terça-feira, 11 de outubro de 2011

Deus Existe

por Swami Sivananda *


A noção de Deus significa um ser absolutamente perfeito. Um ser absolutamente perfeito deve possuir todos os atributos positivos, incluindo os atributos de existência. Então Deus deve existir.

A existência de Deus não pode ser comprovada através de experimentos científicos. É puramente uma questão de fé e tem a ver com o lado intuitivo do homem.

O mais profundo desejo, a mais profunda aspiração no homem é por felicidade eterna, eterno conhecimento e eterna Verdade. O homem deve buscar por uma entidade sobrenatural que possa satisfazer seus mais profundos desejos e aspirações.

Assim como podemos explicar tudo na Natureza pela lei de causa e efeito, da mesma forma a Natureza é como um todo que deve ser explicado. Ela deve ter alguma causa. Esta causa pode ser diferente do efeito. Ela deve ser alguma entidade supernatural, isto é, Deus.

A Natureza não é uma simples mistura de acidentes, mas algo organizado. Os planetas se movimentam regularmente em suas órbitas, sementes crescem no interior das árvores regularmente, as estações se sucedem uma após outra numa ordem. Ora, a Natureza não pode se auto-ordenar. Ela necessita da existência de um ser inteligente, ou seja, Deus, que é responsável por ela. Mesmo Einstein, o grande cientista, era fortemente convencido da criação do universo por uma Inteligência Suprema.

Tudo na Natureza tem um propósito. Ela realiza uma função ou outra. Certamente cada objeto não é capaz de escolher uma função por si mesmo. Suas diferentes funções devem ser planejadas ou designadas por um único ser inteligente ou Deus.


Apesar de tudo ser transitório neste mundo, pessoas compram extensas glebas de terra, constroem bagalôs em vários locais e constroem casas de cinco andares. Elas desejam viver eternamente neste universo dos sentidos. Isto mostra que o homem é essencialmente imortal. Apesar de saber que todos devem morrer, o homem pensa que irá viver para sempre e se envolve em grandes empreitadas para viver aqui perpetuamente. Logo, ninguém deseja a morte. Todos desejam viver, e se tratam quando ficam doentes, gastam qualquer quantia. Então, a essência natural do homem deve ser a existência eterna.

Até mesmo um tolo pensa que é sábio. Todos desejam demonstrar possuir mais conhecimento que os outros. Ninguém gosta de ser chamado de tolo. Crianças importunam seus pais com vários tipos de perguntas. O desejo de saber está impregnado nelas. Isto indica que nossa essência natural é conhecimento.

Quando um homem dá risada, as pessoas raramente perguntam a razão dele estar rindo. Por outro lado quando o homem chora, todos perguntam porque ele chora. Isto mostra que nossa essência natural é bem-aventurança. Ninguém deseja a miséria, mas todos desejam felicidade, e em todas as atividades do na vida do indivíduo está direcionada na aquisição de felicidade. Isto também prova que nossa verdadeira natureza é felicidade. Em sono profundo quando inexiste objetos, sentidos ou mente, sentimos felicidade; eis porque nossa essência natural deve ser felicidade. Esta é novamente a razão porque as pessoas quando se afligem com dolorosas doenças desejam desistir do corpo para se livrarem da dor.

Se todo e qualquer indivíduo é então de natureza de existência-conhecimento-bem aventurança, deve existir um princípio que permeia tudo possuindo estas características e eterno, inerte as dores físicas dos corpos. Então, Brahman ou Deus, cuja natureza é Existência-Conhecimento-Bem-aventurança (Sat-Chit-Ananda), deve existir.

A existência de Deus ou o Self é determinada ou indicada pela existência dos Upadhis ou limitações auxiliares, a saber, corpo, mente, Prana e os sentidos, porque deve existir auto-consciência por detrás de suas atividades.

Você sempre sente que, apesar de suas posses e toda sorte de confortos, você deseja algo. Não existe sensação de completude. Somente se você trás para si a completude de Deus, é que você se sente completo.

Quando você comete uma má ação, você fica temeroso. Sua consciência lhe dá pontadas. Isto também prova que Deus existe e testemunha todos os seus pensamentos e ações.

Definir Brahman é negar Brahman. A única descrição adequada de Brahman é uma série de negativas. Esta é a razão porque o sábio Yajnavalkya declara no “Brihadaranyaka Upanishad” sobre Brahman como “neti, neti”, ou “não é isto”, “não é isto.” Isto significa que o resíduo deixado após suprassumir os nomes e formas é Brahman.

Brahman ou o Self ou o Deus Imanente não pode ser demonstrado pois Ele está além do alcance dos sentidos e da mente mas a existência Dele pode ser inferida por certos fatos empíricos ou experiências comuns na vida diária.

Às vezes você está num determinado dilema ou passando por dificuldade financeira. Surge ajuda de uma forma misteriosa. Você obtem o dinheiro na hora certa. Muitos de vocês devem ter experienciado isto. Naquele momento você exclama de alegria “Os caminhos de Deus são de fato misteriosos; Eu tenho agora total fé em Deus. Até aquele momento eu não tinha fé em Deus.” Um advogado não tinha fé em Deus. Ele desenvolveu pneumonia dupla. A respiração dele parou. Sua esposa, filho e parentes começaram a chorar. Mas ele teve uma experiência misteriosa. Os mensageiros de Yama o pegaram e levaram o corpo ao Senhor Yama. Senhor Yama disse a seus mensageiros: “Este não é o homem que eu quero. Vocês trouxeram a pessoa errada. Envie-o de volta.” Ele começou a respirar depois de algum tempo. Ele realmente experienciou que tivesse deixado o corpo, ido a corte de Yana e novamente voltado para seu corpo físico. Esta experiência impressionante mudou totalmente sua natureza. Ele desenvolvou intensa fé em Deus e tornou-se um homem religioso.

Outra pessoa teve uma experiência semelhante, mas com uma diferença neste caso. Ele era também um ateísta. Sua alma foi levada pelos mensageiros para a corte de Yama. Esta pessoa perguntou a Yama: “Eu não terminei meu trabalho no plano físico. Ainda tenho mais trabalho útil para fazer. Por gentileza deixe viver minha vida.” Sua benção foi atendida. Ele ficou impressionado com a maravilha dessa estranha experiência. A natureza dele também foi totalmente transformada. Ele deixou seu trabalho de uma vez. Ele devotou o tempo restante de sua vida ao serviço desinteressado e a meditação.

Você verá que mesmo os melhores médicos do mundo falham ao curar um rei que está morrendo. Você também deverá ouvir muitos exemplos de pacientes sofrendo dos piores tipos de doenças sendo miraculosamente curados quando mesmo os mais aptos médicos declararam o caso como sem solução. Isto é por si só uma prova clara que existe a mão divina por trás de todas as curas.

Ás vezes você não tolera a companhia de pessoas. Você deseja ficar sozinho. Vai para um local solitário, - um jardim ou os bancos de um rio – e desfruta a paz interior. Isto dá uma pista que você está, em essência, imerso em paz, que você está sozinho e é exatamente a mesma coisa com Brahman.

Algumas pessoas morrem aos oito anos de idade; alguns morrem quando estão no útero; alguns morrem aos vinte; alguns aos quarente. Qual é a causa para a variação? Quem fixou o tempo de vida para todos? Isto claramente prova que existe a teoria do Karma, existe um Senhor Onisciente que distribui os frutos das ações dos Jivas (almas individuais), que fixa o tempo de vida dos Jivas de acordo com suas naturezas de Karmas ou ações, que conhece a exata relação entre Karmas e seus frutos. Como Karma é Jada ou sem sentido, ele não prescinde dos frutos de suas ações.

Independente da coruja aceitar ou não a presença da luz, sempre existe luz. Aceite você a existência ou não de Deus, Ele sempre existe. Ele está sempre brilhando nos “três períodos de tempo.” Ele existe antes que você comece a buscar por Ele. Ele está mais próximo de você do que sua respiração e mais próximo de você do que suas mãos e pés.

Você existe ou não? Esta é minha pergunta. Se você disser “Não”, Eu vejo perante meus olhos sua imagem com robustos braços, uma ampla testa e grandes olhos. Se você disser, “Sim”, isto dá uma pista para provar a existência de Deus. A mesma questão se Deus existe ou não claramente prova que Deus existe.

Tudo o que você vê é Deus. Tudo que você ouve é Deus. Tudo que você prova é Deus. Tudo que você cheira é Deus. Tudo que você sente é Deus. Isto é o aspecto manifestado. O corpo físico pertence ao Virat (Cosmos). O corpo astral pertence a Hiranyagarbha (inteligência Cósmica). O corpo causal pertence a Ishvara (Realidade com o poder oculto). Onde está este “Eu” agora?

Emerson diz: “Uma pequena consideração do que ocorre ao nosso redor todo dia poderia nos mostrar que a lei maior do nossa vontade, regula eventos: que nossos árduos trabalhos são desnecessários e totalmente inúteis: que apenas em nosso ato tranquilo, simples, espontâneo somos fortes, e por nos mantermos em obediência nos tornamos divinos. Crença e amor nos aliviará da pesada carga do cuidado. Oh meus irmãos! Deus existe. Existe uma alma no centro da natureza e além da vontade de todo homem, de forma que nenhum de nós pode ofender o universo. Ela está tão impregnada com seu forte encantamento na natureza que prosperamos quando aceitamos seu conselho; e quando lutamos para ferir suas criaturas, nossas mãos são atadas, ou elas batem nossos próprios peitos. O completo curso das coisas nos ensinará a fé.”

Você pode me dizer, amigos: Existe alguém na face da terra que não teme a morte? Existe alguém que não pronuncia o nome do Senhor quando está em séria dificuldade, quando sua vida está desequilibrada ou quando se encontra em aguda agonia? Por que então você nega a existência de Deus? Você próprio admite a existência Dele quando se encontra em apuros. Devido ao intelecto pervertido e intoxicação mundana você desligou-se para ser um ateísta, embora esteja certo, você não prova a não-existência Dele por qualquer meio. Isto não é uma grande bobagem? Pense seriamente. Desista de discutir. Lembre-se Dele e atinja a imortalidade e paz eterna.
 
*Extraído do site da The Divine Life Society - Índia

















Nenhum comentário:

Postar um comentário