quarta-feira, 29 de agosto de 2018


Cultura Vedântica
Por
Sri Swami Sivananda

O Ser que é descrito nos Upanishads é Brahman ou Atman ou o Ser ou Absoluto. Ele é o manancial de todo conhecimento escriturístico. Ele é a fonte ou o útero de tudo. Ele é a existência absoluta, o conhecimento absoluto e a felicidade absoluta. Ele é indivisível, onipresente, independente, eterno e imortal. Ele está além do tempo, espaço e causação. Ele é sem começo e sem fim. Ele reside em todos os seres. Ele é a testemunha das atividades de todas as mentes.

O Atman ou o Self a tudo permeia. Ele está além do nascimento e da morte. Ele é imperecível, auto luminoso, eterno, puro e auto existente. Ele é pleno, imperecível e infinito. Ele é a testemunha silenciosa dos três estados, a saber, vigília, sonho e sono profundo. Ele está além de casta, credo ou cor. O pecado não pode tocá-lo porque ele é sempre puro. Dor, tristeza e ilusão não podem afetá-lo, porque Ele é toda-felicidade. Fome, preocupações e tribulações não podem atormentá-lo, porque Ele é todo bem-aventurança. A luxúria não pode alcançá-lo, porque ele é assexuado. A ira não pode se aproximar dEle, porque Ele está além da mente. Inquietude não pode agitá-lo, porque Ele é todo-paz. O tempo não pode devorá-lo, porque Ele é a eternidade.

O que na terra poderá lhe causar medo quando você percebeu sua identidade com tal Atman? O que na terra pode gerar ódio, ilusão, diferença e tristeza em você quando você vê o um em todos e todos no um? O que na terra poderá lhe causar agitação quando você transcendeu a mente e descansa pacificamente no seu próprio Sat-Chit-Ananda Svarupa - esse oceano magnânimo de felicidade e silêncio estupendo?

A pergunta: "Quem sou eu? O que é este Samsara? De onde eu vim? Para onde irei? Qual é o objetivo da vida? O que é Brahman ou Atman? Qual é a relação entre a alma individual e a alma suprema? Como atingir o objetivo? Posso me tornar imortal? Posso desfrutar de felicidade eterna? " Certamente surgirá na mente de todo ser humano em algum estágio de sua vida.

Aquele que pensa seriamente sobre essas questões e tenta atingir o objetivo é um homem sábio, mas aquele que não se importa em refletir sobre essas questões vitais, que leva uma vida sensual e não se esforça para alcançar a beatitude final da vida, é um tolo ou uma pessoa imprudente. Ele vive em vão. Ele é um fardo sobre a terra. Ele é um matador de seu próprio eu. Sua vida é realmente muito lamentável.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Verdadeira Renúncia
Por
Sri Swami Sivananda

A verdadeira renúncia consiste na renúncia ao "eu" e  ao "meu" e desejos. Moksha não significa a separação física de todos os assuntos mundanos, mas apenas um estado de espírito desprovido de todos os Vasanas impuros ou apego às coisas mundanas, e ainda trabalhando como sempre entre eles.

A Rainha Chudalai, na forma de Kumbha Muni, disse a Raja Sikhidhwaja, seu marido, que estava na floresta: "A sua renúncia não é a verdadeira. Embora você tenha desistido do seu reino e do resto, isso não constituirá verdadeira renúncia". Você ainda tem desejos por todos os objetos. É somente a completa rejeição deles que você pode esperar alcançar a Felicidade Brahmica dos sábios. Ai de mim! Você não renunciou a nada. Todas as suas renúncias ilusórias são em vão. " Sobre isso, o rei refletiu e disse: "Só me resta esse corpo composto de ossos brancos e carne, no qual as serpentes dos cinco órgãos dos sentidos sibilam. Eu vou imediatamente descartá-lo sem cuidado. Você logo verá. "Assim dizendo, ele subiu ao topo de um penhasco alto e estava prestes a lançar seu corpo para baixo, quando o supremo Kumbha Muni o prendeu com estas palavras:" Que tolice é essa que você está prestes a fazer? Como, oh! ignorante homem, esse seu corpo impediu seu progresso? Como a morte de alguma maneira o ajudará? Embora você deva cair e destruir este corpo, como um touro que está zangado com um bezerro novo, ainda assim você não completará a verdadeira abnegação. Mas, se você, ó rei, desistir daquilo que é a causa do movimento neste corpo, e que produz a semente de todos os nascimentos e Karmas, então a verdadeira renúncia será feita. Esta é a Verdade não qualificada ".

Aquele homem que tem uma mente vacilante e sentidos turbulentos, e que não tem treinamento ético, nunca pode obter este Atman.

Não há salvação obtida através da mero ajuntamento ao grupo ou a cabeça careca ou outro disfarce ou através de observâncias ostensivas. Sentado por seis horas em um Asana à distância e lendo o Gita ou o Bhagawata por duas horas, não pode dar a Mukti a um homem. Embora o homem esteja sentado com os olhos fechados, ele pode ter um sonho de dia e muitos pensamentos maus. Ele pode não possuir conduta correta e cultura ética. Ele conta muitas mentiras diariamente. Ele fere os outros. Ele faz fofocas e intrigas. Ele possui um visual indecente. Ele tem ciúmes. A purificação da mente e o cultivo de qualidades virtuosas são de vital importância. Então somente a luz divina descerá. Então somente o vaso será forte o suficiente para manter a luz divina.

O espelho deve estar bem limpo. Só então o reflexo do rosto no espelho ficará bem claro. A turbidez da água no lago deve ser removida. Então só você pode ver o fundo do lago. Mesmo assim todas as impurezas da mente devem ser removidas. Os sentidos devem ser subjugados. A mente deve ficar bem firme. A perambulação mental deve ser erradicada pela prática constante e pela erradicação de Vasanas. Então, somente o aspirante pode realizar o Self neste self. Então só ele pode obter Atma-Sakshatkara. Os aspirantes não se movem nas linhas corretas. Eles não praticam o tipo certo de Sadhana e o tipo certo de Tapas. Eles não tentam controlar os Indriyas. Essa é a razão pela qual eles não fazem nenhum progresso real no caminho espiritual.

Assim como há muito pus dentro da úlcera aparentemente curada ou ferida, também há muitas impurezas na mente dos aspirantes, embora eles se movam da Caxemira para Brindawan, de Gangotri para Badri-Narayan, sob a influência de pretexto de almas realizadas. Este é o estado real das coisas. Há apenas Rupantara-Bheda ou diferença na cor e no vestido. Ninguém quer fazer qualquer sadhana rígida com paciência. Ninguém faz introspecção e cuidadosa auto-análise e correção dos erros, fraquezas e defeitos. Eles sopram vazios e sem energia "SIVOHAM, SIVOHAM e AHAM BRAHMA ASMI". Eles amontoam alguns Slokas aqui e ali, algo de Panchadasi, algo de Upanishads e os repetem como papagaios na presença de algum chefe de família egoísta, seus chamados admiradores e Bhaktas (Bhagawatha) que estão esperando com falsas esperanças de obter alguma riqueza ou um filho ou algum Bhooti (erva do Himalaia) deles. Esta é a sua autorrealização. Grande pena! A vida é desperdiçada! Nenhuma melhoria real chegou!

A renúncia não é letargia, escapismo, frustração ou irresponsabilidade. A renúncia é se livrar do egoísmo, desejos e ânsias. Quando todos os desejos são aniquilados, então esse mortal torna-se imortal. Liberdade é felicidade suprema. Dependência é extrema miséria. A renúncia se move de mãos dadas com a paz.

(Sivananda Day-to Day 498)

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Efeito do Ego


Por

Sri Swami Chidananda


É bom lembrar que Sattva, Rajas e Tamas têm seus próprios ganchos que mantêm o Sadhaka de volta e o impedem de voar para os reinos transcendentais. O gancho Sátvico é o mais sutil de todos e, portanto, mais difícil de discernir e detectar. Com Sannyasa flutua o Sannyasa Abhiman, com Tyaga se arrasta em Tyaga Abhiman - mais sutil e mais perigoso, quase impossível de superar. 
Swami Sivananda


Eu tenho tentado explicar a você por que Gurudev disse, Suporte Insulto, Suporte Injúria - A mais elevada Sadhana. Por que ele disse isso? É extremamente difícil suportar insultos e acusações. Todo mundo tem respeito próprio, uma forma sutil de ego, que não permite que você sofra insultos, e que o ego é nosso maior inimigo que nos separa de Deus. É o muro entre nós e ele. Enquanto essa parede não for completamente destruída, aniquilada, estaríamos de um lado do muro e Deus permaneceria do outro lado; e não seríamos capazes de alcançá-Lo, não teremos o Seu vislumbre. Seja Advaita Vedanta ou Bhakti Marga ou qualquer outro pensamento, todos enfatizam esse ponto. Seja o Cristianismo, o Islamismo, o Budismo ou qualquer outra religião ou qualquer santo que tenha mergulhado profundamente no espiritualismo e no misticismo, todos reconhecem essa verdade básica de que a sadhana não pode ser completa sem a completa aniquilação, a completa dissolução do ego.

Existem três moradas do ego:

1) O ego grosseiro ou tamásico: é completamente demoníaco e faz a pessoa sempre pensar e agir de maneira negativa. Sempre mantém a pessoa longe do Senhor e das qualidades divinas de paz e alegria. Ele mesmo se torna a causa de todas as suas misérias e tristezas enquanto mergulha apenas nos prazeres sensuais. Ele está sempre inquieto, sempre reclamando. Sua vida é cheia de infelicidade.

2) O ego rajásico: é devido à ilusão e apego ao mundo material. A pessoa torna-se cega à razão, à discriminação e ao objetivo da vida por conta de seu envolvimento nas coisas mundanas, suas amarras e atitude "meu e minha". Ele não é tão infeliz quanto a pessoa grosseira do ego. Mas ele também perde o caminho certo devido à ilusão. O resultado é que ele cria mais e mais Karma-bandhana e mergulha cada vez mais fundo no pântano de Samsara e no deserto do ciclo de nascimento e morte. Portanto, o resultado final é o mesmo do ego tamásico. Ambos são igualmente ruins no sentido de que ambos nos mantêm longe de nosso destino divino. Nesse sentido, não há muito o que escolher entre os dois.

3) O ego sutil ou sátvico: Isto é desejável e útil no início do advento do caminho espiritual, pela simples razão de que nos mantém fora dos egos tamásico e rajásico e suas conseqüências, e nos coloca no caminho certo, o caminho espiritual. É um bom terreno para começar a Sadhana espiritual. Mas, por mais sátvico ou sutil que seja, é o princípio do ego e assim permanece. Assim, enquanto o ego mais sutil existir, não se pode ter a realização de Deus, a Experiência Divina. Ausência de egoísmo, compaixão e simpatia pelos outros são os alicerces do ego sutil. Pode ser na forma de "Deus é meu pai e tudo em todos. Tudo pertence somente a ele. Nada é meu. Eu deveria servi-lo em todas as suas formas. O mundo inteiro é sua criação, sua forma. Então eu deveria servir aos outros, eu deveria fazer Paropakara.



segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O Coração do Guru
Por
Sri Swami Chidananda


Estamos agora nos aproximando do grande dia anual de adoração daqueles que trazem luz para dissipar as trevas da ignorância espiritual em nosso interior, que nos levam das irrealidades para a Realidade, que nos permitem ir além da roda de nascimento sempre recorrente e revolvente roda de nascimento e morte naquele reino de vida eterna e sem renascimentos. A celebração do Guru Purnima é uma homenagem àqueles seres, aqueles grandes que, tendo alcançado essa morada, tendo se libertado para sempre, voltaram e se empenharam em iluminar os outros, em libertar os outros.

O que está no coração desses grandes professores? Por que eles agem e engajam-se no trabalho incessante quando não têm motivação para agir, tendo cumprido tudo o que tem que ser cumprido? Eles fizeram tudo o que tem que ser feito, alcançaram tudo o que tem que ser alcançado. Eles não têm mais desejos, não mais necessidades, não mais intenções, não mais  sankalpas.

terça-feira, 24 de julho de 2018


Permaneça Como uma Rocha, 
Não Importa o que Aconteça


Por Swami Chidananda



Os grandes sábios do passado descobriram a Realidade Suprema. É o único Ser que está eternamente presente. É Aquilo que está além das percepções dos sentidos, e que é a profundidade de sua própria consciência. Eles não lhe deram nenhum nome em particular; eles só disseram que é "That" ou Tat. Só isso existe; Só isso é. É a existência eterna. Eles disseram que você não é diferente disso. A citação em sânscrito é Tat twam asi, ou "Tu és Aquilo".

No entanto, a soma total do conhecimento sobre todas as coisas neste universo físico material é compreendida apenas através dos sentidos. Esses fenômenos, como as imagens refletindo numa tela de cinema, vêm e vão, mas são possíveis graças à presença da tela. Sem o substrato da tela, seria impossível projetar quaisquer imagens. A tela estava lá antes mesmo de começar a projeção do filme, está presente durante toda a exibição e permanece quando o show termina. Só ela persiste mesmo quando o jogo de imagens termina. Mas ninguém nunca pensa naquela tela silenciosa no teatro de cinema; todos estão interessados apenas na projeção das imagens. No entanto, essa tela é a verdadeira realidade, enquanto as imagens são apenas uma projeção de imagens. Os grandes sábios disseram que a Realidade não é o mesmo que este show passageiro e que não é nada do que você conheceu até agora através dos sentidos

Qual é a base das experiências humanas? Essas experiências realmente existem fora de você? Elas têm uma existência independente além de você? Agora vamos torná-lo mais concreto. Suas alegrias e tristezas - essas coisas existem neste mundo fora de você? Quem te faz feliz e quem te faz chorar? Você pode apontar o dedo para alguém ou algo e dizer: "Esta é a causa da minha felicidade, e esta é a causa da minha tristeza?" Esse dedo apontando é o que todos nós fazemos. Todos nós pensamos que somos todos pessoas maravilhosas e inocentes, mas é este mundo exterior que nos coloca num moinho. Somos sempre incomodados por este mundo injusto, e tentamos encontrar as causas da nossa infelicidade nas coisas exteriores. 

sexta-feira, 20 de julho de 2018


PRAZER E DOR
Por
Sri Swami Sivananda


Introdução


Prazer é um estado mental específico. É um tipo de satisfação. Raga (atração) causa prazer. Dvesha (repulsão) causa dor. A mente se expande num momento de prazer. Se contrai num momento de dor. Ambos são apenas estados relativos da mente. Realmente prazer e dor não possuem existência duradoura. O que de fato significa prazer para um homem pode significar dor para outro. O que é prazer para um homem num determinado momento pode ser dor para o mesmo homem em outro momento. Os dois copos de leite iniciais dão algum prazer. O terceiro copo induz à aversão, e o quarto copo pode causar náusea e ânsia de vômito. Não existe verdadeiro e duradouro prazer nos objetos do mundo.

Dor e prazer não são duas entidades separadas por si mesmas. Elas são o verso e o reverso dos lados da mesma moeda. A diferença não está no tipo mas na aplicação. É um par de opostos, cada um interagindo diferentemente. Ambos, prazer e dor, são subjetivos. Ambos podem ser mentalmente convertidos por meio de uma vontade forte, pela mudança em sua Bhavana ou atitude mental. Muitos estudantes vegetarianos na Índia, que vão ao exterior para níveis maiores ou estudos especiais, tornam-se ávidos comedores de carne. A carne era repulsiva a eles quando estavam em suas casas. A mera visão da carne poderia induzi-los ao desgosto. Como é que agora eles passaram a apreciar carne com avidez? Tudo isto ocorre pela simples mudança de atitude na forma de pensar causada por influências externas.

Cultivo das Emoções

Existe oscilação no prazer e na dor. Não existe onda contínua de prazer e de dor na mente. Se existisse uma onda contínua de dor, o homem não seria capaz de viver nem mesmo por poucos dias. A mente não é capaz de sempre lidar com dor ou prazer. É uma benção. Se você mantiver constante medo da morte, então você poderá realmente morrer num curto espaço de tempo. Os variados objetos do mundo atuam como agentes desviantes para a mente.

Entre todos os prazeres de vários tipos, medo, presságio, cautela e preocupação arruínam sua felicidade e lhe causam dor. Existe uma onda de prazer por cinco minutos, e então é seguida por uma onda de dor pelos próximos cinco minutos. Este ritmo continua por toda a vida do homem. Observe atentamente seus sentimentos através da introspecção. Você verá que eles são uma mistura de emoções confusas. Por isso, na vida espiritual, cultivo de emoções constitui uma Sadhana vital. O homem que não possui controle de suas emoções é como uma folha seca agitada pelos caprichos da mente. Aqui o autocontrole e a sublimação desempenham um papel eficaz. Pequenas exaltações podem fazer com que você perca a cabeça. Pequenos sentimentos de depressão, causados por pequenas coisas, não devem partir seu coração.

Errônea Identificação

A maioria dos sofrimentos mentais são causados pela ignorância. Isto é devido à identificação com a personalidade psico-mental do homem e apego ao corpo para aqueles que se associam a ele. Quando esta errônea noção desaparece, você conquista a liberdade do sofrimento mental, ao identificar a si mesmo com a Realidade sem nome e sem forma. Sofrimento mental é somente ignorância. No estado de sono profundo, você não experimenta nenhuma dor. É porque você não está consciente de sua identidade com seu corpo, nesse estado. Quando o filho de outro homem morre, você não se aflige. É porque não existe identificação de sua personalidade com aquela do filho do outro homem.
A dor é causada pela injeção de emoções negativas no cérebro. Ausência de luz é escuridão. Escuridão não é uma entidade real. Escuridão é uma existência negativa. Então, também, Maya possui uma existência negativa. Quando surge a luz, a escuridão desaparece. De igual forma, quando o conhecimento surge, Maya desaparece. Ausência de prazer é dor.

Prazer é o ventre da dor. Os prazeres que nascem do contato com os objetos são verdadeiramente ventres de dor. Eles possuem um começo e um fim. O verdadeiro sábio não se alegra nos prazeres forjados pelos sentidos, nem se aflige por causa das misérias causadas pelos fatores mundanos. Eles estão enraizados na consciência de sua fonte espiritual, que é desprovida de prazer e dor, mas é plena de felicidade supernatural.

Pares de Opostos

Você nunca poderá adquirir felicidade absoluta num plano físico relativo constituído de pares de opostos. Os pares de opostos giram num mesmo eixo. A morte é seguida pela vida. A noite segue o dia. A luz segue a escuridão. A dor segue o prazer. Se você realmente deseja Deus, você tem que elevar-se acima de todos os objetos de sensações prazerosas, e evitar o desejo por eles. Se você realmente quer Deus, você deve crucificar os desejos da carne. Você não pode ter Deus e desfrute sensual ao mesmo tempo. São somente os hipócritas e fracos, incapazes de desistirem do apego aos objetos do mundo, que pensam que podem realizar Deus levando uma vida mundana e fazendo um tipo superficial de Sadhana por alguns minutos todos os dias. A Realização de Deus não é tão fácil assim.

A felicidade surge com a paz da mente. Paz da mente vem de um estado mental onde não existe desejos mundanos, pensamentos de objetos de desfrute. Você esqueceria todas as ideias de sensação de prazer antes de entrar no verdadeiro domínio da paz. A felicidade está em Sattva. Felicidade está também além de Sattva. A felicidade está no Atman. Ela está na meditação. Ela está no estudo dos Upanishads.

O melhor método para livrar-se do sofrimento mental é através da força de vontade para dissociar a identificação do corpo, através do desvio da mente, ou a sua retirada da personalidade individual e fixando-a no ilimitado, sem atributos, sem nome, sem forma, sem desejos, eterno Atman, a fonte da verdadeira e eterna felicidade, algo que jamais é conhecido neste mundo de limitação. Tattvamasi - Tú És Aquilo

terça-feira, 3 de julho de 2018


Uma Meditação Simples


Todo dia, manhã e começo da noite, sente-se silenciosamente. Solte o mundo de sua consciência. Aquiete a Mente. Mantenha o corpo ereto.

Respire natural e ritmicamente. E eleve sua consciência mediante a recitação de uma oração favorita ou a repetição do Nome Divino, se você quiser. Qualquer que seja o Nome sua religião deve indicar o Supremo Ser, repita aquele Nome. Todos os Nomes indicam a mesma coisa: total perfeição, infinita perfeição, vida eterna, incomensurável paz, infinita bem-aventurança, toda pureza, toda verdade, toda luz. 

Nesse caminho, conecte-se com o Divino. Qualquer que seja a sua religião, você é uma criança de Deus. Deus é o Espírito Universal. Porque você é uma criança de Deus, você também é divino. Sinta sua divindade. Sinta sua natureza espiritual. Sinta-se todo perfeito, imperecível, sempre bem-aventurado, sempre sereno. E tente permanecer nesse estado de consciência pelo tempo que você puder.

Se a mente divagar para lá e para cá, ignore essas divagações e traga-a de volta gentilmente. Concentre-se de volta na sua verdadeira natureza. Permaneça naquela consciência. Sinta-se sem corpo, sem mente, sem nome e forma, sem nascimento, sem morte, eterno. Entre na consciência do Divino e permaneça naquela consciência. Não há nada. Não há tempo, nem espaço. Há somente um vasto e eterno oceano de existência, consciência e bem-aventurança. Torne-se um com ele dizendo, "Eu sou uma parte daquela infinito oceano de bem-aventurança, paz e luminosidade." Faça esta prática.