhos, realizações e
meios.
NOTAS
O
Yoga de Maharshi Patanjali Maharshi é um complemento da filosofia Sankhya de
Kapila. Kapila nega a existência de um Isvara. Ele diz que Prakriti pode fazer
tudo. Maharshi Patanjali admite a existência de um Isvara. É desta filosofia
portanto, que deriva o nome Sankhya Sa-Isvara. O Isvara de Patanjali não é nem
o Deus pessoal dos Bhaktas nem o Brahman
impessoal dos Vedantins. Seu conceito de Deus é um Purusha especial,
completamente livre de todas as aflições, trabalhos, realizações e meios.
2. FONTE DE CONHECIMENTO
Nele
reside a mais elevada fonte da onisciência.
NOTAS
A
natureza de Isvara é descrita nos Sutras 24, 25 e 26. O meio para se
desenvolver devoção por Isvara encontra-se descrito nos Sutras 27 e 28. Os
frutos da devoção são descritos no Sutra 29. Conhecimento infinito de Deus. No
Vayu Purana está escrito: Onisciência, satisfação eterna, eterno conhecimento,
independência, poder que não decai, poder infinito – estes seis são tidos como
sendo os Angas do Grande Senhor. Conhecimeento, desapego, Aisvarya, Tapas,
verdade, clemência, Dhairya ou paciência, poder de tolerância, Atma
Svarupajnana ou conhecimento do Self e ser o Adhishthana ou substrato de todas
as atividades – estas são as qualidades imutáveis (Avyayas) inerentes a Deus.
3.
O GURU DE TODOS
Ele (Deus),
não estando condicionado pelo tempo, é o Mestre mesmo de todos os
anciões.
NOTAS
Os
mestres anciões estiveram condicionados pelo tempo. Mas este Isvara é Adi-Guru,
aquele que não está condicionado pelo tempo. O depósito de conhecimento e poder
está em seu interior. A ajuda de um
Guru é muito necessária para o despertar do conhecimento. Não existe progresso
espiritual possível sem o auxílio de um Guru. Aquele Guru que retira o véu e
obstáculos do aspirante e coloca a luz em seu caminho, aquele que é onisciente,
que existe no passado, presente e futuro, aquele que é independente é Deus ou
Isvara.
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