quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A Visão Upanishádica do Alimento

Os Upanishads diz que "alimento" é aquilo que é experienciado pela consciência, seja diretamente por ela própria ou indiretamente através de certos órgãos. Um objeto que é apresentado a um sujeito consciente, é o alimento daquele sujeito consciente. Aquilo que ampara, ou mantém, ou preserva uma coisa é o alimento daquela coisa. Em resumo, alimento é isto, que nutre e sustenta o indivíduo. Portanto, nos Upanishads, o Alimento está identificado com a Matéria.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 168)

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Mundo: Uma Feira Maravilhosa

Este mundo é uma grande e maravilhosa feira. Pai, mãe, esposa, crianças, amigos, as relações são como pessoas  se encontrando em uma feira. Não há dúvida de que seja isto. Riqueza, honra, títulos, status, toda pompa e esplendor são malabarismos de Maya. Estas são suas tentadoras iscas para apanhar os apaixonados Jivas. O corpo impuro de carne, osso e sangue é uma bolha no oceano de Samsara. Não confie neste corpo, nos sentidos e neste mundo tentador. Através de intensa Sadhana atinja o Samadhi e experiencie sua identidade com a infinita Delícia e Realidade. Esta experiência destrói o anseio pelos fugazes objetos do mundo. Então não mais existirá o mundo de percepção. Haverá Experiência Infinita. Haverá Plenitude. Haverá Perfeição. Haverá Bem Aventurança.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 168)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Técnica Vedãntica de Auto-Transcendência

Quando as emoções e impulsos lhe perturbarem, fique indiferente. (Udasina). Diga para si mesmo: "Que sou eu?" Sinta: "Não sou esta mente. Sou o Atman, o Espírito que a tudo pervarde, Suddha Sat-Chit-Ananda. Como as emoções poderão me afetar? Sou Nirlipta, desapegado; Sou Sakshi, testemunha dessas emoções. Nada é capaz de me perturbar." quando você repete estas sugestões de Vichara ou reflexão Vedântica, as emoções morrem por si próprias. Este é o método Jnana para dispersar as emoções e lutar com a mente.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 167)

domingo, 7 de dezembro de 2014

Princípios da Sadhana Vedântica

Eleve-se acima dos desejos. Abandone a atitude pedinte da mente. Sinta a majestade de si mesmo com o todo glorioso e  independente Brahman. Então todos os desejos morrerão naturalmente; estarão saciados. Este é o segredo da satisfação de todos os desejos. Então, a Natureza o obedecerá e você poderá comandar os elementos, todos os oito Siddhis e os nove Riddhis acontecerão a seus pés. Este é o sublime ensinamento do Vedanta.
Perceba o uno e homogêneo Self em tudo. Mentalmente repita a fórmula ou Mantra " OM Ek Sat-chit-ananda Atma" - "Existe apenas uma Infinita Existência-Conhecimento-bem-aventurança" - sempre que você percebe qualquer forma. Negue o ilusório nome e forma e tente identificar-se com a Essência imortal oculta.
(Daily Readings- Swami Sivananda - p. 167)

sábado, 6 de dezembro de 2014

A Percepção do Onipresente Self

Quando observar uma pessoa ou um objeto, pense e sinta que a pessoa ou o objeto é o Atman ou Narayana. Através dessa incessante prática, Namarupa (nome e forma), desaparecerão, Atman ou Narayana brilhará. A ideia do mundo desaparecerá. Esta prática demanda esforços estrênuo e prolongado. No decorrer da prática, seus velhos Samskaras lhe perturbarão. Audaciosamente, você deve lutar contra eles. Esta prática espiritual de Samyag Jnana, lhe dará Samyag Darshan do Atman. Você transmutará todos os objetos em Atman. Pense e sinta que todas as ações são Atmapuja. A ideia de inferioridade e a ideia de serviço inferior desaparecerão a medida que você ver Narayana ou o Atman em toda parte.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 166/167)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A Testemunha: Uma explicação Filosófica

O Atman é chamado a testemunha, não em verdade, mas do ponto de vista da experiência fenomênica do indivíduo no plano da ignorância ou Avidya. Quando o Atman é realizado, não existe testemunha de uma outra coisa. Esta testemunha do ser é apenas uma concepção do indivíduo do Atman. Isto não significa que existe algo diferente do Atman. O self relativo à pessoa envolve a ideia de individualidade mas o Atman Absoluto não envolve distinção sujeito-objeto.
O self em seu interior é a Testemunha; é a Realidade Infinita. É da natureza de Satchidananda. Você é Aquele. Perceba isto e liberte-se.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 166)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Significado de "Sendo si Mesmo"

O caminho da Vedanta é o mais natural. Ele não é nada mais do que manifestar o que você exatamente é em essência. Seja ti mesmo. Tú és o resplandecente Atman. Enraize nesta Suprema Consciência. Eternidade é sua verdadeira natureza. Realize isto aqui e agora. Profunda como o oceano é a tua vida. Nada pode lhe causar mal. Tú és a alma imortal que a tudo permeia.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 166)