domingo, 31 de agosto de 2014

Personalidade Típica- Traços de um Aspirante

O Sadhaka e Alguns Aspectos da Sadhana
O aspirante está totalmente desperto de toda parte de sua natureza. Ele está sempre vigilante e diligente. Sua presença é mais eloquente do que suas palavras. Suas palavras são tão claras quanto puros são seus motivos. Destemido e intrépido em espírito, ele possui a força de um elefante, a coragem de um leão, o vigor de um carvalho e a pureza da neve do Himalaya.
( Daily Readings - Swami Sivananda - . 122)

sábado, 30 de agosto de 2014

O Infinito Prazer: O Único Lugar Naturalmente Apropriado à Existência do Homem

Um peixe acidentalmente pulou para fora d'água  e começou a sofrer.  Um homem apiedou-se e levou-o para sua casa, banhou-o e colocou-o numa cama aquecida,  massageou-o - ou seja - proveu-o com todos os confortos que ele tinha disponíveis. Ainda assim, o peixe continuava sofrendo. Ele atirou-o de volta à água e instantaneamente ele começou a nadar alegremente. Da mesma forma,  homem está fora de seu elemento. O ignorante homem mundano, está apegado a seu corpo perecível, a sua mente, etc., e po esta razão ele sofre. Mas poderia novamente voltar a ser feliz assim que realizasse a sua Verdadeira Natureza., Saychidananda Svarupa.
O homem se esqueceu de sua natureza divina e essencial. Ele imagina ser uma entidade separada. Ele separou-se do Absoluto devido à ignorância do egoísmo. Porisso se sente miserável.
Se o homem aniquilar seu egoismo e seu sentimento de separatividade, se aniquilar seus desejos e apegos, se identificar-se com o Ifinito, todas as limitações, imperfeições, e misérias terminarão. Ele atingirá a imortalidade e bem-aventurança eterna. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 122)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014


Homem: Sua Natureza Essencial

Tua natureza essencial é Existência Eterna. Imortalidade é teu verdadeiro direito de nascimento. Nascimento e morte, vida aqui e adiante são apenas fenômenos efêmeros os quais não te afetam. Testemunhe. Teu Self interior não nasce, não perece e é permanente Existência-Conhecimento-Bem-Aventurança. Saiba disso e expulse todo o medo da morte. Realize o Self e eleve-se para sempre além da morte. 
(Daily Readings -Swami Sivananda - p. 121)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Homem: Seu Destino Divino

Sejam homens entre seres sub-humanos, imortais entre mortais, deuses entre santos, e um com o Supremo Senhor entre todos os deuses. Conheça a si próprio e brilhe em sua Luz primtiva. Este é o seu glorioso destino. O gênio poético, o gênio religioso, o gênio filosófico, todos são fracos lampejos da Luz interior latente em seu cração. Façam incessantes esforços, apoderm-se desta Luz interior e viva como homens que viveram como Buda e Cristo.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 121)

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Homem: Sua Herança Divina

Coragem, poder, força, sabedoria e felicidade é a sua Herança Divina do Absoluto: é um direito nato. Você é o centro do pensamento, poder e influência. Nunca se esqueça disso. Olhe para o interior.  Leve a sua atenção em direção ao Conhecimento do Self. 
Você possui um corpo, mas você não é o corpo. Este corpo é um instrumento ou servo do espírito, e não sua prisão. Saiba que o corpo é o templo do radiante Espírito ou Auto-refulgente Atman ou o Espírito interior, que controla e movimenta todas as faculdades do corpo e da mente. Saiba que o que você respira é o alento do espírito, não uma respiração física.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 121)

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A Herança de um Passado Sem Fim de Experiências.

Tudo por você herdado, tudo que você trouxe consigo através de incontáveis  milhões de vidas passadas, tudo por você visto, ouvido, desfrutado, provado,  lido ou conhecido seja nesta vida ou em vidas passadas está escondido em sua mente subconsciente. Por que você não domina a técnica de concentração e o meio de comandar sua mente subconsciente fazendo pleno e livre uso daquele conhecimento? 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 120)

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Homem: Um Centro de Poderes Ilimitados

O homem possui dentro de si mesmo poderes tremendos e faculdades latentes sobre as quais ele nunca sequer imaginou. Ele deve despertar esses poderes adormecidos pela prática do Yoga. A medida que ele progride no caminho, novos poderes, novas faculdades são reveladas nele. Após tal revelação ele poderá mudar seu meio, influenciar e dominar a mente de outras pessoas e curá-las. Ele pode comandar a riqueza material. Poderá conquistar a natureza interna e externa, e entrar no estado de suoerconsciência. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 120)

domingo, 24 de agosto de 2014

Um Estudo Integral do Homem

O homem não é apenas um fenômeno biológico. Existe nele um aparato físico dotado com latente potencialidades, poder e possibilidades; santos, profetas e Yogis são prova viva desse fato. Uma análise filosófica do ser físico do homem nos leva a crer na realidade da Consciência Cósmica da Força da Vida Divina como a base, como na vida das entidades físicas. Precisamos compreender o homem não apenas no sentido mental e biológico, mas também seus níveis físico e espiritual.
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 120)

sábado, 23 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem - IV

Nada do lado objetivo pode tocar o sujeito. Este permanente Self que é o Eterno Sujeito, não é possível ser provado, e nem precisa. Ele prova-se por Si mesmo.  É o substrato básico de cada ato do conhecimento,  e vive em cada órgão e faculdade. Este Self universal  se confunde com o self empírico devido às impurezas mentais. Quando quebramos o anel de fumaça em torno do Self, retiramos as camadas que o encobrem, realizamos aqui e agora,  no corpo físico, o destino de nosso ser. O "Eu", o "Atman" que é infinitamente simples, e a trindade da trancendente Realidade, Consciência e Unidade. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 119)

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem - III

Todos os grandes pensadores do mundo se unem nos suscitando a conhecer este Self. Enquanto nossa estrutura corpórea sofre mudanças a cada momento, enquanto nossos pensamentos se unem como nuvens no céu e novamente se dispersam, o verdadeiro Self  nunca se perde. Ele interpenetra tudo embora seja distinto de tudo. É a fonte do sentido de identidade através de numerosas transformações. Ele permanece em si mesmo embora veja todas as coisas. É algo constante que permanece inalterado nas múltiplas atividades do universo. Nossa personalidade limitada é consciente apenas aos trancos e barrancos.  Nela existem grandes lacunas. Mesmo que a morte advenha ao homem, o  observador que existe nele nunca morre. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 119)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem -II

O intelecto pode se mover somente num círculo vicioso de possibilidades. Ele paira em torno de um objeto: mais profundamente ele não consegue ir. Ele não pode se interiorizar e manter-se em unidade; e ser notado, sem completa identidade o conhecimento é impossível. O intelecto aceita a evidência dos sentidos e o resultado da inferência, mas ele rejeita as profundas intuições subjetivas como sendo falsas. Uma profunda análise nos diz que existe algo mais no homem do que a sua aparente consciência comum; algo de onde originam todos os pensamentos e emoções, uma presença espiritual mais sutil que o mantem  sempre insatisfeito com os meras buscas terrenas.  A doutrina de que a condição comum do homem não é seu estado último, que ele possui um self  mais profundo, um Espírito imortal, uma luz que nunca pode ser extinta, possui o mais distante e superior ancestral intelectual. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 118/119)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem - I

A afirmação de que o homem é a medida de todas as coisas é perfeitamente verdadeira. O homem é um ser de vários níveis e possui várias camadas nas quais se esconde sua verdadeira personalidade. Ele pode identificar-se com o corpo físico e ver suas necessidades assim como faz um animal, ou ele pode identificar-se com a razão auto-consciente, ou ele pode sentir sua unidade com o Verdadeiro Self, que é a eterna testemunha de ambos. As valiosas metas vitais entretanto devem permanecer em seu próprio lugar, não pode ter controle do ser espiritual por muito tempo sem um completo desequilibrio da personalidade do indivíduo. No intelecto da auto-consciência do homem moderno, em que todas suas limitações naturais toma o lugar mais alto, suicídio e ceticismo é o resultado. 
(Daily Readings -  Swami   Sivananda - p. 118)

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Além dos Cumes

Nunca se satisfaça com um pouco de aquisição ou sucesso no caminho, alguma serenidade na mente, a mente um pouco mais focada,  já consegue ter alguma visão de anjos ou Siddhis, consegue ter a faculdade de leitura da mente. Existem ainda picos mais elevados a serem alcançados, regiões mais altas a alcançar. Continue com a prática espiritual.
Alguns aspirantes deixam a Sadhana após algum tempo. Eles esperam obter grandes frutos em tempo rápido. Eles esperam muitos Sidhhis em curto tempo. Quando não conseguem, desistem da Sadhana. Existem vários  níveis de consciência entre a consciência do homem comum e a supraconsciência de Brahman. Diferentes véus devem cair no caminho; vários centros inferiores devem ser abertos; muitos barreiras a serem cruzadas antes que o objetivo final seja alcançado.
Quando você estiver estabelecido no mais alto Nirvikalpa Samadhi, quando você alcançar o objetivo final, não haverá nada para ser visto, nada para se escutado, nada para ser cheirado, nada para ser sentido. Você não terá consciência do corpo. Você terá completa Consciência Brahmanica. Não existe nada além do Self. Isto é uma grande experiência, você  ficará impressionado e maravilhado. Você terá conhecimento imediato. Passado e futuro misturados no eterno presente. Tudo é  "agora". Tudo está " aqui". Você foi para além do tempo e espaço. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 117/118)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Visão Teocêntrica

O homem que vivendo no meio das tentações do mundo disciplina sua mente por meio de exercícios devocionais é um verdadeiro herói. O verdadeiro herói pode olhar para qualquer direção que escolher enquanto carrega um pesado fardo sobre a cabeça. Da mesma forma, o homem perfeito cuja mente está completamente disciplinada tem os seus olhos constantemente voltados para Deus mesmo quando sobrecarregado pelo fardo dos deveres mundanos.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 117)

domingo, 17 de agosto de 2014

A Luta contra a Finitude

Observe como Vairagya surge na mente. A perecível e transitória natureza de todas as coisas cria uma espécie de desgosto em todas mentes, e em proporção à profundeza e sutileza da natureza, esta criação do mundo age mais ou menos poderosamente na mente de cada indivíduo. Uma irresistível sensação surge na sua mente, ou seja, que o finito não pode jamais satisfazer o Infinito dentro de nós, que o mundano e perecível  não pode satisfazer a nossa natureza imutável e imortal. 
Quando estiver plenamente consciente da magnitude dos sofrimentos humanos neste mundo relativo e miserável, você naturalmente começará a discernir entre o que é real e o que é irreal.
(Daily Readings - Swami Sivananda  - pag. 116)

sábado, 16 de agosto de 2014

O Aspirante Melhor Qualificado

O Uttama Adhikari, aquele que está sempre entusiasmado, silencioso e sereno devido ao conhecimento do apropriado, sempre o mesmo entre os diversos homens do mundo, imperturbável pelas distrações das atividades diárias, calmo e tranquilo, retirado em si mesmo do tumulto da vida, esquecido do que está acontecendo na terra, desinteressado por isto ou aquilo, indiferente aos prazeres do tão falado sucesso na vida, - que está realmente talhado portanto para receber a definitiva Sabedoria e Verdade do Senhor. Ainda que exista o menor desejo à espreita diferente da realização do Divino, a pessoa não será capaz de compreender a verdadeira importância dos ensinamentos upanishádicos ou a instrução do mestre espiritual. Ele terá milhões de dúvidas e distrações na mente que tornarão impossível a atividade espiritual.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 116) 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Divino Descontentamento

Avidez espiritual significa sede pelo Darshan de Deus. Avidez espiritual é o derradeiro significado de cada atividade na vida. A insatisfação e as necessidades da vida mostra que cada um, inconscientemente, sofre de sede espiritual que não se aplaca até que o Espírito interior se realize. Sem esse divino descontentamento não existe verdadeiro progresso.
Fome espiritual é o derradeiro significado de cada atividade na vida. A insatisfação e o desassossego que permanece ainda depois de obtidas todas as necessidades da vida mostra que cada um, consciente ou inconscientemente, sofre de fome espiritual, que não se aplaca até que o Espírito interior seja realizado. Sem este divino descontentamento não existe verdadeiro progresso.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p.114)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sintomas da Adolescência Espiritual

O homem busca na realização de ambiciosos projetos a felicidade que ele sente que necessita. Mas descobre que aquela grandeza humana quando assegurada, é uma mera ilusão e uma cilada; sem dúvida ele não encontra nenhuma paz ou felicidade nisso. Ele escala degraus, diploma, títulos, honras, poder, nome, fama; ele casa; ele cria filhos; em resumo, ele obtém tudo aquilo que supõe poderia trazê-lo felicidade. Mas ele não encontra descanso. Homens piedosos, santos e sábios declaram que este desassossego de todo homem - este estado de descontentamento, insatisfação e desconforto, de estar pouco à vontade consigo próprio e seu entorno é devido unicamente à perda de companhia com a Realidade infinita e ao desejo oculto nele.
(Daily Readings, Swami Sivananda, p. 114)

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A Incansável Pergunta

A alma humana, sendo de fato parte integrante da Existência Infinita, é em sua essência natural e idêntica com ele. Enredado neste ciclo de processo mundano, ocultado do conhecimento de sua Divindade essencial e sua Consciência severamente limitada pelo aprisionamento da matéria, o Jiva sempre procura por um fim nessa separação, limitação e nas sensações de incompletude por ele sentidas. Através de sucessivas encarnações, sua vida constitui um constante impulso para frente na direção de sua Morada Essencial do Infinito, Existência e Bem-Aventurança Imortal e até que esse estado seja alcançado, cada centro do Ego-consciência individualizado nos colocará numa busca incansável no caminho para o alto da evolução. Através de cada momento a Humanidade como um todo está sendo inevitavelmente puxada na direção do Estado Ideal de Perfeita Existência.
(Daily Readings  - Swami Sivananda  - p. 113)

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Objetivos e Ideais

Levantar o caído, conduzir o cego, compartilhar o que tenho com os outros, trazer consolo ao aflito, alentar o que sofre, são meus ideiais. Possuir perfeita fé em Deus, amar meu vizinho como o meu próprio Self, amar a Deus com todo meu coração e espírito, proteger as vacas, animais, mulheres e crianças são meus objetivos. Minha palavra de ordem é Amor. Meu alvo é sahaja samadhi avastha ou Natural, contínuo, estado de superconsciência.
(Daily Readings, Swami Sivananda, p. )

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Visão Integral da Existência Fenomenal

A vida na terra não é autossuficient e, portanto, existe um prrpétuo fluxo de estados a serem alcançados outros estados de conhecimento superior e felicidade. A vida neste mundo e neste corpo é apenas uma preparação, um passo para uma vida superior. Aquilo que vemos e ouvimos não é tudo;  o Real está além disso. Para alcançar o Real a vida presente serve como uma escada, um campo de atividade que dirige o indivíduo a realizar a elevada Vida Divina. O sentido dos valores na vida é julgado por uma norma de lei incorruptível do Ser interior que é o Self de tudo e não pelo objetivo valor das coisas. As relações com o outro são justificadas apenas o bastante para que eles não se desviem da lei eterna da Natureza espiritual. Nem o bem estar social nem o melhoramento de uma nação é possível esquecendo a Substância essencial. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 113)

domingo, 10 de agosto de 2014




Significado da Vida e Morte

A vida é um cenário no qual o ser se veste na forma de certa quantidade de desejos que podem ser satisfeitos no ambiente especialmente adequado para isso, e morte é o tempo quando o indivíduo vai para trás da tela e coloca uma nova vestimenta para aparecer numa outra cena da vida a fim de satisfazer outras qualidades de desejos que não encontraram na vida presente uma atmosfera adequada para serem satisfeitos, pois requerem um novo ambiente adequado. Quando adequadamente compreendido nada disso é espantoso. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 113)

sábado, 9 de agosto de 2014

Passagens Trans-empíricas da Vida

A vida é uma jornada da impureza à pureza, do ódio ao amor cósmico,  da morte à imortalidade, da imperfeição à perfeição, da escravidão à liberdade, da diversidade à unidade, da ignorância à sabedoria eterna, da dor à bem-aventurança eterna, da fraqueza à força infinita. Deixe que cada pensamento o conduza para mais próximo de Deus e todo ato o conduza mais adiante à evolução.
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 112/113)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A Vida Rica e Expansiva

Isavasyamidam Sarvam: Cada coisa no universo pulsa com Vida do Senhor. Sorria com as flores e o gramado verde. Sorria com os arbustos, samambaias e galhos. Desenvolva amizade com os vizinhos,  cachorros, gatos, vacas, seres humanos, árvores,  com toda criação da natureza. Você terá uma vida rica e perfeita. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 112)

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Caótica Natureza da Vida Mundana

   A vida mundana é caótica e fragmentária. Está cheia de ruídos, problemas, desassossegos, agitação e tribulações. Um homem mundano, embora extremamente rico e inteligente e desfrute de alta posição ou status na sociedade é um falido espiritual. Ele carece da beleza da santidade, do equilibrio divino, da sensação de segurança absoluta, da luz e graça de uma alma iluminada. A vida mundana é caracterizada por apavorante  ignorância, desarmonia  e por milhares de formas de tristeza.

      A vida em Deus é livre de dor e tristeza. É plena, rica perfeita, e independente. É cheia de sabedoria e eterna felicidade. Viva em Deus, no interior do Ser Divino.
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 112)

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A Visão Hindu da Vida

A vida, o Hindu sabe, é uma guerra entre a bruta vida na terra e o Divino Espírito, entre os instintos e o intelecto, entre as forças do Diabo, tudo que é indesejável e as forças de Deus. A vida é um crescimento constante, uma progressiva evolução a caracteriza. Esta arena terrestre é um campo de auto-aperfeiçoamento. A percepção de um único Princípio da Vida ou Deus em tudo, a fusão  da alma pessoal no Self de todas as criaturas, grandes e pequenas dizem os Hindus, é o derradeiro objetivo e propósito da vida.

(Daily Readings -Swami Sivananda, p. 111/112)

terça-feira, 5 de agosto de 2014

A Sabedoria da Vida

Ação imprópria, atitude impensada sem discriminação faz com que surjam todas as misérias. Para livrar-se da miséria, o nobre caminho da virtude, Sadachara é o caminho real. Deixe que a pureza pervarda seus motivos interiores e sua conduta exterior. Seja amável e compassivo em suas opiniões a respeito dos homens e das coisas e também em todas as questões relacionadas aos outros.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 111)

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Significado do Absoluto na Vida Real

A indivisível, absoluta e consciente natureza da Realidade significa que a vida na terra deve ser vivida de acordo com as rígidas leis do desapego com relação à existência externa e ativa consciência do Self como ser ilimitado. Isto também mostra  que todas as formas de indulgências físicas e mesmo intelectuais são desvios da verdade eterna e que todo desejo para objetivação da consciência é suicida em sentido real. A boa vida que está em conformidade com a natureza da Verdade deve estar, portanto, livre de opressões de ódio e falsidade em todas as suas formas de manifestações. A vida correta deve ser vivida com paz mental, auto-controle, ausência de agitação, força moral,  fé na Verdade e concentração mental na consciência.
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 111)

domingo, 3 de agosto de 2014

A Vida é Má?

A vida como tal não é um mal. Pois o mal consiste na ilusão e cegueira da mente no qual a vida está envolvida,  e o perigo para o qual o homem vai se conduzindo na vida, por exemplo, tornam piores os estados de ignorância a cada momento. Uma vida livre de desejos e paixões de todos os tipos não é um mal. Não é para  fugir do mundo, mas libertar-se do mundano que se faz necessário.
(Daily Readings -Swami Sivananda - p. 110)

sábado, 2 de agosto de 2014

Lições na Escola da Vida

A vida na terra é uma escola de sabedoria e realização do Self. Deus, o professor que não vemos, através de seus grandes Filhos, através da própria natureza, ensina ao homem o segredo e a fonte para se alcançar a Vida Imortal.  Assim, a vida está repleta de Lições. Quem presta atenção, se direciona para a Liberdade e a Luz; aquele que negligencia, se destrói na escuridão.
A vida é uma grande centro de treinamento. A pessoa passa por diferentes fases para aprender mais e mais e tornar-se mais sábio. Seja, portanto, receptivo e mantenha o objetivo sempre em mente. Para uma vida realmente boa não existe lugar para amargura; aqui se desconhece malícia, o medo não existe, e paz e a felicidade são sempre respeitadas.
 (Daily Readings - Swami Sivananda - p. 110)

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Os Fundamentos da Vida

O sal da vida é o serviço desinteressado. O pão da vida é o amor universal. A água da vida é  a pureza. A doçura da vida é a devoção. A fragrância da vida é a generosidade. O pivô da vida e a meditação. O objetivo da vida é a Auto-realização. Portanto, sirva, ame, seja puro e generoso. Medite e realize.

(Daily Readings - Swami Sivananda - p.110)