quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Objetivo da Vida


Swami Sivananda
A vida do homem é uma indicação do que está além dele e do que determina o curso dos seus pensamentos, sentimentos e ações. A vida maior é invisível, e a visível é uma sombra lançada sobre a invisível que é a real. A sombra dá uma ideia da substância, e não podemos prosseguir o caminho da verdadeira substância pela percepção da sombra. A existência humana, em razão de suas limitações, desejos e várias formas de descontentamento, inquietação e tristeza, aponta para alcançar algo superior ao final, embora seja incompreensível a natureza deste final.

Como a vida nesta terra é caracterizada por incessante mudança e nada aqui parece ter o caráter de realidade, nada aqui pode contentar o homem completamente. O Bhagavad Gita se refere a este mundo como anityam, asukham, duhkhalayam, ashashvatam. Impermanente, infeliz, morada da tristeza, transiente. Os sábios de antigamente que se realizaram declaram isso. A Verdade é a Unidade. E que a meta da vida humana é a realização e a experiência desta Verdade.

O universo é inconstante, e é somente um campo de experiência dado aos indivíduos para que eles possam evoluir em direção a Mais Alta Verdade. É a glória do povo de Bharatavarsha (Índia) que para eles o universo visível não é real e apenas o Eterno invisível é real. Eles não acreditam naquilo que percebem com os sentidos. Eles têm fé apenas naquilo que é o fundamento de toda experiência, além dos sentidos, além mesmo da mente individual.

Devotos sinceros costumavam buscar abrigo nos grandes sábios que se purificavam na sagrada região dos Himalaias com sua poderosa presença, e vivenciaram a vida austera dos Yogis para alcançar a liberdade dos embaraços do vínculo da vida ligada à terra e descansarem na beatitude do Absoluto, Brahman. Isto eles consideravam a verdadeira vida, e assim, a forma de cumprir a lei do Eterno.

O grande legislador Manu, depois de descrever os vários princípios de Dharma, finalmente, afirma: De todos estes Dharmas, o Conhecimento do Self é o mais alto, ele está na verdade em primeiro lugar de todas as ciências; pois, através dele, se alcança a imortalidade. A busca de Dharma, Artha e Kama tem o seu significado na obtenção de Moksha que é o maior de todos os Purusharthas (finalidade da vida humana). Dharma é o valor ético e moral da vida; Artha é o seu valor material, e Kama é o seu valor vital, mas Moksha é o valor infinito de existência, que abrange todos os outros e é por si só muito maior do que todos. Existem outros como auxiliares ou preparatórios para Moksha. Sem Moksha, eles não têm valor e não transmitem nenhum significado. O seu valor está condicionado a lei do infinito, que é o mesmo que Moksha.

Os Vedas e as Upanishads são expirações do Ser Divino, e eles dão um profundo comentário sobre a vida espiritual. São exposições do significado e do propósito da vida humana e o método para transmutação da aparência mortal para a Essência Imortal. O caso do grande Nachiketas e a estória de suas aventuras em busca da Verdade narradas no eletrizante Kathopanishad serve de exemplo para todos os homens capazes de pensar e refletir.

Nada no mundo sensorial pode ser de valor verdadeiro. Isto é o que Nachiketas ensinou através de seu memorável ato de renúncia. Nem mesmo uma vida mais longa e imensa riqueza que lhe foram oferecidas puderam tentá-los. Ele perseverou em sua busca pelo Mais Alto, e ao final alcançou o Mais Alto. Nada menos que isso poderia satisfazê-lo. Assim são os verdadeiros heróis. Um verdadeiro herói não é quem é atacado por balas ou arrisca a vida em situações perigosas, luta em batalhas, mergulha em oceanos ou escala altos montes, mas quem subjuga seus sentidos e conquista sua mente, reconhece a suprema unidade da vida e deixa de lado dualidades e desejos. Alcançar isso é dever do homem; esta é a mensagem imortal dos sábios das Upanishads.

O emaranhado da experiência sensorial em que o homem está preso é quase irritante, e é difícil livrar-se dele. O homem é iludido pela noção da realidade nas relações chamadas externas das coisas e, assim, lhe advém a tristeza. O Mahabharata diz que o contato dos seres neste universo é como o contato de toras de madeira num rio que flui, temporário. No entanto, o apego a percepção dos sentidos é tão forte que os fantasmas são confundidos com os fatos, o impuro é confundido com o puro, o doloroso com o agradável, e o Self com o não-self.

A mensagem dos antigos sábios é que a vida que se vive no mundo dos sentidos é enganosa, pois esconde a Existência subjacente a todas as coisas e nos faz sentir que apenas a apresentação especial de formas perante os sentidos por si só é real. Crianças correm atrás dos prazeres externos e caem na grande rede da morte. Os heróis, no entanto, conhecendo o Imortal, não procuram o Eterno entre as coisas instáveis aqui., diz o Upanishad. O chamado dos antigos sábios ao homem é a seguinte: Oh filho do imortal! Conheça a si mesmo como o Infinito! Torne-se o Todo. Esta é a bênção suprema. Esta é a suprema felicidade. Esta é a mensagem imortal para o homem.

Os sábios vez e outra têm sublinhado: Se alguém O conhece (ou seja, o Ser Imortal) aqui, então eis aqui o verdadeiro fim de todas as aspirações! Se alguém não O conhece aqui, grande é a perda para ele . (Kenopanishad). E o sábio Yajnavalkya diz que de todas as grandes obras realizadas neste mundo, sem o conhecimento do Ser Único Imperecível, nada mais tem valor. Serviços humanitários; jejuns e caridade; vida política, nacional, social e individual; todas devem estar baseadas no sentimento de fraternidade universal que é a eterna expressão da Realidade da Individualidade universal.

A humanidade poderá ter esperança por paz quando esta condição, descoberta e afirmada pelos Rishis, a saber, quando respeitada a lei do Divino. A paz só poderá ser alcançada quando o sistema do Divino for respeitado e incorporado à vida. E esta paz é inversamente proporcional ao amor ao corpo, a individualidade e suas relações no mundo, no qual a humanidade encontra-se normalmente mergulhada. O despertar para uma consciência mais alta se faz necessário para que a desordem e o descontentamento possam ser abolidos.

A educação da humanidade na direção certa é a condição para a paz mundial. O materialismo, o ateísmo, ceticismo e agnosticismo galopantes nestes dias os quais têm roubado o homem da sua reverência para com o Supremo Absoluto são os principais responsáveis pelo egoísmo crescente, desejo, confusão, violência e agitação da mente que estão fervilhando no mundo. O homem deve saber que por trás da aparência de materialidade, singularidade, externalidade, a dúvida e a impermanência, está a realidade da espiritualidade, unidade e o infinito.

Sem o reconhecimento dessa realidade, a vida perde seu sentido e torna-se um vazio, desprovida de significado e propósito, morta, por assim dizer. Viver no divino é morrer para a estreiteza do mundo dos sentidos; e limitar-se a este último é destruir a si mesmo. (nas palavras do Isavasyopanishad). A tendência atual da vida precisa ser revista, e uma reorientação trazida à luz da moralidade, ética e espiritualidade. A mudança necessária não é apenas na forma externa, mas na própria perspectiva e na constituição interna do sistema de vida.

Isto pode ser feito quando os ideais do homem estiverem baseados nas verdades da espiritualidade da Unidade, elevados acima das crenças cegas, diferenças e materialidade. Quando isto for conseguido, o homem terá cumprido o seu grande dever aqui. Para o homem queimado pelo sol do deserto sem água do mundanismo, a única esperança está nas águas frias do Ganga da sabedoria, que flui das alturas do Himalaia dos sábios das Upanishads. Beba desta fonte perene, e refresque-se.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO YOGA

Swami Chidananda*

Para um Sadhaka a mente é arqui-inimiga no desenvolvimento da consciência espiritual. É a mente que representa o maior obstáculo em seus diversos aspectos, como desejo, Vikshepa ou instabilidade, etc. Se a mente estiver absolutamente estável, obtém-se a luz do Atman plenamente refletida. Ahamkara (ego), nossa pequena personalidade que se auto-arroga não nos permite perceber nossa natureza essencial. O processo da memória (Smriti) também é um grande obstáculo. Avichara-Buddhi juntamente com os vários aspectos da mente acima descritos, são como um grande assassino do Atman. A consciência do Atman é impedida de se manifestar. Há uma irresistível tendência do pensamento transformar-se em ação e toda ação se tornar um hábito na natureza do homem, e quando os hábitos são constantemente satisfeitos eles tornam parte integrante da sua natureza.

Todo o comportamento do homem está baseado em seu caráter. Toda a ação se torna semente fecunda que reagirá mais tarde. A medida que ele vive, ele constrói a superestrutura de toda a ação que se tornará seu destino. Assim, descobrimos como o pensamento do homem governa o seu destino e também a importância de se selecionar o pensamento, o correto pensar e evitar o pensamento errado. Na ciência do Yoga, o princípio da técnica visa paralisar todas as funções que estão na raíz das atividades da mente, no entano, já estamos presos às suas amplas ramificações na forma de gostos, desgostos, imaginação, fantasias e pensamentos. Portanto, antes de irmos para a raiz, precisamos destruir essas ramificações. Suponha que você queira caçar um leão. Antes de qualquer coisa a gente tem que passar pela selva para finalmente chegar ao seu esconderijo. Chitta-vritti é a toca do leão da mente, e primeiro você deve cortar todas as suas manifestações na forma de ódio, inveja, etc, e toda sorte de ações erradas, causadas ​​por pensamentos errados, devem ser corrigidos. É uma forma de estreitar o raio de ação de nosso ataque afim de que possamos atingir o alvo.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alho - Tóxico e Destruidor da
Sincronização Cerebral*
Há anos tenho falado para as pessoas, tudo que você precisa é de um eletrocardiograma do cérebro para ver a verdade... ele desincroniza totalmente o cérebro e faz com que percamos nossa mente psíquica ... sim nossa mente psíquica, somos humanos, não escravos de uma raça de seres que nos controlam .... isso não significa muito para a maioria.

O alho não apenas torna a pessoa repulsiva por horas após comê-lo ... como também nos torna estúpido e apatetado ... é difícil para a maioria das pessoas perceber, faça o ECG e faça os mesmos experimentos ... leia este artigo sobre isso e você vai se surpreender que ele faz limpar o sangue, mas também destrói totalmente a sincronização dos dois hemisférios da mente .. Fiquei desolado ao ao ouvir isso porque eu amo o cheiro do alho e da cebola ... mas tudo bem ... uma vez que você descobre que eles são um neuro veneno então faz todo o sentido do mundo quando você come ... o que acontece com você! ... sente um cheiro horrível e se sente totalmente repelido pelos outros. Para a maioria seria bom até não falar ... VOCE FEDE ... fique longe! Ele é também o melhor inseticida orgânico, também, existe uma razão porque nenhum inseto come alho ou qualquer coisa do gênero ... porque mata.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Princípios do Yoga

Swami Chidananda*

Yoga não está apenas no Samadhi Nirvikalpa. Esta em cada momento. Se um pensamento surge e se você não for capaz de observá-lo e suprimi-lo, você falhou no Yoga, você falhou no teste. Para cada pensamento, cada ação você deve fazer com que prevaleça seu domínio sobre seus Vrittis. Então a Yoga se realiza, e vive-se a vida divina; e qual o tempo que se toma para este processo? É um momento. Numa fração de segundo muitos fotogramas (películas de filmes) passam numa tela de cinema. Semelhante é o que ocorre com a mente. Todo o processo ocorre numa fração de segundo, começando a partir dos Samskaras e terminando com Cheshta ou a satisfação dos desejos. Através da experiência você adquire Samskara, com o Samskara você obtem Vasana, e a partir de Vasana você adquire Vritti. A imaginação torna Vritti num desejo. Então o ego se apega ao desejo e ele se torna uma pulsão, um Trishna. Agora você é forçado a fazer Cheshta - ação - para satisfazer o desejo. Este é o processo que ocorre na mente.

sábado, 16 de junho de 2012

 


Comemoração do Guru Purnima 2012
Tradição do Guru Swami Sivananda

Dias 01 e 03 de Julho

Dia 03/07/12 – A Lua Cheia de Julho é considerada pelos Gurus da Índia a data mais importante do ano para práticas intensivas de yoga, conexão com o guru espiritual e expansão da consciência, além de benefícios em todas as áreas da vida.

Este é um dia de energia especial para se conectar com toda linhagem milenar dos Brahma Vidya Gurus (Gurus Iluminados com o conhecimento de Brahman).

Conheça tudo sobre o papel e importância do Guru na tradição da Yoga milenar do Himalaia.

Programação:
Dias 01 e 03 de Julho 2012 
Domingo e Terça-Feira

Dia 01/07/12
09:30h - Mantras de abertura e Meditação
10:30h - Palestra
11:30h - Aula de Yoga
13:00h - Almoço Indiano
15:00h - Video cultura indiana e a Vida do Guru
16:30h - Satsanga e Puja
Reunião com canto de Mantras, Meditação, palestra, arati e prasad.
Incluindo: projeção de DVD sobre os ensinamentos de Swami Sivananda, e Puja, ritual tradicional para saúde, paz e prosperidade.
Orientações: recomenda-se chegar com antecedência e trazer flores e frutas.

Data: 01 de Julho 2012
Programação Completa
Investimento:
R$ 100,00 - (p/ alunos do Inst. Sivananda)
R$ 130,00 - (interessados em geral)
Inscrições até o dia 28 de junho de 2012

Data: 03 de Julho 2012
Recebimento de Mantra Diksha, e meditação com o Prof. Sivaswarupa.
Gratuito e aberto somente aos alunos e iniciados.

Local do Evento:

Instituto Sivananda – Divine Life Society Brasil
R. Dom Valverde, 108. Ipiranga – São Paulo-SP
F: (11) 9392.2956 / 2272.1098 / 3399.6012
Visite o nosso site: www.sivanandayoga.com
e-mail: sivaswarupa@yahoo.com
Evento aberto a iniciantes. Inscrições abertas!
É uma data importante. Não perca!