sábado, 23 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem - IV

Nada do lado objetivo pode tocar o sujeito. Este permanente Self que é o Eterno Sujeito, não é possível ser provado, e nem precisa. Ele prova-se por Si mesmo.  É o substrato básico de cada ato do conhecimento,  e vive em cada órgão e faculdade. Este Self universal  se confunde com o self empírico devido às impurezas mentais. Quando quebramos o anel de fumaça em torno do Self, retiramos as camadas que o encobrem, realizamos aqui e agora,  no corpo físico, o destino de nosso ser. O "Eu", o "Atman" que é infinitamente simples, e a trindade da trancendente Realidade, Consciência e Unidade. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 119)

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem - III

Todos os grandes pensadores do mundo se unem nos suscitando a conhecer este Self. Enquanto nossa estrutura corpórea sofre mudanças a cada momento, enquanto nossos pensamentos se unem como nuvens no céu e novamente se dispersam, o verdadeiro Self  nunca se perde. Ele interpenetra tudo embora seja distinto de tudo. É a fonte do sentido de identidade através de numerosas transformações. Ele permanece em si mesmo embora veja todas as coisas. É algo constante que permanece inalterado nas múltiplas atividades do universo. Nossa personalidade limitada é consciente apenas aos trancos e barrancos.  Nela existem grandes lacunas. Mesmo que a morte advenha ao homem, o  observador que existe nele nunca morre. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 119)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem -II

O intelecto pode se mover somente num círculo vicioso de possibilidades. Ele paira em torno de um objeto: mais profundamente ele não consegue ir. Ele não pode se interiorizar e manter-se em unidade; e ser notado, sem completa identidade o conhecimento é impossível. O intelecto aceita a evidência dos sentidos e o resultado da inferência, mas ele rejeita as profundas intuições subjetivas como sendo falsas. Uma profunda análise nos diz que existe algo mais no homem do que a sua aparente consciência comum; algo de onde originam todos os pensamentos e emoções, uma presença espiritual mais sutil que o mantem  sempre insatisfeito com os meras buscas terrenas.  A doutrina de que a condição comum do homem não é seu estado último, que ele possui um self  mais profundo, um Espírito imortal, uma luz que nunca pode ser extinta, possui o mais distante e superior ancestral intelectual. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 118/119)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem - I

A afirmação de que o homem é a medida de todas as coisas é perfeitamente verdadeira. O homem é um ser de vários níveis e possui várias camadas nas quais se esconde sua verdadeira personalidade. Ele pode identificar-se com o corpo físico e ver suas necessidades assim como faz um animal, ou ele pode identificar-se com a razão auto-consciente, ou ele pode sentir sua unidade com o Verdadeiro Self, que é a eterna testemunha de ambos. As valiosas metas vitais entretanto devem permanecer em seu próprio lugar, não pode ter controle do ser espiritual por muito tempo sem um completo desequilibrio da personalidade do indivíduo. No intelecto da auto-consciência do homem moderno, em que todas suas limitações naturais toma o lugar mais alto, suicídio e ceticismo é o resultado. 
(Daily Readings -  Swami   Sivananda - p. 118)

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Além dos Cumes

Nunca se satisfaça com um pouco de aquisição ou sucesso no caminho, alguma serenidade na mente, a mente um pouco mais focada,  já consegue ter alguma visão de anjos ou Siddhis, consegue ter a faculdade de leitura da mente. Existem ainda picos mais elevados a serem alcançados, regiões mais altas a alcançar. Continue com a prática espiritual.
Alguns aspirantes deixam a Sadhana após algum tempo. Eles esperam obter grandes frutos em tempo rápido. Eles esperam muitos Sidhhis em curto tempo. Quando não conseguem, desistem da Sadhana. Existem vários  níveis de consciência entre a consciência do homem comum e a supraconsciência de Brahman. Diferentes véus devem cair no caminho; vários centros inferiores devem ser abertos; muitos barreiras a serem cruzadas antes que o objetivo final seja alcançado.
Quando você estiver estabelecido no mais alto Nirvikalpa Samadhi, quando você alcançar o objetivo final, não haverá nada para ser visto, nada para se escutado, nada para ser cheirado, nada para ser sentido. Você não terá consciência do corpo. Você terá completa Consciência Brahmanica. Não existe nada além do Self. Isto é uma grande experiência, você  ficará impressionado e maravilhado. Você terá conhecimento imediato. Passado e futuro misturados no eterno presente. Tudo é  "agora". Tudo está " aqui". Você foi para além do tempo e espaço. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 117/118)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Visão Teocêntrica

O homem que vivendo no meio das tentações do mundo disciplina sua mente por meio de exercícios devocionais é um verdadeiro herói. O verdadeiro herói pode olhar para qualquer direção que escolher enquanto carrega um pesado fardo sobre a cabeça. Da mesma forma, o homem perfeito cuja mente está completamente disciplinada tem os seus olhos constantemente voltados para Deus mesmo quando sobrecarregado pelo fardo dos deveres mundanos.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 117)

domingo, 17 de agosto de 2014

A Luta contra a Finitude

Observe como Vairagya surge na mente. A perecível e transitória natureza de todas as coisas cria uma espécie de desgosto em todas mentes, e em proporção à profundeza e sutileza da natureza, esta criação do mundo age mais ou menos poderosamente na mente de cada indivíduo. Uma irresistível sensação surge na sua mente, ou seja, que o finito não pode jamais satisfazer o Infinito dentro de nós, que o mundano e perecível  não pode satisfazer a nossa natureza imutável e imortal. 
Quando estiver plenamente consciente da magnitude dos sofrimentos humanos neste mundo relativo e miserável, você naturalmente começará a discernir entre o que é real e o que é irreal.
(Daily Readings - Swami Sivananda  - pag. 116)