Cultura
Vedântica
Por
Sri Swami
Sivananda
O Ser que é descrito
nos Upanishads é Brahman ou Atman ou
o Ser ou Absoluto. Ele é o manancial de todo conhecimento escriturístico. Ele é
a fonte ou o útero de tudo. Ele é a existência absoluta, o conhecimento
absoluto e a felicidade absoluta. Ele é indivisível, onipresente, independente,
eterno e imortal. Ele está além do tempo, espaço e causação. Ele é sem começo e
sem fim. Ele reside em todos os seres. Ele é a testemunha das atividades de
todas as mentes.
O Atman ou o Self a
tudo permeia. Ele está além do nascimento e da morte. Ele é imperecível, auto
luminoso, eterno, puro e auto existente. Ele é pleno, imperecível e infinito.
Ele é a testemunha silenciosa dos três estados, a saber, vigília, sonho e sono
profundo. Ele está além de casta, credo ou cor. O pecado não pode tocá-lo
porque ele é sempre puro. Dor, tristeza e ilusão não podem afetá-lo, porque Ele
é toda-felicidade. Fome, preocupações e tribulações não podem atormentá-lo,
porque Ele é todo bem-aventurança. A luxúria não pode alcançá-lo, porque ele é
assexuado. A ira não pode se aproximar dEle, porque Ele está além da mente.
Inquietude não pode agitá-lo, porque Ele é todo-paz. O tempo não pode
devorá-lo, porque Ele é a eternidade.
O que na terra poderá lhe
causar medo quando você percebeu sua identidade com tal Atman? O que na terra
pode gerar ódio, ilusão, diferença e tristeza em você quando você vê o um em
todos e todos no um? O que na terra poderá lhe causar agitação quando você
transcendeu a mente e descansa pacificamente no seu próprio Sat-Chit-Ananda
Svarupa - esse oceano magnânimo de felicidade e silêncio estupendo?
A pergunta: "Quem
sou eu? O que é este Samsara? De onde eu vim? Para onde irei? Qual é o objetivo
da vida? O que é Brahman ou Atman? Qual é a relação entre a alma individual e a
alma suprema? Como atingir o objetivo? Posso me tornar imortal? Posso desfrutar
de felicidade eterna? " Certamente surgirá na mente de todo ser humano em algum
estágio de sua vida.
Aquele que pensa
seriamente sobre essas questões e tenta atingir o objetivo é um homem sábio,
mas aquele que não se importa em refletir sobre essas questões vitais, que leva
uma vida sensual e não se esforça para alcançar a beatitude final da vida, é um
tolo ou uma pessoa imprudente. Ele vive em vão. Ele é um fardo sobre a terra.
Ele é um matador de seu próprio eu. Sua vida é realmente muito lamentável.
Só ele que é dedicado
aos seus pais, que tem uma mente calma, que controla todos os seus sentidos, que
tem uma mente unidirecionada, que é equipado com quatro meios, que é dotado de
qualidades sáttvicas, que purificou sua mente mediante serviço altruísta
constante, que removeu a agitação da mente por Upasana ou adoração, Japa e
Kirtan e, por último, mas não menos importante, quem se senta aos pés de um
preceptor, que é iluminado e bem versado no conhecimento das escrituras, é
capaz de compreender a Verdade ou o único Princípio Eterno.
Prazeres mundanos são
fugazes como os relâmpagos. A vida humana é efêmera como a bolha. O vigor da
juventude é de curta duração. Todos estes são ilusórios neste mundo. Todas as
coisas mundanas são apenas geradoras de dor. Não há nem um pingo de felicidade
neste mundo. A riqueza que você deseja é apenas efêmera. O anseio por esposa e
riqueza apenas o acorrenta. Uma coisa que é doce e agradável para você em um
momento produz o reverso dessa sensação em outro momento. Quem não experimentou
isso neste mundo? Por isso, cabe ao homem sábio concentrar sua mente no Atman
ou no Ser e atingir o lugar
Não tenha medo das
dificuldades e fracassos do caminho espiritual. Os fracassos são os trampolins
para o sucesso. Dificuldades farão você mais forte e poderoso. Dificuldades
desenvolverão sua força de vontade. Supere as dificuldades uma a uma. Use sua
inteligência, sagacidade, discriminação e bom senso. Seja ousado. Permaneça
firme. Seja alegre. Ignore o medo e a ansiedade. Marche corajosamente no
caminho espiritual. Não olhe para trás. Extraia coragem, força e poder do
interior. Toque na fonte. Vá direto. Refresque-se. Renove-se. Então marche com
cautela. Tu és invencível. Nada nos três mundos pode te machucar. Tenha
certeza. Permaneça sereno sempre. Sorria e alegre-se no Atman.
Não se limite a nomes e
formas. Levante-se acima deles e perceba a Verdade. Assim como as bolhas, espuma
e ondas vêm do oceano, existem no oceano e se dissolvem no próprio oceano,
afinal esses nomes e formas ilusórios também surgiram de Brahman ou do Absoluto
ou do Oceano de Bem-aventurança e Conhecimento, existem em Brahman e por fim,
dissolvem-se em Brahman. Este mundo não é nada além de Brahman. Contemple o
único Eu em todas as formas. Veja o Um em tudo e tudo no um.
Você pode dissipar a
dor, a tristeza, a ignorância, o medo, a preocupação e a ansiedade apenas
quando perceber o Brahman ou o Self. Esta é a declaração enfática do Vedanta.
Não há outro caminho para alcançar a completa liberdade da ignorância, medo,
tristeza e dor. De fato, é verdade mesmo! Pois como você poderá estar sujeito a
medo quando você percebeu o Ser, quando você veio a saber que você é
essencialmente idêntico ao não-dual Brahman e que não há outro vidente além de
você, nenhum outro ouvinte a não ser você, não outro conhecedor mas você,
nenhum outro pensador além de você? Quem deve ter medo de quem, quando se sente
unidade em todo lugar? Quem magoará quem, quando todas as dualidades tiverem
desaparecido totalmente?
A música da alma está no
seu interior. O reino de Deus está dentro de você. O domínio da paz está dentro
de você. A luz das luzes está dentro de você. O conhecimento está dentro de
você. Os três mundos estão dentro de você. A fonte de poder, alegria,
felicidade e vida está dentro de você. O céu e o inferno estão dentro de você. O
depósito da sabedoria está dentro de você. A fonte da beleza está dentro de
você. O oceano de felicidade e paz está dentro de você. Desvie o olhar dos
objetos sensuais e olhe para o interior. Colete os raios dissipados da mente e
medite seriamente no Ser. Mantenha comunhão com aquele princípio supremo
desprovido de fantasias e modificações mentais. Junte-se à Luz das luzes
internas. Mergulhe no oceano da felicidade. A grande servidão da mente cessará
agora. Todas as dúvidas desaparecerão e todos os Karmas irão perecer. Você é um
Jivanmukta ou um sábio libertado agora. Mova-se sem medo agora. Passeie
alegremente, meu filho, por onde quer que você deseje.
Você experimenta
desarmonia e discórdia quando Rajas e Tamas prevalecem na mente. Aniquile Tamas
aumentando Rajas e destrua Rajas aumentando Sattva. Haverá harmonia e
concordância quando Sattva prevalecer na mente. Vá além de Sattva e ouça a
música celestial do espírito - música da qual você nunca ouviu falar antes. É a
música do encontro da alma com a alma. É a música maravilhosa que transcende
todos os Ragas e Raginis. É a música instável do Infinito - aquela melodia
celestial que emociona os corações do meditador, aquela melodia celestial que
ajuda os aspirantes a se fundirem em Brahman. É a música de OM ou Pranava
Dhvani. É o som Anahata transcendental. É a música divina da flauta de Krishna.
É o próprio silêncio. Afogue-se na felicidade da música interior da alma. Sua
melodia e doçura estão além da descrição. Você deveria experimentar você mesmo.
Você é o verdadeiro
mestre ou governador do mundo inteiro. Você não está preso à nada. Sinta a
majestade do seu Eu. Quaisquer que sejam as circunstâncias e o ambiente,
mantenha-se em paz e feliz. Abandone toda a ansiedade, medo e preocupação.
Descanse em seu centro. Seja autoconfiante, satisfeito consigo mesmo e
autocontido. Cante OM, cante OM e medite em OM. Realize o Self. Conheça o Ser e
seja livre. Agora o mundo inteiro será um paraíso ou um paraíso para você. Você
é o Senhor dos senhores, o Deus de todos os deuses, o imperador dos
imperadores. Você está na posse de uma riqueza espiritual inesgotável. A soma
total dos prazeres do mundo inteiro é uma mera queda quando comparada à
bem-aventurança que você desfruta agora. Você é o oceano da felicidade agora.
Que estado magnânimo! Mesmo a Adisesha de mil línguas não é capaz de
descrevê-lo.
(Sivananda Day-to-Day 499)
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