quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Um Assunto para Pesquisa Psicológica

Os olhos somente podem ver; os ouvidos escutar; a língua apenas degustar; a pele tocar; o nariz pode somente cheirar. Todas as faculdades sensoriais estão misturadas na mente. Você é capaz de ver e ouvir diretamente através da mente pela prática yógica (clarividência e clariaudiência). Isto detona com a Percepção da psicologia ocidental. Os cinco Indriyas são o prolongamento da mente. A Mente é uma massa de Indriyas. A Mente é uma Indriya consolidada. Indriya é Mente em manifestação. Indriya representa água parada. O desejo na mente de comer se manifesta na língua, dentes e estômago. Se você puder controlar  a Mente você será capaz de controlar os Indriyas. Se você controlou os Indriyas, você já controlou a Mente.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 25)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Lei Psicológica e o Desenvolvimento Espiritual

A natureza da mente é tal que torna-se aquilo sobre o qual pensa. Então, se você pensar sobre os vícios e defeitos de outro homem, sua mente será impregnada com esses vícios e defeitos aos poucos pelo menos durante um tempo. Aquele que conhece esse lei psicológica nunca censurará ou encontrará falta na conduta dos outros, verá somente o lado bom, e sempre elogiará os outros. Esta prática possibilita o indivíduo evoluir na concentração, na Yoga e na espiritualidade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 25)

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tema para uma Tese em Psicologia

De acordo com a ciência médica ocidental, as vibrações da luz exterior ao chocarem com a retina forma uma imagem invertida. Essas vibrações são carregadas através do trato ótico e tálamo ótico para o centro da visão no lobo ocipital do cérebro na parte de trás da cabeça. Lá, uma imagem positiva é formada. Somente então o indivíduo vê o objeto. A teoria Vedântica da percepção é aquela em que a mente vem para fora para olhar e assume a forma do objeto no exterior. É apenas a mente individual que vê o objeto externo. Se você vê o mesmo objeto através de um telescópio, ele aparece diferente. Se você puder ver com a mente diretamente, você terá uma visão completamente diferente. Hiranyagarbha ou Karya Brahman tem uma visão diferente. Ele enxerga tudo como uma vibração em si mesmo, como seu próprio Sankalpa.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 24/25)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Categorias da Psicologia Indiana

O Prana procede da Mente. A Matéria é inferior ao Prana. O Prana está acima da Matéria mas abaixo da Mente. A Intuição está cima da razão e é o canal de comunicação entre o homem e o Espírito. O desenvolvimento da força de vontade pela autossugestão é o princípio básico do Raja Yoga ou Vedanta. Chitta é a mente subconsciente. Ela possui duas camadas: uma camada para a emoção e  outra para a memória passiva. A mente instintiva é o Manas superior. Por Manomasa ou aniquilação da mente se entende a destruição ou dissolução da natureza inferior, a mente do desejo. A Mente ocupa um estado intermediário entre Prakriti e Purusha, Matéria e Espírito.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 24)

domingo, 25 de janeiro de 2015

Psicanálise, Parasicologia e o Ponto de Vista Indiano

Procedência do Processo Mental

É fato admitido psicologicamente que o processo mental através do qual você obtém conhecimento não está meramente confinado no campo da consciência mas também no campo do subconsciente. Se você conhecer a técnica de falar com o seu subconsciente e a arte ou ciência de extrair trabalho dele, todo o conhecimento será seu. É uma questão de prática. Tudo que você herdou, tudo que você traz consigo através de inumeráveis vidas na passado, tudo o que você tem visto, ouvido, desfrutado, provado, lido ou conhecido seja nesta ou em vidas passadas estão ocultadas nas regiões de sua mente interior. Por que você não domina a técnica da concentração e o modo de comandar sua mente subconsciente e superconsciente e absorva por completo todas as forças latentes e conhecimento?
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 23/24)

sábado, 24 de janeiro de 2015

O Papel Determinante do Último Pensamento

Os últimos pensamentos determinam o próximo nascimento. O último pensamento proeminente da vida do indivíduo ocupa sua mente no momento da morte. A ideia predominante no momento da morte é aquela que mais ocupou sua atenção durante a vida. O último pensamento determina a natureza do caráter do corpo a ser obtido na próxima vida. O que o homem pensa é o que ele tornará. O último pensamento de um bêbado inveterado será sobre uma dose de bebida. O último pensamento do ganancioso agiota  será sobre o seu dinheiro. O último pensamento uma mãe imensamente apegada somente ao filho será apenas sobe seu filho. O último pensamento de um homem será o pensamento em Deus somente se ele tiver disciplinado sua mente durante toda a vida e tentado fixar sua mente em Deus.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 23)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Importância do Pensamento Positivo

Pensamentos de ansiedade e medo são forças terríveisl em nosso interior. Elas envenenam as próprias fontes da vida e destroem a harmonia, a estabilidade,  a vitalidade e o vigor. Enquanto os pensamentos contrários de alegria,  felicidade e coragem curam, acalmam, ao invés de irritar, e aumentam imensamente a eficiência e multiplicam o poder mental. Seja sempre alegre. Sorria. Ria. Um pensamento bom e positivo é três vezes abençoado. Primeiro, porque  ele beneficia o pensador melhorando seu corpo mental. Segundo, ele beneficia a pessoa que assim procede. Por último, ele beneficia toda a humanidade melhorando a atmosfera geral.
(Daily Readings -Swami Sivananda - p. 22/23)