quarta-feira, 27 de abril de 2016
domingo, 24 de abril de 2016
10. A
Natureza de Deus
Todo mundo é
um filósofo no sentido de que todo mundo reconhece a indistinta presença e sinal
de “um algo”. Que algo é sentido como uma presença por uma faculdade que não
são os olhos nem os ouvidos ou nenhum outro órgão do sentido, mas um princípio
superior presente em todo mundo. Esse algo superior é a faculdade que temos de poder
reconhecer o que está além dos sentidos.
A Existência,
que é a Consciência, possui o caráter da Bem-Aventurança. Por que é a Bem-Aventurança?
Porque todo sofrimento e finitude, cada dificuldade e penúria de qualquer tipo
é o resultado da finitude da natureza do indivíduo. Quando o indivíduo se torna
o infinito, todos os desejos são satisfeitos. Os desejos não são extintos ou
destruídos no infinito, como as pessoas imaginam. Todos os desejos são plenamente
satisfeitos em sua realidade.
Se consciência
é ilimitada, fora dela nada pode existir, e isto implica que externalidade é
anômala. Nenhum objeto pode existir fora da consciência. Então, o que é chamado
um objeto surge para ser uma fase da consciência. O Self, então, colide com o
Self; o Atman entra em contato com o Atman.
segunda-feira, 18 de abril de 2016
9. Pensando
Filosoficamente
As seguintes citações são tiradas dos livros do grande
filósofo e santo Swami Krishnananda e estão agrupadas em 10 assuntos. Dado que as citações foram tiradas de diferentes
seções de diferentes livros, não significa que sejam lidas correntemente diretamente
como um todo contínuo. Ao contrário, sugerimos que esses trechos extremamente
profundos e perspicazes possam ser lidos individualmente, de forma cuidadosa e
contemplativa. (Os livros de onde as citações foram tiradas incluem: The
Philosophy of Religion, The Philosophy of the Bhagavad Gita, The Secret of the
Katha Upanishad, Yoga as a Universal Science, The Chandogya Upanishad, Sadhana:
The Spiritual Way, and To Thy Own Self Be True.)*
*Livros não publicados em
português
quarta-feira, 13 de abril de 2016
8.
Lançando as Sementes
Perguntas
/ Respostas
As perguntas e
respostas foram retiradas de trechos dos livros Yoga e A Call to Liberation, de
autoria de Swami Chidananda. (*)
Pergunta
-1:
Se este corpo/mente não é a realidade suprema, existe algo mais superior? Qual
é a realidade definitiva desta vida?
Resposta:
Existe
uma grande Realidade, o Ser Cósmico que é a fonte e origem de incontáveis
milhões de universos. É a Realidade única, presente e oculta como o mais sutil
do sutil, além dos sentidos, e algo que a mente não é capaz de compreender. Aquela
Realidade é o centro de nosso ser e sua eterna identidade. Este pequeno “Eu” de
nosso ego pessoal, que nos puxa e empurra, que nos vira e nos impele para
baixo, não é o nosso verdadeiro “Eu”.
Grandes santos
iluminados e videntes nos deixaram a lição para esta vida – Levante-se,
desperte e atinja a iluminação. Todo o processo de nosso ser e fazer, pensar e
atuar deveria ser este processo de levantar-se, se tornar desperto e alerta, e
atingir a iluminação. Só então estaremos vivendo. Chama-se a isto brahma-jnana,
chame a isto consciência em Cristo, chame a isto satori, chame a isto Tao
Supremo, chame a isto nirvana… Isto é uma coisa só, supremo, experiência não
dual que o liberta para sempre da escravidão de si mesmo. Ele liberta você para
sempre deste sonho de estar atado a uma aglomeração não existente de nomes e
formas que é esta aparência universal. Esta é a primeira e única mensagem
– esta é a primeira e única instrução.
Pergunta
-2:
O que é um verdadeiro guru realmente, e como estarei apto a reconhecer tal
pessoa?
Resposta:
Esses
grandes seres, esses santos iluminados dignos de serem chamados
"gurus" alcançaram a metal final, eles se libertaram para sempre, e
agora voltaram e se empenharam na iluminação e liberação dos outros. Eles
fizeram tudo que deveria ter sido feito, alcançaram tudo que tinha que ser
alcançado, e não tiveram mais desejos, e eles se deliciam num estado de suprema
satisfação. Seus corações estão plenos; não desejam nada. Mas se você deseja uma
explicação de seu ponto de vista, então você pode dizer que eles têm um pensamento,
uma intenção, um desejo e este é que todos os sinceros espíritos buscadores
possam alcançar aquela meta. Existe uma intenção espontânea de supremo amor e
boa vontade que todos possam se estabelecer no grande estado que eles
alcançaram pela graça de Deus.
Se nós formos capazes
de ver num indivíduo humano manifestações de santidade, de pureza, de nobreza,
de bondade, e elevação de conduta, caráter, natureza, sentimento, pensamento,
sentimento e ação, se nós vemos algo fora do comum – algo daquelas qualidades
que nos foram ensinadas como associadas somente a Deus – então podemos dizer
que tal pessoa é uma manifestação viva do divino. Nós começamos a compreender,
“Não vejo Deus, mas vejo divindade.
Todas as qualidades atribuídas a Deus, eu vejo numa medida extraordinária
neste ser humano.” O guru é este tipo de ser. Ele ou ela torna-se um Deus
visível a nós. Deus revela-se a Si mesmo através do guru.
terça-feira, 29 de março de 2016
7. Livros
Sugeridos
Uma pessoa
que começa a examinar cuidadosamente a vida espiritual pode se assustar com uma
infinidade de livros disponíveis que tratam de todos os aspectos deste vasto
tema. Mesmo quando se examina apenas o catálogo desse Ashram, o indivíduo poderá ficar confuso devido à grande quantidade
de títulos. Em vista disso, foi selecionado um pequeno número de livros para
servir de introdução aos ensinamentos dos santos deste Ashram em particular.
Swami
Sivananda escreveu mais de 300 livros. Esse número poderia deixar ofegante mesmo
o mais ávido leitor! Contudo examinamos os livros que estão agora disponíveis
no Sivananda Publication League, e escolhemos seis livros que poderiam servir de
introdução inspiradora aos seus ensinamentos.
Sure Ways for Success in Life and God-realisation. O primeiro livro é muito prático e útil e dá uma visão geral dos
ensinamentos de Swami Sivananda. Ele inclui seções sobre o cultivo da vontade e
memória, erradicação de qualidades negativas, construção do caráter, Raja Yoga,
cultivo de virtudes, e outros conselhos muito práticos.
Bhagavad Gita (com comentário de Swami Sivananda). O Gita é
possivelmente a mais elevada e inspiradora das escrituras indianas. O livro deve
ser lido e relido. O comentário de Swami Sivananda ajuda a elucidar o texto, e
oferece conselhos práticos e sua própria compreensão sobre a grandeza deste
livro divinamente inspirado.
Em Mind: Its Misteries and Control,
Gurudev explora todos os vários aspectos da mente: os vários aspectos da mente,
a conexão corpo/mente, os estados psíquicos, a natureza do pensamento, e como
concentrar e meditar.
quinta-feira, 24 de março de 2016
6. Seja
Divino
por Swami Chidananda
O mais alto
que o homem é capaz de atingir lhe advém quando ele combina suas faculdades do
corpo e mente com virtude, devoção, humildade, o espírito de serviço e absoluta
entrega. Podemos alcançar o Transcendental apenas após estarmos ancorado em Sattva. Os Upanishads nos informam sobre a glória da natureza Átmica e sobre a Sadhana; o Gita fala sobre a gloriosa natureza do Self e fala em detalhes sobre a Sadhana.
A verdadeira
identidade do ser humano é natureza Divina. Pois, a alma individual é parte e
conteúdo da Alma Universal. Desperte e descubra aquilo que está no mais íntimo
de seu interior, onde o indivíduo não é homem, mas Deus, onde o indivíduo não é
humano, mas Divino. A Verdade não apenas é o escudo do indivíduo, mas também se
torna a fortaleza do indivíduo.
Deus trabalha
manifestando-se em nós um agudo anseio por pureza. Através da pureza vem a
devoção e através da devoção vem o desapego, vairagya, através do desapego e renúncia vem o derradeiro. O
indivíduo atinge a Imortalidade e Paz que excede a compreensão.
Qual o conceito que o homem
possui de Deus? Ele é um oceano de compaixão. Portanto, uma prática que
definitivamente faz com que jnana e dhyana frutifiquem é a divinização da
vida do indivíduo ser compassivo, piedoso, clemente, bondoso, ter consideração
pelos outros, ser bom e fazer o bem. Não atua num nível humano, mas a partir de
seu nível divino.
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