domingo, 28 de dezembro de 2014

Em Direção à Unicidade

Veja o Self em tudo; aquele que sabe que a vida é a mesma em tudo, que aquele que pulsa no mais íntimo recesso do seu coração, também habita nos outros, não se atreve a prejudicar qualquer pessoa; pois, sente que com o mal feito a alguém, ele prejudica a si mesmo. Em uma briga se poderia ferir seu irmão. Mas sob nenhuma circunstância o indivíduo quer ferir a si mesmo. Quando uma pessoa em um assalto sente que na verdade ela está roubando seu próprio bem adquirido com suor, quando alguém é designado para matar outra pessoa, pertencente à outra comunidade, sente que ele mata a si mesmo, quando uma nação se enriquece a custa de outra nação, na verdade está explorando e dilapidando seu próprio povo, então o chamado interior desiste de praticar estes atos selvagens. Este espírito de unicidade deve ser cultivado e intensificado em todo ser humano.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 178)

sábado, 27 de dezembro de 2014

Abaixo a Barbárie Civilizada

É importante relembrar que a degeneração universal do caráter humano e as ilimitadas paixões grosseiras do indivíduo e da vida social, são a raiz de repetidas ondas de barbarismo científico e civilizado que varrem o mundo de tempos em tempos. A incontrolável paixão humana é certamente responsável pelo mergulho de nações em guerra selvagem também no futuro. Uma fé viva nos valores espirituais e sinceras práticas religiosas parecem ser a única esperança para  a vida da humanidade. O refinamento, enobrecimento e sublimação da paixão humana e do desejo são os objetivos especiais e propósitos da verdadeira Religião. As lições de lógica elementar e racionalidade claramente ensinam que para resgatar a humanidade do presente e salvaguardar o futuro, o caminho certo é reconhecer o importante papel da Ética.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 177)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Ideais Viáveis Para as Nações

O objetivo das nações deveriam ser direcionar suas forças na direção da transformação do coração das pessoas do subhumano e fraca natureza humana em um ser humano com razão e natureza divinas através de governos honestos, correta educação e insistência numa vida correta, baseada na perfeita Verdade. Isto resultaria num grande renascimento para uma vida saudável e pacífica em toda a terra, e também para a Vida Eterna, transcendendo a vida terrena. 
O homem não pode descartar a prosperidade material, nem pode ignorar o refinamento espiritual pois ambos afetam este equilíbrio entre a prosperidade material e o progresso espiritual, e asseguram a paz e o bem estar, ou ele destrói a si mesmo através da adoração das deidades do materialismo, as armas da destruição, pelo seu gênio subserviente. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 26)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O Bom Indivíduo e o Bem-Estar da Humanidade

A superestrutura da vida doméstica nacional e social pode ser erigida de forma a atingir o melhor equilíbrio entre o bem individual e o bem estar da humanidade em geral. Altruísmo é uma virtude que mistura o bem estar individual e o bem estar da sociedade. Sobre o tear do altruísmo, o bem individual e o bem estar social formam a trama, que produz o tecido da comunidade na qual todos os indivíduos são felizes, prósperos e em paz; a construção de uma civilização fundada na paz e no progresso de todos. Trabalhemos vigorosamente para atingir esse auge de realização.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 176)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A Índia e a Civilização Moderna

A civilização moderna não se importa em compreender o sentido fundamental da vida, mas satisfeita em circular sobre a perceptível superfície da existência física. A ciência de hoje, ainda que esteja se aprofundando, apenas investiga o mundo da experiência comum no estado desperto; descartando o profundo significado das mudanças experimentada pelo homem nos estágios mais profundos da vida. A India possui o crédito de ter encontrado a própria  raiz da vida, e de haver descoberto o Terreno Permanente sobre o qual se desenrola o drama da vida. Se existe algo valioso na vida como um todo, é o conhecimento da solução do aparente mistério da existência, e esta é a gloriosa herança da Índia.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 175/176)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Contexto da Antiga Sociedade Indiana

O ideal da ética social do Gita é Lokasangraha, o bem-estar e a solidariedade do mundo. Isto é produzido por cada indivíduo que realiza o Svadharma com espírito de desapego e auto-entrega. O Svadharma objetiva, ao mesmo tempo, Sarvabhutahita ou o bem de todos os seres. A estrutura da sociedade está assim constituída, para auxiliar seus membros a realizar o Supremo Ideal da vida. Assim como todos os seres compartilham uma Vida em um todo do qual eles são partes, seus progressos ocorrem quando se encontram em harmonia com aquela Vida. A perfeição da parte está na Unidade do todo. Amor mútuo e a execução do dever é lealdade para com o todo, é o meio para a bem-aventurança do indivíduo e da sociedade. Quando cada um realiza seu dever sem relutância ou objetivando a realização de um desejo em  mente, o bem estar da sociedade é assegurado, pois qualquer ação fundada no conhecimento do Divino Propósito que existe por trás do universo visível, resulta em prosperidade, vitória, glória e estabilidade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 175)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Unidade das Religiões

Imagine uma tela em branco, na qual é desenhada um lindo cenário de um grupo de peregrinos sentados ao redor de um fogo ardente ao lado de um córrego na floresta. Quanto absurdo, poderia você pensar, se a água na pintura sentisse hostilidade em relação ao fogo, nela desenhada. Pois saiba você que estes dois fatores são justamente um truque da pequena pintura a óleo. Por trás disso você encontrará a tela em branco, pura e permanente. Raios da Divina Luz! Habitada para sempre na adorável consciência desta doce e gloriosa unidade que pulsa no coração espiritual de toda a humanidade. Você estará ajudando inestimavelmente a nobre causa da solidariedade humana se você prometer a si mesmo sentir esta unidade, afirmar e manifestar esta unidade, e propagar e difundir a mensagem da unidade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 174)