quarta-feira, 23 de março de 2016



5. Leve uma Vida Divina

por Swami Sivananda


OM! Saudações ao adorável Hari, além do quem não há nada maior, e aquele que está acima de todo este universo!

Por que prolongar sua escravidão desnecessariamente? Por que você não atinge seu direito de nascimento divino agora? Por que não romper com sua escravidão agora? Atrasar significa prolongar seu sofrimento. Você pode rompê-lo a qualquer momento. Este é o seu poder. Faça agora. Levante-se. Esteja pronto. Faça rigorosa e vigorosa Sadhana e atinja a liberdade, que é a imortalidade e a bem-aventurança eterna.

O divino em seu interior é mais forte do que qualquer coisa que está fora de você. Portanto, não temas. Confie em seu próprio Self Interior – a Divindade em seu interior.  Toque a fonte interiorizando-se. Aprimore-se. Edifique seu caráter. Purifique seu coração. Desenvolva virtudes divinas. Erradique traços nocivos. Domine suas más inclinações. Empenhe-se para alcançar tudo que é valioso e nobre. Faça com que a natureza inferior obedeça a superior através de disciplina, Tapas, autocontrole e meditação. Isto é o começo de sua liberdade.

Torne-se inicialmente um bom homem. Então controle os sentidos. Então domine a mente inferior com a mente superior. Então a luz divina descerá. Somente então o vaso estará pronto para receber e manter a luz divina.

Enquanto seus sentidos não forem dominados ou atenuados, você deverá praticar tapas ou autocontrole, dama ou pratyahara. Você pode conquistar milhões de pessoas numa batalha, mas você se tornará o maior conquistador somente quando conquistar seu próprio self inferior ou a mente.

Construa sua vida espiritual em fundação segura sobre a pedra da graça divina e fortaleça seu caráter. Refugie-se no Senhor e em sua Lei eterna. Não existe força no céu ou na terra capaz de impedir seu caminho agora. Sucesso na Autorrealização é certo. Não existe fracasso para você. Existe luz em seu caminho. Tudo é brilhante.



Primeiro purifique seu coração e então suba a escada do Yoga firmemente com coragem e espírito destemido. Suba rapidamente adiante. Alcance Ritambhara Prajna e atinja o cume da escada, o templo da sabedoria, onde a nuvem da virtude ou néctar chove do Dharmamegha Samadhi.

Os sofrimentos purificam o espírito. Eles queimam o material grosseiro dos pecados e impurezas. A Divindade manifesta-se mais e mais. Sofrimentos dão força espiritual e desenvolvem força de vontade, poder de resistência. Porisso, sofrimentos são benções disfarçadas. A vida espiritual é penosa e trabalhosa. Ela demanda constante vigilância e perseverante força antes que se atinja substancial progresso.

Meditação e adoração são os meios para desenvolver suas potencialidades e buscar um nível mais elevado de consciência ou existência. Pratique meditação persistente e calmamente sem pressa. Em breve você atingirá samadhi. Somente quando você purificar seu coração, silenciar a mente, aquietar os pensamentos e emoções que surgem, afastar os sentidos extrovertidos, diluir os vasanas, você será capaz de contemplar o glorioso Atman na meditação profunda. Mesmo um raio de sua luz durante a meditação iluminará o seu caminho. Ele lhe dará grande quantidade de encorajamento e força interior. Ele o incitará a praticar mais Sadhana. Você experienciará este raio de luz quando a meditação se tornar mais profunda e quando você elevar-se de sua consciência corpórea.

Você mesmo constrói as paredes de sua prisão através da ignorância. Você pode demoli-las através da discriminação e se perguntar “Quem sou eu? Quando uma lâmpada elétrica é coberta por várias camadas de tecido, não haverá brilho da luz. Quando o tecido é removido um a um, a luz torna-se mais brilhante e brilhante. Da mesma forma, com o auto resplandecente Atman que está coberto por cinco camadas. Pela meditação no puro Self e prática da doutrina do “neti-neti”, o auto luminoso Atman revela-se a si próprio para o meditador.

Existem quatro meios pelos quais a perfeita tranquilidade ou emancipação pode ser alcançada. Elas dão forma a maior felicidade. São elas: Satsanga ou associação com o sábio, desapego, inquirição do “Quem sou eu?” e meditação. Estes são chamados de Céu. Estes são religião. Estes formam a mais alta felicidade.

Sem renúncia você jamais poderá ser feliz. Sem renúncia você jamais será bem sucedido em obter o bem maior, ou seja, Moksha. Sem renúncia você nunca poderá ficar à vontade. Portanto, renuncie a tudo. Faça a sua própria felicidade. Apegue-se à renúncia como a mais importante das coisas.

Vida é manifestar as capacidades latentes do espírito. Leve uma vida Divina. Produza pensamentos sublimes e divinos em sua mente através da meditação, Japa, Kirtan e estudo das sagradas escrituras. Adoração é revelar o broto da flor do espírito. Adoração concede vida eterna. Aqueça o corpo na luz do sol físico. Aqueça o espírito na luz do Eterno. Você gozará de boa saúde e vida eterna. Banhe-se no rio da vida eterna. Aprofunde-se nela. Dê um mergulho. Flutue. Regozije-se!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário