sábado, 13 de dezembro de 2014

Influência do Oriente Sobre o Ocidente

A "Superalma" dos filósofos orientais é o Brahman dos Upanishades, o Atman dos Vedantins. O Espirito Supremo que ampara todas as almas individuais, é a "Superalma". Ela é a "Substância" ou a "Coisa em Si Mesma" de Kant. A essência do Vedanta lentamente infiltrou nas mentes dos filósofos ocidentais e agora eles aceitam a existência de um princípio eterno, que é distinto do corpo e da mente.
O Ocidente foi irresistivelmente atraído pela prática filosófica do Vedanta porque o Vedanta declara que o indivíduo não deve ser egoísta ou apegado a nenhum objeto transitório, que o indivíduo deve viver na consciência de amar a irmandade e a unidade e o Self ou Atman universal, que a Verdade da existência é Una e indivisível, que a divisão e separação, ódio, inimizade, disputa e egoísmo são contrários à Verdade Eterna, que a dor do nascimento e morte é causada pelo desejo gerado pela ignorância desta grande Verdade, que o maior estado de experiência ou perfeição é a Vida Imortal ou a realização de Brahman, que todos nascem para esta única finalidade, que todas as outras orbigações  apenas ajudam ou auxiliam a esta grande Missão de Auto-Realização, que o indivíduo deve realizar as atividades na vida com o espírito de desapego e de dedicação ao Ser Supremo, que cada aspecto da vida do indivíduo deve ser consumado a esta Consciência Suprema. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 169/170)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Finalidades da Filosofia Vedanta

A prática do Vedanta ampliará sua perspectiva. Ela lhe libertará de ideias limitantes, apegos errados e todos os tipos de equívocos. Ela lhe permitirá alcançar a Bem-Aventurança Imortal. Através de profunda meditação e Samadhi, você experienciará a Consciência Absoluta. Você se tornará destemido, perfeito, pleno de saúde e felicidade. O Vedanta eleva a mente aos níveis magnânimos do Divino Esplendor ou Brahmanhood; esta experiência destrói todas as barreiras que separam o homem do homem, trás concórdia, paz imperturbável e harmonia à humanidade sofredora. O Vedanta sozinho pode realmente unir, baseado no Self comum a todos, um Hindu e um Maometano, um Católico e um Protestante, um irlandês e um Inglês, um Jainista e um Parsi. O Vedanta reserva milhares de benções a todos os homens.
(Daily Readings- Swami Sivananda - p. 169)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Método do Conhecimento Vedântico

Se o corpo fosse a alma, suas esperanças e expectativas deveriam aumentar ou diminuir, se assim fosse a energia aumentaria ou diminuiria devido a uma boa saude ou doença. Mas não é assim. Mesmo se estiver a beira da morte, suas esperanças não terminam. Você ainda terá a esperança  de vir a melhorar. Você não gostaria de morrer deixando suas posses. Isto claramente indica que a alma no corpo é distinta do próprio corpo. Ela não termina mesmo com o desaparecimento do corpo.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 168/169)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A Visão Upanishádica do Alimento

Os Upanishads diz que "alimento" é aquilo que é experienciado pela consciência, seja diretamente por ela própria ou indiretamente através de certos órgãos. Um objeto que é apresentado a um sujeito consciente, é o alimento daquele sujeito consciente. Aquilo que ampara, ou mantém, ou preserva uma coisa é o alimento daquela coisa. Em resumo, alimento é isto, que nutre e sustenta o indivíduo. Portanto, nos Upanishads, o Alimento está identificado com a Matéria.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 168)

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Mundo: Uma Feira Maravilhosa

Este mundo é uma grande e maravilhosa feira. Pai, mãe, esposa, crianças, amigos, as relações são como pessoas  se encontrando em uma feira. Não há dúvida de que seja isto. Riqueza, honra, títulos, status, toda pompa e esplendor são malabarismos de Maya. Estas são suas tentadoras iscas para apanhar os apaixonados Jivas. O corpo impuro de carne, osso e sangue é uma bolha no oceano de Samsara. Não confie neste corpo, nos sentidos e neste mundo tentador. Através de intensa Sadhana atinja o Samadhi e experiencie sua identidade com a infinita Delícia e Realidade. Esta experiência destrói o anseio pelos fugazes objetos do mundo. Então não mais existirá o mundo de percepção. Haverá Experiência Infinita. Haverá Plenitude. Haverá Perfeição. Haverá Bem Aventurança.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 168)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Técnica Vedãntica de Auto-Transcendência

Quando as emoções e impulsos lhe perturbarem, fique indiferente. (Udasina). Diga para si mesmo: "Que sou eu?" Sinta: "Não sou esta mente. Sou o Atman, o Espírito que a tudo pervarde, Suddha Sat-Chit-Ananda. Como as emoções poderão me afetar? Sou Nirlipta, desapegado; Sou Sakshi, testemunha dessas emoções. Nada é capaz de me perturbar." quando você repete estas sugestões de Vichara ou reflexão Vedântica, as emoções morrem por si próprias. Este é o método Jnana para dispersar as emoções e lutar com a mente.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 167)

domingo, 7 de dezembro de 2014

Princípios da Sadhana Vedântica

Eleve-se acima dos desejos. Abandone a atitude pedinte da mente. Sinta a majestade de si mesmo com o todo glorioso e  independente Brahman. Então todos os desejos morrerão naturalmente; estarão saciados. Este é o segredo da satisfação de todos os desejos. Então, a Natureza o obedecerá e você poderá comandar os elementos, todos os oito Siddhis e os nove Riddhis acontecerão a seus pés. Este é o sublime ensinamento do Vedanta.
Perceba o uno e homogêneo Self em tudo. Mentalmente repita a fórmula ou Mantra " OM Ek Sat-chit-ananda Atma" - "Existe apenas uma Infinita Existência-Conhecimento-bem-aventurança" - sempre que você percebe qualquer forma. Negue o ilusório nome e forma e tente identificar-se com a Essência imortal oculta.
(Daily Readings- Swami Sivananda - p. 167)