Quando algo é feito, se isto resulta numa experiência de felicidade, alegria ou satisfação pessoal, saiba que você está praticando uma ação correta; mas se você sentir medo, vergonha, dúvida ou peso de consciência, saiba que você está praticando uma ação errada. Uma consciência constante no Divino, elimina todas as possíveis tendências de se praticar uma ação errada: isto fará com que sua mente poderosa e adquira um forte discernimento moral o qual fará com que você facilmente possa avaliar na iminência de uma determinada ação se ela é correta ou errada, boa ou má. Sempre que você praticar uma ação, se experimentar uma elevação da mente, uma sensação de tranquilidade e clareza, saiba que se trata de uma ação correta.
Não pratique nenhum ato que traga mal aos outros ou que o fará se arrepender ou envergonhar-se mais tarde. Pratique atos que são meritórios e que façam bem a você e aos outros. Esta é uma breve descrição da conduta correta. Os preceitos morais têm livrado um e outro de muitos males.
É o motivo que conta na realização do ato. O certo ou errado deverá ser determinado, não pelas consequências objetivas, mas pela natureza da intenção subjetiva do agente. Deus vê o motivo do praticante.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 61/62)
Nenhum comentário:
Postar um comentário