terça-feira, 9 de outubro de 2018

Despertar do Sono da Não-Consciência

Por
Sri Swami Chidananda

De vez em quando você deve aproveitar o tempo para ponderar sistematicamente sobre a pergunta "Quem sou eu?" em profundidade e a sério. Você é dotado da faculdade da razão e a maior função dessa faculdade é investigar sua verdadeira natureza. De uma condição não-manifestada onde você existe sem forma, altura, peso ou cor, você se manifesta por algum tempo neste planeta como uma personalidade com um nome particular e uma forma dotada de muitos atributos físicos e mentais distintos. Sua manifestação começa em um certo ponto no tempo chamado nascimento e termina logo depois em um certo ponto no tempo chamado morte.

Entre esses dois pontos você fala, ri, ama, odeia, sorri, canta, estuda, trabalha e brinca. Você vai à escola e aprende tudo sobre árvores e plantas, animais, manufatura, matemática e qualquer outra coisa que possa ser. Tudo sob o sol você aprende sobre o seu ambiente externo, mas você não conhece quase nada sobre si mesmo. O pouco que você assimila no autoconhecimento é insignificante, fatos desconectados - mas nada real ou completo. Sempre que você está realmente num momento difícil, você vai, deita-se num sofá e pergunta a alguém para lhe contar sobre você!

Você tem andado numa espécie de escuridão sobre si mesmo. Você lê alguns livros, ouve algumas palestras, e talvez um pequeno raio de luz entra em sua mente. Este único raio é melhor que nada, mas não é suficiente. Um raio de luz não é suficiente para iluminar você, e um pequeno segmento de conhecimento não o ajudará numa crise profunda. Em uma crise, você precisa da verdade e precisa dela inteira e não apenas em pedaços flutuando na superfície de sua mente. Você precisa estar ancorado nas profundezas do seu ser.

Recentemente conheci uma pessoa que parecia conhecer quase tudo o que há para ser conhecido sobre a Vedanta, a imortalidade da alma, a pureza e perfeição do eterno, e a liberdade e independência do estado mais elevado. No entanto, ele era totalmente incapaz de aproveitar para si todo esse conhecimento, porque nunca havia realmente penetrado em sua mente. Essas idéias são impotentes se não tiverem raízes profundas no solo da mente. Para tirar o homem do atoleiro em que ele caiu, é necessário grande força. As ideias devem ser absorvidas em profundidade.

A convicção intelectual é boa - se for firme. É melhor do que o mero fascínio mental, mas eventualmente as ideias devem se tornar uma parte de você para que elas realmente mudem sua maneira de fazer as coisas. Suas idéias devem afetar vitalmente sua vida e reformar sua atitude. Por fim, você deve adquirir o conhecimento mais elevado do Ser. A vida desprovida desse conhecimento superior é uma vida impregnada de escuridão, ignorância e erro. Como numa escuridão total você pode esperar alcançar o objetivo final?

Você ficará muito surpreso se fizer uma pesquisa desapaixonada sobre sua busca atual pelo que passa por "conhecimento". Você verá que, em geral, essa busca é apenas servir aos seus interesses mundanos. Por que, por exemplo, você está fazendo todos esses cursos noturnos, cursos por correspondência e cursos acadêmicos? Porque você quer dólares. Você quer comprar um carro novo, uma TV em cores, uma piscina, uma viagem ao Havaí ou ser membro de algum clube de campo. Você quer visitar lugares agradáveis, ver coisas legais e ter pessoas legais para conversar. Você está em busca de conhecimento, pois acredita que desta forma você será capaz de melhorar sua capacidade de ganho. Você acredita que, se o seu contracheque for gordo, seus principais desejos serão satisfeitos. Você acha que as pessoas estão migrando hoje para faculdades e universidades em busca do Absoluto? Você acha que eles são despedidos com o nobre desejo de dedicar suas vidas à causa da liberdade? Você acha que é a sabedoria que eles buscam? Eles querem melhorar suas perspectivas de um emprego melhor e uma renda melhor.

Os sábios indianos nos disseram há muito tempo que, embora o homem seja a brilhante glória de toda a criação e seja feito à imagem do próprio Deus e em espírito um com Ele, com respeito ao aparato físico ele não é diferente de todos os animais da criação. Isso não significa de maneira depreciativa, mas pretende mostrar que as necessidades do homem por comida, água, sono e sobrevivência são todas as mesmas necessidades físicas de um animal. O homem as compartilha com todos os animais do campo, com todas as aves do ar, com todos os peixes da água - com tudo o que se move na superfície da terra.

Os animais satisfazem suas necessidades de maneiras simples e primitivas, e o homem os cumpre de maneiras muito sofisticadas, mas não há muita diferença, exceto que o homem precisa de conhecimento para sua sobrevivência. Ele se esforça para obter esse conhecimento, mas desta forma elaborada e indireta, ele se esforça para obtê-lo apenas como um meio para satisfazer seus impulsos sensuais. Em última análise, ele converte seu conhecimento em dinheiro. O intelecto serve os interesses do corpo, porque nesta circunstância o corpo é o chefe.

No entanto, o verdadeiro conhecimento é o Autoconhecimento. O Autoconhecimento é o conhecimento superior adquirido sob a forma de luz. A luz do Autoconhecimento ilumina as profundezas interiores do seu ser, expulsa as trevas da auto-ignorância, desperta-te do sono da não-consciência e leva-te à experiência da Autorrealização. Quando o intelecto é empregado na busca desse conhecimento superior, está servindo não aos interesses do corpo, mas aos da alma. O inevitável destino do corpo é a dissolução - será reduzido a pó. Mais cedo ou mais tarde o corpo ficará seis palmos abaixo, e então o que todo esse conhecimento inferior do nosso ambiente externo nos ajudará? Depois de tudo dito e feito, de que serve todo o conhecimento inferior?

Um jovem rapaz uma vez referiu-se a todo esse conhecimento inferior de uma maneira muito desdenhosa: "O que uma mera educação ganha pão fará por mim? Só vai bombear mais comida para o meu estômago. Isso não é o conhecimento para mim. Dia após dia, do ventre até a tumba, do berço até a sepultura, os homens estão servindo para preencher as necessidades do corpo. Eu quero ser livre dessa escravidão. Dê-me esse conhecimento que me libertará! Aquele jovem rapaz, Sri Ramakrishna, tornou-se um dos maiores gigantes espirituais que o mundo já viu. Seu discípulo, Swami Vivekananda, foi o primeiro grande hindu a trazer o conhecimento da Vedanta para o Ocidente. Em Chicago, em 1893, aquele jovem brilhante trovejou: "É a maior loucura chamar o homem de pecador! O homem é divino. A impureza pode permanecer na presença da divindade? A impureza não pode permanecer. O homem é o filho sempre puro e sempre perfeito do Ser divino! "

Grandes imperadores dominaram esta terra. Onde eles estão agora? Eles desapareceram. Sozinhas no deserto estão a Esfinge e as Pirâmides, atestando as civilizações que uma vez surgiram e caíram ali. Em Roma, os palácios imperiais ainda permanecem - monumentos de pedra para os Césares que lá viveram e morreram. Tudo passa. Até mesmo nossos físicos modernos concordam que há bilhões de anos esse universo não existia. Ele surgiu em um certo ponto no tempo ilimitado, e também acabará por deixar de existir. Agora até os cientistas estão tentando investigar o que é permanente e duradouro. Eles querem descobrir o que é imutável e o que é fixo neste vasto fluxo, não-eterno, em constante mudança, chamado universo.

A Justiça da Lei do Carma

O carma não é um elemento terrível que desceu sobre a sociedade humana. A lei do carma é uma provisão supremamente justa e supremamente amorosa pelo Ser cósmico para capacitar o indivíduo a alcançar seu próprio bem-estar supremo. Essa lei do carma que prevalece é compatível com o esforço pessoal do homem e não é algo que se opõe ao esforço pessoal. Pelo contrário, o esforço pessoal - se realizado com o devido entendimento - pode ser utilizado para alcançar o supremo destino divino do homem. O esforço pessoal e a lei do carma caminham juntos. No entanto, você não pode parar os efeitos das causas que você já criou e que já começaram a funcionar. É como uma flecha que um caçador atirou de seu arco que está voando pelo ar. Ele não consegue se recordar e precisa terminar o voo e acertar o alvo.

Quando entramos neste corpo, trazemos todo o padrão cármico como num disco de gramofone. O padrão de vida se desdobra do berço ao túmulo na forma de experiências variadas. Não há escolha neste assunto, e é preciso passar por essas experiências. No entanto, essa é apenas uma parte menor da lei do carma, porque o que acontece com você não é essencial. A experiência acontece até mesmo com os animais, e eles sofrem de fome, sede, calor e frio. A singularidade do homem é sua capacidade de se engajar em atividades intencionais e não ser simplesmente governada pelo mecanismo do instinto. Ele é um agente independente e age com grande liberdade. O que você tira dessa vida não é através do que está acontecendo com você, mas através de como você escolhe lidar com o que está acontecendo com você. À medida que você passa pelas experiências que são ordenadas por seu próprio padrão cármico, você ainda é o arquiteto de seu próprio destino por causa de sua capacidade de agir.

Todas essas experiências no contexto final não são impostas ao indivíduo por algum agente estranho que impõe arbitrariamente um certo padrão. Não. Este padrão cármico com o qual um indivíduo humano vem à luz é a soma total dos resultados daquilo em que ele próprio se envolveu durante um período anterior. O destino é a colheita das sementes que você mesmo semeou anteriormente. Na análise final, você é o criador desse padrão cármico. Isso não contradiz a onipotência de Deus, pois é a onipotência de Deus que deseja que você tenha essa liberdade de ação. Essa sua liberdade é dada por Deus. Dentro do escopo de Sua onipotência, você é um agente livre. O dever do homem é fazer esforço, como se tudo dependesse de seu esforço. Faça o esforço correto com todo o seu coração e alma, mas você sempre tem a compreensão de que você deixa o resultado final nas mãos do Ser todo-inteligente. Se Ele escolher dar-lhe o efeito final que você deseja, que assim seja, você poderá tê-lo.

O homem pode elevar-se ao mais alto dos céus ou condenar-se ao inferno mais baixo. Está tudo em suas mãos. Se ele reconhece e está ciente da lei do carma, ele pode utilizá-lo de maneira significativa. Se, infelizmente, ele é completamente ignorante da lei do carma, então ele estará totalmente sujeito à sua operação. Não sabendo que é a sua própria ação que causou a sua condição atual, ele pode estar confuso, ele pode sacudir o punho para Deus, e ele pode culpar todos os outros e torná-los responsáveis por seu sofrimento. No entanto, quem entende a lei do karma não pode abrigar ressentimento, pois ele sabe que ninguém é responsável. Ele sabe que criou a experiência em algum período no passado e agora está colhendo os frutos das sementes que semeou. Ele não tem má vontade em relação aos seus semelhantes, e ele é capaz de aceitar sua experiência com uma compreensão mais profunda. Se ele for sábio, ele tentará aprender algo com a experiência que ele experimenta.

Como se explica o destino do xá do Irã algumas décadas atrás? Ele convocou os chefes de estado de todos os grandes países do mundo para Teerã e, por cerca de duas ou três semanas, celebrou de maneira grandiosa e pomposa os 2.500 anos de sua dinastia. Ele deve ter gasto milhões nessa celebração. Ele também tinha um dos exércitos mais sofisticados que os Estados Unidos poderiam fornecer para protegê-lo de seus inimigos, mas então o que aconteceu com ele? Ele foi deposto de seu trono, fugiu para o único país do mundo que o aceitaria, e logo depois, ignorado e desprezado, ele morreu uma morte miserável.

De maneira semelhante, um fazendeiro pode ser escravo dia e noite em seu campo por meses e, de repente, pode haver uma invasão de gafanhotos ou uma geada cruel, e setenta e cinco por cento de sua colheita pode simplesmente murchar e perecer. O resultado do carma está finalmente nas mãos de uma força cósmica, de acordo com a lei da compensação ou retribuição. Sem a operação da lei, nada acontecerá. Esta lei pode estar escondida do olhar humano, mas opera baseada na justiça absoluta, bondade e amor infinito.

Deixe o intelecto ponderar: "Quem sou eu? De onde eu vim? Qual era a minha condição antes de entrar neste corpo? Quando eu sair, para onde eu vou? Deixe-me saber. Essa condição é muito mais importante para mim do que esta existência física, pois isso é apenas temporário, enquanto aquela é duradoura e contínua, existia antes e continuará a ser daqui em diante, se é real, deve estar presente mesmo agora, coberta por alguma outra coisa - algo que é temporariamente sobreposto. Agora, deixe-me conhecer essa verdadeira condição ". A função mais importante do intelecto é ponderar sobre essas questões e outras semelhantes. "Recebi este corpo e fui enviado para viver neste universo. Agora, de que maneira estou relacionado a ele?" Este universo parece ser o trabalho manual de uma vasta inteligência, pois é um todo sistemático perfeito. Tudo se move aqui em ritmo e ordem. O que é essa vasta inteligência dotada de um poder inimaginável que invade a mente meramente imaginando-a? "

Assim, ponderando o "eu", ponderando o universo e ponderando a inteligência infinita e absoluta por trás de ambos, o homem se elevará gradualmente a um estado de consciência no qual a resposta a todas essas questões fica clara. Elevar-se e adotar esta investigação superior acerca da sua verdadeira natureza é o emprego apropriado do intelecto a serviço da alma. Neste emprego, o homem adquirirá o conhecimento de si mesmo, e o Autoconhecimento o libertará.

(Sivananda Day-to-Day 503)

quarta-feira, 3 de outubro de 2018



Ganesh Chaturthi


por Sri Swami Sivananda

SAUDAÇÕES ao Senhor Ganesha que é o próprio Brahman, que é o Supremo Senhor, que é a energia do Senhor Shiva, que é a fonte de toda felicidade, e que o doador de todas virtudes, qualidades e sucesso em todos os empreendimentos.

Mushikavaahana modaka hastha,
Chaamara karna vilambitha sutra,
Vaamana rupa maheshwara putra,
Vighna vinaayaka paada namasthe

SIGNIFICADO: "Oh Senhor Vinayaka! o removedor de todos os obstáculos, o filho do Senhor Shiva, com uma forma que é muito pequena, com o rato como Teu veículo, com doces na mão, com orelhas largas e trombas, Eu prostro-me a Teus pés de Lótus!”

Ganesh Chaturthi é um dos festivais hindus mais populares. É o aniversário do Senhor Ganesha. É o dia mais sagrado para o Senhor Ganesha. Ele ocorre no 4º dia da quinzena brilhante da lua de Bhadrapada (Agosto-Setembro). Ele é comemorado em toda Índia, assim como por todos os devotos hindus em todas as partes do mundo.

Imagens de barro da Deidade são feitas e após serem adoradas por dois dias, ou em alguns casos dez dias, elas são atiradas na água.

Senhor Ganesha é o Deus com cabeça de elefante. Ele é adorado inicialmente em muitas orações. Seus Nomes são repetidos primeiros antes do início de algum trabalho auspicioso começar, antes de algum tipo de adoração é iniciado.

Ele é o Senhor do poder e da sabedoria. Ele é o mais velho dos filhos do Senhor Shiva e o mais velho irmão de Skanda ou Kartikeya. Ele é a energia do Senhor Shiva e então Ele é chamado o filho de Shankar e Umadevi. Pela adoração do Senhor Ganesha as mães esperam obter para seus filhos as reais virtudes de Ganesha.

A seguinte história é narrada sobre Seu nascimento e como Ele veio a ter a cabeça de um elefante:

Uma vez, a Deusa Gauri (consorte do Senhor Shiva), enquanto se banhava, criou Ganesha como um puro ser branco com a lama de fora de Seu Corpo e O colocou na entrada de sua casa. Ela disse a Ele para não permitir a entrada de ninguém enquanto ela estivesse no banho. O Próprio Senhor Shiva estava retornando a casa com muita sede e foi parado por Ganesha no portão. Shiva ficou bravo e cortou fora a cabeça de Ganesha pois Ele pensou que Ganesha fosse um estranho.

Quando Gauri veio a saber disso ela ficou muito angustiada. Para consolá-la, Shiva ordenou a Seus serviçais que cortassem e trouxessem para Ele a cabeça de qualquer criatura que estivesse dormindo com a cabeça voltada para o norte. Os serviçais foram em sua missão e encontraram somente um elefante naquela posição. O sacrifício foi então feito e a cabeça de elefante foi trazida perante Shiva. O Senhor então uniu a cabeça de elefante ao corpo de Ganesha.

Senhor Shiva fez de Seu filho digno de culto no início de todos os empreendimentos, casamentos, expedições, estudos, etc. Ele ordenou que a adoração anual de Ganesha deveria acontecer no 4º dia de metade brilhante da lua de Bhadrapada.

Sem a Graça de Senhor Ganesha e Seu auxílio nada pode ser alcançado. Nenhuma ação pode ser empreendida sem Seu apoio, Graça ou bênção.

(Sivananda Day-to-Day 502)

terça-feira, 18 de setembro de 2018


Disseminação do Conhecimento
Por
Sri N. Ananthanarayanan


O hábito de dar estava enraizado em Sivananda. Quando era menino em Pattamadai, ele compartilhava com outras crianças os doces que sua mãe lhe dava. Na escola e faculdade, ele ajudava seus colegas com suas lições. Depois que ele deixou o instituto médico, dirigiu o Ambrosia, para ganhar sem dúvida, mas igualmente para compartilhar seu conhecimento considerável de problemas de saúde com um público ignorante. Mais tarde, na Malásia, ele aproveitou ao máximo seus conhecimentos médicos tratando os doentes, contribuindo com artigos úteis para os periódicos e treinando os meninos da ala do seu hospital para melhores empregos em outros lugares. Quando ele adquiriu riqueza e influência, utilizou ambos para o benefício de pessoas em perigo, que precisavam de dinheiro, de um emprego, e de um lugar para ficar.

Esse traço, esse desejo de compartilhar o que ele tinha com os outros, se intensificou depois que ele se tornou um Sannyasin. Ao redor dele surgiu o Dispensário Satya Sevashram. Sivananda usou suas economias para comprar remédios para Sadhus e peregrinos doentes. Quando o Swargashram Kshettar lhe dava requeijão e Ghee para seu consumo, ele os distribuía entre os Mahatmas convalescentes em Lakshmanjhula. Quando os Yatris que vinham receber o seu Darshan faziam oferendas de doces e frutas, ele sempre os redistribuía. Deu seu único cobertor a um peregrino carente, ficando ele próprio tremendo de frio.

Quando Sivananda avançou em suas práticas espirituais, começou a meditar por horas a fio, passou por várias experiências, utilizando a mina de sabedoria espiritual em profundidades maiores e mais profundas, anotou essas experiências no papel e ficou ansioso para compartilhar o conhecimento recém-descoberto com outras pessoas. Assim nasceram seus primeiros textos espirituais.

Peregrinos que se encontraram com Swamiji em Swargashram começaram a se corresponder com ele quando voltavam para casa. Outros que leram seus folhetos começaram a lhe escrever. Sivananda respondia essas cartas e dava conselhos espirituais.

Este Jnana Dan, ou dom do conhecimento, possuía uma característica que outros dons não tinham. Sivananda raciocinava assim. "Dê comida aos famintos", dizia para si mesmo: "Depois de um tempo, eles voltarão a sentir fome. Deem roupas aos que estão nus; depois de um tempo, eles voltarão a ficar assim. Dê dinheiro aos necessitados; e quando eles gastarem, eles estarão novamente em falta. Mas dê conhecimento a todos e você lhes dará os meios para cuidarem de si mesmos ". Seu rosto brilhava. O dom do conhecimento, de fato, foi o maior presente.

E o que poderia ser maior que o conhecimento espiritual? Sivananda começou a compartilhar a riqueza de sua experiência espiritual com os outros através de conversas, palestras, cartas, folhetos e artigos em periódicos. A esse respeito, Swamiji utilizou a impressora mais do que o púlpito. O que foi ouvido pode ser esquecido em um dia, mas o conhecimento registrado seria de benefício duradouro.

Enquanto no Swargashram, Sivananda deu impulso a alguns editores de Meerut para iniciar as revistas Sudarshan, Sankirtan e Swadharma, com ele mesmo contribuindo com artigos para elas. Ele começou a enviar artigos também para o Kalyan e o Kalyana Kalpataru da Gita Press, Gorakhpur e para uma longa lista de periódicos menores.

Se um editor pedisse um artigo, Sivananda enviava quatro ou cinco. Ele diria: "Mesmo que eles não sejam publicados, pelo menos passarão por parte da equipe editorial encarregada da seleção. Ficarei satisfeito mesmo que apenas uma pessoa leia os artigos. Se os editores quiserem, eles podem publicar um entre os cinco ou seis. Ainda assim, muito bem poderá ser feito ao público ".


8 DE SETEMBRO - 131º  ANIVERSÁRIO  
  SWAMI  SIVANANDAJI MAHARAJ  








quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Tornai-vos Krishnas
por
Sri Swami Sivananda


Filhos de Deus!

A vida de Bhagavan Sri Krishna é uma ilustração de como uma vida ideal e elevada deve ser vivida. O melhor comentário sobre o Bhagavad Gita é a vida de seu próprio autor. Sri Krishna viveu o que ele ensinou e ensinou o que é do mais alto e do maior valor. Sri Krishna era uma pessoa integral que levou a vida integral com a consciência da Realidade integral. Ele era um dos seres mais ocupados possíveis, um estadista incomparável, um especialista em todas as artes, vivendo no meio de uma grande família de temperamentos heterogêneos, comprometendo-se a trazer paz à terra destruindo forças antagônicas e elevando o oprimido Dharma. E, no entanto, com todas essas atividades multifacetadas de um tipo todo abrangente, ele estava continuamente enraizado na Consciência Onipresente, Eterna e Absoluta. Ele era uma síntese do Um e de muitos, uma reconciliação do Não-manifesto e do manifesto, um a solda do Infinito e do relativo. Para Krishna, não há nada para adquirir e nada para renunciar, pois Ele é a Verdade Consciente dentro de ambos os opostos. Ele é um homem sintético que age com prudência neste mundo, cujas ações não se baseiam em interesses pessoais, mas na consciência da Verdade, não no particular, mas no Ser Universal. Portanto, tornar-se completo e perfeito é tornar-se um Krishna que foi completo e perfeito.

Em todos, existe esse ideal, Krishna, escondido dentro de nós. Todo mundo é um Krishna em potencial. A consciência de Krishna já está em você; você só tem que manifestar através da autodisciplina e meditação. Viver a filosofia do Gita significa tornar-se o próprio Krishna. Apesar das distrações do mundo, Krishna mantém a relação ininterrupta de identidade própria com o mais alto Espírito. Jamais apareceu na terra nenhum grande homem ou Divindade maior do que Sri Krishna. O mesmo Krishna, o amigo dos vaqueiros simples, o mesmo humilde servo que lavou os pés dos convidados no sacrifício real de Yudhishthira, era aquele Virat que a tudo devora, o Ser Universal, que deslumbrou o representante do homem, Arjuna, e o atingiu com todo temor. Não encontramos outro para ser comparado com este exemplo glorioso, seja como um indivíduo aperfeiçoado ou como a revelação do Ser Supremo.

O ideal de Sri Krishna é aquele a ser combatido por todos através da renúncia em prol do conhecimento do Ser. Estar no mundo e, ainda assim, fora do mundo, ver o universo da pluralidade à luz da unidade, ser homem e, ainda assim, conhecer o Espírito no homem, trabalhar no mundo e, mesmo assim, ser intocado pelos seus caminhos, trabalhar como mestre, viver como Deus, trabalhar como um servo dedicado e humilde de todos, praticar o relativo enquanto descansa no Absoluto, é a lição que Sri Krishna ensina ao mundo.

Torne-se você mesmo Krishna, o Ishwara movendo na terra, pela prática do Yoga de síntese que é o tema do Imortal Bhagavad Gita.
Que todos vocês brilhem como Krishnas!

(Sivananda Day-to-day 501)

segunda-feira, 3 de setembro de 2018


O Que É a Mente
Por
Sri Swami Sivananda

A mente é a causa da escravidão e da liberdade do homem. Uma mente que está cheia de Vasanas impuros tende a escravidão; enquanto uma mente que é desprovida de Vasanas tende a liberdade. A mente não é mente quando os Vasanas são destruídos. Você torna-se desprovido da mente. Quando você se torna desprovido da mente, a intuição surge e você é dotado do olho da sabedoria. Você desfruta de paz indescritível.

A mente é Vasanamaya. Este mundo é Vasanamaya Jagat. A mente se agarra a objetos sensuais através dos Vasanas e constantemente pensa em objetos. Se os Vasanas perecem, a mente deixa de pensar em objetos e alcançamos o estado de ausência de pensamentos.

Um dos hábitos mais comuns da mente é o hábito errante. Ela não é capaz de se fixar num ponto, como é da natureza do ar. Sri Krishna diz: "Ó poderosamente armado (Arjuna)! A mente é difícil de conter e está inquieta; mas pode ser contida pela prática constante e pelo desapego".

A destruição dos desejos e o controle dos indriyas são os passos essenciais para o controle da mente. É o desejo que deixa a mente inquieta. Os indriyas correm atrás dos objetos e a mente também segue os indriyas, assim como um cão segue o seu dono. Portanto, se você quiser aquietar essa mente errante, você terá que renunciar a todos os tipos de desejos e controlar os indriyas primeiro. Só então você será bem-sucedido na prática da concentração, meditação, domínio da vontade, da memória e do pensamento.

O ponto vital na concentração é trazer a mente para o mesmo ponto ou objeto de novo e de novo, limitando seu movimento a um pequeno círculo no começo. Esse é o objetivo principal. Chegará o tempo em que a mente irá se ater a apenas um ponto. Este é resultado de sadhana constante e prolongada. Deve haver uma linha de pensamento. Deve haver uma continuidade de pensamento, como o fluxo constante de óleo de um vaso para outro, como o som contínuo de um sino de igreja.

Você deve ser regular em sua prática de meditação. Você deve se sentar diariamente de manhã e à noite e nas mesmas horas. O humor meditativo ou Sattvic Bhava se manifestará por si mesmo sem esforço. Você deve se sentar no mesmo lugar, na mesma sala. A regularidade na meditação é um grande desiderato e condição sine qua non.

Mesmo que você não perceba nenhum resultado tangível na prática, você deve mergulhar na prática com sinceridade, seriedade, paciência e perseverança. Seus esforços serão certamente coroados com sucesso depois de algum tempo. Não pare esta prática mesmo por um dia, sob qualquer circunstância, mesmo se você estiver doente! A meditação é um tônico de primeira classe. A onda de meditação removerá todo tipo de doença. Irá infundir força espiritual, dará novo vigor e vitalidade.

Ore fervorosamente: "Ó Senhor Todo-misericordioso! Pela Tua graça, que eu realize a Verdade. Que eu sempre tenha pensamentos sublimes. Que eu me realize como a Luz Divina. Que eu sirva a humanidade com Atmabhava. Que eu seja livre da ganância, luxúria, egoísmo, ciúme e ódio. Que eu possa contemplar o doce e imortal Ser em todos os seres. Permita-me perceber Brahman com puro entendimento.

"Que aquela Luz das luzes sempre me guie. Que Ele purifique minha mente de todas as impurezas. Que Ele me inspire. Que Ele me dê poder, coragem e força. Que Ele remova o véu da mente. Que Ele remova todos os obstáculos no caminho espiritual. Que Ele torne minha vida feliz e frutífera. Eu me inclino a Ti, ó Deus dos deuses, ó Brahman dos Upanishads, Suporte de Maya e Isvara, a Ponte para a Imortalidade. "

Sem o Self tudo é vazio. É um fato bem conhecido que qualquer número de zeros não tem valor intrínseco, a menos que um número seja colocado antes deles. Mesmo assim, a riqueza de todos os três mundos não é nada, se você não levar uma vida espiritual, se você não tentar adquirir a riqueza espiritual. Você terá que viver no Ser interior. Você pode influenciar os outros, irradiar alegria e paz para milhões de pessoas, longe e perto, se você atingir a autorrealização. Você será afogado no oceano da bem-aventurança e conhecimento infinito.
(Sivananda Day-to-Day 500)

quarta-feira, 29 de agosto de 2018


Cultura Vedântica
Por
Sri Swami Sivananda

O Ser que é descrito nos Upanishads é Brahman ou Atman ou o Ser ou Absoluto. Ele é o manancial de todo conhecimento escriturístico. Ele é a fonte ou o útero de tudo. Ele é a existência absoluta, o conhecimento absoluto e a felicidade absoluta. Ele é indivisível, onipresente, independente, eterno e imortal. Ele está além do tempo, espaço e causação. Ele é sem começo e sem fim. Ele reside em todos os seres. Ele é a testemunha das atividades de todas as mentes.

O Atman ou o Self a tudo permeia. Ele está além do nascimento e da morte. Ele é imperecível, auto luminoso, eterno, puro e auto existente. Ele é pleno, imperecível e infinito. Ele é a testemunha silenciosa dos três estados, a saber, vigília, sonho e sono profundo. Ele está além de casta, credo ou cor. O pecado não pode tocá-lo porque ele é sempre puro. Dor, tristeza e ilusão não podem afetá-lo, porque Ele é toda-felicidade. Fome, preocupações e tribulações não podem atormentá-lo, porque Ele é todo bem-aventurança. A luxúria não pode alcançá-lo, porque ele é assexuado. A ira não pode se aproximar dEle, porque Ele está além da mente. Inquietude não pode agitá-lo, porque Ele é todo-paz. O tempo não pode devorá-lo, porque Ele é a eternidade.

O que na terra poderá lhe causar medo quando você percebeu sua identidade com tal Atman? O que na terra pode gerar ódio, ilusão, diferença e tristeza em você quando você vê o um em todos e todos no um? O que na terra poderá lhe causar agitação quando você transcendeu a mente e descansa pacificamente no seu próprio Sat-Chit-Ananda Svarupa - esse oceano magnânimo de felicidade e silêncio estupendo?

A pergunta: "Quem sou eu? O que é este Samsara? De onde eu vim? Para onde irei? Qual é o objetivo da vida? O que é Brahman ou Atman? Qual é a relação entre a alma individual e a alma suprema? Como atingir o objetivo? Posso me tornar imortal? Posso desfrutar de felicidade eterna? " Certamente surgirá na mente de todo ser humano em algum estágio de sua vida.

Aquele que pensa seriamente sobre essas questões e tenta atingir o objetivo é um homem sábio, mas aquele que não se importa em refletir sobre essas questões vitais, que leva uma vida sensual e não se esforça para alcançar a beatitude final da vida, é um tolo ou uma pessoa imprudente. Ele vive em vão. Ele é um fardo sobre a terra. Ele é um matador de seu próprio eu. Sua vida é realmente muito lamentável.