Um peixe acidentalmente pulou para fora d'água e começou a sofrer. Um homem apiedou-se e levou-o para sua casa, banhou-o e colocou-o numa cama aquecida, massageou-o - ou seja - proveu-o com todos os confortos que ele tinha disponíveis. Ainda assim, o peixe continuava sofrendo. Ele atirou-o de volta à água e instantaneamente ele começou a nadar alegremente. Da mesma forma, homem está fora de seu elemento. O ignorante homem mundano, está apegado a seu corpo perecível, a sua mente, etc., e po esta razão ele sofre. Mas poderia novamente voltar a ser feliz assim que realizasse a sua Verdadeira Natureza., Saychidananda Svarupa.
O homem se esqueceu de sua natureza divina e essencial. Ele imagina ser uma entidade separada. Ele separou-se do Absoluto devido à ignorância do egoísmo. Porisso se sente miserável.
Se o homem aniquilar seu egoismo e seu sentimento de separatividade, se aniquilar seus desejos e apegos, se identificar-se com o Ifinito, todas as limitações, imperfeições, e misérias terminarão. Ele atingirá a imortalidade e bem-aventurança eterna.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 122)
Nenhum comentário:
Postar um comentário