quarta-feira, 18 de abril de 2018

Deus é Amor


O quão precioso é cada espírito para Deus é representado pela parábola da ovelha perdida. Havia um certo homem que possuía uma centena de ovelhas. Um dia, uma de suas ovelhas errou o caminho de casa. Não obstante o fato dele possuir noventa e nove ovelhas com segurança e segurança de volta, este homem tomou uma lanterna e saiu para procurar a ovelha perdida na escuridão da noite no meio de vento uivante e tempo inclemente. Apesar de noventa e nove estarem lá, o que importaria? Ele foi atrás de uma que seria mais preciosa para ele do que as noventa e nove que possuía, aquela única ovelha perdida. Assim subiu colina e vale, o rochedo das montanhas e alturas e se colocando em perigo, arriscando sua vida, para encontrar a ovelha e trazê-la de volta. 

Assim é o amor de Deus, o Amor Divino. Esta única ovelha perdida é uma preciosidade para Ele, assim como as noventa e nove outras ovelhas que Ele já possuía. Assim é o amor, o amor espontâneo, que o Pai tem por cada um de vocês. O Pai é sempre amável. Não importa o quanto desprezível o indivíduo possa ser. Não importa o abismo de degradação que você tenha caído, você pode ter comido com o suíno. Não importa. 

Tudo isso é nada aos olhos do Pai. Tal como a parábola do filho pródigo. Quando o filho deliberadamente vai embora, o Pai fica muito triste. Ele ansiava pelo filho mais do que ele sabia. Quando o filho retorna, seu pai estava de braços abertos. Sempre um acolhimento estará esperando por você, e a melhor túnica, a mais seleta escolhida. "Vá, coloque a melhor túnica sobre meu caro filho que retornou. Que todos se rejubilem." Não existe outra parábola que representa o relacionamento entre o indivíduo e Deus mais apropriadamente e maravilhosamente do que a parábola do filho pródigo.

Esta é a relação entre Deus e a alma individual. Isso é infinito amor. E não existe barreira que possa existir ente você e Ele, apenas você pode começar a se mover em direção a Ele. Peça pela Graça Dele, e imediatamente você terá em abundância. Aos olhos Dele todos são preciosos. Como Jesus proclamou: "Venha a Mim todos que estão cansados e oprimidos; Eu lhe darei abrigo." Deus é amor. Se você possui devoção a Ele, todas outras considerações serão varridas. Ele não se importa. Ele vê apenas seu coração. 

(Extraído de sivanandaonline.org)

O Propósito da Vida


A vida aqui na terra possui um grande sentido e significado. Sem conhecer o significado, você não pode viver esta vida de forma apropriada e correta. É muito necessário conhecer o grande objetivo, propósito e meta desta sua vida terrena. Caso contrário, ao invés de se mover em direção a este objetivo, sua vida perderá sua correta direção e se desviará para propósitos pequenos e mesquinhos. Isto resultará apenas em miséria, desassossego, e profundo desapontamento. Não existe perda maior do que tal destino. 

O homem nasce para viver a vida divina aqui e a realização das sublimes, e mais elevadas experiências espirituais. Este  é um grande plano divino para cada e todo indivíduo da família humana. Você de fato é divino. Você não é meramente o corpo e o intelecto. Você é diferente do perecível corpo de carne e ossos e de mente e intelecto que são finitos e mutáveis. Você é imutável, infinito, o Atman imortal (espírito divino), Você apenas sonha este sonho agitado de ser um pequeno, fraco e imperfeito, indivíduo humano afligido por mesquinhez e egoísmo, por ânsias e desejos, por medos e preocupações, por amor e ódio, e numerosas outras condições dolorosas. 

Oh, Amada Criança, quando você acordará desse sono profundo de ignorância? Venha, venha, acorde agora. Reconheça sua verdadeira identidade e entre para uma vida de alegria, paz e sabedoria que é a sua natureza essencial. Alcançar sua natureza essencial é o objetivo central de sua vida. Portanto, viva sabiamente. Atinja este objeto e faça de sua vida um verdadeiro sucesso. 
(Extraído de sivanandaonline.org)


segunda-feira, 16 de abril de 2018

Onde Encontrar Felicidade


Em todo lugar neste universo, em um aspecto a condição do homem é a mesma. Não importa o quanto vastamente diferente ele possa ser, seja na aparência externa de sua vida, diferentes países, diferentes raças, diferentes culturas, diferentes línguas, diferentes formas de viver, comer, se vestir, etc., ele pode ser completamente diferente em todos esses aspectos, mas existe uma coisa que é a mesma para todos os indivíduos. E é este fator que os ligam numa unidade global. Se analisado, será descoberto que toda humanidade está incessantemente engajada dia após dia, do berço à cova, apenas tentando evitar experiências dolorosas e na tentativa de atingir aquilo que traz felicidade. 

Contudo, amado buscador, deixe-me lhe fazer esta importante pergunta. Desde o início da criação, existe um único indivíduo que tenha nascido nesta terra que possa se levantar corajosamente e declarar, "Na minha vida eu nunca experienciei qualquer tristeza, dor ou sofrimento. Toda minha vida tem sido de plena alegria, plena de felicidade, plena de bem-aventurança". Você verá que não existe um único indivíduo na terra que não tivesse num momento ou outro algum tipo de dor ou sofrimento ou pesar ou tristeza. 

Este é um mundo de dor e sofrimento. Com poucos minutos de reflexão você verá que é assim. Muitas experiências dolorosas são trazidas por forças naturais que estão além de nosso controle - enchentes, terremotos, maremotos, ciclones, incêndios, fome. Em seguida existem sofrimentos trazidos por outras formas de vida - germes, micróbios, bactérias, vírus, insetos, répteis, animais. Mas de longe a maior fonte de sofrimento é causada pelo próprio homem. É o sofrimento que é auto criado, que surge no íntimo de nosso próprio self psicológico devido ao desejo e apego pelos objetos do mundo  - amor e ódio, raiva e paixão, medo, preocupação, tensão, ansiedade, ciúme, inveja, ganância, frustração, desilusão, a tristeza da separação, o luto e todas as outras variedades de inquietação mental devido à nossa multidão de desejos. 

Todos pensam que as felicidade pode ser encontrada nos objetos e experiências. Todos pensam, "se eu puder obter certos objetos, se eu puder possuí-los, se eu puder experienciá-los, eu terei felicidade." Apesar de incontáveis desapontamentos  e desilusões, o homem nunca aprende. Não existe um iota de felicidade nos objetos terrestres. Nenhum objeto é perfeito. Eles não possuem o poder ou habilidade de lhe proporcionar felicidade duradoura ou alegria porque são finitos e imperfeitos. Caso contrário, eles seriam capazes de proporcionar um estado  homogêneo de felicidade para todos os seres todo tempo e em todas condições. Mas o que você realmente vê? Se você gosta de leite e toma um copo cheio de leite adoçado aromatizado com especiarias, o primeiro copo pode lhe dar satisfação. E se você for forçado a tomar outro copo, o segundo copo pode lhe dar satisfação, mas a alegria ou o prazer já não será mais no mesmo nível obtido com o primeiro copo. E se seu estômago estiver totalmente cheio com dois copos de leite, se você tentar tomar um terceiro copo de leite, será desagradável. E se for forçado a um quarto copo de leite, este produzirá náusea e você terá que vomitá-lo. Onde está, então, o verdadeiro prazer? 

Se o leite possui o poder de lhe dar felicidade, ele deveria ser capaz de lhe proporcionar esta felicidade todas as vezes, sob todas as condições. Ele não pode mudar sua natureza. Tais exemplos mostram que todas experiências derivam do contato dos sentidos com seus respectivos objetos sensoriais; enfim são experiências que terminam em desapontamento.

Assim sendo, o grande mestre do universo, Senhor Krishna foi muito perspicaz aos nos transmitir que: "Oh Arjuna, todas essas experiências oriundas do contado de um ou outro dos cinco sentidos com suas respectivas fontes de prazer dos objetos, estas experiências são em última análise fonte de sofrimento. Não existe verdadeira felicidade nesses contatos sensoriais e experiências sensoriais. Elas são meras sensações momentâneas que trarão dor ao final."

Uma pessoa sábia percebendo a verdadeira natureza dos objetos terrenos, que são impermanentes, fugazes, vazios de conteúdo, não podem proporcionar felicidade, tal pessoa nunca se detêm no deleite dos insignificantes objetos deste mundo materialista.

No entanto, a felicidade duradora deve estar em algum lugar, caso contrário o Criador não colocaria esta necessidade interior  em cada espírito humano. Em algum lugar deve existir uma fonte de felicidade eterna e imutável possibilitando que todos os desejos se tornem de uma vez totalmente satisfeitos. Existe uma experiência que confere de uma vez total satisfação e felicidade eterna, que coloca o indivíduo para sempre além de toda tristeza, dor e sofrimento? Esta é uma pergunta importante. Foi para solucionar este enigma da vida que os antigos sábios e videntes da Índia devotaram toda suas vidas. Incessantemente eles perseguiram esta investigação até que ao final eles obtiveram uma experiência de inexpressível felicidade que os levou para sempre além de toda tristeza, dor e sofrimento.  

Esses sábios, imbuídos de amor universal por todos os seres, não queriam manter esta experiência para si mesmos. Portanto, declararam a todos: "Oh! mortais, que se esforçam e lutam neste plano terreno, chorando, lamentando pelas vicissitudes da vida aqui, nós chegamos a uma grande descoberta. Existe algo além dessas aparências, desses nomes e formas perecíveis que constitui este universo. Existe algo além do qual forma a própria fonte e suporte de todos esses objetos do mundo fenomênico. Por que você busca em vão por felicidade exterior. Venha, venha, a felicidade está no interior. Pare com suas andanças entre este deserto de objetos mundanos vazios, no meio desta selva de sensualidade, e volte seu olhar para o interior. Mergulhe no interior. A felicidade está no interior. Deus está no seu interior. Medite na Realidade interior". 

Eles descobriram a Realidade Suprema alcançando aquilo que o indivíduo vai além de toda experiência relativa, toda dualidade, e entra no abençoado estado de Bem-Aventurança Absoluta, um estado além de toda tristeza. Alcançar aquele estado no qual mesmo o mais forte sofrimento é incapaz de abalar o ser é direito de nascença de cada alma individual. 


Se Riqueza é perdida,
nada está perdido.

Se Saúde é perdida,
algo está perdido.

Se Caráter é perdido,
tudo está perdido. 

(Extraído de sivanandaonline.org)

sábado, 14 de abril de 2018

Você é Muito Especial , - Nunca se Desespere


Você é único, distinto e único. Aos olhos de Deus, você é algo especial. Ninguém pode substituí-lo no papel que você desempenha na criação de Deus em nenhum lugar e a nenhum tempo. Você é muitíssimo necessário e indispensável pois é aquela específica configuração necessária àquele contexto específico no tempo-espaço. Contudo, alegre-se e reconheça ao Senhor que lhe deu um papel para você desempenhar.

O quão bem você desempenha o papel que lhe foi dado é irrelevante. Deus espera que cada um faça aquilo que lhe seja capaz de fazer a qualquer momento. Deus não espera que uma formiga arraste um tora de madeira como o elefante faz na floresta. Não espera que o elefante graciosamente voe como araras e pombos e muito outros pássaros que voam no espaço aberto. Ele espera que pássaros voem e Ele os ama pelo que eles fazem. Ele espera que os elefantes desempenhem seu papel, dando dignidade a floresta e fazendo incríveis trabalhos de força. Ele espera que o homem seja homem. E cada uma na sua esfera pode cumprir uma tarefa e alegrar o coração do Criador e contribuir com algo para Seu plano na terra. Estar ciente desta verdade é estar livre de preocupações. 

As coisas são como deveriam ser. O Senhor está no céu e tudo está bem na terra. Esta é a firme crença daqueles que têm fé no infinito amor de Deus, que confia na infinita bondade de Deus, e está certo que no coração de Deus eles possuem um lugar único e especial. Este lugar é sempre mantido reservado para eles e ninguém pode tirar deles porque o coração infinito de Deus é grande o bastante para manter o cosmos inteiro e tudo nele contido. 

A paz de Deus permeia toda a terra. A paz de Deus pervade tudo, dentro e fora. A paz de Deus é uma grande verdade subjacente a todas as coisas, sempre-presente, sempre-acessível e disponível, sempre-plena e inesgotável. Tente viver na luz desta verdade, e o coração e mente estarão em paz.

Nunca compare ou diferencie, porque não há comparação e contraste entre coisas únicas. Cada pequeno passarinho chocado de um ovo é único para seus pais. Assim cada ser é único em si mesmo, pois Deus é o pai de todos.

Portanto, alegre-se porque você é especial para Deus em Seu infinito amor. Rejubile-se porque você possui seu próprio lugar e papel a ser realizado nesta criação de Deus. E regozije-se porque o amor Dele está imediatamente disponível a você. Pois Ele não é uma realidade remota, mas a Realidade interior, mais próximo de você do que qualquer coisa na terra. E alegre-se que no seu interior está a paz de Deus como seu próprio Self. Você é a paz de Deus e você possui uma tarefa a realizar, que é, propagar esta paz que está em você para todos

Viva e propague esta paz!

(Extraído de sivanandaonline.org)









Sempre Tentarei


Por
Rabindranath Tagore

Vida da minha vida, eu sempre tentarei manter 
meu corpo puro
sabendo que o teu toque vivo está em todos 
os meus membros.
Eu sempre tentarei manter todas as inverdades longe dos meus pensamentos,
sabendo que tu és aquela verdade que acendeu a luz da razão em minha mente.
Eu sempre tentarei afastar todos os males do meu coração e manter meu amor em flor.
sabendo que tu tens o teu assento no mais íntimo santuário do meu coração.
E será meu esforço revelar-te em minhas ações,
sabendo que é o teu poder me dá força para agir


quarta-feira, 11 de abril de 2018

PUREZA DE CONDUTA


O grande problema da sociedade moderna é o comportamento sexual das pessoas. Está indo de mal a pior ao longo de várias décadas. A mente das pessoas está preenchida por pensamentos sexuais. O mundo inteiro está sob tremenda intoxicação sexual. Tudo é moda, restaurantes, hotéis, jantares, danças, cinema e rock and roll. Suas vidas se resume em comer, beber e dormir, isto é tudo.

Aqueles que tiveram algum contato com a sociedade ocidental sabem que aberrações ocorrem neste campo. Sabemos dos divórcios sem limites, algo que a sociedade considerava como um grande ultraje na era Vitoriana.  As pessoas se escandalizavam se um  homem deixasse sua esposa e fosse viver com outra mulher ou se uma mulher deixasse seu marido por outro homem. Era uma vergonha! Agora, é a ordem do dia. Não apenas os adultos mas especialmente as crianças sofrem vivendo no meio de tal instabilidade.

Saiba com certeza que seguir a tendência corrente de comportamento resulta numa definitiva drenagem da vitalidade. Ela retarda o progresso normal mental e físico. Este é o motivo porque hoje tantos jovens que seguem a forma moderna sofrem de anemias, memória fraca e debilidade. Eles não são capazes de dominar os difíceis assuntos da ciência, medicina e engenharia que fornecem empregos bem remunerados. 

Se você deseja ter sucesso na vida, você deve conservar sua energia. Porque, se a energia for suficientemente conservada, você pode empregá-la onde quiser, você será capaz de alcançar qualquer coisa que você deseja. Mas se você estiver desprovido de energia, todas as realizações tornam-se difíceis. Torna-se uma longa e prolongada luta. 

A energia é desperdiçada de inúmeras formas: falar demais, muita preocupação, muitos desejos; ataques de raiva moderada, lutas, brigas, discussões; comer demais; pensamentos negativos de ódio, inveja e ciúme; hábitos nocivos à saúde como fumo, drogas, e bebidas - todas essas coisas drenam sua energia. E o maior esgotamento é de todas essas atividades associadas com atividades sexuais. Os sentidos e a mente devem ser controlados de forma que sua energia não seja desperdiçada. 

A energia sexual é a mais concentrada das energias biológicas do ser humano. É a quintessência das energias. É a quintessência de tudo que você come e assimila, da mesma forma que o mel é a verdadeira quintessência das flores. Centenas de abelhas colhem o néctar de milhares de flores, por algum milagre da bioquímica, produzem mel. Da mesma forma, a energia sexual é a forma mais rarefeita e perfeitamente pura de energia do físico humano. 

Se a energia sexual for sabiamente conservada, ela torna-se disponível para maiores atividades intelectuais, pesquisas, invenções, meditação. Por exemplo, se você deseja se tornar um brilhante intelectual com uma memória prodigiosa, a conservação da energia sexual virá em seu auxílio. Se você deseja se tornar um brilhante cirurgião ou um grande mestre musicista, a energia sexual conservada o ajudará. Portanto, se a sábia conservação desta energia vital for dada importante prioridade, todos os seus outros esforços serão bem sucedidos. 

O que você quer da vida? Que grande desejo domina sua vida? Você deseja se tornar o maior gênio musical deste mundo? Ou você deseja se tornar o corredor olímpico mais veloz ou o maior levantador de peso do mundo? Para aqueles com uma irresistível ambição, todos os outros problemas recuam para o segundo plano. Mas se você não possui uma obsessiva ambição, então tudo torna-se um problema, e sexo também se torna um problema. Se você pensa, "Deixe-me antes satisfazer este desejo, então terei um pouco de paz e poderei atender a meus outros objetivos", você está totalmente enganado. A satisfação do desejo trará apenas um resultado. Ela intensificará aquele desejo. O desejo não pode ser dominado com a satisfação, mas direcionando-o para um canal mais elevado.  

Portanto, o forma correta de solucionar este problema é elevar-se acima dele, de forma que torne-se algo não tão importante para você. Se você quer alcançar vitória sobre o clamor dos sentidos, você deve despertar dentro de si mesmo um grande fogo de aspiração mais elevada. Então, o que acontece? Para atingir aquilo sobre o qual seu coração está, você se entrega totalmente a isso, que você não tem tempo para outras coisas. Você está muito ocupado buscando seu objetivo. Grandes cientistas, por exemplo, não têm este problema, porque eles estão o tempo todo completamente absorvidos em sua pesquisa científica. Eles não dão muita atenção a comida, roupa, banho ou qualquer coisa. Por quê? Porque estão mais interessados em outra coisa. 

Afinal, qual é a marca da cultura? É a habilidade de controlar a si próprio. Qual a diferença entre uma pessoa civilizada e uma não civilizada? Uma pessoa civilizada dominou sua natureza inferior. Quando perguntado "O que você pensa da civilização ocidental?", Mahatma Gandhi teria respondido, "Acho que seria uma boa ideia!"

A coisa é esta, a todo o momento dois caminhos se apresentam diante de você: um parece agradável e muito atrativo;  o outro caminho o eleva, o enobrece, e o conduz ao mais elevado bem-estar. Um ser humano normal é puxado na direção daquele que parece mais agradável e atrativo, e torna-se vítima de seus próprios desejos sensuais. Isto é uma forma de degeneração e escravidão. Mas o indivíduo que possui autocontrole move-se na direção daquilo que é realmente para seu aperfeiçoamento. Pode ser difícil. Mas a discriminação lhe diz que aquilo que é difícil por fim o levará a mais elevada felicidade. 

Por tais razões, no contexto da cultura indiana, a contenção total da energia sexual foi assim aconselhada para os três estágios da vida: o estágio de estudante, a estágio aposentado do idoso, e o estágio monástico da última parte de sua vida. E mesmo num estágio de chefe de família, foi recomendado moderação e um estrito uso da energia sexual para o propósito da procriação.

A energia sexual foi vista como algo divino, sagrado. E sua função no esquema das coisas do Criador é a reprodução da espécie humana. Moderação e fidelidade para o indivíduo casado foram prescritas. A pessoa casada não deve lançar um olhar impuro para outra. Para o homem casado, existe apenas uma mulher em todo universo, sua esposa legalmente casada. Ele não deveria lançar um olhar lascivo e apaixonado a nenhuma outra mulher. Todas as outras mulheres seriam como mães para ele. E para a esposa casta, existe um único homem em todo o universo - seu esposo a quem ela respeita com reverência. 

Tais ideais não são antiquados e fora de moda. Ao contrário, eles são mais relevantes e importantes hoje do que antes na história humana porque a humanidade, através da negligência da dimensão ética chegou a beira da desintegração social. A doença da má conduta é tão grande que esta prática ética hoje é a única e específica necessidade da humanidade. 

Portanto, tudo que você se empenhar em fazer deve ser aquilo que deveria ser feito, deveria ser aquilo que é certo, que é puro, que é moral e ético. Você não deve fazer nada que contradiga a lei da ética e moralidade. Por quê? Porque, somente na moralidade está o seu maior bem, sua maior felicidade. Caso contrário, você colherá a colheita amarga de suas experiências devido a lei que permeia este universo, a lei do Karma. Esta lei diz: "Você colhe aquilo que planta."  Se você ignora esta lei e suas ações não são apropriadas, o que ocorre? Você cria suas própria misérias.

Logo, tendo em mente que o mais elevado bem-estar do indivíduo, a maior felicidade para o indivíduo, nossos antigos colocam a Ética como o valor acima de tudo. E eles dizem, "Este é o caminho". E  é de notar que este conselho, o grande valor da conduta correta, foi proclamado como objetivo de todo indivíduo humano nascido neste mundo. Não foi dirigido a nenhuma parte especial da humanidade, não apenas para a população deste subcontinente indiano, não apenas para os hindus. É para toda a humanidade. A Lei Suprema é que a felicidade segue na esteira da correta conduta. Isto se aplica a todo o mundo.

(Extraído de sivanandaonline.org)






quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Senhor Shiva, o Mestre Yogi


por Swami Krishnananda

Proferido no Maha Sivaratri de 1973





O Mahasivaratri é a gloriosa ocasião anual quando oferecemos adorações ao Senhor Shiva, como o austero e contemplativo aspecto de Deus Todo Poderoso. Concebemos Deus como glória, como criatividade, e como austeridade. Vishnu é a glória e magnificência. Brahma é criatividade e força, e Shiva é austeridade e renúncia.

Diz-se que Deus é a personificação de seis atributos, dos quais a renúncia é um deles. Podemos nos perguntar como Deus pode renunciar as coisas. Ele não é um sannyasi. Ele não é um asceta como um vairagyi ou um sadhu? O que poderia Ele renunciar? Como podemos conceber Shiva como um yogi austero ou um renunciado? A que Ele renuncia? Sendo o onipresente Todo Poderoso, a que Ele desistiria ou abandonaria?

Eis aqui o segredo do significado de renúncia. Não é a renúncia a algo, porque nada existe fora Dele. A renúncia não significa abandono de algum objeto. Se esta fosse a definição de renúncia, esta não poderia se aplicar a Deus. Deus não renuncia a nenhum objeto, porque todos os objetos são parte de Seu corpo cósmico. Então como Deus é representado como uma personificação de vairagya Bhagavan, que é dotado com bhava ou glória de uma natureza sêxtupla, é também uma personificação de vairagya. O identificamos como uma personificação de vairagya. O identificamos como um sannyasin possuindo algo? Como Deus e o possuidor de todas as coisas, pode Ele ser chamado de renunciado, um sannyasin ou um vairagyi?

O segredo por trás do conceito ou consciência de vairagya, ou renúncia, está aqui na identificação desse atributo de Deus. É somente quando interpretamos as coisas em termos de Deus que elas tornam-se claras; caso contrário, elas ficam confusas. Não sabemos o que é a bondade, não podemos sabemos o que é o mal, não podemos saber o que é a virtude, a menos que nos refiramos a estes valores da vida como o conceito de Deus em Sua perfeição. A única referência de renúncia relacionada a todos os assuntos da vida é a existência de Deus, então o conceito de renúncia, o qual tem sido objeto de muita má interpretação, torna-se corrigido, aperfeiçoado e purificado quando compreendido com referência a existência de Deus, cujo manifestação especial neste contexto é conhecido como o Senhor Shiva

Como Deus não renuncia a coisa alguma, qual o sentido de 'renúncia' neste contexto? É a liberdade da consciência da externalidade. Isto é chamado vairagya. Como podemos abandonar coisas?  Todas as coisas estão na nossa frente, como as árvores na floresta. Não há abandono de coisas, porque elas estão internamente relacionadas a nós. Ninguém é capaz de renunciar a qualquer coisa, porque tudo está conectado a todo o resto, como tenho falado para vocês repetindo este grande fato inúmeras vezes. Como tudo neste mundo está conectado a todo o resto, como alguém será capaz de renunciar a algo? Então, o que é vairagya?  

Vairagya não é uma renúncia a algum objeto, o que é impossível porque estamos unidos a tudo. Mas a ideia que as coisas estão em nosso exterior nos torna atados a elas. Esse false apego é raja, e a sua ausência é viraga. A condição de viraga é vairagya. Como Deus não possui consciência da externalidade porque tudo é o personificado Nele, não poderá existir maior renunciado do que Deus, e na medida em que esta consciência de Deus é a mais elevado forma de sabedoria, Ele é o repositório de jnana.

Em nossa tradição religiosa, o Senhor Siva é então representado como um aspecto do Deus Todo Poderoso, que nos apresenta o ideal de suprema renúncia nascida da realização divina - não nascido da frustração, não nascido de uma atitude escapista, não nascido do derrotismo, mas nascida de um discernimento na natureza das coisas, uma clara compreensão da natureza da vida, e uma sabedoria da existência e sua completude. Esta é a fonte de vairagya, ou renúncia. Não desejamos nada, não porque não podemos ter coisas, mas porque percebemos a interconectividade das coisas e a unidade de todo o propósito na consciência. Todos os desejos se aquietam, sublimam e se explodem no Divino Ser somente quando surge esta compreensão. 

Deus nada possui. Possessão é uma relação de uma coisa com outra coisa. Mas Deus é a suprema relação. Eis porque O chamamos de Absoluto. Ele não é relativo. Qualquer coisa que esteja relacionado a qualquer outra está na categoria de relação. Deus não está relacionado a nada além porque Ele é o próprio todo compreensivo absoluto e a mais elevada sabedoria possível de ser concebida, existe também o concomitante caráter de liberdade da consciência de externalidade - e portanto, como corolário, liberdade de apego a qualquer coisa. 

Então, o Senhor Shiva é o cume da austeridade, o mestre yogi retratado como sentado em postura de lótus como o rei de todos os ascetas - não aquele que possui desejo por autocontrole, mas aquele que é o próprio autocontrole. Ele não pratica o autocontrole; o próprio autocontrole é simbolizado na personalidade do Senhor Shiva.

Este maravilhoso conceito do Senhor Shiva como um glorioso e majestoso retrato do Todo Poderoso está perante nós durante o Mahasivaratri, que é observado neste ashram e em todo lugar no Bharatavarsha. Fazemos jejum durante este dia e uma vigília durante a noite. A ideia é que controlemos os sentidos, os quais representam a tendência exteriorizante de nossa mente, simbolizado por jejum, e também controlar a tamásica condição de sono e inércia, a qual estamos sujeitos todo dia. Quando superamos essas duas tendências, transcendemos os níveis consciente e inconsciente de nossa personalidade e alcançamos o nível superconsciente. A condição desperta é o nível consciente, e o sono o nível inconsciente. Ambos são obstáculos para a Realização Divina. Mas mudamos uma condição por outra - desviado, como se fosse, da vigília para o sono e do sono para o despertar todo dia - e o estado superconsciente não é por nós conhecido.

A simbologia do jejum e vigília no Sivaratri é um significado do autocontrole, rajas e tamas são dominadas, e Deus glorificado. Deus é glorificado, e os sentidos são controlados. A glorificação de Deus e o controle dos sentidos significa um e a mesma coisa porque é somente na Realização Divina que todos os sentidos podem ser controlados. Quando vemos Deus, os sentidos se derretem qual manteiga diante do fogo. Eles não podem mais existir. Todos os ornamentos tornam-se uma massa sólida de ouro quando aquecidos até o ponto de fundição. Da mesma forma, na fornalha da Consciência Divina, as energias dos sentidos se derretem no continuum da universalidade. 

No famoso Rudra-Adhyaya do Yajur Veda, também conhecido como Satarudriya, temos a majestosa descrição da universalidade do Senhor Shiva, um canto que estamos acostumados a ouvir todo dia no templo. Somente aqueles que conhecem o Sânscrito, o Vedas, e o que é a adoração é capaz de apreciar o que é este canto. O Rudra-Adhyaya do Yajur Veda é uma das mais poderosas orações jamais concebidas pela mente humana. Ela é imbuída com um significado triplo. De acordo com a cultura da Índia, tudo é triplo - objetivo, subjetivo e universal. Tudo no mundo, desde a menor coisa até a maior, possui um caráter objetivo, um caráter subjetivo, e um caráter universal. Objetivamente somos algo, subjetivamente somo algo mais, e universalmente somos uma terceira coisa. Tudo depende de qual ponto de vista interpretamos uma pessoa particular, coisa ou objeto. Quando objetivamente interpretamos algo, ela parece uma coisa. Quando subjetivamente a visualizamos, ela é outra coisa. Mas de um ponto de vista universal, ela é completamente uma terceira coisa.  

Como este mantra, o Satarudriya do Yajur Veda, o hino no Senhor Siva, possui um significado subjetivo, um significado objetivo, e um, significado divino, celestial, supremo, super mental e universal. Objetivamente ele é uma oração para o controle das forças da natureza, subjetivamente ele é uma oração para o autocontrole e despertar da consciência espiritual, e universalmente ele é a onda do espírito em direção a Realização Divina. Ele possui um significado Adhyatmika, adhibautika e adhidaivika, como geralmente é dito. O Satarudriya possui um tremendo significado. Como os mantras do Veda possuem um significado triplo ou mesmo quádruplo, é difícil compreender o significado completo de cada uma desses mantras. Ananta vai vedaha: Infinito é o significado do Veda. O significado do Veda é infinito; não possui fim de forma alguma. Ele é matemática, ele é química, ele é física, ele é ayurveda, ele é psicologia, ele é metafísica, ele é filosofia, ele é espiritualidade, ele é meditação, ele é amor, ele é êxtase. Encontraremos tudo em todo mantra do Veda. Tudo vai depender de que forma o consideramos, como o vemos. Uma pessoa pode ser um pai, ele pode ser um irmão, ele pode ser um filho, um amigo, mas ele é unicamente a mesma pessoa. Somente as atitudes são diferentes divido aos vários relacionamentos. Da mesma forma o Rudra-Adhyaya se apresenta, uma oração majestosa para a paz no mundo, paz internacional, paz subjetiva, paz universal, e Consciência Divina. 

É difícil cantar este mantra do Veda chamado o Satarudriya porque ele requer treino. Por exemplo, nem todos sabem cantá-lo bem. Cantar requer um tremendo treino de anos. Da mesma forma, o canto de mantras do Veda requer treino por anos, e não somente alguns dias. É dito que apenas aquele que não sabe como cantar faz um ruído chateando que gostaríamos de levantar e ir embora do que escutá-lo, o mesmo acontece quando cantamos o mantra de forma errada, os deuses levantam e vão embora. Eles não suportariam escutá-lo. Mas uma vez aprendido, ele torna-se uma proteção para nós das catástrofes de todo tipo - física, psicológica e o que for. 

Então aqueles que conhecem o Satarudriya podem cantá-lo, recitá-lo e participar de sua recitação diária no templo, ou ao menos durante a adoração na Mahasivaratri. Aqueles que não sabem fazê-los porque é muito difícil podem cantar o mantra om namah shivaya, uma potente força, o Mantra Panchaksara do Senhor Shiva. Ele é um kavacha, um tipo de armadura que vestimos, o qual irá nos proteger dos perigos de todo tipo. Ele irá nos proteger, e protegerá todos aqueles que desejamos proteger. Ele protegerá nossa família, nosso país, ele protegerá todo o mundo. Ele cessará guerras e tensões de todo tipo, desde que ofereçamos esta oração de todo o coração, do fundo do nosso coração.

A oração coletiva é muito efetiva. Se uma centena de pessoas unidas a rezarem, ela terá um efeito maior do que uma pessoa rezando. Claro, se aquela única pessoa for muito poderosa, mesmo a oração de uma pessoa é suficiente. Mas como personalidades tem suas próprias fraquezas e falhas, é melhor para as pessoas fazerem uma oração coletiva. Que todas as mentes juntas formem uma grande energia da qual surja Deus.

Que a oração seja oferecida ao Senhor Siva como mestre dos yogis, como a encarnação de todas as virtudes e poderes, como uma faceta do Deus Todo-Poderoso.