segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Métodos de Contra-ataque aos Fatores Psicogênicos das Doenças

Poucas pessoas percebem que as más qualidades como a ira, a inveja, a raiva, a suscetibilidade e a impaciência, são nocivas a elas mesmas mais do que àquelas pessoas a quem elas se destinam. Um ataque de raiva que dura dez minutos desperdiça mais energia do que seria gasta com o trabalho no arado por dois dias sem comida. Preocupação, etc, causa cabelos brancos dezenas de anos mais cedo do que devido. Mantenha-se sereno. Observe as boas qualidades dos outros, você não odiará ninguém. Aprenda a admirar as realizações dos outros, a inveja desaparecerá. Como o ódio, dúvida, depressão geram vibrações discordantes no corpo físico, combata-as com divertida alegria, fé, serenidade e amor que produzirão vibrações boas, harmoniosas e saudáveis no corpo. Pela confiança em Deus, elimine o medo, a preocupação e a ansiedade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 31)

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Tratamento Espiritual e os Perigosos Efeitos da Cura Hipnótica

O Grande Mahavakya dos Upanishads é "Aham Brahmasmi" - "Este Self em mim é a Absoluta Realidade". Se isto é a Verdade, se mesmo o universo inteiro é apenas a manifestação externa da potência de um simples pensamento, deve ser muito simples para um indivíduo projetar o pensamento que possua o poder de destruir os efeitos malignos e criar um processo curativo pelo qual a doença seja removida. O Yogi conhece esta proeza, e está portanto, na posição de curar a si próprio e os outros de todas as doenças. Em algum nível o indivíduo pode muito bem pensar sobre a racionalidade que existe por trás de tal tratamento mental de doenças físicas. De início, deve ficar claro, que tal tratamento não é da natureza das amplamente divulgadas curas hipnóticas. Numa cura hipnótica, onde isto ocorre, os efeitos hipnóticos causam dano permanente ao paciente porque o hipnotizador obtêm controle indevido do instrumento mais delicado do paciente - a mente. Mais adiante aquela mente será incapaz de funcionar de modo normal mesmo depois e, então, o paciente terá sido feito de vítima. Por outro lado, no tratamento espiritual, são projetadas vibrantes ondas harmoniosas de pensamento que tomarão controle direto do aparato da mente do paciente, não com o propósito de subordiná-la, mas com o propósito de carregá-la com aquelas energias que sozinhas farão com que o aparato (da mente) funcione efetivamente para acabar com as tendências e impulsos dissonantes que são a causa raiz da doença que o paciente vem sofrendo.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 30/31) 

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Os Efeitos Corrosivos da Ansiedade e da Raiva

A ansiedade causa grande mal ao corpo astral e à mente. Energia é desperdiçada com a preocupação. Ela causa inflamação e drena a vitalidade do homem. Nada se ganha com o hábito da preocupação. Se você for vigilante e mantiver a mente totalmente ocupada, este hábito da preocupação desaparecerá. Durante intensa raiva, toda a mente fica impregnada com a tonalidade negra da maldade e da má vontade, que expressa em si em espirais de estrondosa negritude, de onde se originam flechas afiadas buscando ferir aquele por quem a raiva é sentida. Não existe mal como a emoção da raiva: da raiva brota a ilusão, da ilusão a confusão da memória, da confusão da memória a perda da razão! Quando a razão vai embora, o homem é destruído. Em situações difíceis, sob dor e prazer, mantenha a mente em Deus; você desfrutará de paz infinita e equilíbrio mental. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 30)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Paralelismo Psicofísico: Uma Explicação

Este corpo está internamente associado com a mente; sim o corpo está em paralelo com a mente; ele é uma forma grosseira visível da mente invisível e sutil. Se ocorre uma dor de dente de estômago ou de ouvido, a mente imediatamente é afetada. Ela deixa de pensar adequadamente; fica agitada, perturbada e confusa. Se a mente estiver deprimida, o corpo também não funcionará adequadamente. A dor que afeta o corpo é chamada doença secundária, Vyadhy, enquanto os Vasanas ou desejos que afligem a mente são denominados doença mental  ou primária, Adhi. A saúde mental é mais importante do que a saúde física. Se a mente for saudável, o corpo necessariamente estará saudável. Se a mente for pura, se seus pensamentos forem puros, você ficará livre de doenças. "Uma mente sã num corpo são."
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 29)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Relacionamento Psicossomático

Um homem recebe um telegrama de que seu único filho morreu de pneumonia. Imediatamente sua face torna-se pálida; sua mente se agita; ele fica nervoso; perde o apetite; seus glóbulos vermelhos são destruídos. Se você refletir sobre a situação que gerou todo o problema, verá que a mente foi a primeira a ser afetada; ela recebe um choque mental e depois toda a estrutura do corpo reage a ela. Isto é um exemplo que eloquentemente convence sobre a influência que a mente exerce sobre o corpo. Psicólogos são da opinião de que a doença não é especialmente do corpo ou da carne, mas da mente. É verdade que a doença é causada pelos efeitos no sistema humano devido aos venenos gerados no sangue pela raiva, vingança, ódio, luxúria e ganância.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 29)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Terapêutica Espiritual e Efeitos das Emoções Negativas

Fontes Psicogênicas de Doenças

Egoismo, ansiedade, raiva, contraem os vasos sanguíneos, danificam as fibras nervosas, obstruem o afluxo de força vital ou corrente vital, e diminui a vitalidade e a força de resistência às influências e forças externas. A raiva cria veneno no sangue, no cérebro, no fígado e em todo o sistema; produz febre e depressão. A ira causa fraqueza nervosa, mal estar, desassossego, tosse, febre, perda de sangue, indigestão, etc. O medo produz baixa pressão sanguínea e fraqueza, destrói as células vermelhas do sangue, torna o rosto pálido, afeta o coração, fígado e estômago, e produz indigestão, diarréia ou constipação e impotência. A inveja criará um complexo de inferioridade, debilitará sua mente e arruinará sua saúde. A inveja é a fonte de desgaste nervoso de milhões de pessoas em todo o mundo.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 28)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Psicoanálise e a Visão Ocidental

Que a teoria ocidental sobre o sonho está montada no sexo, devesse ao fato deles iniciarem com a errada noção do que na realidade é constituído o homem. Para eles, o homem é  principalmente uma criatura física dotada de mente e que possui um espírito. Isto é o contrário da visão oriental, que o homem na realidade é um espírito, que expressa a si mesmo através da mente, que possui um corpo físico como sua contraparte para funcionar sobre o plano grosseiro exterior. Então, vejamos, para a mente indiana, o verdadeiro Self do homem é inteiramente desprovido do sexo. É o corpo  que sofre a tirania de um gênero. Este corpo é pelo menos parte do homem como definido pela mente filosófica do oriente. O sexo é portanto apenas um aspecto - embora dominante talvez - do espírito individual que atua sobre o homem sobre esta etapa terrena.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 27/28)