O Coração do Guru
Por
Sri Swami Chidananda
Estamos agora nos aproximando do grande dia anual de adoração daqueles que trazem luz para dissipar as trevas da ignorância espiritual em nosso interior, que nos levam das irrealidades para a Realidade, que nos permitem ir além da roda de nascimento sempre recorrente e revolvente roda de nascimento e morte naquele reino de vida eterna e sem renascimentos. A celebração do Guru Purnima é uma homenagem àqueles seres, aqueles grandes que, tendo alcançado essa morada, tendo se libertado para sempre, voltaram e se empenharam em iluminar os outros, em libertar os outros.
O que está no coração desses grandes professores? Por que eles agem e engajam-se no trabalho incessante quando não têm motivação para agir, tendo cumprido tudo o que tem que ser cumprido? Eles fizeram tudo o que tem que ser feito, alcançaram tudo o que tem que ser alcançado. Eles não têm mais desejos, não mais necessidades, não mais intenções, não mais sankalpas.
Eles assim se deleitam em um estado de suprema satisfação, contentamento, pois eles sabem que não há nada mais para eles fazerem. Seus corações estão cheios; eles não desejam nada. E assim, se o Senhor colocasse diante deles a generosidade de todos os Seus incontáveis milhões de universos e dissesse: "Aceite isto", eles responderão: "Guardai-os, pois Tu me abençoaste de maneira muito maior. Você levou para longe de mim os grilhões do desejo. Você me agraciou com o dom supremo de perfeita ausência de desejo, perfeito contentamento, perfeita realização. Que bênção maior poderia me oferecer, ó Senhor?
Qual poderia ser a motivação para tais seres continuarem a agir quando não há mais necessidade de agir - quando eles alcançaram tudo e estão em um estado de suprema plenitude e paz? O que o gênio espiritual indiano tem a dizer sobre o coração desses grandes? Ela diz que se de algum modo alguém pudesse atribuir a eles qualquer desejo - se você quer uma explicação do seu ponto de vista - então você pode dizer que eles têm um pensamento, uma intenção, um desejo, e isso é que todas as almas sinceras aquelas que estão em busca da Suprema Meta possam atingir esse objetivo, para que possam estar no mesmo estado em que eles estão.
Com esse impulso interior - um impulso espontâneo que não surge da mente, intelecto, pensamento, sentimento, emoção ou sentimento, porque eles estão estabelecidos em um estado totalmente além, transcendendo, tudo isso - há uma intenção espontânea de amor supremo e boa vontade que tudo pode ser estabelecido no grande estado que eles alcançaram pela graça do Supremo. Essa é a única intenção com a qual eles agem.
E, portanto, quando esse é o único impulso que os move a agir, o mínimo que podemos fazer é nos esforçarmos ao melhor de nossa capacidade de nos tornarmos semelhantes a eles, de nos aproximarmos do ideal que eles colocaram diante de nós por seu próprio ideal de vida - para responder ao seu chamado, para se libertar aqui e agora nesta mesma vida, não no futuro distante, não em alguma vida post-mortem, mas agora, aqui, de modo que mesmo enquanto neste corpo ainda somos libertados sendo, umjivanmukta.
Isso, de fato, seria o mais alto culto do Guru Purnima, a mais alta expressão de devoção ao guru. Portanto, esforçando-se com toda seriedade, toda sinceridade, incessantemente tentem ser como eles, aspirem a ser como eles e rezem para eles: "Por meu próprio esforço e intenção, isso nunca será possível, por causa de todas as minhas fraquezas, desvantagens e imperfeições. Que você, portanto, da sua graça infinita, complete-a, torne-a plena e completa.¨
E eles estão prontos para isso. O grande mestre espiritual,Paramahamsa Ramakrishna, disse: "Mesmo que você faça um sexto de qualquer sadhana que tenha sido feito através deste meu corpo, isso será mais do que suficiente. Você alcançará a perfeição. Você se tornará um ser libertado. Você irá além de toda a tristeza. Você será estabelecido em um estado de alegria e felicidade. "
Portanto, se todos nós estivermos em um estado de união, vamos todos juntos e coletivamente tornar nossa vida uma resposta sincera, sincera e grata a este grande e glorioso desejo que faz com que esses seres perfeitos desejem conceder a mesma perfeição a outros, o impulso que os fazem com que continuem engajados nesta grande obra de despertar a humanidade para um estado de maior consciência de seu destino divino.
Que assim seja! Que esta seja a sua mais alta adoração, a mais alta devoção. Então, em verdade, o Guru Purnima não será meramente um dia religioso no plano secular exterior de sua vida, mas será um grande marco espiritual, um ponto de virada espiritual em seu interior para a consciência de satchidananda. Isso é o que a vida deveria ser, e pela graça de Deus e pelas bênçãos amorosas de Gurudev, seja assim! Deus te abençoe!
(Sivananda day-to-day 496)
Nenhum comentário:
Postar um comentário