quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Religião do Coração

A única base da verdadeira e duradoura unidade de toda humanidade é a religião do coração. A religião do coração é a religião do amor. Os homens devem apenas se unir, se estiverem livres da inveja, do ódio e da mesquinhez. Primeiro purifique seu coração. Oponha-se ao  ódio com  o amor, com a boa vontade.
A essência da religião  reside na experiência imediata do Divino. O homem torna-se Deus através  da disciplina, do autocontrole, do cultivo da amizade, do serviço autruísta e da meditação. Religião é uma assídua prática espiritual e Auto-realização.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 172)

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Uma Definição da Verdadeira Religião

Religião é fé para conhecer e adorar a Deus. Não é um assunto para discussão numa mesa de clube. É a percepção do verdadeiro Self. É a realização do mais profundo desejo do homem. Considere a religião como o objetivo de sua vida. Viva cada momento de sua vida para essa realização. Uma vida sem religião na verdade é morte. 
A verdadeira religião é um processo de vida em Deus. Religião não é meramente uma pequena prece feita pelo homem quando este sofre de uma cólica intestinal ou uma disenteria crônica. Ela é proeminentemente uma vida de bondade e serviço, pureza e meditação.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 171)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O Tema Central da Verdadira Religião

Não faz sentido pensar que alguém possa ser feliz após negar Deus, condenar a religião, passar por cima da ética e da moraldade, e simplesmente atacar os outros. Os rostos banhados por lágrimas, e os estômagos, chamuscados pela fome,  darão testemunho à criminalidade das mãos, que têm perturbado a paz do mundo. A paz é daqueles que veem a si próprio em todos. Aqueles que acabam com a felicidade dos outros não pode ser feliz. Experiencia-se aflição como reação à aflição causada ao próximo. A alegria é o fruto da alegria, causada aos outros. "Fazer ao próximo aquilo que você gostaria que fosse feito".
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 171)

domingo, 14 de dezembro de 2014

A Religão e o Temperamento Moderno

Religião não é um dogma ou uma cômoda idéia ou um hobby de um certo grupo de pessoas. Religião é a expressão do impulso universal que ninguém pode resistir. Cada pessoa pensa diferentemente, e ainda assim, pensa na direção do uno Ser Supremo. Diferenças existem nos caminho e os degraus não estão na cidade alcançada ou  no céu a se escalar. Ela é a aspiração humana, mas não a propensão sub-humana que destrói os verdadeiros valores da vida através de desprezo por temperamentos estranhos  de ódio em direção a outros habitantes da terra, resultando em guerras religiosas, pobreza, tristeza e desassossego. A civilização moderna despreza a religião, porque compreende por religião um ataque do espírito irracional. Longe disso! A religião é a Luz que aviva a vida mais racional, a manifestação do brilho eterno da inteligência, que surge até mesmo no mais poderoso gênio do mundo. Não existe civilização sem religião, e não há valor na religião, se ela for destituída de espiritualidade. Não existe Asiático ou Americano ou Europeu, Hindu ou Cristão ou Muçulmano, mas filhos de Deus, adorando-O no Templo do Universo.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 170/171). 

sábado, 13 de dezembro de 2014

Influência do Oriente Sobre o Ocidente

A "Superalma" dos filósofos orientais é o Brahman dos Upanishades, o Atman dos Vedantins. O Espirito Supremo que ampara todas as almas individuais, é a "Superalma". Ela é a "Substância" ou a "Coisa em Si Mesma" de Kant. A essência do Vedanta lentamente infiltrou nas mentes dos filósofos ocidentais e agora eles aceitam a existência de um princípio eterno, que é distinto do corpo e da mente.
O Ocidente foi irresistivelmente atraído pela prática filosófica do Vedanta porque o Vedanta declara que o indivíduo não deve ser egoísta ou apegado a nenhum objeto transitório, que o indivíduo deve viver na consciência de amar a irmandade e a unidade e o Self ou Atman universal, que a Verdade da existência é Una e indivisível, que a divisão e separação, ódio, inimizade, disputa e egoísmo são contrários à Verdade Eterna, que a dor do nascimento e morte é causada pelo desejo gerado pela ignorância desta grande Verdade, que o maior estado de experiência ou perfeição é a Vida Imortal ou a realização de Brahman, que todos nascem para esta única finalidade, que todas as outras orbigações  apenas ajudam ou auxiliam a esta grande Missão de Auto-Realização, que o indivíduo deve realizar as atividades na vida com o espírito de desapego e de dedicação ao Ser Supremo, que cada aspecto da vida do indivíduo deve ser consumado a esta Consciência Suprema. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 169/170)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Finalidades da Filosofia Vedanta

A prática do Vedanta ampliará sua perspectiva. Ela lhe libertará de ideias limitantes, apegos errados e todos os tipos de equívocos. Ela lhe permitirá alcançar a Bem-Aventurança Imortal. Através de profunda meditação e Samadhi, você experienciará a Consciência Absoluta. Você se tornará destemido, perfeito, pleno de saúde e felicidade. O Vedanta eleva a mente aos níveis magnânimos do Divino Esplendor ou Brahmanhood; esta experiência destrói todas as barreiras que separam o homem do homem, trás concórdia, paz imperturbável e harmonia à humanidade sofredora. O Vedanta sozinho pode realmente unir, baseado no Self comum a todos, um Hindu e um Maometano, um Católico e um Protestante, um irlandês e um Inglês, um Jainista e um Parsi. O Vedanta reserva milhares de benções a todos os homens.
(Daily Readings- Swami Sivananda - p. 169)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Método do Conhecimento Vedântico

Se o corpo fosse a alma, suas esperanças e expectativas deveriam aumentar ou diminuir, se assim fosse a energia aumentaria ou diminuiria devido a uma boa saude ou doença. Mas não é assim. Mesmo se estiver a beira da morte, suas esperanças não terminam. Você ainda terá a esperança  de vir a melhorar. Você não gostaria de morrer deixando suas posses. Isto claramente indica que a alma no corpo é distinta do próprio corpo. Ela não termina mesmo com o desaparecimento do corpo.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 168/169)