sábado, 29 de junho de 2013


Autoanálise


Swami Sivananda

Autoanálise ou autoexame diário é um requisito indispensável. Sozinhos podem remover seus defeitos e fazê-lo crescer rapidamente na espiritualidade. O jardineiro observa cuidadosamente as novas plantas. Remove diariamente as ervas daninhas.  Coloca uma forte cerca ao redor. Irriga-as na hora apropriada. Então elas crescem lindamente e, produz frutos rapidamente. Da mesma forma, você deve descobrir seus defeitos ao longo da introspecção e autoanálise diária e então erradicá-los através de métodos adequados. Se um método falhar, você deve adotar um método combinado. Se oração não der resultado, você deve recorrer a satsanga ou companhia de sábios. Pranayama, meditação, alimentação apropriada, introspecção. Você deve destruir não apenas a grande quantidade de orgulho, hipocrisia, luxúria e raiva que se manifesta na superfície consciente da mente mas também suas impressões sutis escondidas nas esquinas da mente subconsciente. Então somente assim estará perfeitamente seguro. Estas impressões sutis são muito perigosas. Elas espreitam como ladrões e atacam quando cochilamos, quando não estamos vigilantes, quando a razão diminui, quando se descuida um pouco da prática espiritual diária e quando se é provocado. Se esses defeitos não se manifestam mesmo sob extrema provocação em várias ocasiões mesmo quando você estiver praticando introspecção diária ou autoanálise, você pode descansar sossegado que as impressões sutis também estão destruídas. Agora você está salvo. A prática da introspecção e autoanálise requer paciência, perseverança, forte vontade, forte determinação, intelecto sutil, coragem. Contudo você obterá um fruto de valor incalculável. O precioso fruto da imortalidade, Paz Suprema e Felicidade Infinita. Você terá que pagar um preço alto por isto. Entretanto, você não deve murmurar quando faz a sua prática diária. Deve aplicar totalmente sua mente, coração, intelecto e espírito na prática espiritual. Só assim será possível rápido progresso. Mantenha um diário espiritual e pratique autoanálise (autoexame) à noite. Anote quantas boas ações foram feitas, quais erros cometeu durante o dia. Pela manhã decida: “Não vou me render à raiva hoje. Hoje praticarei celibato. Falarei a verdade hoje.”  

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


BHAKTI  EM YOGA


Por Swami Sivananda


1.  QUEM É ISVARA
Deus é um espírito especial não efetado por aflições, trabalhos, realizações e meios.


NOTAS
O Yoga de Maharshi Patanjali Maharshi é um complemento da filosofia Sankhya de Kapila. Kapila nega a existência de um Isvara. Ele diz que Prakriti pode fazer tudo. Maharshi Patanjali admite a existência de um Isvara. É desta filosofia portanto, que deriva o nome Sankhya Sa-Isvara. O Isvara de Patanjali não é nem o Deus pessoal dos Bhaktas nem o Brahman  impessoal dos Vedantins. Seu conceito de Deus é um Purusha especial, completamente livre de todas as aflições, trabalhos, realizações e  meios.


2. FONTE DE CONHECIMENTO
Nele reside a mais elevada fonte da onisciência.


NOTAS
A natureza de Isvara é descrita nos Sutras 24, 25 e 26. O meio para se desenvolver devoção por Isvara encontra-se descrito nos Sutras 27 e 28. Os frutos da devoção são descritos no Sutra 29. Conhecimento infinito de Deus. No Vayu Purana está escrito: Onisciência, satisfação eterna, eterno conhecimento, independência, poder que não decai, poder infinito – estes seis são tidos como sendo os Angas do Grande Senhor. Conhecimeento, desapego, Aisvarya, Tapas, verdade, clemência, Dhairya ou paciência, poder de tolerância, Atma Svarupajnana ou conhecimento do Self e ser o Adhishthana ou substrato de todas as atividades – estas são as qualidades imutáveis (Avyayas) inerentes a Deus.


3. O GURU DE TODOS
Ele  (Deus),  não estando condicionado pelo tempo, é o Mestre mesmo de todos os anciões.

 
NOTAS
Os mestres anciões estiveram condicionados pelo tempo. Mas este Isvara é Adi-Guru, aquele que não está condicionado pelo tempo. O depósito de conhecimento e poder está em seu interior.  A ajuda de um Guru é muito necessária para o despertar do conhecimento. Não existe progresso espiritual possível sem o auxílio de um Guru. Aquele Guru que retira o véu e obstáculos do aspirante e coloca a luz em seu caminho, aquele que é onisciente, que existe no passado, presente e futuro, aquele que é independente é Deus ou Isvara.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013



Encontro de Meditação para Paz
com o Mestre Sivaswarupa

(aberto a iniciantes)

Domingo - Dia 13 de Janeiro 2013.
Início: 10:30h


Programação:

\  Mantras Iniciais
\  Mantras para Paz
\  Pranayamas
\  Meditação Dirigida pelo Mestre Sivaswarupa
\  Palestra sobre Conscientização da Paz Interior e Paz Exterior
\  Texto de Swami Chidananda: Que a Paz Esteja Diante de Todos
\  Mantras Finais para Paz
\  Almoço Vegetariano – servido às 13:00h.


Investimento: R$ 70,00 (com almoço incluído)

Local:
Instituto Sivananda DLS Brasil
R. Dom Valverde, 108 – trav. Av. Ricardo Jafet – próx. Ao Monumento do Ipiranga.

Fones: 99392.2956  ou  2272.1098


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


YOGA, SEU SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA

 PARA A SAÚDE

 Swami Chidananda*


A relização em Deus é um património e um direito para a humanidade de todas as eras. Os santos e sábios do passado descobriram que o objetivo último da vida humana é  atingir a Perfeição ou, em outras palavras, a realização em Deus. E essa descoberta feita por eles através de suas próprias buscas e lutas, posteriormente foi sistematizada num método científico de realização. O que eles atingiram através da luta espontânea, experiência e erro, por assim dizer, e evoluindo de uma verdade menor para uma verdade maior (isso, em última análise para o nosso benefício), eles sistematizaram um método científico de autodescoberta e realização – um sistema, um método, uma série de práticas, que no leva da ignorância para a luz do conhecimento, da morte e da mortalidade para a imortalidade e vida eterna, da tristeza e do sofrimento para um estado de felicidade absoluta, satisfação eterna, destemor e liberdade - (Paramananda Prapti-Sarvaduhkha Nivritti). Este sistema científico por eles desenvolvido e transmitido para a posteridade é o que conhecemos por Yoga.

Esses grandes seres, esses intrépidos pesquisadores do reino interior do ser espiritual do homem, essas grandes almas foram capazes de ultrapassar a morte, a dor e o sofrimento. Ao atingirem um estado de realização e iluminação, eles enviaram um chamado ao homem. Eles disseram: “Ei vocês mortais, labutando e chorando neste vale de lágrimas, neste mundo de nomes e formas fugazes, neste mundo de transitoriedade, mutável, de objetos perecíveis, não chorem, não tenham medo! Nós encontramos uma solução para o problema das dores e do medo da morte pelo homem. Fomos além da tristeza e experimentamos o brilho do sol eterno, alcançamos aquilo que torna o homem livre e liberado, que torna o homem destemido, que o torna preenchido com felicidade e paz. Nós mostraremos a vocês o caminho, diremos a vocês o caminho.  O que conseguimos, vocês também podem conseguir.” Então, eles enviaram àhumanidade – não a nenhuma nação ou raça em especial, não a um grupo ou religião específica. Eles disseram: “Oh homem, Oh mortal, venha, venha, ouça! Nós proclamamos de forma sucinta e breve o seu maior bem-estar. Estivemos cara a cara com o Ser radiante, além da morte, além da ignorância, atingimos Aquele que se tornou imortal. Brahman, a Realidade Suprema, o Deus Supremo de todas as religiões, Ele, que é adorado como Alá,  como Jeová, como o Pai Todo-Poderoso no Céu, como Ahuramazda, como Omkara, Ele, o Ser, O Sem Nome, - estivemos cara a cara com Ele. Você também pode alcançá-Lo. Venha, venha! " Assim, esses grandes seres, grandes sábios iluminados convocam o homem.