segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Sabedoria Oriental e Teoria Ocidental

A exposição da psicologia do sonho pelos psicólogos ocidentais, embora possua muito crédito na forma de pesquisa e muita informação valiosa, ainda deixa muito por explicar. Muito de sua falta pode ser suprida somente com as teorias do Oriente. Elas somente podem ser explicadas por sérias inferências das teorias do renascimento, Lei do Karma, as operações dos fatores externos como os registrados Akásicos e fatores ocultos como a transmissão de pensamento e atuação de entidades astrais como Pretas de pessoas doentes. Somente uma tentativa sincera num profundo estudo e trabalho desses fatores poderá formar uma completa e adequada exposição do misterioso assunto do sonho. Para o Yogi que transcendeu com sucesso os três estados de vigília, sonho e sono profundo, o conhecimento de tudo isso é perfeito.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 27)

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Provas da Metempsicose

Possuímos crianças prodígios e meninos gênios. Um garoto de cinco anos tornou-se um expert em tocar piano e violino. Sri Jnanadev escreveu seu comentário Jnanesvari sobre o Gita quando tinha apenas quatorze anos. Existem garotos matemáticos. Existia um menino-Bhagabvatar que conduzia Kathas quando tinha apenas oito anos. Como você poderá explicar estes estranhos fenômenos? Isto não é uma aberração da natureza. Somente a  teoria de transmigração pode explicar estas coisas. Se uma pessoa possui profundos sulcos em sua mente pelo aprendizado musical e matemática nesta vida, ele carrega estas impressões para o próximo nascimento e torna-se um prodígio nestas ciências mesmo quando ele é ainda um garoto.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 26/27)

sábado, 31 de janeiro de 2015

Telegrafia Sem Fio e a Antiga ìndia

Grandes Yogis como Jnanadev, Bhartrihari e Patanjali costumavam enviar mensagem e recebê-las de distantes pessoas através de telepatia mental (rádio mental) e transmissão de pensamento. A telepatia indiana foi o primeiro telégrafo sem fio e serviço telefone conhecido no mundo. O pensamento viaja com tremenda velocidade através do espaço. O pensamento possui peso, forma, dimensão e cor. É uma força dinâmica. A transmissão 'psíquica' de mensagens pelos Sábios Indianos, era um fenômeno comum.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 28)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PES e as Operações do Subconsciente

Assim como o sagrado Sanges nasce no Gangotri, Himalayas e corre eternamente na direção do Ganga Sagar, as correntes do pensamento se originam dos Samskaras (impressões) nas camadas mais internas da mente, onde são incorporados os Vasanas ou desejos sutis latentes, e fluem incessantemente na direção dos objetos tanto no estado de vigília quanto no estado de sonho. A prática da telepatia, leitura de pensamento, hipnotismo, mesmerismo e cura psíquica claramente provam que a mente existe e que a mente superior é capaz de influenciar e subjugar a mente inferior. Da escrita automática à experiência da pessoa hipnotizada, podemos claramente inferir a existência da mente subconsciente que opera ininterruptamente nas vinte e quatro horas. Através da Sadhana espiritual mude a mente subconsciente e torne-se um novo ser.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 26)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Um Assunto para Pesquisa Psicológica

Os olhos somente podem ver; os ouvidos escutar; a língua apenas degustar; a pele tocar; o nariz pode somente cheirar. Todas as faculdades sensoriais estão misturadas na mente. Você é capaz de ver e ouvir diretamente através da mente pela prática yógica (clarividência e clariaudiência). Isto detona com a Percepção da psicologia ocidental. Os cinco Indriyas são o prolongamento da mente. A Mente é uma massa de Indriyas. A Mente é uma Indriya consolidada. Indriya é Mente em manifestação. Indriya representa água parada. O desejo na mente de comer se manifesta na língua, dentes e estômago. Se você puder controlar  a Mente você será capaz de controlar os Indriyas. Se você controlou os Indriyas, você já controlou a Mente.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 25)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Lei Psicológica e o Desenvolvimento Espiritual

A natureza da mente é tal que torna-se aquilo sobre o qual pensa. Então, se você pensar sobre os vícios e defeitos de outro homem, sua mente será impregnada com esses vícios e defeitos aos poucos pelo menos durante um tempo. Aquele que conhece esse lei psicológica nunca censurará ou encontrará falta na conduta dos outros, verá somente o lado bom, e sempre elogiará os outros. Esta prática possibilita o indivíduo evoluir na concentração, na Yoga e na espiritualidade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 25)

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tema para uma Tese em Psicologia

De acordo com a ciência médica ocidental, as vibrações da luz exterior ao chocarem com a retina forma uma imagem invertida. Essas vibrações são carregadas através do trato ótico e tálamo ótico para o centro da visão no lobo ocipital do cérebro na parte de trás da cabeça. Lá, uma imagem positiva é formada. Somente então o indivíduo vê o objeto. A teoria Vedântica da percepção é aquela em que a mente vem para fora para olhar e assume a forma do objeto no exterior. É apenas a mente individual que vê o objeto externo. Se você vê o mesmo objeto através de um telescópio, ele aparece diferente. Se você puder ver com a mente diretamente, você terá uma visão completamente diferente. Hiranyagarbha ou Karya Brahman tem uma visão diferente. Ele enxerga tudo como uma vibração em si mesmo, como seu próprio Sankalpa.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 24/25)