segunda-feira, 23 de março de 2015

Natureza Inefável das Experiências Espirituais Elevadas

As experiências espirituais não podem ser descritas por palavras. A linguagem é imperfeita. Elas são sentidas e realizadas pelos aspirantes. As experiências variam. Um devoto, um Yogi e um sábio têm experiências espirituais diferentes no início.  No final, a mais alta experiência é única e invariável. A mais elevada experiência é aquela em que você se identifica com o Absoluto.
Não existe nem escuridão nem vácuo nesta experiência. É tudo luz, você se torna um Sarvavid ou conhecedor de tudo. Você toma conhecimento do mistério da criação. Você atinge a imortalidade, o conhecimento superior, a eterna bem aventurança.
Na meditação novos sulcos são formados no cérebro, e a mente se dirige para o alto nos novos sulcos espirituais. Quando a mente torna-se estável na meditação, os globos oculares tornam-se também estáveis. Um Yogi cuja mente é calma terá um olhar estável. Não ficará piscando de forma alguma. Os olhos tornar-se-ão lustrosos, vermelhos ou branco puro.
Quando você entrar em meditação profunda, meditação silenciosa, a respiração não sairá das narinas. Poderá ocorrer ocasionalmente pequenos movimentos dos pulmões e do abdomen.
Na meditação profunda e continuada, o pensamento cessa. Existe apenas a ideia de "Sou o Infinito", "Aham Brahmasmi". Quando esta ideia também desaparece, Nirvikalpa acontece. Assim como o sal funde-se na água, a mente Sátvica funde-se em Brahman, seu Substrato.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 52/53)

domingo, 22 de março de 2015

Samadhi: um Assunto de Longo e Continuado Esforço Hercúleo

Samadhi é difícil de se atingir. Não confunda, construindo castelos no ar e sonolência com Samadhi. Grande é a glória de um homem que atinge Samadhi; ele é capaz de mover todo o mundo. Mero entusiasmo juvenil, borbulho emocional, não trará os resutados desejados. Aspire primeiro a auto purificação. Torne-se uma encarnação do amor, compaixão e bondade. O indivíduo deve aplicar-se na Sadhana, diligentemente, dia e noite. Como o homem que ansiosamente busca um meio de escapar de uma casa em chamas, o aspirante deve possuir um desejo ardente de se libertar do fogo de Samsara. Somente então estará habilitado a entrar em meditação profunda e Samadhi.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 52)

sábado, 21 de março de 2015

Samadhi e Certos Estados Mentais Similares

Por um curto tempo, às vezes a mente encontra quietude em si mesma. Neste estado mental não existe nem Raga nem Dvesha; este estado mental é chamado Tushnim Avastha. Ele ocorre no estado de vigília, o Jagrat Avastha. O aspirante equivoca-se ao considerar este estado mental como Samadhi. Isto é um obstáculo no caminho da Realização Divina, e deve, portanto, ser superado mediante cuidadosa introspecção e vigorosa meditação. Através da experiência e aguda perspicácia, um Sadhaka é capaz de descobrir a exata natureza de vários estados mentais. Ele deve adotar métodos efetivos para controlá-los.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 51/52)

sexta-feira, 20 de março de 2015

A Diversidade de Abordagens

Samadhi significa superconsciência. Samadhi é a perda da personalidade do indivíduo no Divino. É a libertação da ilusão da personalidade. Um Bhakta obtem Bhava Samadhi mediante pensamentos sublimes; um Raja Yogi alcança Nirodha Samadhi através do refreamento das ondas mentais; um Jnani atinge Bhada Samadhi através da negação de nomes e formas. Profunda meditação leva ao Samadhi ou unidade com Deus. A mente é preenchida com Deus. Como um brinquedo feito de sal derrete-se em Brahman em Nirvikalpa Samadhi. Um acesso repentino de de iluminação mística põe fim definitivo a toda existência empírica.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 51)

quinta-feira, 19 de março de 2015

A Influência de uma Mente Desenvolvida

Note a influência que exerce uma mente altamente desenvolvida sobre uma menos desenvolvida! Não é possível descrever o que acontece quando se está na presença de um Mestre ou de um discípulo experiente. Sentar na sua presença, embora ele raramente profira uma palavra, é sentir uma sensação eletrizante tão grande como sentir novas inspirações tocando a mentalidade do indivíduo. A mente possui uma aura (aura mental ou aura psíquica). Aura é Tejas, brilho ou halo que emana da mente. A aura das pessoas que desenvolveram suas mentes é extremamente efulgente. Ela é capaz de percorrer longas distâncias e influenciar de maneira benéfica um grande número de pessoas que venha estar sob sua influência. A aura espiritual é mais poderosa do que a aura psíquica ou a aura Prânica. Aquele que purificou sua mente torna-se um centro de força. Todas as mentes inferiores são inconscientemente atraídas na direção dele. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 50/51)

quarta-feira, 18 de março de 2015

O Homem que Medita

O Mahatma que medita numa caverna solitária nos Himalaias ajuda mais o mundo com suas vibrações espirituais do que um Sadhu que prega de uma plataforma. Assim como as vibrações sonoras daquele que meditada percorrem uma longa distância trazendo paz e força a milhares de pessoas. Quando o meditador entra no estado de não mente, ele pervade e permeia todo o mundo. Pessoas ignorantes falsamente afirmam que os Sadhus que meditam numa caverna são egoístas. Como a doce fragrância do jasmim, que pervade o ar, também sua aura espiritual infiltra as mentes das pessoas. As pessoas extraem dele, alegria, paz e força, e experienciam elevação mental mediante o mero contato com ele. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 50)

terça-feira, 17 de março de 2015

Resultados Iniciais da Meditação Regular

A meditação regular abre as avenidas do conhecimento intuitivo, torna a mente calma e estável, desperta um sentimento enlevado e coloca o estudante de Yoga em contato com a fonte do Purusha Supremo. Se existem dúvidas, todas são dirimidas por si só quando você marcha firmemente no Caminho de Dhyana Yoga. Você mesmo sentirá onde deverá colocar seu próximo passo no degrau da escada espiritual. Uma misteriosa voz interior o guiará. Ouça-a atentamente.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 50)