quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Significado Metafísico do Homem - I

A afirmação de que o homem é a medida de todas as coisas é perfeitamente verdadeira. O homem é um ser de vários níveis e possui várias camadas nas quais se esconde sua verdadeira personalidade. Ele pode identificar-se com o corpo físico e ver suas necessidades assim como faz um animal, ou ele pode identificar-se com a razão auto-consciente, ou ele pode sentir sua unidade com o Verdadeiro Self, que é a eterna testemunha de ambos. As valiosas metas vitais entretanto devem permanecer em seu próprio lugar, não pode ter controle do ser espiritual por muito tempo sem um completo desequilibrio da personalidade do indivíduo. No intelecto da auto-consciência do homem moderno, em que todas suas limitações naturais toma o lugar mais alto, suicídio e ceticismo é o resultado. 
(Daily Readings -  Swami   Sivananda - p. 118)

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Além dos Cumes

Nunca se satisfaça com um pouco de aquisição ou sucesso no caminho, alguma serenidade na mente, a mente um pouco mais focada,  já consegue ter alguma visão de anjos ou Siddhis, consegue ter a faculdade de leitura da mente. Existem ainda picos mais elevados a serem alcançados, regiões mais altas a alcançar. Continue com a prática espiritual.
Alguns aspirantes deixam a Sadhana após algum tempo. Eles esperam obter grandes frutos em tempo rápido. Eles esperam muitos Sidhhis em curto tempo. Quando não conseguem, desistem da Sadhana. Existem vários  níveis de consciência entre a consciência do homem comum e a supraconsciência de Brahman. Diferentes véus devem cair no caminho; vários centros inferiores devem ser abertos; muitos barreiras a serem cruzadas antes que o objetivo final seja alcançado.
Quando você estiver estabelecido no mais alto Nirvikalpa Samadhi, quando você alcançar o objetivo final, não haverá nada para ser visto, nada para se escutado, nada para ser cheirado, nada para ser sentido. Você não terá consciência do corpo. Você terá completa Consciência Brahmanica. Não existe nada além do Self. Isto é uma grande experiência, você  ficará impressionado e maravilhado. Você terá conhecimento imediato. Passado e futuro misturados no eterno presente. Tudo é  "agora". Tudo está " aqui". Você foi para além do tempo e espaço. 
(Daily Readings - Swami Sivananda, p. 117/118)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Visão Teocêntrica

O homem que vivendo no meio das tentações do mundo disciplina sua mente por meio de exercícios devocionais é um verdadeiro herói. O verdadeiro herói pode olhar para qualquer direção que escolher enquanto carrega um pesado fardo sobre a cabeça. Da mesma forma, o homem perfeito cuja mente está completamente disciplinada tem os seus olhos constantemente voltados para Deus mesmo quando sobrecarregado pelo fardo dos deveres mundanos.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 117)

domingo, 17 de agosto de 2014

A Luta contra a Finitude

Observe como Vairagya surge na mente. A perecível e transitória natureza de todas as coisas cria uma espécie de desgosto em todas mentes, e em proporção à profundeza e sutileza da natureza, esta criação do mundo age mais ou menos poderosamente na mente de cada indivíduo. Uma irresistível sensação surge na sua mente, ou seja, que o finito não pode jamais satisfazer o Infinito dentro de nós, que o mundano e perecível  não pode satisfazer a nossa natureza imutável e imortal. 
Quando estiver plenamente consciente da magnitude dos sofrimentos humanos neste mundo relativo e miserável, você naturalmente começará a discernir entre o que é real e o que é irreal.
(Daily Readings - Swami Sivananda  - pag. 116)

sábado, 16 de agosto de 2014

O Aspirante Melhor Qualificado

O Uttama Adhikari, aquele que está sempre entusiasmado, silencioso e sereno devido ao conhecimento do apropriado, sempre o mesmo entre os diversos homens do mundo, imperturbável pelas distrações das atividades diárias, calmo e tranquilo, retirado em si mesmo do tumulto da vida, esquecido do que está acontecendo na terra, desinteressado por isto ou aquilo, indiferente aos prazeres do tão falado sucesso na vida, - que está realmente talhado portanto para receber a definitiva Sabedoria e Verdade do Senhor. Ainda que exista o menor desejo à espreita diferente da realização do Divino, a pessoa não será capaz de compreender a verdadeira importância dos ensinamentos upanishádicos ou a instrução do mestre espiritual. Ele terá milhões de dúvidas e distrações na mente que tornarão impossível a atividade espiritual.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 116) 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Divino Descontentamento

Avidez espiritual significa sede pelo Darshan de Deus. Avidez espiritual é o derradeiro significado de cada atividade na vida. A insatisfação e as necessidades da vida mostra que cada um, inconscientemente, sofre de sede espiritual que não se aplaca até que o Espírito interior se realize. Sem esse divino descontentamento não existe verdadeiro progresso.
Fome espiritual é o derradeiro significado de cada atividade na vida. A insatisfação e o desassossego que permanece ainda depois de obtidas todas as necessidades da vida mostra que cada um, consciente ou inconscientemente, sofre de fome espiritual, que não se aplaca até que o Espírito interior seja realizado. Sem este divino descontentamento não existe verdadeiro progresso.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p.114)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sintomas da Adolescência Espiritual

O homem busca na realização de ambiciosos projetos a felicidade que ele sente que necessita. Mas descobre que aquela grandeza humana quando assegurada, é uma mera ilusão e uma cilada; sem dúvida ele não encontra nenhuma paz ou felicidade nisso. Ele escala degraus, diploma, títulos, honras, poder, nome, fama; ele casa; ele cria filhos; em resumo, ele obtém tudo aquilo que supõe poderia trazê-lo felicidade. Mas ele não encontra descanso. Homens piedosos, santos e sábios declaram que este desassossego de todo homem - este estado de descontentamento, insatisfação e desconforto, de estar pouco à vontade consigo próprio e seu entorno é devido unicamente à perda de companhia com a Realidade infinita e ao desejo oculto nele.
(Daily Readings, Swami Sivananda, p. 114)