terça-feira, 17 de novembro de 2020

DEEPAVALI

Por

Sri Swami Sivananda 

DEEPAVALI ou Diwali significa "uma fileira de luzes". Cai nos últimos dois dias da metade escura de Kartik (outubro-novembro). Para alguns, é um festival de três dias. Ele começa com os Dhan-Teras, no 13º dia da metade escura de Kartik, seguido no dia seguinte pelo Narak Chaudas, o 14º dia, e por Deepavali propriamente dito no 15º dia.

Existem várias alegadas origens atribuídas a este festival. Alguns afirmam que eles celebram o casamento de Lakshmi com o Senhor Vishnu. Em Bengala, o festival é dedicado à adoração de Kali. Também comemora aquele dia abençoado em que o triunfante Senhor Rama retornou a Ayodhya após derrotar Ravana. Neste dia também Sri Krishna matou o demônio Narakasura.

No sul da Índia, as pessoas tomam banho de óleo pela manhã e usam roupas novas. Eles compartilham doces. Eles acendem fogos de artifício que são considerados efígies de Narakasura, que foi morto neste dia. Eles se cumprimentam, perguntando: "Você já tomou banho no Ganges?" que na verdade se refere ao banho de óleo naquela manhã, visto que é considerado purificador como um banho no sagrado Ganges.

Todos se esquecem e perdoam os erros cometidos por outros. Há uma atmosfera de liberdade, festa e simpatia em todos os lugares. Este festival traz unidade. Ele infunde caridade no coração das pessoas. Todo mundo compra roupas novas para a família. Os empregadores também compram roupas novas para seus funcionários.

Acordar durante o Brahmamuhurta (às 4h) é uma grande bênção do ponto de vista da saúde, disciplina ética, eficiência no trabalho e avanço espiritual. É em Deepavali que todos acordam de manhã cedo. Os sábios que instituíram esse costume devem ter acalentado a esperança de que seus descendentes percebessem seus benefícios e o tornassem um hábito regular em sua vida.

Num clima de alegria e grande regozijo, os aldeões se movem livremente, misturando-se uns com os outros sem qualquer reserva, esquecendo toda a inimizade. As pessoas se abraçam com amor. Deepavali é uma grande força unificadora. Aqueles com ouvidos espirituais internos aguçados ouvirão claramente a voz dos sábios: "Ó Filhos de Deus! Unam-se e amem a todos". As vibrações produzidas pelas saudações de amor que preenchem a atmosfera são poderosas o suficiente para provocar uma mudança no coração de cada homem e mulher no mundo. Ai de mim! Esse coração endureceu consideravelmente, e apenas uma celebração contínua de Deepavali em nossas casas pode reacender em nós a necessidade urgente de nos afastarmos do caminho ruinoso do ódio.

Neste dia, os mercadores hindus no norte da Índia abrem seus novos livros contábeis e oram por sucesso e prosperidade durante o ano que vem. As casas são limpas e decoradas durante o dia e iluminadas à noite com lamparinas a óleo. As melhores e mais belas iluminações podem ser vistas em Bombaim e Amritsar. O famoso Templo Dourado em Amritsar é iluminado à noite com milhares de lâmpadas colocadas em todos os degraus do grande tanque. Os Vaishnavites celebram o Govardhan Puja e alimentam os pobres em grande escala.

Ó Ram! A luz das luzes, a luz interior auto luminosa do Ser está sempre brilhando continuamente na câmara do seu coração. Sente-se silenciosamente. Feche seus olhos. Retire os sentidos. Fixe a mente nesta luz suprema e desfrute do verdadeiro Deepavali, alcançando a iluminação da alma.

Aquele que vê tudo, mas ninguém vê, que ilumina o intelecto, o sol, a lua e as estrelas e todo o universo, mas a quem eles não podem iluminar, Ele realmente é Brahman, Ele é o Eu interior. Comemore o verdadeiro Deepavali vivendo em Brahman e desfrute da felicidade eterna da alma.

O sol não brilha ali, nem a lua e as estrelas, nem os relâmpagos brilham e muito menos o fogo. Todas as luzes do mundo não podem ser comparadas nem mesmo a um raio da luz interior do Self. Mergulhe nesta luz de luzes e desfrute do supremo Deepavali.

Muitos festivais Deepavali vieram e se foram. No entanto, os corações da grande maioria são tão escuros quanto a noite da lua nova. A casa está iluminada com lâmpadas, mas o coração está cheio das trevas da ignorância. Ó homem! acorde do sono da ignorância. Perceba a luz constante e eterna da Alma que não se eleva nem se põe, por meio da meditação e da investigação profunda.

Que todos vocês alcancem a iluminação interior completa! Que a suprema luz das luzes ilumine sua compreensão! Que todos vocês possam alcançar a riqueza espiritual inesgotável do Ser! Que todos vocês possam prosperar gloriosamente nos planos material e espiritual!



Nenhum comentário:

Postar um comentário