sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Meditação Diária - 16 de Agosto

Os Três Fatores Dominantes da Sadhana


   Muitas pessoas, mesmo depois de estudarem obras clássicas sobre religião e filosofia, não sabem o que devem fazer na prática para atingir a meta da vida, a saber, a realização de Deus, e buscam esclarecimento sobre isso. As três coisas essenciais para a realização de Deus são: (1) lembrança constante de Deus, (2) cultivo de virtudes e (3) espiritualização de todas as atividades.

Lembrança constante de Deus: Pode haver rupturas no começo, mas pela prática repetida, gradualmente você pode ter lembrança constante. Nama-smarana constante, repetição mental do nome de Deus, só é possível para a grande maioria das pessoas. Despertar da Kundalini e criar Brahmakara Vritti são muito, muito difíceis, mas quando a mente é purificada, eles vêm automaticamente.

Cultivo de virtudes: De todas as virtudes, Ahimsa (não-violência), Satya (verdade) e Brahmacharya (celibato) são os mais importantes. Se alguém estiver estabelecido em uma virtude, todas as outras virtudes se apegarão a ele. Observe os Vrittis. Introspecção. Desenvolva pureza em pensamento, palavra e ação. No começo, pratique pelo menos a pureza física. Então a pureza mental virá por si mesma.

Espiritualização de todas as atividades: sinta que você é um instrumento nas mãos do Senhor e que todos os Indriyas (sentidos) pertencem a Ele. Repita a fórmula: "Eu sou Teu; tudo é Teu; seja feita a Tua vontade". É uma bela fórmula de auto-entrega. Você pode esquecer essa fórmula e o egoísmo poderá se afirmar. Mas faça introspecção repetidas vezes e descubra sua fraqueza. Tente estabelecer-se no sentimento: "Eu sou um instrumento nas mãos do Senhor". Lembre-se do verso do Gita:

AUTO-ENTREGA

Yat karoshi yadasnasi yajjuhoshi dadasi yat;
Yat tapasyasi kauntya tat kurushva madarpanam.

(Faça o que fizer, ou coma, ou ofereça em sacrifício, ou dê, ou pratique como austeridade, faça isso como uma oferta para Mim.)

(Extraído do Livro Sadhana - Swami Sivananda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário