quinta-feira, 9 de julho de 2020

Sivananda Day-to-day (529)

Os Movimentos das Vasanas na Sadhana*


Por 
Sri Swami Sivananda

O aspirante está lutando em meio à agitação do mundo Vyavaharico. Problemas e dificuldades surgem a cada passo. Tentações, provações e testes o assolam cada vez mais. Ele se esforça e luta com força contra as probabilidades difíceis e, finalmente, acha que já é hora de segregar e tentar prosseguir com a sua Sadhana longe desses fatores perturbadores. Ele se retira da agitação da atividade mundana Vyavaárica e entra em reclusão em alguma instituição espiritual, onde passa algum tempo em serviço altruísta e faz Sadhana sistematicamente. Mas ele fica horrorizado ao descobrir que, depois de um tempo, em vez de sentir uma purificação gradual e progressiva, moral, mental e espiritual, ele experimenta mais impureza, emoções e pensamentos maus e indesejáveis. O que é esse fenômeno estranho? Ele está deslizando para trás? Por que estágio estranho ele está passando? Ele está realmente se movendo em direção à Luz ou ficando cada vez mais na escuridão? Essas considerações começam a incomodar seriamente sua mente: sua ansiedade natural e sua grave preocupação com seu estado inexplicável são bastante compreensíveis. Se ele refletir um pouco e pacientemente tentar introspectar e analisar sua condição e a mudança que está ocorrendo dentro dele, em breve conhecerá a verdade real e será imediatamente tranquilizado. Sua mente se aquietará.
Este não é um processo degenerativo, mas na verdade um processo purificador. O curso do desenvolvimento espiritual às vezes aparece como o contrário do que realmente é. Isso tem uma razão para isso. Coisas extremas diametralmente opostas e contraditórias tendem a parecer idênticas às vezes. Taxas muito baixas de vibração que o ouvido não consegue captar e, mesmo assim, taxas extremamente altas que o ouvido não consegue ouvir. Um objeto estático parece imóvel. O mesmo conjunto de objetos girando a uma velocidade tremenda parece estar perfeitamente imóvel para os olhos. Assim, quando durante um estágio na Sadhana ocorre o extremo processo inverso de purificação e a eliminação de 'Mala', parece alarmante semelhante ao processo positivo anverso de adquirir Asubha-Vasana. (desejo impuro)

É aqui que uma importante nota de cautela deve ser vividamente lembrada. Quando essas Vasanas internas começam a ser expulsas, o Sadhaka deve, com grande atenção e vigilância, ver que não lhes é concedido nenhum escopo para ter manifestação física ativa. Deve haver apenas uma corrida e dissolução abortivas. Como o excesso de água na barragem que é liberada para fora da barragem pela abertura periódica de alguns portões da eclusa, essas Vasanas devem fluir inofensivamente. Então o Sadhaka está bem e ele continuará em breve com a Sadhana como antes. Caso contrário, essas Vasanas que se extinguem serão traduzidas em ações e criarão novos laços no cordão cármico que mantém o indivíduo em escravidão aqui. Em vez de se tornar um processo de liberação, será o contrário.

Existem dois processos nesse sentido que serão de grande ajuda e segurança para o Sadhaka, se ele se lembrar e fizer uso oportuno deles com  sábio Vichara. Nomeadamente, nem sempre é necessário ou mesmo desejável que todas essas forças de 'gasto' sejam realmente autorizadas a fluir abortivamente ou que elas devam sair.

Onde estão, embutidas na Chitta ou na mente subconsciente, elas podem ser diretamente sublimadas e anuladas. Assim como o calor do sol que brilha sobre as águas da barragem as reduz por evaporação direta, a meditação regular demais do aspirante sublima diretamente uma porção do estoque de Vasana dia após dia, à medida que a Sadhana prossegue. Então, com as forças que realmente se destacam, existe uma alternativa muito lucrativa que o Sadhaka pode e realmente deve empregar, a saber, sublimar o plano físico externo e transformá-los em alguma atividade espiritual lucrativa. Este último pode ser empregado subjetivamente, com repercussões benéficas sobre si mesmo ou também objetivamente, em benefício de outros. Subjetivamente, por exemplo, se o desejo sutil da Vasana se esforçar para se manifestar, o Sadhaka, se estiver alerta, deve transformá-lo imediatamente em uma dúzia de Suryanamaskaras ou em uma rodada vigorosa de seu Pranayama favorito, uma série de Asanas ou um vigoroso canto do sublime Purushasukta, Sahasranama, Shiva-mahimna etc. Assim, a sublimação também se torna lucrativamente transformada em Sadhana, Sadhana preciosa que transforma vidas.

Se a Vasana da raiva iniciar esse processo de eliminação, então dirija-se para uma sala silenciosa, dê uma boa gargalhada e faça com que ela se transforme em puro surto de alegria e risada. Ou permaneça quieto e envie ondas e mais ondas de amor, bênção e boa vontade a todo o universo, do fundo do seu coração. Repita várias vezes os sublimes versos de Santipatha dos Upanishads. Você simplesmente ficará cheio de amor cósmico transbordante. Toda raiva Vasanas desaparecerá totalmente, deixando em seu lugar uma emoção contínua de amor sem motivação. Esse sentimento é realmente indescritível. Esta Sadhana lhe dará um ativo positivo de Sattva e Prema. Você se verá um ser tangivelmente diferente depois de uma única tentativa genuína desse processo de sublimação deliberada.

Esse método subjetivo é preferível e deve ser adotado particularmente em relação a Vasanas Rajoguna e Tamoguna que são ativados por meio de contato externo e por associação, como por exemplo, raiva, luxúria etc. Então existem tendências como a natureza social reprimida, desejo rajásico à atividade sem objetivo, o sentimento erótico de manifestar afeto – uma efusão que se manifesta de forma aguda em muitos embriagados, como também nos Sadhakas que têm elementos do efeminado em sua natureza. Seria bom se estes fossem sublimados através do caminho objetivo.

Quando um ataque de natureza social o atacar, não se deixe levar ao bazar para fofocar ou para a sala de leitura, loja de chá ou correios mais próxima, para dissipar sua energia diligentemente conservada em miudezas políticas, notícias atuais ou mesa de bate-papo. Vá entre os pobres e os aflitos e veja se pode servi-los de alguma maneira. Vá à rua ou à estrada entre os peregrinos e os viajantes e procure aliviá-los de suas cargas e diminuir seus fardos com uma conversa agradável e elevada. Assim, no próprio processo de doar também se enriquece.

Quando o sentimentalismo o atacar por dentro, tenha cuidado, fique quieto. Não se apresse tolamente entre seus amigos e colegas. Em vez disso, vá e converse com a natureza. Enderece carinhosamente ao esquilo e ao cordeirinho. Converse e ria carinhosamente com os passarinhos entre os arbustos e as brilhantes borboletas voando de flor em flor. Assim, gaste com segurança os fios desenrolados das Vasanas do carretel de Chitta. Você estará bem seguro.

Portanto, quando essas Vasanas internas "quebram o gelo" e atingem a superfície, não se assuste. Entenda o que está acontecendo e lide com elas com calma. Adote os métodos descritos acima para se adequar ao caso e com variações para caber em situações e temperamentos particulares. Supere-os com sabedoria e seja um vencedor. Essa experiência o enriquecerá e você estará mais firmemente estabelecido na Sadhana.

Agora, um ponto deve ser observado nessa conexão. Existe um processo semelhante que aparece como essa revolta espontânea das Vasanas interiores, mas que não é. É algo diferente e, portanto, tem que ser tratado de maneira diferente. Este é o surto das Vasanas, estimulado por um agente ou impulso externo. Essa situação é chamada de tentação ou teste. Isso é perigoso, pois aqui você se depara com duas forças que precisa combater - a potência inata das Vasanas e o mecanismo ativo do agente de estímulo externo.

Adote uma combinação de vários métodos para isso. Siga os métodos de sublimação já descritos e aumente com orações, jejuns, um pouco de autocontrole agressivo, mudança do local onde está a tentação, tomada de um voto resoluto etc. Você conseguirá superar o teste.

A consciência individual é feita para passar por vários estratos de estados mentais e emocionais, puros, neutros e também impuros como a água barrenta feita para passar através de uma bandeja de areia, carvão e algum meio germicida, para a tarefa de filtração e purificação. Para filtrar Mala grosseira, os grãos ásperos das areias das experiências vyavaáricas se adequam e bastam admiravelmente. Mas para as impurezas mais sutis (como as gasosas na água), é necessário um meio como carvão preto. Esse é o recrudescimento de pensamentos e tendências perturbadores, não espirituais, que consternam e perturbam os Sadhakas no curso contínuo de seu desenvolvimento espiritual. Esse processo ocorre quase inteiramente nos planos mental e emocional. Seu trabalho interno é muito curioso e interessante.

Eles ocorrem tanto nos estados de vigília quanto nos de sonho e, nos últimos, em duas tonalidades ligeiramente diferentes da consciência dos sonhos, bastante difíceis de distinguir.

Os vários métodos sublimadores positivos e negativos, subjetivos e objetivos detalhados já são para uso quando o processo de gasto está no estado de vigília. No estado de sonho, o Sadhaka deve depender apenas da mente subconsciente para protegê-lo e efetuar um autoajuste adequado por dentro. Frequentemente, a influência do pensamento de seu Guru como também a Graça do Ishta-Devata (ambos são na verdade a mesma coisa) traz o Sadhaka a salvo dos processos do estado de sonho. Deixa apenas uma leve vaga impressão na mente que a retém na manhã seguinte na forma de algum humor deprimente ou emocionante, conforme o caso. E, às vezes, esse processo no estado de sonho ocorre de uma maneira curiosa.

A pessoa sonha e as Vasanas se esgotam, mas a consciência do Sadhaka não está ciente do fato de que ele sonhou. Assim, ele acorda de manhã com um sentimento curioso, um homem diferente do tempo em que se retirou para dormir na noite anterior, mas incapaz de explicá-lo ou atribuí-lo a qualquer coisa que ele possa lembrar. É um pouco como o processo que você adota quando inconscientemente bebe água impura e, posteriormente, para desinfetá-la, toma comprimidos de carvão por via oral. Os comprimidos medicamentosos entram no estômago e ali realizam seu trabalho de purificação de maneira invisível e inconsciente. Você está inconsciente do que está acontecendo lá dentro, como no caso daquelas Vasanas que se gastaram em seus sonhos inconscientes. Assim, prossegue esse processo de purificação, e o sábio e vigilante Sadhaka se eleva e avança, mesmo quando o barqueiro inteligente habilmente tira vantagem imediata de cada onda de revolta e navega à frente, fazendo seu pequeno barco pular como se fosse a crista das ondas deste oceano da vida Adhyatmica.

A vitória é para os vigilantes e o sucesso certamente assiste ao sincero Sadhaka firme em sua fé nos pés do Guru!

*Este artigo é um capítulo do livro Sadhana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário