sexta-feira, 15 de maio de 2020

Sivananda Day-to-Day 526

Como Encontrar Paz

Por Swami Chidananda

A mente é apenas uma consciência refletida. A aparente inteligência, poder e percepção da mente consciente são apenas uma luz emprestada. A fonte real é Atman, não a mente. Assim como o corpo é inerte, a mente também é inerte. A mente é uma matéria altamente sutil; no entanto, é matéria tão distinta do espírito. Em última análise, toda sabedoria, conhecimento e poder derivam do espírito. Um espelho capta a luz direta do sol que brilha no céu, e o espelho se torna tão poderoso com a luz que pode iluminar uma sala escura. Aparentemente, a luz vem do espelho e, no entanto, na realidade não há luz. O mesmo acontece com a mente.

Qualquer que seja o poder que a mente esteja manifestando, ela não pertence à mente como tal, mas ao Atman que está além da mente. Essa é a verdadeira fonte de luz e sabedoria. Vedanta tem o termo "consciência refletida", então a mente é entendida como apenas brilhando com luminosidade emprestada. Você é um centro radiante de pura consciência espiritual, e essa é a sua "verdadeira face", como dizem no zen. Qual era o seu rosto antes de você nascer? O que era aquele rosto sem rosto quando esse rosto não existia? Você é uma massa de esplendor, e esse é o seu semblante eterno quando não havia nome, corpo, forma ou rosto.

Como, então, alguém pode invocar esses poderes mais profundos além da mente? A percepção mais importante que obtemos do Vedanta nessa questão de explorar a fonte interna de força, poder e paz é o que é chamado atma-bhav. Esse termo significa "permanecer no Eu, estar consciente de si mesmo como o Eu" - não como o pequeno indivíduo humano ineficaz e limitado, sujeito a tantas tensões, preocupações e problemas. Por meio do atma-bhav, a pessoa se baseia nessa atitude interior de que "eu sou o espírito eterno; sou Atman; o fogo não pode me queimar; a água não pode me molhar; as armas não podem me ferir. Eu sou o nascituro, eterno e permanente". Permanecer sempre firmemente baseado nessa verdade é força. Isso nos dá poder sobre os constantes ataques da mente, que nos sujeitam a muitos humores e tendências negativas. Se você quiser triunfar sobre eles, baseie-se nessa posição inabalável de força na autoconsciência. Permaneça na autoconsciência - atma-bhav. Fique enraizado nessa consciência e não permita que a consciência errônea de sua aparente personalidade humana o prenda. Este é um sadhana que você deve manter, porque através de longas eras, de uma forma ou de outra, adquirimos o hábito de estar apenas nesta pequena consciência humana.
Essa consciência limitada do corpo extingue-se com dificuldade, então o Vedanta sugere manter uma corrente contínua de afirmação de nossa verdadeira identidade. Não é uma afirmação de uma condição que não existe no momento e que precisaria que a força da afirmação fosse criada. Pelo contrário, alguém está enfaticamente afirmando com grande fé uma condição que nunca muda e não tem começo. Ela foi encoberta por uma consciência errônea e uma identidade errada, mas não precisa ser recriada - deve ser descoberta e trazida à manifestação.

Para esse fim, o Vedanta e seu grande expoente Sankaracharya nos mostraram o caminho da afirmação absoluta da verdade de sua Realidade. Essa afirmação cria atma-bhav. Atualmente, você tem a sensação de que é esse corpo com idade, altura, peso, forma e assim por diante. Mas não, isso não é o que você é. É isso que você pensa que é, e é o que parece ser para os outros. Mas o que você realmente é é algo tremendo, e se você começar a afirmar isso, sentir aquilo e ser aquilo, todas as fraquezas e medos desaparecerão. Dos insights do yoga e do Vedanta vem essa grande revelação para nós: seja seu verdadeiro e glorioso Eu e você deverá superar tudo. Atma-bhav desperta a consciência superior de sua verdadeira natureza imperecível, de sua verdadeira identidade espiritual. Isso deve ser apoiado pelo fogo da meditação, mas a afirmação momento a momento não requer nenhum lugar ou hora especial. Você pode viver constantemente com afirmação e pode torná-lo um modo de vida. Como eu disse, a coisa velha morre com força, então você deve dar grande apoio a essa consciência superior. Você deve tentar trazer essa afirmação para sua vida e atividade diárias, fortalecê-la todos os dias e dar-lhe uma base inabalável.

Essa base inabalável é a meditação diária - entrar no silêncio e evocar o centro interior do seu ser. Esses períodos de meditação diária não apenas se tornam uma base sólida de afirmação contínua, mas a meditação também se torna simultaneamente a fonte da paz. No período de meditação, a mente recua em um estado de descanso. A consciência é elevada do mundo mundano e entra em um estado de quietude. Lá você tem paz, e quanto mais você cultiva esse estado interno de meditação, mais paz entra em seu ser. Se você continuar continuamente com essa prática de meditação, mudanças internas diárias serão provocadas no cérebro e no sistema nervoso. Gradualmente, todo o sistema nervoso se torna mais calmo, relaxado e sereno.

Superação da Inquietação

Nesse estado de calma, a paz é vivida sem o recurso a alternativas duvidosas. Você não precisa recorrer à maconha ou a qualquer tipo de pílulas - não são necessárias substâncias para acalmá-lo. A paz se torna o estado da sua mente. Uma razão para uma grande inquietação e fraqueza nestes tempos modernos é o apego do indivíduo à experiências externas. Há um desejo excessivo de estímulo externo - visão, som, cor, atividade e satisfação dos sentidos. Alguém vai fumar um cigarro, folhear as páginas de uma revista ou assistir a algum programa na televisão. Perdemos a capacidade de ficar quieto sem exercitar os sentidos, e sempre os sentidos devem ser mantidos alimentados com algum tipo de excitação ou satisfação. Esta é uma doença mais típica da pessoa moderna e é especialmente pronunciada nas grandes cidades. Paredes de concreto erguem-se ao redor da pessoa de todos os lugares, cânions de edifícios cercam-na por todos os lados, e ele é completamente ofuscado pelo ambiente urbano.

O apego às coisas e o desejo de mudança, excitação e estímulo são uma indicação de inquietação. Você experimenta um vazio quando está apenas consigo mesmo e deseja preenchê-lo. É uma espécie de falência subjetiva, porque você parece ser insuficiente para si mesmo. Esse viés não é natural ou se baseia na realidade. Se o homem apenas se conhecesse em profundidade, veria que está completamente cheio e não precisa acrescentar nada. Mas, em vez de estar neste estado livre, o homem sente uma sensação de solidão, vazio e isolamento. Ele tem medo desse vazio e quer preenchê-lo com vistas, sensações e entretenimento. Mas, novamente, porque esse movimento é essencialmente antinatural, leva à inquietação.

A maneira de superar essa inquietação é desenvolver vairagya. Enquanto houver desejo por algum tipo de sensação externa, você não poderá superar esse sentimento persistente de vazio. Vairagya é um estado de não desejar nada, e é desenvolvido através da consciência interior de que você não precisa estar apoiado por nada - que é suficiente para si mesmo. O Eu interior está completo e, portanto, você não precisa se sustentar como se não tivesse espinha dorsal. Você cria dentro de si um estado de desapego em relação aos objetos e não anseia por nada. Dessa maneira, o apego a esses objetos externos fica abalado e você se estabelece no estado de indiferença e desapego. Isso é vairagya.

Raga é um apego intenso por coisas ou sensações, e a ausência de raga é vairagya. Um grande yogi escreveu cem versos sobre desapego, no qual ele disse que tudo está cheio de medo neste mundo, e apenas vairagya pode trazer libertação desse medo. Se você pode dizer: "Não quero nada para mim", não terá nada a temer. Com "Não quero nada para mim", você pode dizer ao mesmo tempo: "Não tenho medo". Se você é apegado, está sempre cheio de medo, mas onde há desapego desapaixonado, não há medo. Há paz em seu lugar.

Um dos meios de drenar a energia do corpo e da psique é falar demais. É um grande desperdício de energia e pode fazer você se sentir fraco e exausto se não tiver uma constituição muito forte. Gurudev costumava dizer que todos os dias você deveria ter um período de silêncio. Observe pelo menos duas horas de silêncio por dia, se puder - apenas fique em silêncio e não fale. Conversar leva a fofocar, e fofoca gera distração. Onde há distração, há inquietação. Muita inquietação é ocasionada pela distração criada pelo excesso de conversas, de modo que todos os místicos e santos aconselharam um período de silêncio. O sábado deve ser um dia de silêncio, oração e meditação; portanto, durante esse período, você não deve se envolver em nenhuma atividade que o atraia para fora de si mesmo.

Cultivar o hábito do silêncio é uma fonte de paz e força interior. A mente distraída é fraca, mas através da prática do silêncio a mente gradualmente se torna concentrada e forte. Conservação de energia aumenta o seu potencial e força vital. Esforços persistentes para cultivar a prática do silêncio também geram um aumento da força de vontade. O homem se torna gregário por estar na sociedade, e sempre há a tentação de conversar. O silêncio tornou-se difícil para ele e, para manter o fluxo do silêncio, você precisa exercer a força de vontade. Por um esforço da vontade, você mantém o silêncio e, ao mesmo tempo, manter o silêncio se torna um bom treinamento para desenvolver o poder da vontade.

Metas, Princípios e Antecedentes do Pensamento

Gostaria de sugerir que, para ser uma pessoa forte e determinada, você precisa ter um objetivo definido diante de si. Se você tem uma meta definida, a direção de toda a sua vida pode ser alterada de negativa para positiva. Você sabe o que está buscando e exatamente em que direção deve seguir para atingir o que colocou em seu coração. Faz uma tremenda diferença, então essa abordagem em particular encontrou grande auxílio com Gurudev. Ele sempre dizia: "Viva com um objetivo definido. Tenha um ideal definido e trabalhe em direção a ele". Na falta de objetivo ou propósito, você está à mercê de forças externas ou internas que o empurrão e puxarão para qualquer tentação ou desejo.

Se, no entanto, seu curso estiver definido, ninguém poderá desviar você. É bom fortalecer-se com essa resolução. É uma defesa e uma salvaguarda para se desviar dos canais errados. Tenha um objetivo muito claro. Isso pode poupar muitos problemas e dar à sua vida uma forte corrente positiva. Apoie isso tendo certos princípios nos quais você baseia sua vida. Nunca se desvie desses princípios, aconteça o que acontecer. Escolha cuidadosamente princípios nobres que o elevem acima da vida comum e conduzam à grandeza.

A vida sem princípios ou propósitos é tola e boba. A vida sem princípios é determinada pela mentalidade das ovelhas - se todo mundo seguir esse caminho, eu também me juntarei à multidão e vou com eles. Não, ouse ser diferente! Tenha certos princípios que lhe darão diretrizes firmes e nunca perderá quando se deparar com alternativas. Resolve-se: "Isso está de acordo com os meus princípios, então esta é a minha escolha. Essas coisas não estão de acordo com os meus princípios, então deixe-as ir." Você tem, então, um método de aceitação e rejeição baseado em um plano definido, então ele salva você de grande quantidade de irritação e vacilação.

Deve-se obedecer firmemente a esses princípios e não transigir. Se esses princípios existem, eles transmitem à sua vida uma grande dose de firmeza e força e criam em sua mente um fundo permanente de pensamento. Você nunca estará perdido. Quando a mente está ocupada e engajada com alguma coisa, ela tem um trabalho a fazer, mas quando não está ocupada, ela não precisa estar solta, porque possui um fundo permanente para repousar. É aconselhável criar em sua mente um certo pano de fundo de pensamento - especialmente em tempos de fraqueza. Todos nós temos esse tempo, porque os problemas são inevitáveis, mas é possível manter a prática de visualizar imediatamente o ideal naquele momento. Seja a lembrança do nome divino, o pensamento de Deus ou a recordação de um grande santo, é um pensamento que imediatamente o eleva do nível comum.

Existem muitos grandes seres que nos deram exemplos inspiradores de aderência a seus princípios - aconteça o que acontecer, sem importar-se com as opiniões negativas das pessoas, eles permaneceram firmes em sua determinação. Você deve ser capaz de visualizar essa pessoa ou pensamento em momentos de estresse e agitação. Da mesma forma, é o mesmo que dizer que a prática da presença de Deus e a lembrança de Deus levam ao mesmo cenário edificante do pensamento. No entanto, se a lembrança se tornar meramente mecânica, ela não será tão eficaz. A lembrança pode se tornar assim se for tomada como certa - mas não deve ser assim. A lembrança deve ser revivida todos os dias com profundo sentimento e veneração, conhecendo a santidade e o grande status exaltado da lembrança. A lembrança vital é um grande sustentador de força, poder e bondade, e traz consigo o poder de superar as adversidades.

Existem duas outras técnicas semelhantes recomendadas por Patanjali na ciência do yoga. Se você estiver passando por muita inquietação e problemas, ele defende o método de evocar um pensamento e determinar se apegar a ele. Todas as outras coisas que estão fora desse pensamento concentrado desaparecerão gradualmente. Mantendo-se completamente focado nesse único pensamento ou busca, não perca o controle. Se você se dedica exclusivamente a uma coisa e se absorve completamente nela, é bom tanto a curto como a longo prazo. É propício sair de um clima interno indesejável e manter um estado de pensamento positivo por um período mais longo.

O outro método é o da substituição. Para mudar propositalmente de um estado de inquietação para força, você deve mudar o pensamento que o incomoda, substituindo e evocando o pensamento diametralmente oposto. Mantenha; preencha a mente; repita; visualize-o; afirme. Pense bem e a outra coisa será eliminada. Ao evocar um sentimento contrário, o estado negativo desaparecerá. Ela não é capaz de manter, pois duas coisas opostas não podem ocupar a mente ao mesmo tempo.

Se você quer ter paz, não tenha má vontade para com ninguém. Não ter má vontade em relação a alguém não deve depender da atitude da outra pessoa em relação a você. Ele pode ter má vontade, mas você não deve suportar má vontade. Sentir-se bem com pessoas que se sentem bem com você e ficar chateado com pessoas que não se sentem bem com você é simplesmente o caminho do mundo. Se você quer ser algo excepcional, não tenha má vontade com ninguém - não importa a ocasião. Você terá paz. Se você tem um sentimento de inimizade em relação a alguém, isso destrói sua paz de espírito.

Os Quatro Relacionamentos

Patanjali menciona uma certa abordagem psicológica do mundo que ele diz ser o caminho para a paz. Se você deseja que sua paz não seja afetada, mantenha uma certa atitude nos quatro níveis de relacionamento que você possui. Patanjali diz para sempre ter uma atitude amigável em relação a seus próprios iguais, amigos, colegas e companheiros. Se eles são felizes, sejam felizes e não sejam infelizes por inveja porque são felizes. Nunca lhes deseje mal, porque às vezes entre colegas pode haver um espírito de competição, e isso não é bom para sua paz de espírito. Você será muito imprudente se ceder a essa falha humana muito comum. Se vocês estão tentando alguma coisa e, de alguma forma, fracassam e a outra consegue, então você pode dizer: "O que isso importa? É bom. Alguém tem que ter sucesso e eu estou feliz com isso". Se a outra pessoa estiver feliz, se tiver sucesso ou se for popular, você ficará feliz por ela, e então não haverá fogo queimando em seu coração. Então, Patanjali diz que, para aqueles com quem você é igual, tem um sentimento de amizade. Há paz de espírito e serenidade, um descanso de consciência. Que essa seja a sua atitude - uma atitude afetuosa de amizade e de boa vontade em relação aos seus iguais.

Em relação aos seus superiores - pessoas que são mais do que você em força, poder, talento, autoridade ou posição oficial - tenha serenidade. Não fique perturbado e não deixe que eles se sintam chateados. Às vezes, na presença deles, podemos ser um pouco tímidos e nervosos. Não fique nervoso! Tenha uma atitude vedântica - afinal, ele é um homem como você, e as outras coisas são apenas qualificações. Tenha serenidade serena, então sua mente estará calma. Não fique muito admirado e subjugado, mas tenha serenidade na presença deles. Não preciso dizer muito sobre isso em particular aos americanos - eles já têm naturalmente um sentimento de igualdade embutido neles! Mas em alguns países essa deferência à autoridade está muito presente e precisa ser cuidada.

Para aqueles que ocupam uma posição menor do que a sua, não os despreze e não tenha uma atitude condescendente e arrogante. Essa postura lhe dará um complexo de superioridade e não conduz a um bom relacionamento. Mas muitas vezes tendemos a ser assim - dominadores, sem nos importar, insensíveis e cruéis aos sentimentos dos outros. É uma fraqueza humana, e costumamos fazê-lo. Devemos ter bondade e compaixão com quem parece menor de alguma forma. Pode ser em status social, em riqueza, idade, posição, poder - seja ele qual for - seja gentil e compassivo. Então você terá paz de espírito.

O quarto desta série é a sua atitude em relação às pessoas más. Eles estão sempre lá no mundo. Estamos aptos a ficar muito chateados com elas, mas não adianta. Elas são o que são e não vão mudar. Seja indiferente, porque neste caso a indiferença é sabedoria. A melhor atitude se você não quer ficar chateado é apenas ignorá-las. Essas são as atitudes quádruplas: um sentimento afetuoso em relação a iguais; uma atitude de equanimidade e equilíbrio com os superiores; uma atitude de bondade e compaixão em relação a pessoas inferiores a você; e uma atitude de indiferença em relação às pessoas más. Essas atitudes são propícias à paz, e essa é a essência do raja yoga.

Outro tópico importante sobre a paz de espírito deve ser observado aqui. É incapacitante ser constantemente consumido por sentimentos de culpa por tudo o que você pode ter feito ou o que você deixou de fazer. Se esses sentimentos de culpa forem levados além dos limites razoáveis, eles se tornam um fardo negativo e exercem uma influência negativa sobre você, e podem torná-lo muito incapaz. No entanto, se o sentimento de culpa faz você se arrepender e se arrepender genuinamente do que foi feito ou deixado de fazer, isso é certo e natural. Faça arrependimento e depois resolva não deixar que isso aconteça novamente - depois esqueça. Nesse caso, você passou pelo fogo e saiu purificado. Está terminado.

Uma vez cumprido o seu objetivo, jogue todos os sentimentos de culpa ao mar. Tudo o que você fez pode ser muito pecaminoso e desagradável aos olhos do homem, mas não aos olhos de Deus, porque Ele é todo perdão. Portanto, estando diante dEle, saiba que no seu olhar você já está perdoado. Não há pecado que seja grande demais para Ele, então se livre desses sentimentos de culpa. Eleve-se desta negatividade enervante e dolorosa e liberte-se. Estas são as várias fontes que lhe darão a força e o poder interior para superar as tentações e os problemas da vida, e são as fontes essenciais de paz que você deve alcançar nesta vida. Através dessas qualidades inerentes, você pode ter e manter a paz.

Concluo trazendo você de volta ao ponto de partida original. A maior fonte de força, poder e paz é atma-bhav. Isso deve estar enraizado na consciência de sua verdade, sua realidade e seu Eu essencial - em vez de se envolver em uma identidade errada que é a fonte de todas as fraquezas, problemas e agitações. Estar firmemente enraizado na sua identidade espiritual interior essencial é a maior fonte de força e paz.

Essas ideias são para você peneirar, estudar, ponderar e aplicar cuidadosamente. Enriqueça-se e beneficie-se dessas coisas que compartilhei em nome do Santo e adorado Santo Mestre, Gurudev Swami Sivananda. Deus te abençoe. Que a graça esteja com você e que o seu Ser esteja com você. Quando a autoconsciência existe, muitas perturbações e complicações desaparecem. Quando o Eu não está lá, é substituído por um impostor - a personalidade errada - e surgem muitas complicações e problemas. Vamos permanecer no Ser e tudo o que isso significa. Haja luz brilhante por dentro e não escuridão. A fonte de toda força, poder e paz verdadeiros é o seu próprio Ser, nas profundezas do seu próprio ser. Om Tat Sat.

Um comentário:

  1. Best 5 Coin Casino Sites for Real Money | Guide to the 2021
    Play Real Money Casino Games at Online Casino Sites ✓ Always up to date ✓ No Signup or Registration Required!⭐ kadangpintar Best 인카지노 Coin Casino: Super Slots⭐ Top Real Money Casino: Bovada⭐ Top Real Money Casino: Cafe 바카라사이트 Casino

    ResponderExcluir