terça-feira, 29 de março de 2016



7. Livros Sugeridos

Uma pessoa que começa a examinar cuidadosamente a vida espiritual pode se assustar com uma infinidade de livros disponíveis que tratam de todos os aspectos deste vasto tema. Mesmo quando se examina apenas o catálogo desse Ashram, o indivíduo poderá ficar confuso devido à grande quantidade de títulos. Em vista disso, foi selecionado um pequeno número de livros para servir de introdução aos ensinamentos dos santos deste Ashram em particular.

Swami Sivananda escreveu mais de 300 livros. Esse número poderia deixar ofegante mesmo o mais ávido leitor! Contudo examinamos os livros que estão agora disponíveis no Sivananda Publication League, e escolhemos seis livros que poderiam servir de introdução inspiradora aos seus ensinamentos.

Sure Ways for Success in Life and God-realisation. O primeiro livro é muito prático e útil e dá uma visão geral dos ensinamentos de Swami Sivananda. Ele inclui seções sobre o cultivo da vontade e memória, erradicação de qualidades negativas, construção do caráter, Raja Yoga, cultivo de virtudes, e outros conselhos muito práticos.

Bhagavad Gita (com comentário de Swami Sivananda). O Gita é possivelmente a mais elevada e inspiradora das escrituras indianas. O livro deve ser lido e relido. O comentário de Swami Sivananda ajuda a elucidar o texto, e oferece conselhos práticos e sua própria compreensão sobre a grandeza deste livro divinamente inspirado.

Em Mind: Its Misteries and Control, Gurudev explora todos os vários aspectos da mente: os vários aspectos da mente, a conexão corpo/mente, os estados psíquicos, a natureza do pensamento, e como concentrar e meditar.

quinta-feira, 24 de março de 2016





6. Seja Divino


por Swami Chidananda


O mais alto que o homem é capaz de atingir lhe advém quando ele combina suas faculdades do corpo e mente com virtude, devoção, humildade, o espírito de serviço e absoluta entrega. Podemos alcançar o Transcendental apenas após estarmos ancorado em Sattva. Os Upanishads nos informam sobre a glória da natureza Átmica e sobre a Sadhana; o Gita fala sobre a gloriosa natureza do Self e fala em detalhes sobre a Sadhana.

A verdadeira identidade do ser humano é natureza Divina. Pois, a alma individual é parte e conteúdo da Alma Universal. Desperte e descubra aquilo que está no mais íntimo de seu interior, onde o indivíduo não é homem, mas Deus, onde o indivíduo não é humano, mas Divino. A Verdade não apenas é o escudo do indivíduo, mas também se torna a fortaleza do indivíduo.

Deus trabalha manifestando-se em nós um agudo anseio por pureza. Através da pureza vem a devoção e através da devoção vem o desapego, vairagya, através do desapego e renúncia vem o derradeiro. O indivíduo atinge a Imortalidade e Paz que excede a compreensão.
Qual o conceito que o homem possui de Deus? Ele é um oceano de compaixão. Portanto, uma prática que definitivamente faz com que jnana e dhyana frutifiquem é a divinização da vida do indivíduo ser compassivo, piedoso, clemente, bondoso, ter consideração pelos outros, ser bom e fazer o bem. Não atua num nível humano, mas a partir de seu nível divino.