sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Filosofia: Uma Ciência Intelectual e uma Arte de Vida

A filosofia é o aspecto racional da religião. Ela é uma parte integral da religião na Índia. É um questionamento racional sobre a natureza da Verdade. Ela dá uma solução clara para os problemas profundos e sutis da vida. Ela mostra o caminho para nos livrar da dor e da morte e atingir a imortalidade e a bem-aventurança eternas.
 A verdadeira filosofia é uma ciência moral e intelectual que tenta explicar a realidade por trás das aparências. É um trabalho metódico do intelecto que objetiva o conhecimento e a realização do que "realmente é". A filosofia também pode ser explicada como a arte da vida perfeita, a forma de não simplesmente explicar o que deve ser, mas de diretamente experienciar aquilo que eternamente existe.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 152/153)

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A Busca da Filosofia

O estudo habitual de problemas abstratos resultarão num bem desenvolvido poder de pensar no abstrato, ao passo que  pensamentos impertinentes apressados, fugindo pela tangente, pulando de um ponto para outro, produzirão uma mente regulada pela inquietude. Estudo de trabalhos filosóficos, reto pensar, exercício de boas e novas emoções, orações e esforços beneficentes, e acima de tudo, meditação regular e tenaz, são os caminhos para melhorar a mente. Estas atividades trarão um rápido crescimento e evolução na consciência mental. Tome notas quando estudar um livro sobre Yoga ou filosofia. Isto irá ajudá-lo a lembrar das ideias principais. Isto por si só é um tipo de  Samadhi inferior, pois a mente encontra-se profundamente ocupada com ideias Sátvicas. Isto impedirá a tendência exteriorizante da mente. A mente se moverá na direção do Self interior.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 152) 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Autocontrole da Prática Instintiva e Seus Resultados

As pessoas que discriminadamente se apegaram ao caráter espiritual da vida humana evita a prática instintiva da auto multiplicação e os próprios devotos a gloriosa tarefa de direcionar a energia potencial para contemplação consciente no Ideal Espiritual através da tripla transformação dos aspectos ativo, emocional e intelectual da natureza humana em geral. Tais pessoas integradas possuem uma poderosa força de compreensão, análise e meditação. Tais Brahmacharins iluminam com brilhante força espiritual  lidam com facilidade mesmo as mais formidáveis e diversificadas forças da natureza. O medo é desconhecido para eles e sua energia divinizada está centrada no Self, para ser utilizada na transcendência do reino do ego sensorial. Eles aprenderam a expandir seu poder na plenitude da vida infinita.
A prática do celibato não trás nenhuma doença ou perigo, ou resultados indesejáveis como várias formas de "complexos" erroneamente atribuídos pelos psicólogos ocidentais. Eles possuem um conhecimento errado e  infundado de que a energia sexual não gratificada assume várias formas de "complexos" como o medo de contato. É o estado mórbido da mente devido à excessiva inveja, raiva, ansiedade, e depressão trazido por várias causas. Ao contrário, mesmo um pouco de autocontrole  ou prática de continência é um tônico ideal. Ele dá força interior e paz mental, revigora a mente e nervos, ajuda a conservar a energia física e mental, aumenta a memória, força de vontade e força mental. Renova a constituição, reconstrói as células e tecidos, estimula a digestão, e dá força para encarar as dificuldades diárias na batalha da vida. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 151)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Uma Analogia com o Campo de Elétrons

Mesmo entre os elétrons existe os elétrons solteiros e os casados. Enquanto os casados se manifestam em pares, os solteiros ficam sozinhos. São somente os elétrons solteiros que criam força eletromagnética. O poder de Brahmacharya é vista até mesmo nos elétrons. 
Existem quatro processos na prática de Brahmacharya. Primeiro controle os impulsos sexuais. Então, pratique a conservação de energia sexual. Cerre todas as saídas por onde escorre a energia. Depois, desvie a energia conservada por meio dos  canais espirituais próprios através de Japa, Kirtan, serviço desinteressado, Pranayama, estudo, auto-análise, discriminação. Então converta ou sublime a energia sexual em Ojas ou Brahma-tejas, energia divina e brilhante, pela meditação no Divino.
(Daily Readings - Swami Sivananda- p. 150)

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Um Processo Objetivo de Sublimação

Quando um desejo de natureza social ataca o aspirante, ele não deve permitir ser arrastado para dentro do bazar da fofoca, ou o mais próximo gabinete de leitura, restaurante ou mesa de bate-papo. Ao invés disso, ele deveria estar entre os pobres e os aflitos, e ver como poderia ajudá-los de alguma forma. Ele deveria ir para a rua ou rodovia entre os peregrinos e os viajantes e buscar aliviá-los de suas cargas e diminuir seus encargos com conversa agradável e elevada. Com o próprio processo de doação ele se enriquece.
A energia seminal é uma potente Sakti. Um Brahmachari que praticou celibato ininterruptamente por doze anos atingirá o estado Nirvikalpa, no momento em que ele escutar o Mahavakya - Tat Tvam Asim, Thou art That. Sua mente tornou-se extremamente pura, forte e concentrada.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 150)

domingo, 2 de novembro de 2014

Sublimação da Emoção da Raiva

A raiva e a energia muscular também podem ser transmutadas em Ojas. Deixe que a onda de raiva se aposse e dirija-se a um aposento silencioso e solte uma boa e sonora gargalhada deixando que ela efervesça num surto de bom ânimo e risos. Ou sente-se quieto e envie ondas de amor, benção e boa-vontade para todo o universo, do fundo de seu coração. Repita várias vezes os sublimes versos do Santi-patha dos Upanishads. Você será tomado por contínuo amor cósmico. Todos os Vasanas da raiva desaparecerão completamente, deixando em seu lugar uma emoção contínua de amor sem motivo. Este sentimento é mesmo indescritível. Esta Sadhana lhe dará uma habilidade de Satvva e Prem. Você perceberá uma tangível mudança após mesmo uma pequena e sincera tentativa desse processo de conversão deliberada.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 149) 

sábado, 1 de novembro de 2014

Filosofia e Formas de Paixão Física


No momento em que existe um desejo luxuriante por qualquer pessoa sob o aspecto sexual se configura o adultério. O corpo astral opera no pensar. Além disso Brahmacharya é definida não apenas como controle das forças reprodutivas mas também de auto-preservação. Glutonaria, arrogância, raiva, ganância ou avareza, impudência, inveja, obsessão e tais tendências materiais constitui queda em Brahmacharya e uma falha no esforço para se alcançar perfeição espiritual. Raiva é um produto da paixão; sono excessivo e inércia formam as fases negativas da cobiça. Loquacidade é um abuso da energia construtiva e é quebra de Brahmacharya. Bhamacharya é um jejum das tendências objetivas da mente é um direcionamento para o interior da mesma para ajudar na Auto Iluminação.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 149)