segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Técnica Vedãntica de Auto-Transcendência

Quando as emoções e impulsos lhe perturbarem, fique indiferente. (Udasina). Diga para si mesmo: "Que sou eu?" Sinta: "Não sou esta mente. Sou o Atman, o Espírito que a tudo pervarde, Suddha Sat-Chit-Ananda. Como as emoções poderão me afetar? Sou Nirlipta, desapegado; Sou Sakshi, testemunha dessas emoções. Nada é capaz de me perturbar." quando você repete estas sugestões de Vichara ou reflexão Vedântica, as emoções morrem por si próprias. Este é o método Jnana para dispersar as emoções e lutar com a mente.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 167)

domingo, 7 de dezembro de 2014

Princípios da Sadhana Vedântica

Eleve-se acima dos desejos. Abandone a atitude pedinte da mente. Sinta a majestade de si mesmo com o todo glorioso e  independente Brahman. Então todos os desejos morrerão naturalmente; estarão saciados. Este é o segredo da satisfação de todos os desejos. Então, a Natureza o obedecerá e você poderá comandar os elementos, todos os oito Siddhis e os nove Riddhis acontecerão a seus pés. Este é o sublime ensinamento do Vedanta.
Perceba o uno e homogêneo Self em tudo. Mentalmente repita a fórmula ou Mantra " OM Ek Sat-chit-ananda Atma" - "Existe apenas uma Infinita Existência-Conhecimento-bem-aventurança" - sempre que você percebe qualquer forma. Negue o ilusório nome e forma e tente identificar-se com a Essência imortal oculta.
(Daily Readings- Swami Sivananda - p. 167)

sábado, 6 de dezembro de 2014

A Percepção do Onipresente Self

Quando observar uma pessoa ou um objeto, pense e sinta que a pessoa ou o objeto é o Atman ou Narayana. Através dessa incessante prática, Namarupa (nome e forma), desaparecerão, Atman ou Narayana brilhará. A ideia do mundo desaparecerá. Esta prática demanda esforços estrênuo e prolongado. No decorrer da prática, seus velhos Samskaras lhe perturbarão. Audaciosamente, você deve lutar contra eles. Esta prática espiritual de Samyag Jnana, lhe dará Samyag Darshan do Atman. Você transmutará todos os objetos em Atman. Pense e sinta que todas as ações são Atmapuja. A ideia de inferioridade e a ideia de serviço inferior desaparecerão a medida que você ver Narayana ou o Atman em toda parte.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 166/167)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A Testemunha: Uma explicação Filosófica

O Atman é chamado a testemunha, não em verdade, mas do ponto de vista da experiência fenomênica do indivíduo no plano da ignorância ou Avidya. Quando o Atman é realizado, não existe testemunha de uma outra coisa. Esta testemunha do ser é apenas uma concepção do indivíduo do Atman. Isto não significa que existe algo diferente do Atman. O self relativo à pessoa envolve a ideia de individualidade mas o Atman Absoluto não envolve distinção sujeito-objeto.
O self em seu interior é a Testemunha; é a Realidade Infinita. É da natureza de Satchidananda. Você é Aquele. Perceba isto e liberte-se.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 166)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Significado de "Sendo si Mesmo"

O caminho da Vedanta é o mais natural. Ele não é nada mais do que manifestar o que você exatamente é em essência. Seja ti mesmo. Tú és o resplandecente Atman. Enraize nesta Suprema Consciência. Eternidade é sua verdadeira natureza. Realize isto aqui e agora. Profunda como o oceano é a tua vida. Nada pode lhe causar mal. Tú és a alma imortal que a tudo permeia.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 166)


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

As Funções da Vedanta

A Vedanta ilumina, enobrece, eleva e nos esclarece com sua grande fórmula Tat Tvam Asi. Ela nos transmite a mensagem de que na lei de nosso ser esse Ser Supremo permeia tudo o que é. A essência e substância que constitui nosso ser interior, é a Realidade Divina única que é ao mesmo tempo imanente e transcendente. Um sentimento de unidade com cada forma de vida, um sentimento de unidade de toda existência, um desejo de relizar o melhor de nossas energias no serviço dimâmico de outros, pode surgir somente de uma firme compreensão da natureza espiritual essencial de nós mesmos e daqueles ao nosso redor.
(Daily  Readings -  Swami Sivananda - p. 165)

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Numerosos Métodos de Abordagem

O Absoluto pode ser concebido de múltiplas formas, e múltiplos são os métodos de abordagem de acordo com a natureza do estofo mental do homem. Toda criatura que cogita possui de fato sua própria religião baseada no firme conhecimento do pensamento que o homem chama de "filosofia". Filosofia é religião teórica da matéria da prática espiritual. Ela declara que os seres, a despeito deles mesmos, são instados pela verdade da invisível existência a encontrarem a si mesmos o Seu centro de experiência. A aspiração humana culmina com a bem-aventurança da vida eterna; nada menos que isso.
O Yoga abarca em si mesmo vários métodos para se realizar Deus, para aproximar-se e experienciar o Absoluto.  Yoga é a ciência do ser vivo, não tem nada a ver com crença religiosa, fé tradicional, cor, vocação ou clima. Yoga também não é Oriental nem Ocidental; é do mundo, é de toda a humanidade. Em qualquer classe social, em qualquer estágio e posto, o indivíduo pode ser um Yogi; Yoga admite níveis. Tornar a consciência do indivíduo mais ampla e profunda é o objetivo do Yoga; tornar o homem um com a Divindade é o bjetivo do Yoga. Pratique qualquer um dos vários métodos que o Yoga lhe oferece e realize Deus aqui e agora.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 164/165)