quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Senhor Shiva, o Mestre Yogi


por Swami Krishnananda

Proferido no Maha Sivaratri de 1973





O Mahasivaratri é a gloriosa ocasião anual quando oferecemos adorações ao Senhor Shiva, como o austero e contemplativo aspecto de Deus Todo Poderoso. Concebemos Deus como glória, como criatividade, e como austeridade. Vishnu é a glória e magnificência. Brahma é criatividade e força, e Shiva é austeridade e renúncia.

Diz-se que Deus é a personificação de seis atributos, dos quais a renúncia é um deles. Podemos nos perguntar como Deus pode renunciar as coisas. Ele não é um sannyasi. Ele não é um asceta como um vairagyi ou um sadhu? O que poderia Ele renunciar? Como podemos conceber Shiva como um yogi austero ou um renunciado? A que Ele renuncia? Sendo o onipresente Todo Poderoso, a que Ele desistiria ou abandonaria?

Eis aqui o segredo do significado de renúncia. Não é a renúncia a algo, porque nada existe fora Dele. A renúncia não significa abandono de algum objeto. Se esta fosse a definição de renúncia, esta não poderia se aplicar a Deus. Deus não renuncia a nenhum objeto, porque todos os objetos são parte de Seu corpo cósmico. Então como Deus é representado como uma personificação de vairagya Bhagavan, que é dotado com bhava ou glória de uma natureza sêxtupla, é também uma personificação de vairagya. O identificamos como uma personificação de vairagya. O identificamos como um sannyasin possuindo algo? Como Deus e o possuidor de todas as coisas, pode Ele ser chamado de renunciado, um sannyasin ou um vairagyi?

O segredo por trás do conceito ou consciência de vairagya, ou renúncia, está aqui na identificação desse atributo de Deus. É somente quando interpretamos as coisas em termos de Deus que elas tornam-se claras; caso contrário, elas ficam confusas. Não sabemos o que é a bondade, não podemos sabemos o que é o mal, não podemos saber o que é a virtude, a menos que nos refiramos a estes valores da vida como o conceito de Deus em Sua perfeição. A única referência de renúncia relacionada a todos os assuntos da vida é a existência de Deus, então o conceito de renúncia, o qual tem sido objeto de muita má interpretação, torna-se corrigido, aperfeiçoado e purificado quando compreendido com referência a existência de Deus, cujo manifestação especial neste contexto é conhecido como o Senhor Shiva

Como Deus não renuncia a coisa alguma, qual o sentido de 'renúncia' neste contexto? É a liberdade da consciência da externalidade. Isto é chamado vairagya. Como podemos abandonar coisas?  Todas as coisas estão na nossa frente, como as árvores na floresta. Não há abandono de coisas, porque elas estão internamente relacionadas a nós. Ninguém é capaz de renunciar a qualquer coisa, porque tudo está conectado a todo o resto, como tenho falado para vocês repetindo este grande fato inúmeras vezes. Como tudo neste mundo está conectado a todo o resto, como alguém será capaz de renunciar a algo? Então, o que é vairagya?  

Vairagya não é uma renúncia a algum objeto, o que é impossível porque estamos unidos a tudo. Mas a ideia que as coisas estão em nosso exterior nos torna atados a elas. Esse false apego é raja, e a sua ausência é viraga. A condição de viraga é vairagya. Como Deus não possui consciência da externalidade porque tudo é o personificado Nele, não poderá existir maior renunciado do que Deus, e na medida em que esta consciência de Deus é a mais elevado forma de sabedoria, Ele é o repositório de jnana.

Em nossa tradição religiosa, o Senhor Siva é então representado como um aspecto do Deus Todo Poderoso, que nos apresenta o ideal de suprema renúncia nascida da realização divina - não nascido da frustração, não nascido de uma atitude escapista, não nascido do derrotismo, mas nascida de um discernimento na natureza das coisas, uma clara compreensão da natureza da vida, e uma sabedoria da existência e sua completude. Esta é a fonte de vairagya, ou renúncia. Não desejamos nada, não porque não podemos ter coisas, mas porque percebemos a interconectividade das coisas e a unidade de todo o propósito na consciência. Todos os desejos se aquietam, sublimam e se explodem no Divino Ser somente quando surge esta compreensão. 

Deus nada possui. Possessão é uma relação de uma coisa com outra coisa. Mas Deus é a suprema relação. Eis porque O chamamos de Absoluto. Ele não é relativo. Qualquer coisa que esteja relacionado a qualquer outra está na categoria de relação. Deus não está relacionado a nada além porque Ele é o próprio todo compreensivo absoluto e a mais elevada sabedoria possível de ser concebida, existe também o concomitante caráter de liberdade da consciência de externalidade - e portanto, como corolário, liberdade de apego a qualquer coisa. 

Então, o Senhor Shiva é o cume da austeridade, o mestre yogi retratado como sentado em postura de lótus como o rei de todos os ascetas - não aquele que possui desejo por autocontrole, mas aquele que é o próprio autocontrole. Ele não pratica o autocontrole; o próprio autocontrole é simbolizado na personalidade do Senhor Shiva.

Este maravilhoso conceito do Senhor Shiva como um glorioso e majestoso retrato do Todo Poderoso está perante nós durante o Mahasivaratri, que é observado neste ashram e em todo lugar no Bharatavarsha. Fazemos jejum durante este dia e uma vigília durante a noite. A ideia é que controlemos os sentidos, os quais representam a tendência exteriorizante de nossa mente, simbolizado por jejum, e também controlar a tamásica condição de sono e inércia, a qual estamos sujeitos todo dia. Quando superamos essas duas tendências, transcendemos os níveis consciente e inconsciente de nossa personalidade e alcançamos o nível superconsciente. A condição desperta é o nível consciente, e o sono o nível inconsciente. Ambos são obstáculos para a Realização Divina. Mas mudamos uma condição por outra - desviado, como se fosse, da vigília para o sono e do sono para o despertar todo dia - e o estado superconsciente não é por nós conhecido.

A simbologia do jejum e vigília no Sivaratri é um significado do autocontrole, rajas e tamas são dominadas, e Deus glorificado. Deus é glorificado, e os sentidos são controlados. A glorificação de Deus e o controle dos sentidos significa um e a mesma coisa porque é somente na Realização Divina que todos os sentidos podem ser controlados. Quando vemos Deus, os sentidos se derretem qual manteiga diante do fogo. Eles não podem mais existir. Todos os ornamentos tornam-se uma massa sólida de ouro quando aquecidos até o ponto de fundição. Da mesma forma, na fornalha da Consciência Divina, as energias dos sentidos se derretem no continuum da universalidade. 

No famoso Rudra-Adhyaya do Yajur Veda, também conhecido como Satarudriya, temos a majestosa descrição da universalidade do Senhor Shiva, um canto que estamos acostumados a ouvir todo dia no templo. Somente aqueles que conhecem o Sânscrito, o Vedas, e o que é a adoração é capaz de apreciar o que é este canto. O Rudra-Adhyaya do Yajur Veda é uma das mais poderosas orações jamais concebidas pela mente humana. Ela é imbuída com um significado triplo. De acordo com a cultura da Índia, tudo é triplo - objetivo, subjetivo e universal. Tudo no mundo, desde a menor coisa até a maior, possui um caráter objetivo, um caráter subjetivo, e um caráter universal. Objetivamente somos algo, subjetivamente somo algo mais, e universalmente somos uma terceira coisa. Tudo depende de qual ponto de vista interpretamos uma pessoa particular, coisa ou objeto. Quando objetivamente interpretamos algo, ela parece uma coisa. Quando subjetivamente a visualizamos, ela é outra coisa. Mas de um ponto de vista universal, ela é completamente uma terceira coisa.  

Como este mantra, o Satarudriya do Yajur Veda, o hino no Senhor Siva, possui um significado subjetivo, um significado objetivo, e um, significado divino, celestial, supremo, super mental e universal. Objetivamente ele é uma oração para o controle das forças da natureza, subjetivamente ele é uma oração para o autocontrole e despertar da consciência espiritual, e universalmente ele é a onda do espírito em direção a Realização Divina. Ele possui um significado Adhyatmika, adhibautika e adhidaivika, como geralmente é dito. O Satarudriya possui um tremendo significado. Como os mantras do Veda possuem um significado triplo ou mesmo quádruplo, é difícil compreender o significado completo de cada uma desses mantras. Ananta vai vedaha: Infinito é o significado do Veda. O significado do Veda é infinito; não possui fim de forma alguma. Ele é matemática, ele é química, ele é física, ele é ayurveda, ele é psicologia, ele é metafísica, ele é filosofia, ele é espiritualidade, ele é meditação, ele é amor, ele é êxtase. Encontraremos tudo em todo mantra do Veda. Tudo vai depender de que forma o consideramos, como o vemos. Uma pessoa pode ser um pai, ele pode ser um irmão, ele pode ser um filho, um amigo, mas ele é unicamente a mesma pessoa. Somente as atitudes são diferentes divido aos vários relacionamentos. Da mesma forma o Rudra-Adhyaya se apresenta, uma oração majestosa para a paz no mundo, paz internacional, paz subjetiva, paz universal, e Consciência Divina. 

É difícil cantar este mantra do Veda chamado o Satarudriya porque ele requer treino. Por exemplo, nem todos sabem cantá-lo bem. Cantar requer um tremendo treino de anos. Da mesma forma, o canto de mantras do Veda requer treino por anos, e não somente alguns dias. É dito que apenas aquele que não sabe como cantar faz um ruído chateando que gostaríamos de levantar e ir embora do que escutá-lo, o mesmo acontece quando cantamos o mantra de forma errada, os deuses levantam e vão embora. Eles não suportariam escutá-lo. Mas uma vez aprendido, ele torna-se uma proteção para nós das catástrofes de todo tipo - física, psicológica e o que for. 

Então aqueles que conhecem o Satarudriya podem cantá-lo, recitá-lo e participar de sua recitação diária no templo, ou ao menos durante a adoração na Mahasivaratri. Aqueles que não sabem fazê-los porque é muito difícil podem cantar o mantra om namah shivaya, uma potente força, o Mantra Panchaksara do Senhor Shiva. Ele é um kavacha, um tipo de armadura que vestimos, o qual irá nos proteger dos perigos de todo tipo. Ele irá nos proteger, e protegerá todos aqueles que desejamos proteger. Ele protegerá nossa família, nosso país, ele protegerá todo o mundo. Ele cessará guerras e tensões de todo tipo, desde que ofereçamos esta oração de todo o coração, do fundo do nosso coração.

A oração coletiva é muito efetiva. Se uma centena de pessoas unidas a rezarem, ela terá um efeito maior do que uma pessoa rezando. Claro, se aquela única pessoa for muito poderosa, mesmo a oração de uma pessoa é suficiente. Mas como personalidades tem suas próprias fraquezas e falhas, é melhor para as pessoas fazerem uma oração coletiva. Que todas as mentes juntas formem uma grande energia da qual surja Deus.

Que a oração seja oferecida ao Senhor Siva como mestre dos yogis, como a encarnação de todas as virtudes e poderes, como uma faceta do Deus Todo-Poderoso.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Não Desista

Não Desista


(Author Desconhecido)

Poema favorito de Swamiji



Quando as coisas não vão bem como às vezes acontece,
Quando a estrada que caminhas parece uma
 interminável subida,
Quando as descobertas são poucas e os débitos muitos
E você deseja sorrir, mas tem que suspirar,
Quando a inquietação o pressiona ainda mais,
Descanse, se puder, mas não desista.

A vida é estranha com seus altos e baixos,
Assim como cada um de nós às vezes aprende,
E muitas falhas dão uma virada
Quando o vencedor conseguiu ele eliminou;
Não desista mesmo que o ritmo pareça lento
Você poderá ter êxito em outro golpe.

Sucesso é fracasso no interior -
A tonalidade prateada tinge as nuvens da dúvida, 
E você nunca poderá dizer o quão próximo está, 
Pode parecer nunca quando parecer tão longe;
Então, quanto mais for atingido permaneça na luta
É quando as coisas parecem piores que você não deve desistir.



segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Mensagem de Ano Novo - 2018

Faça um Começo - Inicie a Partir de Hoje


Por
Sri Swami Sivananda



Sobre o substrato do Intemporal, a Eterna Maya marca o tempo a sua própria maneira misteriosa e ilusória.  No fluxo incessante do tempo os períodos definidos tornam-se distintos e divididos em  séculos, décadas, anos, meses, etc. Eles adquirem uma força e significado através de longas convenções. Em todo o mundo o ano velho acabou de passar e um Ano Novo se iniciou. Através de uma longa associação de ideias este tempo que chegou possui uma eficácia peculiar para todos os começos, novos empreendimentos, novas resoluções e a virada de uma nova página. É o momento mais propício. Faça pleno uso deste momento psicológico. Não perca esta oportunidade.

Morra para seu velho eu inferior. Nasça em uma nova vida no espírito. Rompa de uma vez por todas sua conexão com o pequeno ego. Quaisquer que sejam os deslizes, frustrações e erros do passado esqueça-os todos eles.  Não se importe com eles. Tudo é para o melhor. Seja corajoso na fé porque sempre haverá uma gloriosa ressurreição após cada crucificação. Limpo e intocado está o ano a sua frente. Resolva manter uma vida de pureza moral imaculada, de castidade, física e mental. Resolva manifestar a Verdade em pensamento, palavra e ação

O mundo externo está mergulhado em injustiça, ódio e guerra, porque você negligenciou lidar com a guerra interior com o inferior eu vicioso. Você se rendeu a esse inimigo interior. Comece a guerra espiritual com os inimigos internos como egoísmo, ódio, cobiça e orgulho. Esmague isso e desenvolva visão imparcial, perdão, misericórdia, amor universal. Então, toda guerra externa terminará em um momento. Uma Nova Era será anunciada. A escuridão passará e um novo amanhecer acenderá a Humanidade.

O Senhor amoroso deu-lhe um presente inestimável, um ano brilhante, puro e claro como o cristal, um ano repleto de oportunidades de autoaperfeiçoamento, assim como de trabalho para ajudar e elevar todos aqueles que o cercam. Esforce-se a cada momento para se aproximar do ideal. Cada passo que você dá, através de cada ato que você pratica, você deve se mover em direção à Liberdade, em direção à Verdade,  e na direção da Luz

Faça disso uma ocasião para irradiar amor. Torne-se um centro de espiritualidade através de uma vida regulada, de combinado esforço altruísta e intensa oração. Tenha sempre o nome de Deus em seus lábios. Inspire e eleve todos aqueles que você entra em contato, proclamando a eles a mensagem de unidade de toda a vida, na unidade do Eu. Consolar os angustiados com ajuda, animar os deprimidos com esperança. Infunda novo vigor no tímido e vacilante na fé.

No limiar do Ano Novo converta-se em um arauto da Divindade. Dirija uma Vida Divina de Amor, serviço, devoção, disciplina e sabedoria. Que o Ano Novo testemunhe seu desenvolvimento num ser perfeito e ideal!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A Lei da Prosperidade

O segredo da prosperidade, claro, poderia ser viver dentro de suas possibilidades, gastar menos do que você ganha, e não ficar em débito. Em resumo, esta seria a maior sabedoria! Se você não tiver dinheiro, então não compre coisas – viva sem elas.

Porém, existem certas leis da prosperidade que se originam das verdades espirituais eternas. Se você começa a sentir e pensar em carência (desejo), você experimenta carência. Se você afirmar  abundância, então, assim como a sombra segue a pessoa, a abundância o seguirá.

Desejo é pobreza. O desejo é um sentimento de inadequação. Quando você começa a desejar, você já se tornou um mendigo.  Um milionário que está sempre querendo fazer outro milhão é realmente um mendigo. Um carregador que ganha, digamos, quatro dólares por dia e diz, “Isto é o bastante para mim” é maior do que um milionário. Pois ele não possui o incômodo sentimento de carência e a desprezível atitude de desejo.

Para tal fim, o contentamento é o verdadeiro segredo para afirmar sua abundância. O que quer que aconteça, sinta-se pleno. Quando você sentir contentamento, não haverá nada que poderá fazê-lo infeliz. Se você não possuir contentamento, nada poderá torná-lo feliz. No momento em que o desejo surgir, apenas o rejeite. Então você terá a experiência de que o objeto desejado virá por si mesmo. Esta é a lei eterna.

Então, o segredo interior da prosperidade é afirmar sua plenitude, sua abundância. No momento em que você começa a afirmá-la, você verá as condições mudando, pois suas condições são frutos de seus próprios pensamentos.  O fator vital que faz com que toda sua vida mude são seus pensamentos. Eles são tão tangíveis e substanciais como tijolos que empilhados se transformam numa grande mansão. Eles podem construir sua vida por inteiro. Eles podem criar qualquer condição em sua vida.

Portanto, o segredo da prosperidade é afirmar a abundância da sua verdadeira natureza. Afinal de contas, você é o mestre de toda a criação, pois você é o herdeiro do Uno que é o Mestre de tudo. Em verdade, nada lhe falta. Toda plenitude, toda abundância é o seu verdadeiro Self. Sua verdadeira natureza é plenitude. Quanto mais você começa a afirmar este fato com perfeita confiança, não como algo a se tornar, mas como um fato que já é, a prosperidade é sua.

Esta lei tem sido provada na vida de todos aqueles que a descobriram e a aplicaram. Quanto mais você deseja, mais seu desejo cresce. Quanto mais você afirmar sua abundância, maior abundância o seguirá. Mantenha este teorema em mente. Deixe ele estar em seu coração.

(Extraído de sivanandaonline.org - tradução livre)

Força - por Rabindranath Tagore

Esta é minha oração a tu, meu Senhor:
Perfure, atingindo a raiz da penúria do meu coração.
Dai-me força para alegremente suportar minhas alegrias e tristezas.
Dai-me força para tornar meu amor fecundo no serviço.
Dai-me força para elevar minha mente acima das frivolidades diárias.
E dai-me força para entregar minha força a Tua força com amor.

(extraído de sivanandaonline.org - tradução livre)

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO

Ao decidir sobre uma profissão, você deve analisar a profissão e reconsiderar o que a atividade profissional realmente implica. Ela constitui seu serviço e sua contribuição para o bem-estar e progresso de toda a sociedade na qual você vive.

A vida profissional é auto entrega, é dar de si mesmo em serviço, benefício e felicidade a todos os seres. O aspecto monetário é secundário e não primário. Isto deve ser claramente entendido. Ela deve estar subordinada aos ideais básicos de auto entrega e serviço. Caso contrário, o homem não é um homem. Ele é apenas uma besta em forma humana, um lobo em pele de cordeiro.

Enquanto você tiver um corpo, você precisa trabalhar duro para sua subsistência. Você tem que lutar muito para prover a si mesmo com as necessidades físicas – comida, roupa, abrigo, despesas médicas. Mas seus esforços para obter sua manutenção não devem ser imorais, antiéticos ou ilícitos. Conduta correta deve ser base de suas atividades profissionais ou negócio. Trabalhando num comércio, fazendo um negócio, como um fazendeiro, como um médico, isto não será impedimento para se alcançar o sucesso supremo na vida desde que você adote a conduta correta.

De igual forma, sua vida não deve se tornar frívola, dispersa, um extravagante divertimento e desperdício de tempo, energia e dinheiro na manutenção de insignificante status. A vida social deve ser construtiva, criativa, enobrecida pelos companheiros, compaixão e espírito de compartilhamento. Ela deve ser valiosa em termos de maior felicidade, bem-estar e benefício para todos os seres em relação aos quais a Providência o colocou.

Seja útil aos seus irmãos e irmãs. Deseje servir ao seu vizinho. Deseje servir à sociedade, nação, todas as criaturas, mesmo as plantas e os insetos. Deseje estar a serviço de todos. E não se esqueça do grande ser que nos concede a vida – nossa Mãe Terra. Sem água pura e ar limpo, densas florestas e pastos férteis a vida na Terra não pode seguir de forma saudável. Embora algumas espécies já se encontrem extintas devido à avareza e egoísmo. Este será nosso destino também a menos que grande esforço seja feito para reverter isso. Gaste seu tempo em atividades que valham a pena.


(Extraído de sivanandaonline.org – tradução livre)

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Doze Chaves para Felicidade e Sucesso


1. Desenvolva um objetivo claro e definido
Primeiro, você deve criar uma concepção correta de como você deseja desenvolver e se aperfeiçoar. Você deve cultivar uma ideia clara e definida do que você deseja se tornar. Isto lhe dará um claro e definido objetivo na vida. Sem tal objetivo, sua vida não poderá ir adiante de forma firme e progressiva. Você será lançado para diferentes direções, sua mente se distrairá e muito mais energia será gasta. Você poderá evitar tudo isso se tiver um objetivo bem definido ou um leque de alguns objetivos definidos. Então não haverá confusão em seu caminho. Você sabe – o que deseja obter e que direção seguir. Contudo, você também deverá ser capaz de distinguir o certo do errado, o que é desejável e o que é indesejável, o que é aceitável e o que deve ser rejeitado, ao seguir com um objetivo da vida. Tal definição lhe dará grande força interior. Ela desenvolve a força de vontade. Ela torna sua personalidade positiva. Não haverá mais tendências negativas em sua vida.