terça-feira, 25 de julho de 2017

32. Você Está se Tornando uma Pessoa Melhor?

A perfeição espiritual segue a perfeição ética. Onde existe dharma (retidão) existe adhyatma (espiritualidade), e onde existe adhyatma é necessário que seja o verdadeiro dharma. Se existe adhyatma, mas falta o verdadeiro dharma, então o adhytma é imperfeito e incompleto. Essas verdades devem ser claramente entendidas e compreendidas. Elas devem ser a base da vida espiritual. Dharma é a fundação, sadhana é a estrutura, adhyatma é o acabamento. Mesmo que a estrutura esteja completa, mas se o telhado ainda não foi colocado, ninguém poderá viver ali. Adhyatma então é aquilo que completa, mas ambas, a estrutura da sadhana e o complemento do telhado da sadhana somente podem ser levantados sobre a fundação do dharma.  

Ninguém é perfeito neste mundo fenomênico criado, mas todos possuem o potencial para a perfeição. A vida é um meio para se elevar da imperfeição para o estado de perfeição. Esta é a razão porque a vida é dada. Sadhana é um sistema científico para se alcançar aquela perfeição. Uma fruta ainda verde num jardim está imperfeita; não é doce nem satisfaz. Não pode ser apreciada porque está imperfeita. Uma fruta que ainda não está madura tem que utilizar toda a natureza ao redor para gradualmente elevar-se acima de seu estado de imperfeição e tornar-se uma fruta madura, suculenta que alegre a todos. Então, todo o processo é uma transformação gradual da imperfeição para a perfeição, da incompletude para a completude, de uma natureza imperfeita para uma natureza bela, toda perfeita e divina. O potencial para essa transformação está dentro de cada indivíduo humano. Deus habita em todos os seres, mas todos os seres não podem tornarem-se conscientes da divindade que habita em seu interior. É somente dado ao homem que pensa, raciocina e expande sua compreensão de si mesmo. A este ser único somente é aberta a habilidade de reconhecer sua missão e se empenhar no esforço proposital de tornar-se perfeito.

Uma das infalíveis aferições da verdadeira vida espiritual é, “O que minha sadhana está me fazendo? ” Bem separado desta conexão com Deus ou nossa Realidade eterna, a vida espiritual também deve ser testada sobre a base de nosso relacionamento com a criação de Deus. A medida que você prossegue em sua vida espiritual, você está se tornando mais e mais compassivo com relação às criaturas de Deus? Você está se tornando uma pessoa mais verdadeira em suas relações, está se tornando uma pessoa de ações mais sublimes e pensamentos puros; está ocorrendo isso? A ausência de maturidade da natureza humana imperfeita gradualmente está dando lugar à maturidade, para uma vida espiritual madura? Em última análise, está se movendo para a perfeição de uma maneira divina? Dia a dia o indivíduo deve testar a si mesmo: “O que minha sadhana está fazendo para mim? Qual processo está tomando lugar dentro de mim, de minha mente, coração e minha abordagem para a vida? ”

Essa é a aferição: você está se tornando melhor com o seu vizinho; está se tornando um discípulo melhor para seu guru, um melhor buscador com outros colegas buscadores? Você está se tornando um fator positivo e criativo de inspiração e adoração em sua sociedade humana contemporânea? É muito importante que você mantenha uma tabela sobre o que está acontecendo a você, porque eles dizem que sadhana é um tipo de alquimia onde metal é transformado em ouro. Aquela alquimia deve tomar lugar no interior de sua personalidade; qualquer sadhana autêntica deve inevitavelmente trazer esta transformação interior. Na vida espiritual, este processo interior de tornar-se transformado deve invariavelmente seguir toda sadhana em que corretamente se envolve, que é corretamente orientada, que é feita com uma profunda compreensão do que é presumível para a vida e personalidade do indivíduo. Esta transformação espiritual aqui e agora é igualmente importante quanto o objetivo final da realização em Deus. Quero dizer que ela é ainda mais importante. Se ela não está ocorrendo, você terá que esperar muito, porque existe algo bloqueando a necessária transformação interior.   

Sadhana torna uma pessoa numa pessoa boa – uma pessoa verdadeira, tolerante, compassiva. A sadhana cria uma pessoa de caráter nobre, conduta pura e vida piedosa. Então ela torna um processo gradual de ascensão do espírito em direção a consciência de Deus. A imperfeição não é para ser mantida para sempre. Embora tenhamos nascidos imperfeitos, não é para ser tolerada ou mantida. Este é o significado da vida, a importância da vida.


(extraído de sivanandaonline.org – tradução livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário