segunda-feira, 3 de outubro de 2016
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
17. Meditação
17. Meditação
Embora
sejamos aconselhados a separar um espaço de tempo diariamente para a meditação, é também essencial que
levemos esse estado de ânimo da meditação ao longo de nossas atividades
diárias. Embora seja difícil fazer uma reaproximação entre a religião e o laico,
uma forma elevada de consciência religiosa deve ser capaz de afetar esta
harmonia.
O espírito
de adoração religiosa e meditação deve saturar e infiltrar-se na vida secular,
supondo que vida é para se tornar um todo saudável. Assim como a roupa lavada
absorve em toda sua fibra o todo da água, a aparente vida secular deve se
tornar um passo vivo para uma dimensão mais organizada de experiência
religiosa.
Um fundo de
pensamento elevado deve ser mantido, e não pode ser perdido de vista mesmo no
meio do árduo trabalho.
Num segundo,
o indivíduo pode ser qualitativamente elevado a uma imensa força de união com
Deus. Levará apenas um momento para se atingir este feito. Não é
necessariamente verdade que as ocupações do dia de trabalho devam ser um
obstáculo nesta prática de manter um elevado nível de pensamento
rejuvenescedor. Meditação não é meramente um ato psicológico ou um movimento
físico, ou mesmo um ajustamento social, mas uma atitude trans- empírica, de
tudo o que o indivíduo é. Ela é uma perfeição da perspectiva que o indivíduo
adota por causa dos fatos da vida. A meditação leva a uma gradual ascensão do
self a níveis de expansividade.
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
quarta-feira, 14 de setembro de 2016
quarta-feira, 7 de setembro de 2016
16. O
Universo
O universo é
um organismo completo, comparável ao organismo humano, por assim dizer. Um
organismo completo é uma Individualidade em sua natureza. Sua Individualidade pode
ser comparada à própria individualidade do ser, porque ela é inseparável do indivíduo,
e o indivíduo é inseparável dela.
A força do
homem depende da energia do Cosmos. Ele recebe sua força do universo. Então, se
ele não estiver harmoniosamente associado com a totalidade da atmosfera, que é
o universo, mas se desarmoniosamente concentra seu amor, ou afeição, ou ódio em
direção a um objeto particular, ele está se dissociando das outras partes do
universo.
Existe um
impulso impessoal que está presente por trás de cada impulso particular no
universo, mantendo tudo em movimento a todo momento, nunca permitindo que ele
se aquiete, empurrando tudo para cada vez mais alto, impulsionando-o para o
exterior. Se algo existe como uma realidade no indivíduo, esta deve ser uma
parte do universo. Não existe individualidade fora do universo. A afirmação de
individualidade de uma pessoa, ou mesmo a noção da presença de algo isolado, é oposta
à constituição do universo. Ao homem não é permitido afirmar-se da forma que faz
diariamente, pois é contrário à lei das coisas. Sua existência como um indivíduo
isolado é contra a lei que opera no universo. Então é aquela Natureza que
revida, e este revide é a inexorável lei do Karma atuando. A natureza transitória
do mundo, e a incessante característica de todas as coisas, deve ser uma
indicação de que o objetivo da vida é transcender as coisas do mundo.
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