INSTRUÇÕES PRÁTICA SOBRE CONTROLE MENTAL
Por
Sri Swami Sivananda
Por que pensamentos maus surgem na mente? Como eles podem ser encontrados?
O próprio fato de que pensamentos maus lhe causam sofrimento mental é um sinal de progresso espiritual; pois muitos não têm tanta sensibilidade.
Para alguns, é muito difícil manter a mente serena e pura, as causas são Samskaras mundanos profundamente enraizados, ambientes desfavoráveis e a predominância de tendências extrovertidas. Para alguns, é claro, os maus pensamentos não são um problema. Eles aparecem ocasionalmente como uma fase passageira sem causar muitos estragos.
Observe sua mente com muito cuidado. Esteja vigilante. Esteja alerta. Não permita que as ondas de irritabilidade, ciúme, ódio e luxúria o perturbem. Essas ondas escuras são inimigas da vida pacífica, da meditação e da sabedoria.
Corrija a causa primeiro: A mente geralmente pensa em uma coisa de cada vez. Concentrar-se em bons pensamentos ou em qualquer forma do Senhor, ou na vida de um grande profeta, ou meditar sobre a vasta extensão e a quietude do oceano ou do céu, será de grande ajuda.
Às vezes, a autossugestão não tem grande utilidade por causa de sua relação imediata com sua contraparte que assedia sua mente. Pensar na evanescência da vida neste momento o deixará deprimido e fraco.
A autossugestão é muito útil na prática diária, de acordo com a tendência negativa predominante. Por exemplo, no caso de um forte desejo de vingança, a vida de Cristo, Gandhiji ou Lincoln é um assunto adequado para meditação. Mas, o que então deve ser feito no calor do momento?
Se algo de errado for feito a você, você nunca poderá reconciliar sua mente tentando imediatamente pensar no perdão. Será repulsivo e a tentativa será um fracasso.
Primeiro controle as emoções violentas retirando a mente de dentro e dissociando-se da causa e do ambiente imediato. Medite nos atributos do Senhor ou chame sua atenção para um reino novo e interessante. Estude a vida de grandes santos. Em seguida, recorra à sugestão automática. Reflita sobre a reação em cadeia do mal da vingança e medite na glória e na paz do perdão.
Samskaras: Por não repetir ações que intensificariam as velhas tendências negativas, você está tentando combater os maus Samskaras. Muito sucesso pode ser alcançado em suavizar Samskaras malignos. Oração, jejum, cânticos que elevam Slokas e o Nome do Senhor e a prática sistemática de concentração e meditação são, sem dúvida, as ajudas mais importantes.
O esforço implacável para viver uma vida espiritual é muito necessário. O ângulo de visão deve ser alterado. O Sadhana regular manterá a mente sempre limpa.
Faça uma introspecção e examine seus motivos. As correntes cruzadas de gostar e não gostar ainda são muito fortes dentro de você. Os sentidos ainda estão ingovernáveis. Existem anseios secretos e desejos velados. Os Vrittis são poderosos. Impulsos luxuriosos estão à espreita. Você pode perguntar por que às vezes fica zangado. A raiva nada mais é do que uma manifestação de luxúria insatisfeita. Você ainda está longe de se estabelecer em Pratyahara. Rajas e Tamas se manifestam muito em suas ações. Não se engane. Um interesse fantasioso pelo caminho espiritual é inútil. Resignar-se ao destino, ou permanecer estático, será pernicioso a longo prazo. Você vai se arrepender mais tarde. Comece um vigoroso Sadhana agora!
O positivo supera o negativo. O amor supera a luxúria. A paciência supera a raiva e a irritabilidade. A coragem supera o medo. Uma vida sáttvica supera uma vida tamásica. Portanto, faça o melhor uso do positivo para superar o negativo.
Associação: Viva uma vida interior. Fale pouco. Fale bondosamente, gentilmente, cordialmente, jovialmente, inteligentemente. Não incentive a amizade rápida. Misture pouco. Uma certa dose de indiferença é muito necessária, mas não seja cínico, não seja sem amigos. Este é um mundo relativo. Você tem que se dar bem com hedonistas, boêmios e epicuristas.
Mantenha-se absolutamente afastado de literatura vulgar indesejável, pinturas e filmes. Sem pureza moral, nenhum Sadhana é bem-sucedido.
Tenha alguns princípios definidos. Não se misture com mulheres. 'Atitude de mãe' ou 'atitude de irmã' é de muita pouca utilidade para um jovem Sadhaka. Não estou pedindo que você seja um puritano obstinado. Mas quando você conhece sua fraqueza, não há necessidade de cortejar uma queda.
Dieta: Evite pratos quentes e picantes. Coma comida vegetariana simples, nutritiva e leve, mas não seja um modista. Ajuste-se às circunstâncias. Evite refeições pesadas e tarde da noite. Não coma de vez em quando. Um celibatário realmente precisa de muita pouca comida. Comer demais é uma espécie de paixão. Jejue completamente uma vez a cada quinze dias. Faça jejum parcial uma vez por semana.
Tendência extrovertida: quando você se mantém ocupado, não acalenta pensamentos impuros. Quando você descansa e deixa a mente em branco, os pensamentos impuros tentam entrar insidiosamente. Não fique ocioso. Dedique-se a algum trabalho útil e interessante em suas horas de lazer, como por exemplo, participe de algumas atividades sociais úteis. Aos domingos, em vez de ir ao cinema, você pode ajudar o Bharat Sevak Samaj, a Missão Ramakrishna, a Divine Life Society ou qualquer outra instituição filantrópica de sua cidade; ou, criar um novo campo de trabalho público.
Cultive o espírito do Yoga. Incutir interesse em seu trabalho. Sirva com abnegação. Sirva sem apego, mas não seja irresponsável. Sirva sem ostentação. Sirva para o bem dos outros. Sirva pelo bem do seu coração.
Namastê
ResponderExcluirParabéns Govinda!
Que nós possamos sempre seguir as sábias orientações do Guru Swami Sivananda.
Gratidão