quinta-feira, 24 de março de 2016





6. Seja Divino


por Swami Chidananda


O mais alto que o homem é capaz de atingir lhe advém quando ele combina suas faculdades do corpo e mente com virtude, devoção, humildade, o espírito de serviço e absoluta entrega. Podemos alcançar o Transcendental apenas após estarmos ancorado em Sattva. Os Upanishads nos informam sobre a glória da natureza Átmica e sobre a Sadhana; o Gita fala sobre a gloriosa natureza do Self e fala em detalhes sobre a Sadhana.

A verdadeira identidade do ser humano é natureza Divina. Pois, a alma individual é parte e conteúdo da Alma Universal. Desperte e descubra aquilo que está no mais íntimo de seu interior, onde o indivíduo não é homem, mas Deus, onde o indivíduo não é humano, mas Divino. A Verdade não apenas é o escudo do indivíduo, mas também se torna a fortaleza do indivíduo.

Deus trabalha manifestando-se em nós um agudo anseio por pureza. Através da pureza vem a devoção e através da devoção vem o desapego, vairagya, através do desapego e renúncia vem o derradeiro. O indivíduo atinge a Imortalidade e Paz que excede a compreensão.
Qual o conceito que o homem possui de Deus? Ele é um oceano de compaixão. Portanto, uma prática que definitivamente faz com que jnana e dhyana frutifiquem é a divinização da vida do indivíduo ser compassivo, piedoso, clemente, bondoso, ter consideração pelos outros, ser bom e fazer o bem. Não atua num nível humano, mas a partir de seu nível divino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário